Atrair e fidelizar novos clientes são objetivos comuns a grande parte dos gestores — e isso não é diferente no mundo automobilístico. Para colher os resultados de uma boa gestão com o público, diferentes estratégias de marketing para oficinas de motos devem ser utilizadas.
Em um segmento em que a confiança e as boas referências são elementos que impulsionam o sucesso do negócio, o proprietário de um estabelecimento voltado para o mercado duas rodas deve ser estratégico e criativo para conquistar seu público e faturar mais.
Por isso, pensando em ajudar você nessa tarefa, preparamos este post listando 7 estratégias de marketing que você pode utilizar para alavancar os resultados da sua oficina de motos. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!
1. Marketing Digital
Como sabemos, hoje a internet é uma das grandes fontes de informações e solução de dúvidas não só para motociclistas, mas para pessoas de todos os perfis. Há um diversificado mercado a ser explorado na internet, já que é por lá que grande parte dos consumidores costuma se informar.
Sabendo disso, uma estratégia de marketing digital pode, sem dúvida, ser uma ótima alternativa para colocar a sua empresa mais próxima do público, permitindo que ela seja vista e reconhecida.
Nesse contexto, a utilização de blogs com conteúdo relevante para o público-alvo, como dicas de mecânica e a hora certa para a troca de componentes, postagens em redes sociais, campanhas de envio de e-mail, site próprio e um aplicativo para Smartphone que avisa o momento de se fazer a manutenção preventiva, são algumas possibilidades de utilização do marketing digital na oficina.
2. Parcerias locais e eventos
Para atuar em um mercado tão competitivo como o de mecânica de motos, é preciso ser estratégico e trabalhar a sua marca de diferentes formas e em diferentes locais, sempre com o objetivo de se diferenciar e se aproximar do consumidor.
Assim, uma maneira bastante produtiva de conseguir isso é a partir de parcerias com outros estabelecimentos, como postos de combustíveis, concessionárias e despachantes, para captar novos clientes e estimular os negócios para todas as empresas envolvidas na iniciativa.
Além disso, outra estratégia interessante é estar presente em eventos voltados para o mercado duas rodas, a exemplo de feiras e competições esportivas. Dessa forma, você fortalece a presença da marca no mercado e ainda ganha um espaço na mente do consumidor.
3. Relacionamento no marketing para oficina
Conquistar a confiança e a preferência de um cliente requer tempo, serviços bem prestados e uma relação próxima. Nesse sentido, uma alternativa interessante para fortalecer o vínculo da sua empresa com os destinatários dos serviços é desenvolver ações de marketing personalizadas.
Por exemplo, você pode enviar uma mensagem parabenizando o cliente no dia do aniversário, entrar em contato para saber a respeito do seu nível de satisfação sobre um serviço ou produto, avisá-lo de promoções, entre outras ações do gênero.
Vale lembrar também que, atualmente, com as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas pelo celular, a comunicação com o cliente ficou muito mais fácil e direta, o que pode ser bastante explorado por você e seu negócio. Uma fanpage pode ajudar a divulgar serviços e promoções e a melhorar a presença online.
Nesse sentido, vale ser criativo e engajado nas demandas do consumidor. É fundamental saber do que ele precisa, o que a sua empresa pode oferecer e como fazer — tudo isso ajuda a melhorar a percepção do cliente e impulsionar os resultados.
4. Programas de indicação e de fidelidade
Outra estratégia de marketing para oficina é o programa de indicação. Nesse caso, a empresa pode oferecer descontos, brindes ou serviços gratuitos, como troca de óleo, para clientes que indicarem os serviços da empresa para amigos, conhecidos ou terceiros que de fato venham a utilizar os serviços da sua oficina.
Como o marketing “boca a boca” é muito poderoso, essa é uma excelente forma de poupar dinheiro em publicidade paga em veículos de comunicação, por exemplo, e utilizar parte dessa economia para cobrir os gastos com brindes, materiais promocionais etc.
Além disso, os programas de fidelidade, com uso de cartões ou outra maneira de pontuação, podem ser uma forma de se ter vendas regulares. Em alguns casos, o cliente ganha um serviço grátis após certo número de serviços realizados anteriormente.
5. Ambiente convidativo
O visual do estabelecimento também pode contribuir bastante com o marketing para oficina. Afinal, se o cliente encontra um ambiente organizado e limpo e se sente bem no local, a tendência é que queira voltar e repetir a experiência.
Por exemplo, há mecânicas que disponibilizam salas de espera com diferentes comodidades para o motociclista, como café e água e revistas sobre moto. Esses são detalhes que conquistam o cliente e nos quais vale a pena investir.
Além disso, também é comum ver oficinas com expositores e até vitrines com acessórios para as motos e para o motociclista. Esse tipo de diferencial não só passa uma imagem mais profissional do negócio, já que o cliente percebe que a empresa trabalha com diferentes marcas e produtos, como também estimula o consumo pelo estímulo visual.
Como estamos falando do ambiente da oficina, outro ponto que merece atenção é a organização. Hoje, com a sofisticação das motos, as oficinas estão cada vez mais tecnológicas, sendo que graxa, ferramentas espalhadas e manchas de óleo pelo chão não passam uma boa imagem.
Por isso, a nossa dica é manter a oficina sempre impecável, com mecânicos uniformizados, bem diferente do que se via há alguns anos. Isso certamente fortalecerá o posicionamento da sua empresa.
6. Investir em promoções
Uma excelente maneira de chamar a atenção do consumidor é por meio das promoções. Essa estratégia funciona muito bem no varejo e certamente também se aplica no mercado de autos.
Para isso, você pode aproveitar as datas comemorativas e períodos de baixa procura pelos seus serviços para lançar promoções. Além de atrair o público, essa é uma alternativa para melhorar o faturamento.
7. Qualificar o atendimento da oficina
Um dos pontos que mais impactam a fidelização de um cliente é o atendimento. Por isso, é essencial que a sua empresa o ofereça de maneira qualificada e, principalmente, personalizada.
Como se sabe, quando se trata de mecânica de motos, a confiança é a base de tudo. Isso porque dificilmente uma pessoa deixa a sua moto para consertar em um local que não passa segurança e credibilidade.
Sabendo disso, é preciso estreitar o relacionamento entre proprietário e mecânico. Essa proximidade melhora a percepção sobre os serviços, além de passar uma imagem de atenção e cuidado com a pessoa que procura a oficina e também com o seu patrimônio.
Em muitos casos, permitir que o consumidor acompanhe os serviços e entenda melhor o que está sendo realizado ajuda a melhorar essa confiança. Logo, é uma boa estratégia que você pode adotar.
Por fim, como vimos, fazer um bom marketing para oficinas de motos não é uma missão impossível. Algumas ações simples já podem trazer resultados para a sua empresa. Além disso, com a internet, hoje tudo se tornou mais fácil e econômico, garantindo que empresas pequenas consigam seu espaço no mercado.
Então, você já conhecia ou utilizava algumas dessas estratégias de marketing na sua oficina? Deixe um comentário abaixo com as suas impressões e experiências!
Boa noite. A oficina para a qual trabalho não é de motos, mas, sim de autocaravanas. No entanto, acho que todas as estratégias poderão ser aqui aplicadas.
Tenho estado a ler os vossos artigos e estou super satisfeita com tudo o que tenho lido. Muitos Parabéns!
Olá Catarina! Ficamos felizes por ter ajudado você!
Fique sempre ligada em nosso blog para mais dicas. 😉
Abraços!
Olá amei as dicas!
Vocês poderiam me ajudar a como forma uma equipe de mecânicos . Tenho oficina a 16 anos e minha maior dificuldade é ter uma equipe subordinada . Pelo aqui na minha região 99% dos mecânicos são insubordinados , não respeitam patrão , não tem compromisso com horário . É muito difícil mesmo a relação . Poderia da uma dica de como posso melhorar isso . Obrigada dês de já .
Olá Keite! Imaginamos sim como é difícil ter uma equipe subordinada.
Abaixo, deixarei um conteúdo para você se aprofundar e conseguir ter uma clareza de como melhorar a oficina.
Com a Chiptronic você consegue ser uma oficina super prestigiada! Abraços.
https://chiptronic.com.br/blog/mao-de-obra-qualificada
Bom dia maravilhoso seus texto sobre 7 estratégias de marketing para oficinas de motos, vai ajudar varias pessoas o seus conteúdo Carla Arantes. continue a fazer o que está fazendo! sua mais nova seguidora.
Olá Carla, tudo bem? Obrigado por seu feedback, desejamos a você muito sucesso!
ola amigo tudo bem , eu vi todas as suas dicas e gostei de mais muito obrigado por nos passar todas essas dicas e pretendo por todas em praticas
Olá Adailton, tudo bem? Que bom amigo que nossas dicas lhe são úteis, qualquer dúvida estamos à sua disposição! Grande abraço amigo!
Excelente site, bem jeitinho de motociclista, quem criou rsrs!
Dicas estão sendo de ótima utilidade, obrigada!
Olá, Joyce.. tudo bem?
Que bom que gostou, ficamos felizes em saber que o conteúdo está sendo útil para você!
Grande abraço!
Ótimas dicas..
Só para adicionar .. sou motociclista e o que sempre vejo é a falta de comunicação das pessoas “mecânicos” com os donos, explicando o que e como foi feito, o que precisa ser feito nas próximas visitas e aquela “sacada” de entregar a moto limpa, um chaveiro, mini lanterna algo que cative seu cliente e faça o querer voltar e indicar seus serviços.
Trabalho com gestão estratégica .. rsrs
E aí Erick, tudo bem?
Obrigado pelo elogio e pelas dicas.
Um abraço da Equipe Chiptronic!
Olá como faço para obter uma ajuda sua?
Tenho interesse em melhorar minha oficina
Muito bom
Olá Marciano,
Ficamos felizes que tenha gostado!
Um abraço da Equipe Chiptronic.
Amei o POST, muito útil para os donos de oficinas,parabéns a equipe!!!
Boa noite gostei muito do assunto ,muito obrigado fico feliz em aprender com vcs
Olá Robson! Amamos o seu feedback, tamo junto! ❤️
Boa noite vi agora as 5 dicas estou muito interessado em prática-las vcs podem me auxiliar nisso
Boa noite amigos! Achei muito interessante o plano de marketing na oficina de motos
Bom dia!
Obrigado pelo comentário.