Um dos grandes problemas que assustam os motoristas no trânsito ou na estrada é o superaquecimento do motor do carro. Isso porque, sem o devido conhecimento do assunto, a situação do carro fervendo pode ficar ainda pior se não forem adotados os procedimentos corretos.
Nesse sentido, é de grande importância o entendimento do condutor sobre as causas e soluções para o problema, pois, além de evitar maiores danos, a adoção de práticas preventivas pode proporcionar maior economia e aumentar a vida útil do motor.
Pensando nisso, separamos as principais informações a respeito do tema. Continue lendo e fique por dentro do assunto!
O que é o superaquecimento do motor?
Antes de falar propriamente sobre o que leva à situação do carro fervendo, é importante esclarecer o funcionamento do sistema de arrefecimento. Para essa função, vários componentes trabalham em conjunto, tendo uma única função: manter o motor operando em temperaturas ideais.
Basicamente, esse sistema é formado pelo radiador, reservatório, válvula e bomba de água. Ele trabalha em circuito fechado seguindo o princípio de condução de calor, em que o líquido entra em contato com as paredes externas dos cilindros do motor “roubando” o seu calor e, consequentemente, regulando sua temperatura por meio de uma válvula que interliga o circuito ao radiador.
Qualquer problema que atrapalhe a troca correta de calor entre o líquido do sistema e o motor pode ocasionar o superaquecimento.
Existem várias causas para o aquecimento excessivo. Veja as principais a seguir.
Defeito na válvula termostática
O motor trabalha bem em temperaturas próximas a 90 °C. Quando esse valor é ultrapassado, a válvula termostática permite a passagem de água fria no circuito vinda do radiador, o que abaixa a temperatura do motor.
Caso esse componente trave na posição fechada, não haverá a refrigeração em temperaturas altas, ocasionando o superaquecimento.
Ar no circuito de arrefecimento
A entrada de ar no sistema é ocasionada devido à troca do fluido ou a simples abertura da tampa do reservatório. A presença desse ar faz com que o sensor de temperatura (em alguns modelos chamado de cebolão) não trabalhe corretamente. Dessa forma, o eletroventilador pode não ser acionado, provocando um aumento drástico da temperatura — o que leva ao carro fervendo.
Bomba d’água com defeito
A bomba d’água é responsável por manter a circulação do fluido pelo sistema. Com o tempo, essa peça pode apresentar vazamento ou desgaste nas pás.
No primeiro caso, sem haver a troca da peça, o vazamento de água fará com que o circuito de arrefecimento perca sua função. Já no segundo, a bomba perde sua vazão.
Isso faz com que a água no sistema não circule na velocidade ideal, causando o aquecimento excessivo do motor.
Vazamento de pressão
A pressão no circuito de arrefecimento proporciona um aumento do ponto de ebulição da água, permitindo que, mesmo em valores um pouco acima de 100 °C, a água permaneça no estado líquido.
Nesse sentido, quando há algum furo ou vazamento nos componentes do sistema, como em mangueiras e tubos, essa pressão diminui, acarretando não só a redução do ponto de ebulição como também a perda do fluido.
Falta de fluido no reservatório
O nível do reservatório pode ser um dos principais indicadores de um problema no sistema de arrefecimento. No entanto, muitos motoristas não têm o hábito de fazer a checagem desse item periodicamente e só percebem o defeito quando o carro apresenta sinais graves, como o superaquecimento, provocando danos ainda maiores ao motor.
Quais são as possíveis intervenções?
Checagem de mangueiras
As mangueiras do sistema podem apresentar furos ou rachaduras. Desse modo, é possível inspecionar visualmente se há algum tipo de vazamento.
Outra checagem prática é observar se, quando o carro começa a esquentar, há alguma mangueira do circuito em temperatura baixa. Nesse caso, significa que não está havendo circulação de água naquela região.
Verificação e limpeza do sistema de ventilação
O radiador e o eletroventilador são os principais componentes do sistema de ventilação que trabalham resfriando o líquido. Por estarem localizados atrás da grade dianteira do veículo, ficam expostos a agentes externos, como chuvas, poeira, pedras e insetos. Assim, é recomendado observar, com o auxílio de uma lanterna, se existe algum defeito nas peças.
Outro passo importante é a análise do estado da ventoinha, pois as pás podem estar danificadas ou o eletroventilador, travado. Em todo caso, o sistema deve estar desprovido de qualquer tipo de sujeira, sendo necessária a verificação de impurezas no fluido de refrigeração.
Teste do sensor de temperatura
O sensor de temperatura, assim como sua ligação elétrica, pode apresentar defeitos. Para saber se essa é a causa do carro fervendo, faça o seguinte teste: com o auxílio de um multímetro, verifique os valores de resistência do sensor e a continuidade da fiação do sistema para saber se há curto-circuito elétrico ou rompimento de algum condutor.
Inspeção do ponto de ignição
O ponto de ignição é o momento correto de ação da vela na etapa de combustão que compõe os 4 tempos do motor. Quando o ponto está incorreto, pode haver o aquecimento excessivo do motor devido à pré-ignição.
Dessa forma, é importante fazer a checagem desse ponto, pois, além do superaquecimento, isso pode provocar danos às peças internas do motor.
Uso do scanner diagnóstico
Para facilitar a avaliação, há ainda a possibilidade de utilizar o scanner diagnóstico em carros que apresentam injeção eletrônica. Por meio da comunicação com a central do carro (ECU), esse dispositivo consegue fazer um check-up completo do comportamento do motor, obtendo respostas dos sensores e atuadores do veículo e otimizando o tempo de manutenção.
Desse modo, qualquer falha no sistema de refrigeração (travamento do eletroventilador, indicação de temperatura alta pelos sensores etc.) poderá ser identificada pelo scanner, que também é capaz de reconhecer defeitos antigos que ficaram armazenados na memória da ECU.
Portanto, o superaquecimento, por mais temido que seja, pode ser corrigido sem grandes dificuldades. A adoção de ações preventivas garantem, sem dúvidas, uma maior economia e durabilidade das peças do motor. Por isso, alerte seus clientes sobre os perigos de um carro fervendo e oriente-os a sempre buscar ajuda qualificada para as manutenções.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja acrescentar alguma informação? Então, deixe seu comentário no post. Será um prazer ajudá-lo!
tenho um logan 2011 1.6 8 val quando fico parado no engarrafamento uns 10 a 15 minutos o marcador fica subindo do quarto para o sexto pontinho ocilando como se ia ferve , ai eu ligo o arcondicionado e ele comesa a dece voltando o normal.chega a fica com todos elementos aceso. oque devo fazer tenho medo de ferve .
Muito útil suas informações me serviu muito
Achei muito interessante as dicas
Olá Adauto, ficamos felizes em te ajudar!
Tenho um celta que a principio o ar condicionado não estava gelando, então levei pra arrumar e depois q veio do conserto o carro começou aquecer direto coisa que não acontecia. O que pode ser??
TENHO UM GOL G8 1.0 3 CILINDROS , A TEMPERATURA DELE FICA OSCILAÇÃO DE 90° ATÉ 110° JÁ TROQUEI VÁLVULA TERMOSTÁTICA, RADIADOR E BOMBA D’ÁGUA É CONTINUA A MESMA COISA . ALGUMA ALMA VIVA PRA ME DA UMA LUZ ? KKKK
Tenho um monza 94 a alcool a água do reservatorio vasa sem ao menos ferver oque pode estar acontecendo
Boa noite. Já tentou trocar a tampa do reservatório?
Coloca uma da marca click ou original.
Bom dia , tenho uma toro 1.8 flex , toda vez que pego uma subida Ingrid ela ferve a água e não baixa , já levei em 2 mecânicos e na concessionária, não encontram o problema e sempre dizem quê não tem nada , o quê pode ser?
muito bom conteudo parabéns
Olá Marcílio! Valeu amigo, tamo junto! 😀
Me ajudou bastante obrigado
Olá Claudia, ficamos felizes por ter te ajudado. Tamo junto! 😉
Bom dia, há dois dias atrás meu pálio fure 2005 baixou muito o líquido de arrefecimento do radiador, eu abasteci com um litro e meio de água, andei mais uns 100 km e ele baixou de novo a água do sistema, dai completei de novo, a partir dai não vazou mais, o sistema está funcionando normalmente de novo. O que pode ter acontecido?
Muito bom gostei muito da explicacao ,foi muito detalhado
Olá Margaret! Ficamos felizes pelo seu comentário, amiga! Buscamos sempre fazer o melhor pra vocês! 😉
Tenho um MONZA 500 EF, COM INJEÇÃO ELETRÔNICA, 2 O, SEMPRE GOI MEU. A UM MÊS, A NOITE, VINHA E PERTO DE CASA A LUZ DA TEMPERATURA ACENDEU E O MARCADOR ESTAVA LA EM CIMA. PAREI PORQUE ÁGUA EU SABIA QUET TINHA, ACHEI QUE FOSSE UMA MANGUEIRA ESTOURADA, NÃO ERa, e tinha água.. fui até em casa com o ar ligado, com o electroventilador virado em segunda velocidade. Parei na garagem e desliguei, o motor funciona vá normalmente. No dia seguinte. Liguei funcionou normalmente, mais a esquentou e acendeu a luz, mas não ligou o electroventilador. Pensei, é o Cebolão, comprei na GM, Original e com as devidas temperaturas. Coloquei. Liguei, e nada. Tudo do mesmo jeito. Troquei o sensor de temperatura, por um original. E nada. Comprei uma nova válvula termostática original. Na GM SUBSTITUII, mas nada resolveu, novamente o carro funciona normalmente, mas a temperatura sobe. PERGUNTO:- O QUE SERÁ, SR NO SISTEMA, QUEIMA DA JUNTA DO CABEÇOTE E OU A BOMBA D’ÁGUA. OBRIGADO.ABRACOS.
Teenho um Fiat Palio Sporting quando eu passo dos 160 em uma velocidade constante acima disso ele eleva a temperatura acima do meio, notei que isso está acontecendo após isolar o radiador do ar quente, existe possibilidades disso ? Lembrando que bomba d’água e nova e original. Também notei que isso acontece em dias mais quentes, após reduzir a velocidade ele abaixa a temperatura novamente.
Eu tenho um Ford ka sedã 2018 está fervendo já troquei válvula termostatica sensor de temperatura e nada continua fervendo e só ferve com carro em movimento
Meu carro só dá entrada de ar pisando na alta oq deve ser bomba d’água
Boa noite eu lhe agradeço muito por esta aula quase completa! Eu digo quase porque eu quase resolvi o problema de arrefecimento do golf 2002 da minha irmã Mercê, hoje dia 6 de abril de 2020 eu viajei no golf de Goiânia-go. Para maraba-pa. Cheguei a parar duas vez por motivo de super aquecimento do motor a magueira do radiador desacoplou a água do reservatório secou eu enchi até completar o nivel maximo, liguei o carro o reservatório ferveu em menos de minutos agora não sei o que fazer! Amanhã vou levar na oficina quando resolver volto a dar informações para todos vocês, obrigado por esta aula rapida!
Olá Maciel! Ficamos felizes por ter ajudado você nesse momento complicado.
Fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas. Abraços!
Depois que o carro trabalha, por exemplo 15/20 minutos é normal o líquido de refrigeração continuar frio?
Boa tarde, gostei muito da explicação, mais ainda tenho dúvida em uma situação que ocorre no meu carro, pois em periodos muito quente quando eu ligo o ar tende a subir a temperatura e só abaixa quando eu desligo, eu já levei ao mecânico troquei bomba d’água, mangueira, válvula termostática feito limpeza do sistema já passou o skanne e aparentemente havia melhorado mais fiz um percurso mais longo e verifiquei que continua o mesmo problema, terei que volta a oficina mais li o artigo que vocês publicaram e gostaria de entender melhor essa relação pois já troquei tanta coisa e nada adiantou continuo com o mesmo problema? Tenho uma Daster 2013 2.0 obrigado.
Estou com o mesmo problema
Tenho um celta 2002,pq ele ferve a água do radiador em pouco tempo andando?
De um quarteirão ao outro,ela ferve que dá p escutar borbulhar!
Daí eu paro e abro o capô,para resfriar o motor que por sua vez super aquece!!
Aguardo retorno!
Obgda!
Boa noite
Amigo verifiquei o reservatório de não há vazamento se não estão furado . Se estiver tudo ok leve um mecânico e verifique o cabeçote do seu carro a junta pode estar queimada ocasionando o superaquecimento .não demore muito pois se vc continuar andando com carro o carro fervendo pode piorar o problemas como entortando os pistões do motor.
O carro e um ROVER 45 OBRIGADO
ola boa noite agradeço que me ajude a entender o que faço quando a agua do sistema de referigiração fica fervendo em pouco tempo de andamento expulsando a agua do reservatório obrigado
Olá!
O meu carro é de marca Ford Edge 2014. Há um mês que se encontra na oficina sem nenhuma solução satisfatória de superaquecimento. Registou-se problemas de superaquecimento, mudamos a bomba de água, termóstato, sensor de temperatura, junta de cúpulas, radiador, líquido de refrigeração, infelizmente, continuamos a registar água fervendo. Não sabemos como ultrapassar esse problema
Muito boa gosta da explicação
Olá Edilson, tudo bem? Ficamos muito felizes, que tenha gostado do nosso conteúdo. Um abraço amigo! 😀
Ola,
Meu carro é um Vitara Suzuki 4 x 4. O motor original era um 1.6, mas foi dado perda total devido um problema. Adaptei o motor do Monza 2.0.
Estabilizou é funcionou bem, porém quando aquece, o sistema de aferrecimento não suporta e o motor começa a ficar fraco e falhando. Chegou a estourar a mangueira do radiador por duas vezes. O sistema todo está funcionando normal.
O que posso fazer???
estou feliz em saber mais do sistema de arrefecimento.
Olá José, tudo bem? Ficamos muito felizes com seu feedback, sobre nossa matéria. Um abraço de toda equipe Chiptronic!
Parabéns, essa foi aula mas simples que já tive e que eu aprendi mais , muito obrigado realmente todos mortorista teria que conhece mais seu próprio carro
O que provoca o Corte da corrente positiva para a Ventoinha provocando o aquecimento do Motor pois a ventoinha não aciona devido a isso.??. Não há nenhum fusível queimado.
Veículo Prisma, mecânico 2013
Tenho um Siena 2015, que teve um superaquecimento na estrada. Paramos imediatamente, e verificamos falta de água no radiador. Colocamos água, esperamos esfriar e continuamos a viagem. Continuamos usando o carro normalmente, ele não perdeu força, não está fumaçando, mas quando aceleramos, a água do radiador ferve.
Tenho uma Montana 2004 ela hoje ferveu ..a água saiu toda na parte de cima da tampa
Meu carro um up 2016 com 85.000 km comecou a subir a temperatura chegando a 115 e reduzindo a 90 em transito livre. Foi trocado o reservatorio , feito a limpeza do radiador e troca liquido de arrefecimento . Apos uns 300 km rodados comecou a piscar a luz de temperatura e a luz q indica temperatura alta do liquido de arrefecimento se mantem acessa . A luz da temperatura para de piscar apaga se eu desligar o carro e normalmente volta a ascender dp de un s 15 minutos . Verifiquei tb q tinha abaixado o liquido de arrefecimento uns 2 dedos apos 4 dias e uns 350 km rodados . Levei de volta a oficina que trocou o reservatorio de agua . O q deve ser ?
Muito bom o que é apresentado para primeiros cuidados contra o superaquecimento do motor do veículo.