O freio do carro é conhecido por ser o sistema de segurança mais importante de um automóvel. Sendo assim, o seu bom funcionamento é essencial. Caso o freio esteja com algum problema, mal regulado ou com a manutenção prejudicada, as chances de acontecer um acidente aumentam.
Os fatores que podem afetar o freio, causando um desgaste maior do que o normal, incluem os hábitos de condução, o tipo de veículo, a qualidade do produto e as condições de funcionamento.
Se você coordena uma oficina mecânica, sabe da importância de ter uma equipe preparada e que saiba diagnosticar e arrumar eventuais falhas no sistema de freio.
Neste texto, vamos apresentar informações pertinentes sobre possíveis falhas no sistema de freio hidráulico e ABS. Continue a leitura e confira!
Sistema de freio hidráulico
No mundo automobilístico, novidades são apresentadas todos os anos. O freio hidráulico, por exemplo, inicialmente era um sistema a tambor. Com o avanço da tecnologia, foi criado o conjunto a disco. A diferença entre esses dois modelos pode ser percebida, principalmente, na qualidade dos materiais utilizados e no local de instalação das peças.
Além disso, o freio a tambor apresenta uma grande dificuldade em dissipar o calor produzido na frangem. Por outro lado, o sistema a disco consegue eliminar esse aquecimento facilmente e de maneira eficiente, evitando perdas e desgastes consideráveis devido ao uso. Isso porque ele fica exposto ao ar.
De maneira geral, o funcionamento do freio hidráulico acontece da seguinte forma: o sistema contém tubos que estão preenchidos com fluidos. Quando o freio é acionado, esse líquido interno — que também age como lubrificante — é comprimido, gerando uma força. Esta faz com que as pastilhas de freio sejam pressionadas no tambor ou no disco, começando o processo de frenagem.
Existe um conjunto, conhecido como hidrovácuo, que é responsável pela transferência da força para o cilindro, logo após o acionamento do freio. É ele que analisa a pressão exercida pelo motorista ao frear.
Entretanto, essa ação acontece de maneiras diferentes no freio a tambor e no freio a disco. Entenda!
Freio a tambor
Ao pisar no pedal, o hidrovácuo verifica a intensidade da força utilizada, transferindo-a na mesma proporção ao cilindro que está conectado aos pistões. Essa pressão passa então pelos pistões e é deslocada para duas lonas, que, ao receber essa força, envolvem duas sapatas. Estas, por sua vez, comprimem um tambor metálico, iniciando o processo de desaceleração.
Freio a disco
No sistema a disco, ao acionar o freio, o hidrovácuo mede a intensidade da força exercida no pedal e a transfere para o cilindro mestre. Em seguida, os fluidos são pressionados, movimentando os pistões. Estes apertam as pastilhas de freio, abraçando o disco. Logo após, o processo de desaceleração é iniciado.
Como você pode perceber, nos dois sistemas o agente principal é a força, que passa pelos fluidos e é transferida de forma igual ao restante do sistema para desacelerar o carro.
A seguir, vamos conhecer as principais falhas que podem ocorrer em um sistema de freio hidráulico.
Possíveis falhas no sistema de freio hidráulico
No sistema hidráulico, os diagnósticos podem ser complicados, mas não impossíveis. Para facilitar, elaboramos um resumo das mais diversas reclamações dos motoristas. Com isso, você e sua equipe poderão compreender rapidamente o que pode estar acontecendo ao ouvir os relatos dos clientes e analisar os veículos.
Pedal muito duro
Esse problema pode estar relacionado à qualidade do material utilizado nas pastilhas de freio ou a algum vazamento no sistema hidráulico.
Ao identificar essa falha, verifique se as pastilhas são de procedência confiável e se estão em boas condições. Se for confirmado o desgaste ou uma baixa qualidade do produto, a troca do item deverá ser realizada.
Também é importante observar se há algum vazamento do fluído de freio. Se esse problema for identificado, o reparo deve ser feito o quanto antes, trocando a tubulação e o líquido.
Trepidação
Muito comum nos sistemas de freio ABS, a trepidação também acontece nos freios hidráulicos. Quando presente, ela não deve ser ignorada, de modo a evitar maiores danos ao veículo.
O mais importante é verificar se o disco de freio (geralmente instalado nas rodas dianteiras) e os tambores (nas rodas traseiras) estão empenados ou se apresentam gastos além do limite. Se for constatado algum dos dois problemas, a solução pode ser o reparo, que necessita da mão de obra de um torneiro mecânico, ou a troca da peça.
Veja se as pastilhas apontam alguma irregularidade em suas superfícies. Como elas entram em contato com o tambor ou com o disco, essas falhas podem causar danos futuros. Assim, a troca é a melhor solução.
Não esqueça de analisar a pinça de freio, que é responsável por empurrar as pastilhas contra o tambor ou o disco para o automóvel frear. Se elas não voltam para o lugar adequado, tendem a provocar desgastes no sistema de freio.
Barulhos estranhos ao frear
Caso o cliente diga que ouviu ruídos ao acionar o sistema de freio, fique atento às pastilhas que estão instaladas. Elas podem estar gastas ou ser de má qualidade (e muito duras), o que requer a troca para mais segurança.
Além dos barulhos, pastilhas com essas características diminuem a vida útil dos discos e tambores, provocando uma deterioração antes do esperado.
Se tudo estiver em ordem, os barulhos podem ser resultado do acúmulo de sujeira — que pode estar relacionado a dias chuvosos. Nesse caso, uma limpeza resolverá o problema.
Sistema de freio ABS
Item de segurança obrigatório em todos os veículos desde 2014, o Anti-lock Braking System, o famoso ABS, é uma grande evolução no sistema de freios.
Contendo sensores que monitoram e avaliam a velocidade de cada roda de modo independente, o ABS evita que o pneu trave ao usar o freio — o que garante estabilidade e melhor dirigibilidade ao condutor, diminuindo as chances de derrapagens e perda de controle.
Principais falhas no sistema de freio ABS
Embora não sejam comuns, algumas falhas podem ocorrer em freios ABS. Abaixo, listamos as mais recorrentes e que merecem atenção.
No entanto, é importante ressaltar que o antitravamento é um complemento por trás desse sistema. Isso quer dizer que, se o freio der problema, a frenagem continuará funcionando, sem contar com a função ABS.
Barulho durante a frenagem
Quando o cliente fala sobre barulhos ao frear, o problema provavelmente é o mesmo que ocorre no sistema hidráulico: pastilhas gastas ou com alguma irregularidade. Nesse caso, é importante fazer uma análise e trocar a peça, se realmente for necessário.
Sistema elétrico com mau contato
Por conter tecnologia com sensores individuais para cada roda, o ABS está sujeito a problemas elétricos, como mau contato na fiação. Isso ocorre, principalmente, devido à umidade. Além disso, existe a possibilidade de uma interferência eletromagnética.
A maioria dos carros com ABS contém uma luz no painel que indica possíveis falhas no sistema de freio. Se o cliente relatar que há algo errado com o freio por causa da luz acesa no painel, será necessário fazer um diagnóstico elétrico. A solução é utilizar um scanner automotivo, que fará uma leitura do sistema elétrico e indicará os possíveis problemas.
Montagem de peças incompatíveis
A montagem errada das peças é um dos fatores que ocasionam problemas em um sistema do freio ABS. Aqui, podemos incluir distâncias irregulares do sensor em função da roda que ele monitora. Somado a isso, peças erradas, como sensores e rodas fônicas ou magnéticas que são incorporadas aos rolamentos, podem ser um agravante.
Caso você identifique alguma peça inapropriada para o veículo, realize a troca seguindo as orientações do manual do fabricante. Nas indicações vindas de fábrica estão as peças ideais que devem ser usadas no veículo, bem como o modo de instalação (distância, altura e dimensões). Assim, prioriza-se a vida útil do carro.
A dirigibilidade perfeita vai muito além do sistema de freio. Sendo assim, a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar qualquer tipo de falhas no sistema de freio e em outros componentes do carro, o que reduz as chances de acidente.
Gostou deste texto sobre falhas no sistema de freio hidráulico e ABS? Então, aproveite para ler também nosso post sobre as diferenças entre 4 tipos de pastilha de freio.
Estou com um problema de outro mundo, minha CRV no 1 funcionamento não acende a luz do ABS e depois de 10 a 15 minutos rodando desligo e ao ligar novamente acende a luz do ABS e freio de estacionamento e passa o dia acessa em todos funcionamento. Qdo deixo desligada de um dia para o outro apaga e ao ligar recomeça toda a explicação. Passei o escaner deu sensor da roda DE troquei e continuou, passei novamente deu a valvula do ABS e caro. O que fazer? Será que não é parte elétrica?
Meu carro tem ABS,e quando vou frear o Pedro e empurrado para fora e fica duro .oque pode ser ?
Ivo, possívelmente pode ser um problema no cilindro mestre de freio, pois quando algumas de suas vedações, ou algum estágio possuí uma falha o problema fica parecido.
Atenciosamente, NSA Componentes de freio.
Bom dia, tenho percebido que meu freio fica duro, muito duro, logo após ligar o carro, depois fica normal e não acontece mais, apenas realmente quando o carro está frio, ao ligar.
O que pode ser? Me falaram que deve ser o servofreio, meu carro tem 78 mil rodados, peugeot 207 2010.
Será que é realmente o servofreio?
Obrigado.
Ola bom dia, muito bom mas gostaria de saber se um sensor de roda interrompido pode baixar o pedal do freio em uma freagem, tendo que bombear mas assim mesmo vai bixando lentamente.
Obs. nãotem vazamento algum, será que o modulo hidraulico pode ocasionar este problema.
No agurdo obrigado
Ivo, possívelmente pode ser um problema no cilindro mestre de freio, pois quando algumas de suas vedações, ou algum estágio possuí uma falha o problema fica parecido.
Atenciosamente, NSA Componentes de freio.