Em se tratando de mecânica de motores, muitos são os dispositivos e componentes importantes que todo mecânico deve conhecer. Dentre eles, podemos citar a válvula EGR.
Esse dispositivo tem uma função extremamente importante. A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) atua no controle de emissão de gases poluentes provenientes da queima do combustível — principalmente o diesel — no funcionamento do motor do veículo. Mas não é só isso, como veremos adiante!
Nesse post, vamos levantar alguns questionamentos e explorar um pouco mais sobre esse importante sistema, além de explicar como ele contribui para a diminuição na emissão de poluentes. Continue lendo e confira!
Afinal, o que é a válvula EGR?
Antes de mais nada, é preciso entender o que de fato é a válvula EGR. De forma resumida, essa válvula nada mais é do que um mecanismo de controle do volume de gases, derivados da combustão, que serão reutilizados em um novo ciclo de admissão.
Não entendeu? Fique tranquilo! Você entenderá melhor ao saber como ela funciona.
Como esse mecanismo funciona?
Em linhas práticas, imagine o funcionamento do motor. Como você sabe, durante o seu ciclo de funcionamento, após a combustão, gases serão expelidos pelo escapamento. É neste momento que a válvula EGR atua!
É ela que vai permitir e controlar o volume com que parte desses gases que seriam expelidos, sejam reconduzidos por um canal, para serem reutilizados em uma nova mistura entre ar e combustível para realizar a combustão.
Em outras palavras: é a válvula EGR que determina a quantidade dos gases que seriam expelidos e que serão reaproveitados.
Como a válvula EGR diminui a emissão de poluentes?
Como dito anteriormente, a diminuição das emissões de gases poluentes é principal função da válvula EGR. Para isso, o sistema trabalha com a “reciclagem” dos gases do escapamento, fazendo com que eles voltem para a câmara de combustão.
Esse processo faz com que a mistura ar/combustível do motor fique mais pobre e, consequentemente, a queima se torna menos eficiente em termos de capacidade de compressão e, principalmente, em termos de temperatura da combustão. Dessa forma, há uma significativa redução na produção do óxido de nitrogênio (NOx).
No entanto, como qualquer outro componente do veículo, essa válvula pode também apresentar problemas — o acúmulo de sujeira está entre o mais comum deles. Por isso, é importante para o mecânico saber identificar os sinais indicativos dessa situação para poder solucionar esse problema.
Vejamos alguns dos sintomas de que a válvula EGR está suja:
1. Barulhos incomuns
Relatos de barulhos incomuns vindos do motor, como batidas e estalos, podem ser indicativos de que a válvula está suja — ainda mais se os próximos sintomas também estiverem presentes.
2. Motor superaquecendo
O mau funcionamento da válvula EGR em razão da sujeira pode apresentar esse sintoma. Como ela não está desempenhando sua função corretamente, pode acontecer de a quantidade de gás reutilizado ser insuficiente, o que fará com que a combustão ocorra com o ar mais limpo.
Isso, consequentemente, contribuirá para uma combustão mais eficiente, porém, com uma temperatura mais elevada e que pode superaquecer o motor.
3. Aumento no consumo de combustível
A sujeira pode atrapalhar o funcionamento da válvula EGR que, consequentemente, também afetará a eficiência da combustão. Dessa forma, alterações no consumo de combustível do veículo podem ser um indicador dessa situação.
4. Luz indicativa acesa no painel
Uma das maneiras mais simples de se detectar algum problema nesse sistema é pela luz indicativa no painel. Geralmente, toda alteração anormal no funcionamento do motor fará com que a luz acenda. Então, fique atento a esse sinal também.
Por fim, é importante mencionar que a válvula EGR não é o único mecanismo capaz de diminuir as emissões de poluentes. Dependendo do tipo de veículo, também pode ser usado o ARLA 32 para desempenhar essa função.
Então, se também deseja saber mais sobre o ARLA 32, não deixe de ler o nosso artigo sobre o que é o Filtro Arla e como utilizá-lo corretamente!
Boa noite! Beleza?
Me tira duas dúvidas. O sensor de massa do ar ou senhor de fluxo de ar tem alguma ligação? Pois um mede a temperatura da entrada de ar frio. E a válvula EGR manda ar quente?
O ox de nitrogênio teria alguma vantagem no auxílio da queima? Como se fosse um resto de combustível não queimado?
O Corsa 16v tem EGR. O comando de válvulas antes de fechar a válvula de escapamento. O bico já encontra injetando gasolina na câmara de combustão. A EGR não auxília na queima dos gases não queimados? Exemplos esse?
Então a reclamação recorrente na Amarok sobre essa peça , infelizmente pode ser o combustível que é muito ruim ( a qualidade ) no Brasil. Por que vejo muita reclamação sobre isso.
Boa tarde..
Ouvi dizer que uma grande parte dos mecânicos “isolam” essa válvula e dizem que isso não causará problema algum ao veículo. Essa informação procede?
Minha Range Rover Vogue V8 D 4×4 Turbo 2011 aoareceu c Desempenho Limitado. Depois de condenarem Bolsas de Ar,Bieletas,Pivôs,Sensores Massa Ar,Chicote,Turbina,Módulo… tudo ou tricado ou revisado… nao saiu Desempenho Limitado fazendo c q carro demore a desenvolver e no maximo alcanca 140 km/h( claro q testei p ver desempenho,mas n preciso… Agora Valvulas EGR pois precisa regular a pressao de gazes e tb promover limpeza! Será? Ou preciso mudar a cor do meu carro q n o farei pois adoro Preta
Boa noite. O sistema EGR pelo que eu entendi é semelhante ao sistema de Canister na linha flex, porem o egr reaproveita os gases da queima e o Canister o vapor de combustível. É mais ou menos isso?
Na verdade EGR e Canister sao opostos. No Canister o vapor auxilia no enriquecimento da mistura, enquanto que no EGR os gases do escapamento empobrecem essa mistura.
Olá amigos bom dia. Meu nome é Sebastião Gomes. Provavelmente vcs não me conheçam, é fato que não. Mas talvez depois desse meu relato me conhecerão. Pois bem, primeiramente quero lhes agradescer por esse belíssimo artigo sobre a Válvula EGR. Artigo esse que vem recheado de palavras técnicas e claras.
Queiram me conhecer: sou mecânico á mais de 25 anos, da linha automobilistica e Especialização em veículos a diesel. Recentememe me formei engenheiro Ambiental, e trabalho em uma grande mineradora como operador AMBIENTAL. Mas trabalho tambem como mecânico em casa.
Recentemente aconteceu o maior acidente ambiental de todos os tempos que chocou o paiz. Quando no dia 25 de janeiro tompeu-se a barragem da vale, e adivinha quem estava naquela caminhonete branca, que o Brasil e o mundo enteiro viu rodopiando junto com os vagões? Eu Sebastião Gomes
Hoje faço palestras sobre mecânica, meio AMBIENTE e sustentabilidade.
Mas uma vez vocês estão de parabéns pelo artigo.
Muito obrigado.
Sebastião Gomes/ engenheiro Ambiental e sanitarista. Mecânico especialista. Pós graduação em auditoria e perícia.
Consultor mecânico e ambiental.
Fone: 31 999145371
Olá Sebastião, tudo bem? Que bacana amigo, ficamos imensamente felizes com seu feedback sobre a matéria e em conhecer melhor sua história de vida. Desejamos muito mais sucesso e crescimento a você, um imenso abraço de toda equipe Chiptronic! 😀
A válvula do motor mercedes da van 515 CDI quando Ta com pobrema ou com muita sujeira faz com q o veículo perde a potência fazendo com q o contagiro do motor cai e demora pra levanta só funciona bem de 2 no giro a 3 mil giro á valvula gr também faz isso obrigado Boa noite
Olá Luiz, tudo bem? Obrigado por seu feedback.
Grande abraço!