Todo mecânico sabe da importância do sistema de lubrificação para o funcionamento adequado do motor e de seus componentes. Isso porque ele é responsável pela proteção contra o desgaste e quebra de peças do veículo e pelo controle da temperatura de certas partes móveis do bloco de cilindros.
Quer saber mais sobre como fazer uma avaliação do funcionamento desse conjunto? Então, continue lendo este texto!
O sistema de lubrificação
Antes de passarmos uma lista de possíveis problemas que podem ser encontrados nesse sistema e como diagnosticá-los, é importante realizarmos um apanhado geral sobre o funcionamento desse setor tão relevante na mecânica dos automóveis.
O que é o sistema de lubrificação?
A parte de lubrificação do carro é o conjunto responsável, principalmente, pela conservação das peças móveis dentro do bloco do motor, como as bielas, o virabrequim, os pistões e as engrenagens em geral. Ou seja, tudo que está em rotação no coração do veículo.
As peças que compõem o sistema de lubrificação são:
- cárter de óleo: depósito onde o líquido fica armazenado;
- pescador ou captador de óleo: peça responsável por colher o óleo do cárter;
- bomba de óleo: equipamento que suga o óleo do cárter e o distribui ao motor;
- filtro de óleo: parte que filtra as impurezas do sistema;
- válvula de alívio de pressão: mecanismo de segurança do sistema.
Como ele funciona?
Agora que sabemos quais são os componentes responsáveis pela lubrificação do motor, vamos entender como eles interagem para fazer seu trabalho.
O princípio da atividade do sistema de lubrificação é bem básico. Primeiramente, o óleo fica armazenado no cárter e, em seguida, a bomba o suga do reservatório por meio do pescador e o passa pelo filtro para retirar suas impurezas.
Após a filtragem, o óleo é distribuído pelo sistema, lubrificando os componentes móveis e as paredes internas do bloco de cilindros. Ao alcançar essas partes, o líquido forma uma película fina entre as peças do conjunto, permitindo que elas funcionem com o mínimo de desgaste e em temperatura ideal.
Depois desse processo, temos a segunda parte do funcionamento do sistema. A etapa de reaproveitamento e de redistribuição do óleo.
Como o óleo é bombeado de acordo com o movimento do carro, em algum momento seu nível dentro do bloco do motor ficará muito alto. Esse excesso é redirecionado naturalmente de volta para o cárter e o processo é reiniciado.
Por fim, caso algum problema aconteça dentro do sistema e a pressão fique muito alta, por exemplo, a válvula de alívio de pressão abrirá uma passagem segura para o óleo seguir de volta para o armazenamento e evitar quebras.
Os problemas no sistema de lubrificação e como diagnosticá-los
Para avaliar o funcionamento dessa região do carro é importante ficar atento aos principais problemas que podem ocorrer e identificá-los o quando antes. Por isso, veja a seguir os possíveis defeitos que podem ser encontrados.
Vazamentos
A primeira anormalidade que pode ser detectada no sistema são os vazamentos. A perda de óleo do motor para o meio externo pode gerar muitos problemas, pois isso faz com que o veículo rode sem a quantidade necessária do líquido lubrificante.
O primeiro sinal de alerta são as poças que se formam debaixo do veículo. Após detectar esse problema, busque por mangueiras rachadas ou estouradas e também verifique as buchas e juntas do cabeçote. Elas podem estar ressecadas, deixando o óleo escapar.
Consumo excessivo de combustível
Quando o carro ou moto está consumindo combustível acima do normal, algo não está certo no sistema de lubrificação. Isso faz com que o motor tenha que compensar o maior atrito na unidade de potência.
Avalie o consumo do motor e perceba se há alguma anormalidade. Se houver, isso indica que está faltando óleo no sistema.
Consumo excessivo de óleo
Além do combustível, é necessário ficar atendo à quantidade de óleo que está sendo gasta no veículo. Se as trocas do líquido lubrificante precisam ser feitas antes do esperado, é sinal de que há alguma falha no sistema.
Esse defeito pode ocorrer devido a vazamentos, utilização de óleos com o nível de viscosidade incorreto e também pelo acúmulo de resíduos no circuito de lubrificação. Por isso, ao se deparar com um consumo do fluido acima da média, vá atrás das causas citadas.
Desgaste de peças
Outro ponto que pode indicar a falta de óleo no sistema é o desgaste nas peças. Se esses componentes estão danificados, isso significa que não há líquido lubrificante suficiente ou a viscosidade está incorreta.
Formação de borras
Com o movimento do carro e a combustão no motor, sujeira e resíduos podem entrar no cárter do sistema de lubrificação e formar depósitos, as famosas borras. Isso faz com que componentes móveis não se movimentem corretamente e até fiquem presos.
Esse problema pode ser identificado observando o consumo de óleo e combustível. Se estiver fora do normal, há um forte indício de que o filtro de óleo está com defeito e, portanto, não está retendo as impurezas.
Variação na pressão do óleo
Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos. Sabendo disso, as principais causas de alteração na pressão são as seguintes:
- alta pressão: sistema entupido, válvula de alívio com defeito, óleo com viscosidade incorreta ou baixa temperatura;
- baixa pressão: bomba com defeito, óleo com temperatura alta, vazamentos na entrada de combustível no sistema e óleo insuficiente;
- pressão flutuante: válvula de pressão com defeito, cárter com quantidade insuficiente de líquido lubrificante ou sistema entupido;
- pressão nula: sensor de pressão com defeito, entupimentos na aspiração do fluido, falta de óleo e danos na bomba.
Avaliação do sistema de lubrificação
Agora que já passamos pelas principais especificações e defeitos do conjunto de lubrificação de um motor, vamos entender a melhor maneira de avaliar esse sistema.
Comece sempre observando as anormalidades mais evidentes, como vazamentos e consumo excessivo dos fluidos do veículo. Em seguida, vá para uma investigação mais detalhada, procurando identificar borras, defeitos nos filtros e falhas relacionadas à pressão. Com isso, as causas do problema serão identificadas com facilidade.
Por fim, deixamos aqui uma dica valiosa que facilitará o seu trabalho: a utilização de scanners para avaliar o sistema de lubrificação do veículo. Com a maior integração entre a parte elétrica e mecânica, a escolha de um apoio tecnológico é bem interessante e deve ser levado em conta.
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Boa noite.
Eu tenho carro motor 14b com problema de bomba de óleo, substituiu se a bomba o carro só lubrica 10 minutos depois acende o piloto quando acelerar apaga depois de um tempo já não apaga mais mesmo acerelar será é abomba nova não está bom? Ajude me favor
Olá clemente, tudo bem? Parece que, apesar de substituir a bomba de óleo do seu carro, ainda há problemas de lubrificação. Possíveis causas incluem a bomba de óleo defeituosa, mesmo que você tenha trocado, filtro de óleo entupido, nível de óleo baixo, pressão de óleo insuficiente, problemas no sensor de pressão de óleo ou problemas internos no motor. Recomenda-se verificar cada uma dessas causas e, se necessário, consultar um mecânico para avaliação e reparo adequado.
Boa tarde. O meu carro não está lubrificar. Qual deve ser o problema?
Olá Miguel, como vai? Se o seu carro não está lubrificando corretamente, isso é um problema sério que requer muita atenção! Pode estar relacionado com o filtro obstruído, bomba com defeito ou até mesmo a pressão do óleo. Diante desse cenário, é fundamental que você leve o seu carro a um mecânico qualificado o mais rápido possível para diagnosticar e corrigir o problema. Ignorar a falta de lubrificação pode levar a danos graves no motor e a custos de reparo muito mais altos. Sugerimos que não continue a dirigir o veículo até que o problema seja resolvido adequadamente. Um grande abraço da equipe Chiptronic.
Preciso de ajuda…a 3 dias verifiquei o óleo na vareta e estava tudo em ordem…hoje fui verificar o nível do óleo e não tinha nada de óleo, tava seco a vareta, e não há nenhum indício de vazamento, e a luz do óleo no painel não acendeu…
Olá Caiubi, Dada a situação, é importante abordar essa questão o mais rápido possível para evitar danos ao motor. Embora você não veja indícios de vazamento no chão, é possível que haja um vazamento interno no motor, como em selos ou gaxetas defeituosas. Esse tipo de vazamento pode fazer com que o óleo seja queimado no motor sem deixar vestígios visíveis. Também é possível que o motor está com um consumo excessivo de óleo, devido ao desgaste de peças internas. Recomendo que você leve o veículo a um mecânico de confiança ou a uma oficina especializada para realizar uma inspeção completa e diagnóstico adequado. Eles podem realizar testes para verificar se há vazamentos internos, realizar uma inspeção visual mais detalhada do motor e determinar a causa raiz do problema. Lembre-se de não dirigir o veículo se o nível de óleo estiver muito baixo, pois isso pode causar danos sérios ao motor.
Ao ligar o motor do meu Jimny pela manha ou após ficar parado por um periodo, apresenta um barulho como se o oleo não estivesse chegando na parte superior (coisa rápida alguns segundos) fui a uma oficina não especializada eme aconselharam a trocar a valvula solenoide de controle do óleo, como não tenho experiencia peço a sua colaboração informando se estaria correto o diagnostico. Grato
Olá Antonio, tudo certo? Como esse é um caso específico e que requer uma análise adequada do veículo, não podemos te dar a informação precisa sobre o problema. Mas recomendamos que procure um atendimento especializado e que tenha condição de auxiliar e examinar bem o seu caso.
O meu carro Tá consumindo olho esencivamenti gastei tres litro de olho dentro de tres dias Nao sei o que faser
peço Ajuda em termos de orientação para ser constante em solucionar os problemas do meu Veiculo ( Suzuki alto 800)
Troquei a bomba de óleo, porque a antiga 3stava desgastada, mas mesmo assim não está a lubrificar?
O que faço?
Mudei abomba de óleo mesmo assim para o aparador lubricar de mora muito o carro motor yundai i 20 2014
Bom dia. Comigo aconteceu o mesmo troquei a Bomba de Òleo do meu Spark1, e continua a não lubrificar. o que faço? ajudem por favor!
Boa tarde caro amigos eu troquei a bomba de óleo nas o carro continua a não lubrificar como deve ser pode ser o quê
Bom dia ,amigao troquei a bomba de oleo do meu omega 2.2 pois a pressao no manometro estrava 0. Com a bomba de oleo nova a pressao subiu em 2 bars na lenta. mas com 2 minutos ela caio a pressao pra quase 0 tambem ,passei um ar no sistema q conectei manometro e quando ligo ele comesa a variar de 0 a 1 bar agora
Olá boa tarde tenho uma duvida meu Amigo,
Se a bomba de pré lubrificação ficar em funcionamento direto por um esquecimento por ex: a pessoa põem em modo manual e o motor entra em operação, isso pode ocorrer um superaquecimento no cárter e causar uma explosão?
Olá. Eu sou Higildo Pedro.
Meu carro teve problema da bomba de óleo.
Substituímos e agora o rolantim não ezta no seu estado normal está a soluçar. O que faço.