Chiptronic
Loja online
  • Início
  • Materiais gratuitos
  • Loja online
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • Autos
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Diesel
  • Motos
  • E-books
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result

Como avaliar se o sistema de lubrificação está funcionando?

11 de agosto de 2021
0
8

Todo mecânico sabe da importância do sistema de lubrificação para o funcionamento adequado do motor e de seus componentes. Isso porque ele é responsável pela proteção contra o desgaste e quebra de peças do veículo e pelo controle da temperatura de certas partes móveis do bloco de cilindros.

Quer saber mais sobre como fazer uma avaliação do funcionamento desse conjunto? Então, continue lendo este texto!

O sistema de lubrificação

Antes de passarmos uma lista de possíveis problemas que podem ser encontrados nesse sistema e como diagnosticá-los, é importante realizarmos um apanhado geral sobre o funcionamento desse setor tão relevante na mecânica dos automóveis.

O que é o sistema de lubrificação?

A parte de lubrificação do carro é o conjunto responsável, principalmente, pela conservação das peças móveis dentro do bloco do motor, como as bielas, o virabrequim, os pistões e as engrenagens em geral. Ou seja, tudo que está em rotação no coração do veículo.

As peças que compõem o sistema de lubrificação são:

  • cárter de óleo: depósito onde o líquido fica armazenado;
  • pescador ou captador de óleo: peça responsável por colher o óleo do cárter;
  • bomba de óleo: equipamento que suga o óleo do cárter e o distribui ao motor;
  • filtro de óleo: parte que filtra as impurezas do sistema;
  • válvula de alívio de pressão: mecanismo de segurança do sistema.

Como ele funciona?

Agora que sabemos quais são os componentes responsáveis pela lubrificação do motor, vamos entender como eles interagem para fazer seu trabalho.

O princípio da atividade do sistema de lubrificação é bem básico. Primeiramente, o óleo fica armazenado no cárter e, em seguida, a bomba o suga do reservatório por meio do pescador e o passa pelo filtro para retirar suas impurezas.

Após a filtragem, o óleo é distribuído pelo sistema, lubrificando os componentes móveis e as paredes internas do bloco de cilindros. Ao alcançar essas partes, o líquido forma uma película fina entre as peças do conjunto, permitindo que elas funcionem com o mínimo de desgaste e em temperatura ideal.

Depois desse processo, temos a segunda parte do funcionamento do sistema. A etapa de reaproveitamento e de redistribuição do óleo.

Como o óleo é bombeado de acordo com o movimento do carro, em algum momento seu nível dentro do bloco do motor ficará muito alto. Esse excesso é redirecionado naturalmente de volta para o cárter e o processo é reiniciado.

Por fim, caso algum problema aconteça dentro do sistema e a pressão fique muito alta, por exemplo, a válvula de alívio de pressão abrirá uma passagem segura para o óleo seguir de volta para o armazenamento e evitar quebras.

Os problemas no sistema de lubrificação e como diagnosticá-los

Para avaliar o funcionamento dessa região do carro é importante ficar atento aos principais problemas que podem ocorrer e identificá-los o quando antes. Por isso, veja a seguir os possíveis defeitos que podem ser encontrados.

Vazamentos

A primeira anormalidade que pode ser detectada no sistema são os vazamentos. A perda de óleo do motor para o meio externo pode gerar muitos problemas, pois isso faz com que o veículo rode sem a quantidade necessária do líquido lubrificante.

O primeiro sinal de alerta são as poças que se formam debaixo do veículo. Após detectar esse problema, busque por mangueiras rachadas ou estouradas e também verifique as buchas e juntas do cabeçote. Elas podem estar ressecadas, deixando o óleo escapar.

Consumo excessivo de combustível

Quando o carro ou moto está consumindo combustível acima do normal, algo não está certo no sistema de lubrificação. Isso faz com que o motor tenha que compensar o maior atrito na unidade de potência.

Avalie o consumo do motor e perceba se há alguma anormalidade. Se houver, isso indica que está faltando óleo no sistema.

Consumo excessivo de óleo

Além do combustível, é necessário ficar atendo à quantidade de óleo que está sendo gasta no veículo. Se as trocas do líquido lubrificante precisam ser feitas antes do esperado, é sinal de que há alguma falha no sistema.

Esse defeito pode ocorrer devido a vazamentos, utilização de óleos com o nível de viscosidade incorreto e também pelo acúmulo de resíduos no circuito de lubrificação. Por isso, ao se deparar com um consumo do fluido acima da média, vá atrás das causas citadas.

Desgaste de peças

Outro ponto que pode indicar a falta de óleo no sistema é o desgaste nas peças. Se esses componentes estão danificados, isso significa que não há líquido lubrificante suficiente ou a viscosidade está incorreta.

Formação de borras

Com o movimento do carro e a combustão no motor, sujeira e resíduos podem entrar no cárter do sistema de lubrificação e formar depósitos, as famosas borras. Isso faz com que componentes móveis não se movimentem corretamente e até fiquem presos.

Esse problema pode ser identificado observando o consumo de óleo e combustível. Se estiver fora do normal, há um forte indício de que o filtro de óleo está com defeito e, portanto, não está retendo as impurezas.

Variação na pressão do óleo

Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos. Sabendo disso, as principais causas de alteração na pressão são as seguintes:

  • alta pressão: sistema entupido, válvula de alívio com defeito, óleo com viscosidade incorreta ou baixa temperatura;
  • baixa pressão: bomba com defeito, óleo com temperatura alta, vazamentos na entrada de combustível no sistema e óleo insuficiente;
  • pressão flutuante: válvula de pressão com defeito, cárter com quantidade insuficiente de líquido lubrificante ou sistema entupido;
  • pressão nula: sensor de pressão com defeito, entupimentos na aspiração do fluido, falta de óleo e danos na bomba.

Avaliação do sistema de lubrificação

Agora que já passamos pelas principais especificações e defeitos do conjunto de lubrificação de um motor, vamos entender a melhor maneira de avaliar esse sistema.

Comece sempre observando as anormalidades mais evidentes, como vazamentos e consumo excessivo dos fluidos do veículo. Em seguida, vá para uma investigação mais detalhada, procurando identificar borras, defeitos nos filtros e falhas relacionadas à pressão. Com isso, as causas do problema serão identificadas com facilidade.

Por fim, deixamos aqui uma dica valiosa que facilitará o seu trabalho: a utilização de scanners para avaliar o sistema de lubrificação do veículo. Com a maior integração entre a parte elétrica e mecânica, a escolha de um apoio tecnológico é bem interessante e deve ser levado em conta.

Gostou deste texto? As informações sobre como avaliar um sistema de lubrificação foram úteis? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e veja os conteúdos que publicamos por lá. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Google+.

Follow us on Social Media
twitter facebook instagram youtube
Tags: diagnosticoMecânica de carrosMotoroficina de carrossistema de lubrificação
Previous Post

Por que você deve investir em um curso de imobilizadores

Next Post

Carro fervendo: saiba o que significa e como resolver o problema

Next Post

Carro fervendo: saiba o que significa e como resolver o problema

6 softwares para mecânicos indispensáveis em uma oficina

Comments 8

  1. Robson da Silva Gabriel says:
    2 anos ago

    Olá boa tarde tenho uma duvida meu Amigo,
    Se a bomba de pré lubrificação ficar em funcionamento direto por um esquecimento por ex: a pessoa põem em modo manual e o motor entra em operação, isso pode ocorrer um superaquecimento no cárter e causar uma explosão?

    Responder
    • Higildo Pedro says:
      7 meses ago

      Olá. Eu sou Higildo Pedro.
      Meu carro teve problema da bomba de óleo.
      Substituímos e agora o rolantim não ezta no seu estado normal está a soluçar. O que faço.

      Responder
  2. Guilherme says:
    2 anos ago

    Bom dia ,amigao troquei a bomba de oleo do meu omega 2.2 pois a pressao no manometro estrava 0. Com a bomba de oleo nova a pressao subiu em 2 bars na lenta. mas com 2 minutos ela caio a pressao pra quase 0 tambem ,passei um ar no sistema q conectei manometro e quando ligo ele comesa a variar de 0 a 1 bar agora

    Responder
  3. Alfredo says:
    2 anos ago

    Boa tarde caro amigos eu troquei a bomba de óleo nas o carro continua a não lubrificar como deve ser pode ser o quê

    Responder
  4. Albino Segunda Sambambi says:
    1 ano ago

    Bom dia. Comigo aconteceu o mesmo troquei a Bomba de Òleo do meu Spark1, e continua a não lubrificar. o que faço? ajudem por favor!

    Responder
  5. anibalhossigoi says:
    1 ano ago

    Mudei abomba de óleo mesmo assim para o aparador lubricar de mora muito o carro motor yundai i 20 2014

    Responder
  6. CaraShow says:
    1 ano ago

    Troquei a bomba de óleo, porque a antiga 3stava desgastada, mas mesmo assim não está a lubrificar?
    O que faço?

    Responder
  7. Geovanni Martins says:
    9 meses ago

    peço Ajuda em termos de orientação para ser constante em solucionar os problemas do meu Veiculo ( Suzuki alto 800)

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog
  • Chipcast
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Dieseldiag
  • Free Lightweight Modules Repair Course
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • obdmap
Facebook Twitter Youtube LinkedIn Instagram

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

Posts Recentes

7 erros que você comete e podem prejudicar a moto

7 erros que você comete e podem prejudicar a moto

9 de junho de 2022
Top 5 2020: as matérias mais acessadas do ano

TOP 5 2020: descubra os posts mais acessados sobre tecnologia automotiva

10 de agosto de 2021
reparos em módulos, 3 motivos para se especializar

Reparos em módulos: 3 fortes motivos para se especializar!

19 de novembro de 2021
tecnologia para diagnóstico de motocicletas

7 tecnologias para diagnóstico de motocicletas

6 de outubro de 2021

© 2019 Todos os direitos reservados

No Result
View All Result

© 2019 Todos os direitos reservados

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In