É cada vez mais comum encontrarmos motociclistas que optam por fazer modificações em suas motos. Para dar uma cara nova ao seu veículo, existem diversas opções de trocas de peças ou mesmo regulagem de certos sistemas.
Entretanto, algo que qualquer motociclista poderia fazer, mas raramente faz, é o ajuste de suspensão. Não se trata de um ajuste para deixar a moto com um visual diferente, mas, sim, para adequar seu funcionamento ao peso do motorista e seu estilo de pilotagem. Além disso, ao contrário do que acontece com os carros, é uma alteração muito simples de ser feita em sua oficina.
Mostraremos, neste post, tudo o que você precisa saber para entender como o ajuste de suspensão melhora o uso da moto!
O que muda com o ajuste de suspensão?
Essa é uma pergunta muito comum, pois pouca gente sabe da possibilidade de realizar esse ajuste. Acontece que as motos, principalmente as mais simples, são veículos leves e sensíveis ao peso da carga que carregam.
Por isso, permitem que a pressão exigida pela mola ao amortecedor seja regulada, visando uma suspensão mais adequada ao peso do motorista e de um possível garupa.
Vale lembrar que a suspensão não serve apenas para proporcionar conforto! Seu funcionamento é essencial para garantir estabilidade e segurança ao dirigir. Aliás, na hora da frenagem, uma suspensão mal regulada pode dificultar o controle da moto, podendo até causar uma queda.
Veja os 3 principais problemas causados pela falta de ajuste, ou pelo ajuste incorreto, da suspensão:
1. Falta de conforto
Um dos principais problemas notados quando o ajuste da suspensão não está bom é a falta de conforto ao rodar. Na maioria dos casos, isso acontece porque a suspensão está regulada para trabalhar com mais peso do que o motociclista está utilizando no momento.
Isso faz com que a suspensão fique dura e não absorva os impactos da via corretamente. Uma boa maneira de testar esse comportamento é colocar um garupa na moto e perceber se a dinâmica da suspensão muda. Se isso acontecer, ela precisa de ajustes.
2. Má leitura do solo
Como já dissemos, a suspensão não é apenas para trazer conforto. Na verdade, ela é um componente de segurança muito importante, pois ajuda as rodas a fazerem a leitura correta do solo e a manter sempre a aderência.
Com uma suspensão mal ajustada, porém, esse processo encontra problemas. Um ajuste muito macio pode trazer problemas em frenagens, com o afundamento da suspensão muito elevado, levando até a quedas.
Já um ajuste muito pesado ou duro faz com o que o amortecedor não dê o retorno da roda ao chão em tempo suficiente (também conhecido como contragolpe do amortecedor), trazendo a perda de aderência e perigos para o motociclista, principalmente em curvas.
3. Desgaste prematuro de outros componentes
Outro problema causado pela falta de ajuste da suspensão e que acaba pesando bastante no bolso é o desgaste excessivo ou prematuro de outros componentes da moto. Além do desgaste mais acelerado dos amortecedores e até das molas, outras peças envolvidas no sistema de amortecimento também acabam sendo prejudicadas.
O desalinhamento e desbalanceamento das rodas é o mais comum, já que esses componentes acabam sendo exigidos em seus limites por conta de um ajuste muito severo da suspensão.
Os freios também são muito exigidos e apresentam um desgaste maior, especialmente nos casos em que há travamento das rodas ocasionado por falta de aderência ao piso (como acontece quando há uma má leitura do solo).
Quais ajuste de suspensão da moto podem ser feitos?
Bom, agora que você já sabe quais problemas podem ser causados pela falta de ajuste na suspensão, é hora de conhecer os tipos de ajustes e regulagens que podem ser realizados na motocicleta.
Cada um deles tem um papel no conforto, segurança e dirigibilidade da moto e deve ser feito de acordo com as necessidades do motociclista.
Então, preparado para começar? Conheça, a seguir, os 3 tipos de ajuste da suspensão.
Ajuste de pré-carga da mola
Essa regulagem é feita pensando diretamente na quantidade de carga suportada pela moto. Ele é feito comprimindo a mola e deve levar em consideração não só o peso dos ocupantes como, também, a possível bagagem que é carregada (considere também o peso de acessórios, como baús e caixas de transporte instaladas na moto).
É importante destacar que essa regulagem é realizada antes do amortecedor ser instalado na moto. Ainda assim, é possível fazer um ajuste colocando a moto sobre um cavalete.
O procedimento envolve medir a distância, na posição mais vertical possível, entre o eixo da roda e um ponto de referência — o para-lama, por exemplo. Em seguida, faça a mesma medida com a moto no chão e o motociclista, equipado, sobre ela.
Subtraia a segunda medição da primeira e você chegará ao número SAG (Suspension Adjustment Gap), ou folga de ajuste da suspensão. Cada tipo de moto possui um valor específico indicado. Compare o valor calculado com o que você busca para saber se deve aumentar o SAG, apertando a rosca da mola, ou diminuí-lo, soltando a rosca.
A chave para esse ajuste vem no conjunto de ferramentas de qualquer moto.
Ajuste de compressão
No momento da frenagem ou ao dirigir sobre ondulações, a suspensão dianteira se comprime para manter a estabilidade da moto. Uma suspensão muito macia pode desestabilizar a moto, assim como uma muito dura pode causar impactos excessivos e trepidação.
É preciso ajustar a pré-carga dianteira, medindo o deslocamento do amortecedor na bengala. Isso pode ser feito colocando uma abraçadeira plástica na bengala e dirigindo para verificar o quanto ela está se movimentando em curvas e frenagens.
Ajuste de retorno
Esse ajuste serve para complementar o de compressão, pois garante que a moto não retorne rápido demais à posição original após o movimento da suspensão dianteira, evitando perda de tração e estabilidade.
Peça para alguém segurar a traseira da moto e pressione a mesa superior para que a suspensão abaixe o máximo possível, depois solte. O tempo normal de retorno é de um segundo. Se for maior que isso, você precisa de um retorno mais macio. Caso contrário, é preciso endurecê-lo.
Faça o ajuste no parafuso de retorno, que pode ser medido em cliques, e teste novamente. Lembre-se de anotar todas essas informações e refazer os testes ao final do ajuste de suspensão. Isso vai ajudá-lo a garantir um serviço bem-feito.
É bom lembrar que todos os ajustes devem ser feitos seguindo também as recomendações no manual do fabricante. Cada moto apresenta um tipo de suspensão e comportamento, assim, os limites determinados pelo fabricante devem ser sempre respeitados para evitar problemas com a segurança e também com os componentes.
Agora que você já sabe a importância do ajuste de suspensão da moto, que tal aprofundar-se ainda mais no assunto para entregar um serviço caprichado? Então leia nosso artigo Garfo da suspensão dianteira: riscos do reparo inadequado e fique ainda mais preparado!
Boas, tenho gs 750, suspensao dianteira nao copia as irregularidades da estrada, parece que perdeu o curso e ficou muito dura. A moto tem 12000 km.
O que fazer?
Boa tarde amigo, verifique no manual da sua moto qual a km para troca de óleo das bengalas, normalmente o óleo vai ficando mais viscoso e assim trazendo mais rigidez na suspensão. Alguma motos São trocadas com 12mil km. Verifique a sua! Espero ter ajudado.
Boa noite, tenho uma tiger 800 2016 xrx low quacja vem com uma suspensão mais baixa ,, quando pega um buraco ou lombada forte bate no final ,, fiz a manutenção troca de óleo da suspensão e regulagem,, mas mesmo a sim ainda acontece o problema,, isso é normal,, ou tem algo ainda que reparar ..