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Home Segmentos Autos

Você sabe o que é o ECM no veículo de injeção eletrônica?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
22 de junho de 2021
in Autos
23.4k
3
ECM em veículos de injeção eletrônica.

Entenda o que é ECM.

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Com a consolidação da injeção eletrônica no mercado automotivo, hoje é fundamental que o reparador profissional conheça de maneira detalhada como esse importante sistema funciona. Um de seus principais componentes é o Módulo de Controle do Motor, ou ECM (Engine Control Module).

Também conhecido como Unidade de Controle Eletrônico (UCE), ele é o cérebro do módulo de injeção eletrônica, responsável por uma série de ajustes que o tornam mais eficiente, em termos de utilização do combustível e emissões, além de auxiliar em outros sistemas.

A seguir, preparamos um artigo completo, mostrando o que é o ECM, como ele funciona e, ainda, a sua importância. Então, se deseja aprender mais sobre esse componente, basta seguir com a leitura!

Entenda o funcionamento da injeção eletrônica

Antes de falarmos sobre o ECM, é imprescindível saber como funciona a injeção eletrônica. Assim é mais fácil entender a importância do Módulo de Controle do Motor.

Inicialmente, é preciso ter em mente que, além do ECM, compõem o sistema de injeção o conjunto de sensores e os atuadores. Cada um desses elementos trabalha em parceria, colhendo informações do motor e seu funcionamento, de modo que a injeção opere sempre de acordo com as condições analisadas e responda aos comandos enviados pelo ECM.

Para que a injeção de combustível aconteça de maneira otimizada, os sensores analisam diversos aspectos do funcionamento do motor, como temperatura, pressão, velocidade e a qualidade da mistura dos gases presentes na combustão, entre outras variáveis.

Essas informações são enviadas diretamente para o ECM, que as utiliza para comandar da maneira mais eficiente o funcionamento dos atuadores:

  • bomba de combustível;

  • bicos injetores;

  • bobina de faísca;

  • ventoinha de arrefecimento;

  • motor de passo;

  • válvula de purga do cânister.

É por isso que o módulo ECM também é conhecido como o cérebro do sistema de injeção eletrônica — como mencionamos no início do texto.

Dessa forma, a partir dos módulos da injeção eletrônica, como o próprio nome já indica, toda a parte de injeção é controlada de maneira automatizada, com base nas informações coletadas pelos sensores. Ou seja, o motor trabalhará no melhor equilíbrio entre eficiência e performance.

Saiba quais são os componentes do ECM

O Módulo de Controle Eletrônico é uma placa composta por diversos componentes eletrônicos. Entre seus resistores, capacitores e diodos, os elementos mais importantes são o processador e as memórias ROM (Read Only Memory) e RAM (Random Access Memory).

Na memória ROM estão gravados dados técnicos sobre o motor, os quais são programados durante sua fabricação. Essas informações preestabelecidas orientam o funcionamento da injeção eletrônica, de acordo com as condições de funcionamento da unidade motriz durante a utilização do veículo. A memória também pode ser reprogramada para alterar as diretrizes de fábrica.

A função da memória RAM é armazenar informações sobre o motor durante seu funcionamento. Essas informações são comparadas com as que estão na memória ROM para otimizar o funcionamento do sistema de injeção eletrônica — a memória também é chamada de volátil, pois seus dados são apagados após o fim da alimentação elétrica.

Finalmente, o processador tem a mesma função que conhecemos nos computadores ou smartphones: executar todas essas tarefas de interpretação, leitura e gravação das memórias o mais rápido possível. Os sistemas de injeção eletrônica atuais levam apenas milésimos de segundo para interpretar essas informações e convertê-las em comandos para o motor e para os atuadores.

Conheça as funções do módulo ECM

Como vimos, o ECM está relacionado a uma série de outros sistemas no funcionamento do veículo. Por essa razão, é natural que diferentes funções estejam ligadas a esse importante componente. A seguir, listamos algumas das principais. Confira!

Identificação de falhas

Uma das principais funções do ECM nos veículos modernos está relacionada à sua capacidade de identificação e informação a respeito de panes em diversos outros componentes.

Como o ECM atua recebendo informações de diferentes sensores e interruptores alocados no veículo, por meio do seu processador, o módulo pode avaliar, interpretar e diagnosticar o mau funcionamento em outros sistemas interligados, de maneira praticamente instantânea.

Quando isso acontece, é emitido um alerta para o motorista — geralmente no painel do veículo — ou para o profissional reparador, a partir do uso de scanners eletrônicos e sistemas de detecção de falhas.

Entre os componentes que se comunicam com o módulo ECM e podem ter suas falhas diagnosticadas estão:

  • módulos de ABS;

  • controle eletrônico de estabilidade;

  • controle de tração;

  • módulos de transmissão manual, entre outros.

Vale lembrar que essa lista pode ser maior ou menor, a depender do modelo, ano e fabricante do veículo. Atualmente, com a sofisticação dos automóveis, cada vez mais sistemas eletrônicos estão sendo interligados às centrais, tornando esse componente ainda mais importante para o bom funcionamento da máquina.

Dessa forma, o que se pode dizer é que o ECM facilita bastante o trabalho dos profissionais da área automotiva ao centralizar grande parte das informações relacionadas ao funcionamento do veículo, poupando tempo na identificação e correção de eventuais problemas.

Controle automatizado de sistemas essenciais

Como dito, os veículos modernos estão saindo de fábrica cada vez mais equipados. Itens tecnológicos e complexos sistemas auxiliares de condução, como controle de tração, estabilidade, frenagem etc., são alguns exemplos.

Assim, devido à complexidade dos cálculos e ajustes necessários para que esses sistemas operem corretamente, é imprescindível que exista um cérebro responsável por gerenciar e controlar tudo.

Durante muito tempo essas foram funções do ECM. Contudo, em razão da sofisticação da tecnologia empregada nos veículos modernos e das limitações do próprio módulo, hoje o PCM (Powertrain Control Module) é o dispositivo responsável por controlar não só os atuadores, mas também os sistemas que citamos.

No entanto, grande parte dos veículos que circulam ainda dispõem do tradicional ECM. Sendo assim, é preciso destacar a sua função de gerenciar equipamentos eletrônicos importantes, ao receber informações de inúmeros sensores, interpretar esses dados e enviar comandos precisos para a injeção e atuadores.

Entenda a diferença entre um ECM e um PCM

Muitos motoristas, e até mesmo profissionais da área, se confundem com a nomenclatura de alguns sistemas do veículo. Assim, é muito comum acreditar que o PCM e o ECM são a mesma coisa — o que é um erro.

Na realidade, os veículos mais modernos têm apenas o PCM, que se encarrega de controlar todas as funções do motor, e que antes eram gerenciadas pelo ECM. Assim, o PCM, hoje, é o principal computador dos automóveis mais novos, responsável por controlar a transmissão e o motor a partir de uma única unidade.

Como se trata de uma tecnologia mais atual e robusta, o PCM pode coordenar melhor as diferentes funções do motor, garantindo uma eficiência ainda maior, por exemplo, em termos de entrega de potência e de economia de combustível.

Para se ter uma ideia das capacidades do PCM, quando ele envia um comando à transmissão para a mudança de marcha, ele pode recuar o acelerador para que essa mudança ocorra de maneira mais suave. Além disso, o PCM se encarrega de detectar e monitorar uma grande quantidade de variáveis relacionadas ao funcionamento do automóvel. A exemplo, podemos listar:

  • relação da mistura ar/combustível — o PCM ajusta o equilíbrio da mistura ar/combustível que entra nos cilindros, gerando a performance ideal com o consumo otimizado;

  • tempo de ignição — outra função do PCM é o controle da velocidade de disparo da vela de ignição, o que auxilia o motor a manter a quantidade ideal de energia utilizada nos ciclos (RPM);

  • velocidade de marcha lenta — o PCM também garante que a velocidade ociosa do veículo não ultrapasse o RPM necessário para fornecer energia aos sistemas auxiliares e itens de conforto, como o ar-condicionado;

  • monitoramento de desempenho — a partir das informações coletadas por sensores, como temperatura do motor, nível e temperatura de óleo e fluido, entrada de ar, nível de emissão, ângulo do eixo de comando de válvulas ou posição do acelerador, o PCM consegue gerenciar o desempenho geral do automóvel.

Aprenda a analisar e substituir o ECM

Os componentes do Módulo de Controle do Motor costumam ter uma boa durabilidade, mas é preciso estar atento para identificar corretamente possíveis problemas que podem ocorrer. Existem alguns fatores externos capazes de contribuir para o mau funcionamento do módulo, como:

  • falhas na alimentação de energia;

  • aterramento defeituoso;

  • curto-circuito em suas conexões;

  • altas temperaturas;

  • vibrações excessivas;

  • corrosão, entre outros.

Se o diagnóstico indicar a necessidade da troca do ECM, será preciso seguir alguns passos para realizar essa tarefa. Para que o novo módulo de injeção seja reconhecido pelo veículo, será necessário programá-lo com os mesmos dados que saíram de fábrica.

Divergências nessas informações podem impedir o funcionamento do motor e até mesmo conflitar com os sistemas antifurto presentes em alguns veículos. Por esse motivo, é preciso contar com os equipamentos adequados para o serviço, além das informações corretas sobre a programação da central original do veículo, o que muda de acordo com o modelo e fabricante.

Por fim, como vimos, o ECM tem um papel fundamental no funcionamento de qualquer veículo. Devido à sua capacidade de processamento, leitura e interpretação, esse componente é a chave para que a injeção do automóvel funcione corretamente.

Além disso, o ECM hoje é um dos grandes aliados dos mecânicos, visto que a unidade é capaz de informar sobre falhas e outras questões fundamentais na hora de diagnosticar e reparar defeitos em veículos de forma rápida e econômica.

Então, agora que você já sabe o que é o ECM nos veículos com injeção eletrônica, não pare por aqui. Continue aprendendo mais sobre o assunto. Para isso, sugerimos que baixe nosso e-book que trata sobre a importância do reparador automotivo se manter atualizado.

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Tags: AutomotivoCarrosECMInjeção EletrônicamecânicosMódulo de Controle do Motormódulos automotivosNotíciasoficina mecânicareparador de módulosReparo em MódulosTecnologiaTreinamento
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Comments 3

  1. EDSON RIMÊ MEDEIROS COTA says:
    1 ano ago

    Material excelente.

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      1 ano ago

      Olá Edson, tudo bem? Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, estamos sempre a disposição para ajudar, um abraço!

      Responder
  2. Bernardo says:
    6 anos ago

    Faltou, para dinamizar, vidios

    Responder

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