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7 estratégias de marketing para oficinas de motos

5 de novembro de 2018
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Atrair e fidelizar novos clientes são objetivos comuns a grande parte dos gestores — e isso não é diferente no mundo automobilístico. Para colher os resultados de uma boa gestão com o público, diferentes estratégias de marketing para oficinas de motos devem ser utilizadas.

Em um segmento em que a confiança e as boas referências são elementos que impulsionam o sucesso do negócio, o proprietário de um estabelecimento voltado para o mercado duas rodas deve ser estratégico e criativo para conquistar seu público e faturar mais.

Por isso, pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos este post listando 7 estratégias de marketing que você pode utilizar para alavancar os resultados da sua oficina de motos. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

1. Marketing digital

Como sabemos, hoje a internet é uma das grandes fontes de informações e solução de dúvidas não só para motociclistas, mas para pessoas de todos os perfis. Há um diversificado mercado a ser explorado na internet, já que é por lá que grande parte dos consumidores costuma se informar.

Sabendo disso, uma estratégia de marketing digital pode, sem dúvida, ser uma ótima alternativa para colocar a sua empresa mais próxima do público, permitindo que ela seja vista e reconhecida.

Nesse contexto, a utilização de blogs com conteúdo relevante para o público-alvo, como dicas de mecânica e a hora certa para a troca de componentes, postagens em redes sociais, campanhas de envio de e-mail, site próprio e um aplicativo para Smartphone que avisa o momento de se fazer a manutenção preventiva, são algumas possibilidades de utilização do marketing digital na oficina.

2. Parcerias locais e eventos

Para atuar em um mercado tão competitivo como o de mecânica de motos, é preciso ser estratégico e trabalhar a sua marca de diferentes formas e em diferentes locais, sempre com o objetivo de se diferenciar e se aproximar do consumidor.

Assim, uma maneira bastante produtiva de conseguir isso é a partir de parcerias com outros estabelecimentos, como postos de combustíveis, concessionárias e despachantes, para captar novos clientes e estimular os negócios para todas as empresas envolvidas na iniciativa.

Além disso, outra estratégia interessante é estar presente em eventos voltados para o mercado duas rodas, a exemplo de feiras e competições esportivas. Dessa forma, você fortalece a presença da marca no mercado e ainda ganha um espaço na mente do consumidor.

3. Relacionamento no marketing para oficina

Conquistar a confiança e a preferência de um cliente requer tempo, serviços bem prestados e uma relação próxima. Nesse sentido, uma alternativa interessante para fortalecer o vínculo da sua empresa com os destinatários dos serviços é desenvolver ações de marketing personalizadas.

Por exemplo, você pode enviar uma mensagem parabenizando o cliente no dia do aniversário, entrar em contato para saber a respeito do seu nível de satisfação sobre um serviço ou produto, avisá-lo de promoções, entre outras ações do gênero.

Vale lembrar também que, atualmente, com as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas pelo celular, a comunicação com o cliente ficou muito mais fácil e direta, o que pode ser bastante explorado por você e seu negócio. Uma fanpage pode ajudar a divulgar serviços e promoções e a melhorar a presença online.

Nesse sentido, vale ser criativo e engajado nas demandas do consumidor. É fundamental saber do que ele precisa, o que a sua empresa pode oferecer e como fazer — tudo isso ajuda a melhorar a percepção do cliente e impulsionar os resultados.

4. Programas de indicação e de fidelidade

Outra estratégia de marketing para oficina é o programa de indicação. Nesse caso, a empresa pode oferecer descontos, brindes ou serviços gratuitos, como troca de óleo, para clientes que indicarem os serviços da empresa para amigos, conhecidos ou terceiros que de fato venham a utilizar os serviços da sua oficina.

Como o marketing “boca a boca” é muito poderoso, essa é uma excelente forma de poupar dinheiro em publicidade paga em veículos de comunicação, por exemplo, e utilizar parte dessa economia para cobrir os gastos com brindes, materiais promocionais etc.

Além disso, os programas de fidelidade, com uso de cartões ou outra maneira de pontuação, podem ser uma forma de se ter vendas regulares. Em alguns casos, o cliente ganha um serviço grátis após certo número de serviços realizados anteriormente.

5. Ambiente convidativo

O visual do estabelecimento também pode contribuir bastante com o marketing para oficina. Afinal, se o cliente encontra um ambiente organizado e limpo e se sente bem no local, a tendência é que queira voltar e repetir a experiência.

Por exemplo, há mecânicas que disponibilizam salas de espera com diferentes comodidades para o motociclista, como café e água e revistas sobre moto. Esses são detalhes que conquistam o cliente e nos quais vale a pena investir.

Além disso, também é comum ver oficinas com expositores e até vitrines com acessórios para as motos e para o motociclista. Esse tipo de diferencial não só passa uma imagem mais profissional do negócio, já que o cliente percebe que a empresa trabalha com diferentes marcas e produtos, como também estimula o consumo pelo estímulo visual.

Como estamos falando do ambiente da oficina, outro ponto que merece atenção é a organização. Hoje, com a sofisticação das motos, as oficinas estão cada vez mais tecnológicas, sendo que graxa, ferramentas espalhadas e manchas de óleo pelo chão não passam uma boa imagem.

Por isso, a nossa dica é manter a oficina sempre impecável, com mecânicos uniformizados, bem diferente do que se via há alguns anos. Isso certamente fortalecerá o posicionamento da sua empresa.

6. Investir em promoções

Uma excelente maneira de chamar a atenção do consumidor é por meio das promoções. Essa estratégia funciona muito bem no varejo e certamente também se aplica no mercado de autos.

Para isso, você pode aproveitar as datas comemorativas e períodos de baixa procura pelos seus serviços para lançar promoções. Além de atrair o público, essa é uma alternativa para melhorar o faturamento.

7. Qualificar o atendimento da oficina

Um dos pontos que mais impactam a fidelização de um cliente é o atendimento. Por isso, é essencial que a sua empresa o ofereça de maneira qualificada e, principalmente, personalizada.

Como se sabe, quando se trata de mecânica de motos, a confiança é a base de tudo. Isso porque dificilmente uma pessoa deixa a sua moto para consertar em um local que não passa segurança e credibilidade.

Sabendo disso, é preciso estreitar o relacionamento entre proprietário e mecânico. Essa proximidade melhora a percepção sobre os serviços, além de passar uma imagem de atenção e cuidado com a pessoa que procura a oficina e também com o seu patrimônio.

Em muitos casos, permitir que o consumidor acompanhe os serviços e entenda melhor o que está sendo realizado ajuda a melhorar essa confiança. Logo, é uma boa estratégia que você pode adotar.

Por fim, como vimos, fazer um bom marketing para oficinas de motos não é uma missão impossível. Algumas ações simples já podem trazer resultados para a sua empresa. Além disso, com a internet, hoje tudo se tornou mais fácil e econômico, garantindo que empresas pequenas consigam seu espaço no mercado.

Então, você já conhecia ou utilizava algumas dessas estratégias de marketing na sua oficina? Deixe um comentário abaixo com as suas impressões e experiências!

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Comments 15

  1. marcos says:
    3 anos ago

    Boa noite amigos! Achei muito interessante o plano de marketing na oficina de motos

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Bom dia!
      Obrigado pelo comentário.

      Responder
  2. Alex mario says:
    3 anos ago

    Boa noite vi agora as 5 dicas estou muito interessado em prática-las vcs podem me auxiliar nisso

    Responder
  3. Thamara says:
    3 anos ago

    Amei o POST, muito útil para os donos de oficinas,parabéns a equipe!!!

    Responder
  4. Marciano says:
    3 anos ago

    Muito bom

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá Marciano,
      Ficamos felizes que tenha gostado!
      Um abraço da Equipe Chiptronic.

      Responder
  5. Erick Rolon says:
    3 anos ago

    Ótimas dicas..
    Só para adicionar .. sou motociclista e o que sempre vejo é a falta de comunicação das pessoas “mecânicos” com os donos, explicando o que e como foi feito, o que precisa ser feito nas próximas visitas e aquela “sacada” de entregar a moto limpa, um chaveiro, mini lanterna algo que cative seu cliente e faça o querer voltar e indicar seus serviços.
    Trabalho com gestão estratégica .. rsrs

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      E aí Erick, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio e pelas dicas.
      Um abraço da Equipe Chiptronic!

      Responder
    • Edson pires says:
      2 anos ago

      Olá como faço para obter uma ajuda sua?
      Tenho interesse em melhorar minha oficina

      Responder
  6. Joyce Evelyn says:
    3 anos ago

    Excelente site, bem jeitinho de motociclista, quem criou rsrs!
    Dicas estão sendo de ótima utilidade, obrigada!

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      3 anos ago

      Olá, Joyce.. tudo bem?
      Que bom que gostou, ficamos felizes em saber que o conteúdo está sendo útil para você!
      Grande abraço!

      Responder
  7. adailton motos says:
    2 anos ago

    ola amigo tudo bem , eu vi todas as suas dicas e gostei de mais muito obrigado por nos passar todas essas dicas e pretendo por todas em praticas

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      2 anos ago

      Olá Adailton, tudo bem? Que bom amigo que nossas dicas lhe são úteis, qualquer dúvida estamos à sua disposição! Grande abraço amigo!

      Responder
  8. Carla Arantes says:
    10 meses ago

    Bom dia maravilhoso seus texto sobre 7 estratégias de marketing para oficinas de motos, vai ajudar varias pessoas o seus conteúdo Carla Arantes. continue a fazer o que está fazendo! sua mais nova seguidora.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      10 meses ago

      Olá Carla, tudo bem? Obrigado por seu feedback, desejamos a você muito sucesso!

      Responder

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