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Home Segmentos Autos

Carro fervendo: saiba o que significa e como resolver o problema

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Autos, Dicas
79.2k
41
Carro fervendo: saiba o que significa e como resolver o problema
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Um dos grandes problemas que assustam os motoristas no trânsito ou na estrada é o superaquecimento do motor do carro. Isso porque, sem o devido conhecimento do assunto, a situação do carro fervendo pode ficar ainda pior se não forem adotados os procedimentos corretos.

Nesse sentido, é de grande importância o entendimento do condutor sobre as causas e soluções para o problema, pois, além de evitar maiores danos, a adoção de práticas preventivas pode proporcionar maior economia e aumentar a vida útil do motor.

Pensando nisso, separamos as principais informações a respeito do tema. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

O que é o superaquecimento do motor?

Antes de falar propriamente sobre o que leva à situação do carro fervendo, é importante esclarecer o funcionamento do sistema de arrefecimento. Para essa função, vários componentes trabalham em conjunto, tendo uma única função: manter o motor operando em temperaturas ideais.

Basicamente, esse sistema é formado pelo radiador, reservatório, válvula e bomba de água. Ele trabalha em circuito fechado seguindo o princípio de condução de calor, em que o líquido entra em contato com as paredes externas dos cilindros do motor “roubando” o seu calor e, consequentemente, regulando sua temperatura por meio de uma válvula que interliga o circuito ao radiador.

Qualquer problema que atrapalhe a troca correta de calor entre o líquido do sistema e o motor pode ocasionar o superaquecimento.

Existem várias causas para o aquecimento excessivo. Veja as principais a seguir.

Defeito na válvula termostática

O motor trabalha bem em temperaturas próximas a 90 °C. Quando esse valor é ultrapassado, a válvula termostática permite a passagem de água fria no circuito vinda do radiador, o que abaixa a temperatura do motor.

Caso esse componente trave na posição fechada, não haverá a refrigeração em temperaturas altas, ocasionando o superaquecimento.

Ar no circuito de arrefecimento

A entrada de ar no sistema é ocasionada devido à troca do fluido ou a simples abertura da tampa do reservatório. A presença desse ar faz com que o sensor de temperatura (em alguns modelos chamado de cebolão) não trabalhe corretamente. Dessa forma, o eletroventilador pode não ser acionado, provocando um aumento drástico da temperatura — o que leva ao carro fervendo.

Bomba d’água com defeito

A bomba d’água é responsável por manter a circulação do fluido pelo sistema. Com o tempo, essa peça pode apresentar vazamento ou desgaste nas pás.

No primeiro caso, sem haver a troca da peça, o vazamento de água fará com que o circuito de arrefecimento perca sua função. Já no segundo, a bomba perde sua vazão.

Isso faz com que a água no sistema não circule na velocidade ideal, causando o aquecimento excessivo do motor.

Vazamento de pressão

A pressão no circuito de arrefecimento proporciona um aumento do ponto de ebulição da água, permitindo que, mesmo em valores um pouco acima de 100 °C, a água permaneça no estado líquido.

Nesse sentido, quando há algum furo ou vazamento nos componentes do sistema, como em mangueiras e tubos, essa pressão diminui, acarretando não só a redução do ponto de ebulição como também a perda do fluido.

Falta de fluido no reservatório

O nível do reservatório pode ser um dos principais indicadores de um problema no sistema de arrefecimento. No entanto, muitos motoristas não têm o hábito de fazer a checagem desse item periodicamente e só percebem o defeito quando o carro apresenta sinais graves, como o superaquecimento, provocando danos ainda maiores ao motor.

Quais são as possíveis intervenções?

Checagem de mangueiras

As mangueiras do sistema podem apresentar furos ou rachaduras. Desse modo, é possível inspecionar visualmente se há algum tipo de vazamento.

Outra checagem prática é observar se, quando o carro começa a esquentar, há alguma mangueira do circuito em temperatura baixa. Nesse caso, significa que não está havendo circulação de água naquela região.

Verificação e limpeza do sistema de ventilação

O radiador e o eletroventilador são os principais componentes do sistema de ventilação que trabalham resfriando o líquido. Por estarem localizados atrás da grade dianteira do veículo, ficam expostos a agentes externos, como chuvas, poeira, pedras e insetos. Assim, é recomendado observar, com o auxílio de uma lanterna, se existe algum defeito nas peças.

Outro passo importante é a análise do estado da ventoinha, pois as pás podem estar danificadas ou o eletroventilador, travado. Em todo caso, o sistema deve estar desprovido de qualquer tipo de sujeira, sendo necessária a verificação de impurezas no fluido de refrigeração.

Teste do sensor de temperatura

O sensor de temperatura, assim como sua ligação elétrica, pode apresentar defeitos. Para saber se essa é a causa do carro fervendo, faça o seguinte teste: com o auxílio de um multímetro, verifique os valores de resistência do sensor e a continuidade da fiação do sistema para saber se há curto-circuito elétrico ou rompimento de algum condutor.

Inspeção do ponto de ignição

O ponto de ignição é o momento correto de ação da vela na etapa de combustão que compõe os 4 tempos do motor. Quando o ponto está incorreto, pode haver o aquecimento excessivo do motor devido à pré-ignição.

Dessa forma, é importante fazer a checagem desse ponto, pois, além do superaquecimento, isso pode provocar danos às peças internas do motor.

Uso do scanner diagnóstico

Para facilitar a avaliação, há ainda a possibilidade de utilizar o scanner diagnóstico em carros que apresentam injeção eletrônica. Por meio da comunicação com a central do carro (ECU), esse dispositivo consegue fazer um check-up completo do comportamento do motor, obtendo respostas dos sensores e atuadores do veículo e otimizando o tempo de manutenção.

Desse modo, qualquer falha no sistema de refrigeração (travamento do eletroventilador, indicação de temperatura alta pelos sensores etc.) poderá ser identificada pelo scanner, que também é capaz de reconhecer defeitos antigos que ficaram armazenados na memória da ECU.

Portanto, o superaquecimento, por mais temido que seja, pode ser corrigido sem grandes dificuldades. A adoção de ações preventivas garantem, sem dúvidas, uma maior economia e durabilidade das peças do motor. Por isso, alerte seus clientes sobre os perigos de um carro fervendo e oriente-os a sempre buscar ajuda qualificada para as manutenções.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja acrescentar alguma informação? Então, deixe seu comentário no post. Será um prazer ajudá-lo!

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Tags: aquecimento excessivocarro fervendoMecânica de carrosoficina de carrosSuperaquecimento do motortroca de calor
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Ana Julia Alves

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Comments 41

  1. renato says:
    9 meses ago

    tenho um logan 2011 1.6 8 val quando fico parado no engarrafamento uns 10 a 15 minutos o marcador fica subindo do quarto para o sexto pontinho ocilando como se ia ferve , ai eu ligo o arcondicionado e ele comesa a dece voltando o normal.chega a fica com todos elementos aceso. oque devo fazer tenho medo de ferve .

    Responder
    • Deusdeth viveiros da silva says:
      2 meses ago

      Muito útil suas informações me serviu muito

      Responder
  2. Adauto says:
    11 meses ago

    Achei muito interessante as dicas

    Responder
    • Chiptronic Tecnologia Automotiva says:
      10 meses ago

      Olá Adauto, ficamos felizes em te ajudar!

      Responder
    • Daiane M Silva says:
      7 meses ago

      Tenho um celta que a principio o ar condicionado não estava gelando, então levei pra arrumar e depois q veio do conserto o carro começou aquecer direto coisa que não acontecia. O que pode ser??

      Responder
  3. Elias Junior da Silva Guerra says:
    1 ano ago

    TENHO UM GOL G8 1.0 3 CILINDROS , A TEMPERATURA DELE FICA OSCILAÇÃO DE 90° ATÉ 110° JÁ TROQUEI VÁLVULA TERMOSTÁTICA, RADIADOR E BOMBA D’ÁGUA É CONTINUA A MESMA COISA . ALGUMA ALMA VIVA PRA ME DA UMA LUZ ? KKKK

    Responder
  4. Valdenir da silva says:
    1 ano ago

    Tenho um monza 94 a alcool a água do reservatorio vasa sem ao menos ferver oque pode estar acontecendo

    Responder
    • VALTER DA COSTA SAMARTIN says:
      8 meses ago

      Boa noite. Já tentou trocar a tampa do reservatório?
      Coloca uma da marca click ou original.

      Responder
  5. Cesar Augusto Gonçalves says:
    1 ano ago

    Bom dia , tenho uma toro 1.8 flex , toda vez que pego uma subida Ingrid ela ferve a água e não baixa , já levei em 2 mecânicos e na concessionária, não encontram o problema e sempre dizem quê não tem nada , o quê pode ser?

    Responder
  6. Marcílio Rodrigues says:
    2 anos ago

    muito bom conteudo parabéns

    Responder
    • Julia says:
      2 anos ago

      Olá Marcílio! Valeu amigo, tamo junto! 😀

      Responder
  7. Claudia says:
    2 anos ago

    Me ajudou bastante obrigado

    Responder
    • Julia says:
      2 anos ago

      Olá Claudia, ficamos felizes por ter te ajudado. Tamo junto! 😉

      Responder
  8. José Inácio says:
    2 anos ago

    Bom dia, há dois dias atrás meu pálio fure 2005 baixou muito o líquido de arrefecimento do radiador, eu abasteci com um litro e meio de água, andei mais uns 100 km e ele baixou de novo a água do sistema, dai completei de novo, a partir dai não vazou mais, o sistema está funcionando normalmente de novo. O que pode ter acontecido?

    Responder
  9. Margaret Sibeko says:
    2 anos ago

    Muito bom gostei muito da explicacao ,foi muito detalhado

    Responder
    • Julia says:
      2 anos ago

      Olá Margaret! Ficamos felizes pelo seu comentário, amiga! Buscamos sempre fazer o melhor pra vocês! 😉

      Responder
  10. Israel Alves Rangel Filho says:
    2 anos ago

    Tenho um MONZA 500 EF, COM INJEÇÃO ELETRÔNICA, 2 O, SEMPRE GOI MEU. A UM MÊS, A NOITE, VINHA E PERTO DE CASA A LUZ DA TEMPERATURA ACENDEU E O MARCADOR ESTAVA LA EM CIMA. PAREI PORQUE ÁGUA EU SABIA QUET TINHA, ACHEI QUE FOSSE UMA MANGUEIRA ESTOURADA, NÃO ERa, e tinha água.. fui até em casa com o ar ligado, com o electroventilador virado em segunda velocidade. Parei na garagem e desliguei, o motor funciona vá normalmente. No dia seguinte. Liguei funcionou normalmente, mais a esquentou e acendeu a luz, mas não ligou o electroventilador. Pensei, é o Cebolão, comprei na GM, Original e com as devidas temperaturas. Coloquei. Liguei, e nada. Tudo do mesmo jeito. Troquei o sensor de temperatura, por um original. E nada. Comprei uma nova válvula termostática original. Na GM SUBSTITUII, mas nada resolveu, novamente o carro funciona normalmente, mas a temperatura sobe. PERGUNTO:- O QUE SERÁ, SR NO SISTEMA, QUEIMA DA JUNTA DO CABEÇOTE E OU A BOMBA D’ÁGUA. OBRIGADO.ABRACOS.

    Responder
  11. Diego Rodrigues de Oliveira says:
    2 anos ago

    Teenho um Fiat Palio Sporting quando eu passo dos 160 em uma velocidade constante acima disso ele eleva a temperatura acima do meio, notei que isso está acontecendo após isolar o radiador do ar quente, existe possibilidades disso ? Lembrando que bomba d’água e nova e original. Também notei que isso acontece em dias mais quentes, após reduzir a velocidade ele abaixa a temperatura novamente.

    Responder
  12. Gabriel says:
    2 anos ago

    Eu tenho um Ford ka sedã 2018 está fervendo já troquei válvula termostatica sensor de temperatura e nada continua fervendo e só ferve com carro em movimento

    Responder
  13. Ricardo says:
    2 anos ago

    Meu carro só dá entrada de ar pisando na alta oq deve ser bomba d’água

    Responder
  14. Maciel Diniz Tavares says:
    3 anos ago

    Boa noite eu lhe agradeço muito por esta aula quase completa! Eu digo quase porque eu quase resolvi o problema de arrefecimento do golf 2002 da minha irmã Mercê, hoje dia 6 de abril de 2020 eu viajei no golf de Goiânia-go. Para maraba-pa. Cheguei a parar duas vez por motivo de super aquecimento do motor a magueira do radiador desacoplou a água do reservatório secou eu enchi até completar o nivel maximo, liguei o carro o reservatório ferveu em menos de minutos agora não sei o que fazer! Amanhã vou levar na oficina quando resolver volto a dar informações para todos vocês, obrigado por esta aula rapida!

    Responder
    • Julia says:
      3 anos ago

      Olá Maciel! Ficamos felizes por ter ajudado você nesse momento complicado.
      Fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas. Abraços!

      Responder
  15. Gonçalo says:
    3 anos ago

    Depois que o carro trabalha, por exemplo 15/20 minutos é normal o líquido de refrigeração continuar frio?

    Responder
  16. Ronildon do Nascimento says:
    3 anos ago

    Boa tarde, gostei muito da explicação, mais ainda tenho dúvida em uma situação que ocorre no meu carro, pois em periodos muito quente quando eu ligo o ar tende a subir a temperatura e só abaixa quando eu desligo, eu já levei ao mecânico troquei bomba d’água, mangueira, válvula termostática feito limpeza do sistema já passou o skanne e aparentemente havia melhorado mais fiz um percurso mais longo e verifiquei que continua o mesmo problema, terei que volta a oficina mais li o artigo que vocês publicaram e gostaria de entender melhor essa relação pois já troquei tanta coisa e nada adiantou continuo com o mesmo problema? Tenho uma Daster 2013 2.0 obrigado.

    Responder
    • Gleudson says:
      2 anos ago

      Estou com o mesmo problema

      Responder
  17. Euripeda Aparecida Santos says:
    3 anos ago

    Tenho um celta 2002,pq ele ferve a água do radiador em pouco tempo andando?
    De um quarteirão ao outro,ela ferve que dá p escutar borbulhar!
    Daí eu paro e abro o capô,para resfriar o motor que por sua vez super aquece!!

    Aguardo retorno!
    Obgda!
    Boa noite

    Responder
    • Henrique Ribeiro says:
      2 anos ago

      Amigo verifiquei o reservatório de não há vazamento se não estão furado . Se estiver tudo ok leve um mecânico e verifique o cabeçote do seu carro a junta pode estar queimada ocasionando o superaquecimento .não demore muito pois se vc continuar andando com carro o carro fervendo pode piorar o problemas como entortando os pistões do motor.

      Responder
  18. Fernando Coelho says:
    3 anos ago

    O carro e um ROVER 45 OBRIGADO

    Responder
  19. Fernando Coelho says:
    3 anos ago

    ola boa noite agradeço que me ajude a entender o que faço quando a agua do sistema de referigiração fica fervendo em pouco tempo de andamento expulsando a agua do reservatório obrigado

    Responder
    • AGOSTINHO BAZA says:
      2 anos ago

      Olá!
      O meu carro é de marca Ford Edge 2014. Há um mês que se encontra na oficina sem nenhuma solução satisfatória de superaquecimento. Registou-se problemas de superaquecimento, mudamos a bomba de água, termóstato, sensor de temperatura, junta de cúpulas, radiador, líquido de refrigeração, infelizmente, continuamos a registar água fervendo. Não sabemos como ultrapassar esse problema

      Responder
  20. Edilson says:
    3 anos ago

    Muito boa gosta da explicação

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      3 anos ago

      Olá Edilson, tudo bem? Ficamos muito felizes, que tenha gostado do nosso conteúdo. Um abraço amigo! 😀

      Responder
  21. Flozinaldo Correa says:
    4 anos ago

    Ola,
    Meu carro é um Vitara Suzuki 4 x 4. O motor original era um 1.6, mas foi dado perda total devido um problema. Adaptei o motor do Monza 2.0.
    Estabilizou é funcionou bem, porém quando aquece, o sistema de aferrecimento não suporta e o motor começa a ficar fraco e falhando. Chegou a estourar a mangueira do radiador por duas vezes. O sistema todo está funcionando normal.
    O que posso fazer???

    Responder
  22. jose chitela says:
    4 anos ago

    estou feliz em saber mais do sistema de arrefecimento.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      4 anos ago

      Olá José, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback, sobre nossa matéria. Um abraço de toda equipe Chiptronic!

      Responder
    • Gessonias says:
      4 anos ago

      Parabéns, essa foi aula mas simples que já tive e que eu aprendi mais , muito obrigado realmente todos mortorista teria que conhece mais seu próprio carro

      Responder
    • Reginaldo Matias Barbosa says:
      2 anos ago

      O que provoca o Corte da corrente positiva para a Ventoinha provocando o aquecimento do Motor pois a ventoinha não aciona devido a isso.??. Não há nenhum fusível queimado.
      Veículo Prisma, mecânico 2013

      Responder
    • Patrícia says:
      1 ano ago

      Tenho um Siena 2015, que teve um superaquecimento na estrada. Paramos imediatamente, e verificamos falta de água no radiador. Colocamos água, esperamos esfriar e continuamos a viagem. Continuamos usando o carro normalmente, ele não perdeu força, não está fumaçando, mas quando aceleramos, a água do radiador ferve.

      Responder
      • Renato says:
        1 ano ago

        Tenho uma Montana 2004 ela hoje ferveu ..a água saiu toda na parte de cima da tampa

        Responder
  23. Marcus says:
    4 anos ago

    Meu carro um up 2016 com 85.000 km comecou a subir a temperatura chegando a 115 e reduzindo a 90 em transito livre. Foi trocado o reservatorio , feito a limpeza do radiador e troca liquido de arrefecimento . Apos uns 300 km rodados comecou a piscar a luz de temperatura e a luz q indica temperatura alta do liquido de arrefecimento se mantem acessa . A luz da temperatura para de piscar apaga se eu desligar o carro e normalmente volta a ascender dp de un s 15 minutos . Verifiquei tb q tinha abaixado o liquido de arrefecimento uns 2 dedos apos 4 dias e uns 350 km rodados . Levei de volta a oficina que trocou o reservatorio de agua . O q deve ser ?

    Responder
  24. Edmilson says:
    4 anos ago

    Muito bom o que é apresentado para primeiros cuidados contra o superaquecimento do motor do veículo.

    Responder

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