Quem gosta de automóveis sabe o quanto é importante conhecer os modelos que mais frequentam as oficinas. Pensando nisso, separamos uma lista com os carros que dão mais problemas mecânicos. Para elaboramos este ranking, buscamos informações no Índice de Manutenção Veicular do CAR Group.
As considerações principais para um carro ser considerado problemático são: falta de peças, complexidade e defeitos no projeto do automóvel, além de informações escassas para realizar os consertos.
Então, para saber quais são os carros que dão mais problemas mecânicos, os modelos que mais passeiam pelas oficinas, continue lendo este post!
1. Ford Ka
Apesar de ser um bom carro, de maneira geral, o Ford Ka sempre apresenta o mesmo problema em todas suas gerações: o sistema de arrefecimento. Frequentemente, esse veículo apresenta casos de superaquecimento — que podem até fundir o motor.
Além disso, a dificuldade para encontrar peças que compõem esse modelo é outro problema constante. Com isso, as manutenções levam mais tempo e o serviço fica um pouco mais caro para o cliente.
2. JAC J3
O compacto chinês está nessa lista devido a dois grandes problemas: a fragilidade da suspensão e a dificuldade para encontrar peças.
O J3 não foi projetado para aguentar as estradas brasileiras com tranquilidade. Por isso, problemas no sistema de amortecimento do veículo são frequentes.
Ademais, ainda temos a falta de peças no mercado. Por serem partes específicas e distribuídas apenas pela montadora, encontrar os itens necessários para a manutenção desse carro é algo complicado.
3. Citroën C3
Apesar de ser moderno, o Citroën C3 causa problemas com frequência por ter muita tecnologia. Devido à sua grande rede eletrônica, ele tem muitos computadores que podem apresentar defeitos.
Porém, o maior agravante é a falta de informação técnica para que a manutenção desses componentes seja realizada. Como a fabricante não disponibiliza dados sobre o modelo, fica difícil fazer uma correção com qualidade e, consequentemente, o conserto do veículo fica mais caro.
Além disso, assim como o J3, o Citroën C3 sofre com falhas na suspensão por não estar preparado para as estradas brasileiras.
4. Renault Clio
O pequeno popular de entrada da Renault apresenta o mesmo problema que o Citroën C3: a falta de informação técnica. Com isso, o conserto fica limitado às concessionárias, o que eleva o preço do serviço.
O Clio também tem um motor com um projeto muito frágil, que acaba estragando com facilidade. Todos esses aspectos colocam esse modelo francês entre os carros que dão mais problemas mecânicos no Brasil.
5. Renault Sandero
O Sandero tem as mesmas falhas de projeto que o Renault Clio. Esse carro apresenta problemas mecânicos com facilidade e, infelizmente, é muito complicado encontrar peças para sua manutenção.
Além disso, a falta de informação sobre o reparo desses automóveis deixa a mão de obra do mecânico mais cara.
6. Fiat Novo Palio
O popular da Fiat é o líder no Índice de Manutenção Veicular do Car Group. Primeiramente, o carro sofre com sua fragilidade. Nos testes, o Palio mostrou quebras além do esperado em pequenos impactos.
Outro problema encontrado foi com relação à manutenção. O proprietário terá dores de cabeça principalmente com o tempo que o carro ficará na oficina e com o preço de algumas peças. Algo até surpreendente, visto que produtos da Fiat são encontrados facilmente no mercado independente.
7. Peugeot 207
O Peugeot, por ser da mesma montadora de carros da Citroën, apresenta defeitos semelhantes. A complexidade da eletrônica do 207 dificulta a manutenção e gera mais problemas. E, infelizmente, a falta de informação repassada pela fábrica impede a correção dessas falhas.
Como o veículo traz o mesmo projeto da Europa, o seu sistema de amortecimento também sofre com as estradas brasileiras. Assim, estragos em amortecedores e na suspensão são frequentes.
Além disso, as peças desse modelo são caras e não são encontradas facilmente, o que aumento o preço dos reparos.
8. Ford New Fiesta
Assim como o Ford Ka, o Fiesta apresenta sérios problemas no sistema de arrefecimento. Devido a uma falha de projeto, o carro reporta danos no radiador e superaquece facilmente.
Outro defeito frequente nesse modelo está relacionado ao câmbio. Muitos proprietários relatam defeitos irreparáveis no PowerShift — câmbio automático da Ford. Esse problema faz com que o carro passe meses na oficina à espera de peças, rendendo até mesmo alguns processos judiciais contra a montadora.
9. Fiat Idea
O carro-família da Fiat tem uma falha de projeto que dá muita dor de cabeça aos donos. O Dualogic — câmbio automatizado da marca — não encaixa bem no carro e acaba dando defeitos com frequência.
Assim como o PowerShift da Ford, o Dualogic apresenta problemas mesmo após a manutenção. As partes necessárias para o conserto não são encontradas com facilidade, e o serviço exige uma execução complexa. Isso resulta em longos períodos de estadia na oficina.
10. Chery QQ
Esse pequeno hatch é, atualmente, o carro com o preço mais baixo no Brasil. Porém, esse barato pode sair bem mais caro durante a manutenção.
O Chery sofre com alguns problemas de projeto. Apesar de rodar bem na cidade, ao longo do tempo de uso as peças desse veículo não dão conta do dia a dia, quebrando com facilidade. Assim, as visitas à oficina passam a acontecer com uma frequência indesejada.
Ademais, o modelo sofre com alguns dos mesmos problemas de seus compatriotas da China: falta de peças e mão de obra especializada, além de um motor frágil.
Todos os veículos foram fabricados para funcionar perfeitamente por muito tempo se suas manutenções forem feitas de forma correta. Porém, alguns automóveis geram muitos problemas, mesmo estando na mão de ótimos motoristas e mecânicos.
Esses defeitos acontecem, principalmente, devido a falhas de projeto, dificuldade para encontrar peças de qualidade e falta de informações fornecidas pelas montadoras. Por isso, fique sempre atento aos carros com essas mesmas complicações, pois podem ser falhas crônicas.
E então, gostou de saber quais são os carros que dão mais problemas mecânicos? Deixe um comentário neste post e nos conte quais modelos você acha que dão mais dor de cabeça aos donos!
O título diz “10 carros”, contudo o artigo só lista sete. Isso me fez lembrar da frase: “Há 3 tipos de pessoas: as que conhecem Matemática e as que não conhecem”…
Olá Júlio, tudo bem? Já acrescentamos os últimos três carros na matéria. Agradecemos por seu feedback,
grande abraço da equipe Chiptronic.
Ou tu não sabe contar ou não sabe ler
Tive um gol g5 vivia estragando carro problemático ano 2008 modelo 2009
Tive quatro gol desde 1990 a 2014 nenhum deles foi para oficina.
Só pq vc não teve problemas não anula o caso de ser problemático. G5 com o ea111 é dor de cabeça
Teve sorte, tinha um g4 que era o rei da mecanica, até que troqueio por um corsa, nunca me deu problemas, troquei por um celta que incendiou… td eh sorte
E a que nao ler o artigo por completo. ^^
gostaria de saber sobre o reino Clio a manutenção e cara e um carro que dá muito ploblema o que você me recomendaria ano 2013 e 2014 . obrigado
VW nemm dá problema né.. achei tendencioso …
Poise , nao conhecem oea111♂️
Achei muito vago, diz que os carros dão problemas, mas falta citar melhor o que exatamente dá problema. “Componentes eletrônicos” mas exatamente o que? O motor de tal carro é frágil por que? Qual parte do motor evidencia isso. Muito mal feita essa matéria hein.
O Palio é um carro excelente! Que besteira coloca-lo nessa lista. Idea também, um ótimo carro. Quem tem, sabe. Deveria estar nessa lista é Onix, Gol, Ágile, Voyage.
Verdade eu tenho um gol 2011 sempre dá problema sempre
Tenho um Sandero 2011, nunca deu problema e nunca tive dificuldade em encontrar peças.
Isso ai, tenho um Sandero, 2017 1.6 16 Valvulas, tb nunca deu problema, excelente carro. pesquisa encomendada.
Eu tengo gol..é o terceiro.. ja tive problemas c módulo dele e o misturador de combustível… Mas é um bom carro..Mas ñ vi este site citar nenhum carro da VW
Conversa fiada, Isso ai tá manipulado. Colocar o Sandero .é Sacanagem. Tenho um há 03 anos e nunca deu problemas.
Conversa fiada. Colocar o Sandero nessa Relação, isso está manipulado. Tenho um há 03 anos, e nunca deu problema,,
Um dos maiores problemas são as concessionárias que, na maioria das vezes, parecem não ter vinculo com as montadoras, fazendo o que bem lhe convém. Isso coloca em risco a credibiçidade das marcas, principalmente das empresas menos antigas no Brasil. Nem todos os clientes são ingénuos a ponto de engolir malandragens comercias.
Sandero é um carro muito bom,não dá problemas,
Meu ka não me dá aborrecimento nenhum. Fazendo a manutenção correta, ele nunca vai te deixar na mão.
Esses comentários, apesar de seres polêmicos, me despertou um idéia.
O bom mesmo é, você comprar o carro que pode; e fazer um bom uso, livre de abusar da máquina.
– Todos os modelos e marcas, são vulneráveis à manutenção…
O maior poblema é, as concessionárias, que não qualificam profissionais.
Olá Meneses, tudo bem? Ótimo comentário, agradecemos por seu feedback sobre o tema. Um grande abraço!
A estranheza é pq a relação qnto vende e qnto da problema é mais acentuada nestes que vendem pouco. Olha só, dez JAC 4 dão problema. Isso é 40% do total. Já em relação a GM temos 1000 vendidos e 399 problemas apontados. Isso é 39,9%, uma quantidade muito superior. Assim fica o fato de achar que outro ou um quebrou mais.
fiat ideia é só oque tem cambio automático que dá prolema ou o manual tambem
Cara, na boa? Eu ja tive alguns carros e tenho como dizer que, carro quebra quando o dono não faz a devida manutenção, TODAS marcas dão pane na mesma proporção, o problema é, o cara tem R$10.000,00 compra um carro com essa verba, ai quer fazer de guindaste, tacar na lama, usar óleo de cozinha no motor “óleo é tudo igual”, gasolina barata, pneu remold e peças paralelas, e, mesmo assim quer que o carro fique ok? Ah! Vamos fazer matérias e comentários bacana…
Um comentário maldoso ou manipulado, pode acabar com uma empresa, esta achando que eu estou mentindo, assistam o filme “Tucker – Um Homem e Seu Sonho”, e veja como a Chrysler, GM e a Ford destruíram o sonho de uma pessoa, simplesmente pq ele tinha ideias e coisas diferente!
Olá Flávio, tudo bem? Sim entendemos o sua opinião, nossa matéria não visa de forma alguma denegrir a imagem das marcas citadas e sim informar segundo dados pesquisados, sobre problemas mecânicos. Entendemos também e claro, está no conteúdo que todo problema também se relaciona a forma como o usuário utiliza seu veículo. Mas muito obrigado por seu comentário e feedback amigo! Um grande abraço de toda nossa equipe.
Deviam pesquisar melhor, pois gol e o Voyage de motor EA 111 são campeões de visitas a mecânica s.
Tenho um ford Ka faço as manutençoes necessarias e nunca deu problema de mecanica.
Nada a reclamar..
Pode retirar o Renaut Sandero da lista.tenho um modelo 2012 1 6 expression fácil de consertar e também não apresentou defeito carro muito econômico., pode retirar o Ford Ka também da lista e para de manipular pesquisas!
Bom dia !
Meu corsa max 1.4 ratch 2012 e um otimo carro,nunca deu problemas mecanicos, fica a dica.
Eu tenho uma carroça movido a 2 cavalos, e econômico, nâo e muito rapido, nâo da problemas electricos y mecânicos, e nâo éh muito social, más, e legal e bonito!!.
Olá Irineu, que bacana seu comentário. Um abraço de nossa equipe amigo! 😀
Os franceses tao dando menos problemas que os motores tsi msi ….. E dão menos manutenção que grande maioria dos nacionais.
Tenho um clio 2013, anda bem econômico até demais….
Não da problema, tem ruídos, mais pelo preço que vinha competindo com o celta palio e gol….. nem se compara.
Realmente o meu Sandero é um bom carro, não dá tanto problema. E sou motorista de app!
Apenas sinto um cheiro de queimado proveniente do painel intermitentemente.
Parece ser do comando de farol e setas do volante, já que ele apresenta tb falhas no acendimento do farol baixo
Comprei um sandero 2017,e espero não ter problemas futuros, desde que eu faça as devidas manutenções corretamente.
Peugeot 207 2011 É bom mesmo ? Quebra muito estou querendo comprar um por 15.000 sera que vale a pena
Tenho um Sandero 2008 que nunca me deixou na mão, também não tenho problema nenhum em encontrar peças, e conheço algumas pessoas que também tem o carro e não tiveram problemas.
Estou querendo pegar um pegeout, pois acho um carro muito bonito. Alguma opinião sobre isso?
tenho um Clio 2009 2010 e até agora estou satisfeito sem problemas.
Tive um sandero 2012 e o carro é um tanque. Os dois únicos problemas apresentados no carro foi a troca da bateria depois de 4 anos e cabo de vela. Fora isso nem jogando no barranco o carro quebra.
Sempre tive carros da Citroen, só troquei óleo e bateria, nunca tive qualquer problema, muito menos com substituição de peças. Se criarmos uma lista com base em opiniões individuais teremos todos os carros com algum problema.
Que qualquer carro dá problema isso é fato, mas vocês já tiveram carro com falha no projeto? carro que mesmo tu cuidando ele se desmancha? pois é eu já tive e não era falta de cuidado era carro mal projetado mesmo, Montadora que visava o lucro e não a qualidade!
A pior bucha que me desculpem mas linha Francesa Koreana e Chinesa não quero nem de graça como estamos em um Pais que não tem um Governo sério para fiscalizar estas carroças prefiro tecnologia Alemã. Claro sem contar que temos um que pode pegar fogo um tal de onix Cuidado.
eu tive um golfe 2001 da mais do que minha sogra.hoje to com um prisma 2017 por enquanto tá ótimo.so gasto com combustivel.
Excelente post!
Olá Mario! Obrigado pelo elogio!
Fique sempre ligado em nosso Blog para mais dicas. Abraços!