O que fazer quando o cliente chega em sua oficina com a moto que mal dá partida ou morre logo em seguida? Esse é um dos principais sintomas para defeitos na alimentação da bomba de combustível, e precisa ser solucionado logo para que a motocicleta não deixe de funcionar de vez devido a problemas mais graves.
Quando giramos a chave na ignição da motocicleta, acionamos a bomba de combustível. Ela fica localizada no interior do tanque e é o componente responsável por fazer o bombeamento do líquido combustível da moto através dos bicos injetores.
Muitas vezes, quando a moto não tem um bom funcionamento logo na partida, as causas podem estar relacionadas a problemas neste componente, já que sem ele, a moto não recebe a energia necessária para poder funcionar corretamente. Se a moto estiver com a bateria boa (sem ela, nenhum outro componente nas motos com injeção eletrônica irá funcionar mesmo), é preciso então verificar o componente em questão, que pode estar defeituoso e necessitar de algum reparo ou troca. Se for algo mais simples, pode ser constatado algum problema elétrico nessa parte, como um mau contato em algum fio, por exemplo, ou mesmo entre os terminais do relé da bomba. Isso pode ser verificado medindo-se a tensão na entrada da bomba de combustível, com uma ferramenta como o multímetro. Essa tensão deve estar entre 11v e 12.6v com a motocicleta desligada, podendo variar até 14v com a mesma em funcionamento.
Gostou a dica? Se souber de mais algum problema que pode estar relacionado à bomba de combustível, escreva para a gente nos comentários. Não deixe de assinar também nossa newsletter para ficar sempre por dentro das notícias do seu segmento!
Olá amigo ,gostei da sua explicação sobre defeitos em bombas de combustível ,mas só com a leitura do multímetro não se pode concluir que esta chegando alimentação ,(digo fornecimento de corrente elétrica continua) pois você pode com um multímetro ler os doze voltes nominal ,mas quando aplicado a carga ou seja a bomba devido algum defeito de ligação pode isolar a alimentação do componente em causa ,e quando se tira o referido e se coloca o multímetro lá esta os doze volts,eu uso para teste em bombas e outros elementos elétricos que consomem altas cargas de correntes como o caso da bomba uma lâmpada de farol comum ,pois este componente requer alem de tensão corrente nominal ,resumindo digamos que depois de ter lido a tensão nominal com um multímetro eu ainda uso um teste com lâmpada para ter certeza que os fios de alimentação não estão com algum ponto de isolamento na malha de alimentação ,obrigado pelo seu conteúdo ,um forte abraço ,sucesso !
Olá Marcelo, obrigado pelo seu comentário espero que ele ajude mais pessoas 🙂
Bom dia!
Estou c probleminha na Motoca,uma CBR 1000rr 2012.
Esta ocorrendo um erro esporádico,qd gira a chave as vezes não faz aqle barulhinho da bomba de gasolina e consequentemente a moto não funciona,na 2*/ 3* tentativa já viu neeeee,a bateria já esgota!!!
Isolei o botão(desligar a moto) e melhorou 95% do problema…
Alguém dá uma luz ai
Obs:já levei em vários mecânicos e não diagnosticaram o problema!
Amigo com certeza seu problema é a bomba, efetue a troca e seu problema será resolvido.
Outro problema que pode ocorrer em alguns modelos curto na fiação do bico pode causa falhas no injetor pois a fiação da bomba funciona em conjunto com a do bico pois como se trata de um componente eletrico convem ferificar tambem a fiação
Estou com problema na minha fazer 600. Após lavar a moto ele entrou em curto e mesmo desligando a chave e retirando o painel fica ligado. Só desligava no botão corta corrente. Agora eu viro a chave e ela não está injetando. Já testei a bomba (ligando direto) é ele não pega e nem mesmo faz o barulho da injeção quando virá a chave. O que pode ser?
montei uma ml 88 com motor de 150 injeçao porem ela anda normal mas algumas vezes ela desliga sozinha quando ta andando eu asopro o tanque ela volta funcionar volta falhando mas depois de um tempo ligada volta ao normal ???
Minha moto fazer 250 ano 2008 liga normalmente injeta combustivel e tudo so não acendi a luz de igniçao no painel tem algum problema
Caro amigo. Minha XTZ crosser tá falhando demais, eu percebi que quando eu ligo a moto ela não faz aquele barulhinho da bomba acionando, mas ela liga normal e aí coloquei o meu ouvido no tanque e aí justamente aquele barulhinho de quando liga e aciona a bomba está ligado direto. Fica fazendo o barulhinho direto. Oque pode ser?
Alguém me ajuda . Linha cbr 600rr não está acionando a bonba de combustivel. Porém ela foi testada e esta Boa. O relé de combustivel também foi testado e esta bom . Alguma coisa impede o não acionamento do fusível que aciona a bonba .
Minha moto é uma bross 2012 flex, a bomba nao esta fazendo aquele barulho de injetando, ai bato nela ai ela volta a funcionar dps para dnv, a alguma possibilidade de ser apenas curto ou ela esta queimando msm ?
Pois quando eu ligo a chave a bomba acionada e ele enxerta gasolina aí ela aí pronto né. Só que depois que eu dou partida ela aciona de novo pois meu carro eo Ford ka 2010 ela fica acionada o mesmo barrulho quando eu vou da partida pois ela queimou o desfeito estáva nele ou é outro de feito .
Tenho uma cbr1000rr repsol 2005 nao aciona a bomba de combustivel sendo bomba nova e testados todos os fusíveis. Mas fora da moto a bomba liga normalmente