Quando o veículo apresenta algum problema, nada pior do que descobrir que tudo poderia ter sido evitado se alguma peça tivesse sido trocada com antecedência. Entre os equipamentos simples que podem causar grandes aborrecimentos no futuro está o filtro de combustível, que merece atenção especial.
Como a peça previne a entrada de impurezas no motor, ela é de vital importância para o bom funcionamento do automóvel. Sendo assim, conhecer os sintomas do filtro de combustível sujo pode facilitar bastante a sua vida e a de seu cliente, evitando que as falhas se tornem uma verdadeira bola de neve.
Além disso, esse conhecimento é essencial para que você entenda o funcionamento do filtro e oriente os motoristas com as informações certas, como a necessidade de realizar revisões periódicas para deixar o veículo em ótimas condições.
Se você ainda não tem certeza se é hora de substituir o equipamento por um novo, não se preocupe. Preparamos este post com dicas importantes sobre o filtro de combustível a fim de ajudá-lo a identificar o momento certo de fazer a substituição. Acompanhe!
Função do filtro de combustível
Como o próprio nome já diz, essa peça serve para filtrar o combustível que passa pelo motor — seja ele movido a gasolina, álcool ou diesel —, evitando que impurezas danifiquem sua estrutura.
Assim, o filtro impede que partículas que estejam no tanque do carro, como ferrugem, pó, água ou sujeira, cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor, preservando a sua vida útil.
No Brasil, os primeiros filtros de combustível, fabricados entre 1950 e 1960, eram formados basicamente por uma lata perfurada com estopa prensada e recravada como acabamento.
Hoje em dia, o equipamento é feito com uma estrutura de nylon, aço ou alumínio e conta com um papel filtrante de alta eficiência, criado à base de fibras de celulose com furos capilares e calibrados. Muita coisa mudou com o passar do tempo, mas a necessidade de trocar a peça periodicamente continua.
Vale lembrar que os carros movidos a gasolina ou álcool podem receber filtros para motores carburadores e com injeção eletrônica, que são constituídos pelos materiais que mencionamos logo acima (nylon, aço ou alumínio).
Já os filtros destinados a motores a diesel, principalmente para veículos pesados — como ônibus e caminhões —, são feitos com um material especial, capaz de impedir que os resíduos danifiquem as peças da injeção do diesel. Afinal, esse sistema é bem diferente daquele presente em carros de passeio.
Só para ter uma ideia, alguns filtros para motores a diesel contam com um sistema de dreno muito apurado, capaz de separar toda água que possa estar no sistema. Eles podem ser feitos de lã, cartucho ou material blindado.
A importância do equipamento
Se você ainda não se convenceu sobre a importância do filtro de combustível, saiba que ele é a principal proteção tanto da bomba de combustível quanto dos outros componentes da injeção eletrônica, como bicos, carburadores e orifícios do sistema.
Como você sabe, esses materiais são extremamente sensíveis e precisam de muito cuidado. É nessa hora que entra o importante papel do filtro, essencial para proteger todas as peças e evitar eventuais danos causados por sujeiras.
Além disso, quando o filtro de combustível está muito entupido, diversos problemas começam a aparecer no veículo, desde a perda de desempenho no trânsito até danos maiores à estrutura do automóvel, como a queima da bomba de combustível. Esse assunto você confere daqui a pouco.
Localização do filtro de combustível
O primeiro passo para entender os sintomas do filtro de combustível sujo é descobrir o local em que essa peça se encontra. Como sua função é filtrar o combustível que passa do tanque para o motor, é fácil perceber que ela deve estar entre o tanque e o motor.
No entanto, isso pode variar um pouco de acordo com o modelo do veículo: a grande maioria tem motor frontal, enquanto outros o têm na traseira ou mesmo no centro.
Além de remover resíduos sólidos e impurezas, o filtro de combustível também elimina a água presente na estrutura, se houver alguma. Tais resíduos podem danificar o sistema de injeção eletrônica, afetar o funcionamento do motor e aumentar a emissão de poluentes, sem falar que a água pode gerar ferrugem — o pesadelo de qualquer motorista.
Um filtro em bom estado garante a economia de combustível e a segurança do motorista ao dirigir, contribuindo para um trânsito mais tranquilo e seguro.
Problemas causados pelo mau estado do filtro de combustível
Como a função do filtro é proteger o motor de impurezas e umidade, é exatamente ele que vai apresentar os primeiros sinais de problemas. Falhas na hora de acelerar, principalmente em marchas lentas, e dificuldade ao arrancar podem significar que o filtro de combustível está sujo ou até mesmo entupido.
Nesses casos, a menor vazão do tanque para o motor pode provocar vazamentos de combustível, que facilmente acabam se transformando em danos ainda mais sérios com o passar do tempo.
Assim, você deve verificar a situação o quanto antes, pois um filtro saturado também pode se romper e deixar o combustível passar sem a limpeza. Com isso, as fibras de papel, que são o elemento filtrante, e os próprios resíduos acumulados poderão alcançar o sistema de injeção e o motor, causando vários estragos e reduzindo a vida útil do veículo.
Em alguns casos, é possível até mesmo notar sinais de ferrugem na estrutura, já que a umidade também ficará retida. Ou seja, é muito mais seguro e econômico trocar o filtro de combustível antes que problemas maiores apareçam.
Identificando a hora da troca
Não são poucos os sinais apresentados pelo veículo de que há algo errado com o filtro de combustível. O importante é orientar seus clientes a ficarem sempre atentos e procurarem uma oficina o quanto antes caso algum deles apareça.
Abaixo você confere os principais sinais de que é hora de realizar a troca.
Dificuldade para arrancar com o carro
Como já mencionamos, o filtro de combustível fica entre o motor e o tanque, limpando o combustível que passa entre um e outro. Isso significa que, quando a peça está obstruída, o líquido encontra mais dificuldade para passar entre esses dois pontos.
Naturalmente, isso vai afetar o processo de ignição do veículo e, por isso, é um dos primeiros sintomas de que existe sujeira no equipamento.
Se o combustível não chega até o motor de forma rápida, o motorista terá bastante dificuldade para dar partida no veículo. Nesse cenário, o fluxo pode ficar muito fraco e impedir o funcionamento adequado do automóvel, sendo necessário fazer logo a troca desse material.
Imagine a cena: o motorista está parado no farol vermelho e, assim que o sinal verde aparece, o carro não consegue arrancar, impedindo todo o tráfego na via. Além de comprometer a segurança do próprio condutor, isso pode causar acidentes sérios e colocar em risco a vida de diversas pessoas no trânsito.
Por isso é tão importante conferir se o filtro de combustível não está sujo e nem entupido antes de colocar o automóvel para rodar, evitando que situações como essa aconteçam. Com cuidado e atenção, o veículo poderá fazer o seu trabalho da forma como deve sem afetar as boas práticas ao volante.
Perda de eficiência no consumo de combustível
Outro efeito colateral de um filtro muito sujo é o aumento do consumo de combustível. Isso porque, devido à barreira entre o tanque e o motor, apenas uma fração do combustível chega ao seu destino, já que é necessário exercer muito mais pressão para levar a mesma quantidade por meio de todas as impurezas.
Nesse caso, o resultado é a perda do combustível extra dentro do próprio sistema, ou seja, ele não vai queimar adequadamente. Para identificar o problema, pergunte ao motorista se o consumo de combustível está acima da média. Se a resposta for sim, então pode ser uma boa ideia verificar o filtro.
Investir em uma substituição certamente sairá mais barato do que pagar por mais combustível do que o necessário. Afinal, sabemos que os preços nos postos brasileiros sobem a cada dia, não é mesmo?
Aparente falta de combustível
Além do maior consumo, um dos sintomas do filtro sujo é a impressão de que o veículo está sem combustível. Isso aparece tanto na hora de dar a partida quanto no momento em que o automóvel está em movimento, pois o fluxo de combustível pode ser interrompido repentinamente em baixas velocidades, como se ele tivesse acabado do nada.
Esse cenário é bem comum caso o filtro de combustível esteja obstruído. Se o motorista deixar esse problema continuar por muito tempo, pode ser preciso solicitar um reboque em algum momento ou abastecer sem necessidade.
Mais uma vez, pagar pela prevenção é a melhor escolha, pois os prejuízos serão altos ao arcar com as complicações que acontecerão depois.
Motor engasgando ao acelerar
Outro problema comum quando o filtro de combustível não está em boas condições é o “para e anda” repentino, como se as rodas travassem e soltassem a cada 2 segundos. Apesar de casos como esse acontecerem por vários motivos, como problemas na marcha e defeitos na ignição, eles são muito frequentes quando o filtro está com algum problema.
Se a peça estiver muito suja, o combustível precisa ser bombeado com mais força para chegar até o motor e ser queimado. Já no caso da passagem estar obstruída e a pressão alcançar um ponto mais elevado, uma porção do combustível chegará até a câmara de combustão, a pressão será aliviada e o processo vai se repetir. Por isso o carro ficará engasgando até o momento da troca.
Aparecimento de ferrugem no filtro
Ferro, água e ar: basta apenas esses três elementos para que ocorra a oxidação do ferro — reação química popularmente chamada de ferrugem.
Quando um carro mostra sinais de que uma peça está enferrujando, é hora de tomar bastante cuidado, pois isso quer dizer que alguma parte está em degradação. Assim, o problema precisa ser corrigido o quanto antes para evitar danos maiores no futuro.
No caso do filtro de combustível, a situação não é diferente. Se há ferrugem nesse equipamento, problemas irreparáveis podem ocorrer no sistema de injeção do veículo, comprometendo todo o seu funcionamento.
Por isso é muito importante checar sempre a situação do filtro e trocá-lo assim que um sinal de ferrugem aparecer. Caso contrário, a situação pode se agravar muito com o tempo.
Uma dica para evitar a ferrugem nesse local é, sempre que possível, encher o depósito de combustível. Como uma parte do depósito não será preenchida caso o motorista coloque pouco combustível, isso fará com que a ferrugem apareça mais facilmente.
No entanto, nada de completar o tanque até a boca com frequência. O excesso de combustível pode trazer problemas para o canister, um filtro de carvão ativado que absorve gases tóxicos e libera ar puro na atmosfera. Se ele for danificado, o consumo do carro será maior e o cheiro de combustível será direcionado para a parte de dentro do veículo.
Esses são os principais sinais de que é hora de realizar a troca do filtro. Um cliente chegou à sua oficina e informou a presença de algum dos sintomas que apontamos até aqui? Então verifique o estado do filtro de combustível imediatamente!
O ideal é sempre orientar o motorista a buscar um profissional de confiança para realizar a troca da peça. Assim, o processo será feito de forma segura e ele terá a garantia de um serviço de qualidade. Afinal, um encaixe errado pode prejudicar bastante o motor do veículo em médio e longo prazo.
No entanto, mesmo que o equipamento não apresente problemas, a troca é recomendada, em média, a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados.
Também é importante checar o manual do veículo para obter uma informação mais precisa. Alguns modelos exigem substituição com mais frequência, enquanto certos ambientes podem causar um desgaste mais rápido.
Dicas para aumentar a vida útil do filtro de combustível
Os cuidados para evitar que o equipamento tenha sua vida útil comprometida são bem mais simples do que os motoristas imaginam. Como sempre, o importante é ter atenção e fazer boas escolhas no dia a dia.
Confira abaixo algumas boas práticas que contribuem (e muito) para a conservação do filtro de combustível.
Use combustível aditivado
A qualidade do que é colocado no motor faz toda a diferença na durabilidade da estrutura do veículo, incluindo o filtro de combustível.
A melhor maneira de contribuir para a longevidade dessa peça é fazendo uso de combustível de boa qualidade. Assim, é possível evitar o desgaste prematuro e a troca antecipada do filtro.
Por outro lado, hábitos como misturar gasóleo e gasolina ou usar gasolina suja podem causar sérios prejuízos ao sistema de injeção do veículo.
Ou seja, é essencial que o motorista dê preferência à gasolina aditivada, por exemplo, pois ela própria é capaz de fazer a limpeza da estrutura do motor e de parte do filtro. Outra dica é sempre usar gasolina sem chumbo e com baixo índice de octanas, o que minimiza o acúmulo de sujeira na câmara de combustão.
Essas medidas não só vão melhorar a durabilidade da peça como aumentar a performance do motor em médio e longo prazo.
Não conte com o tanque reserva
Também é necessário lembrar que, em muitos casos, as impurezas e resíduos sólidos acabam se desprendendo do próprio tanque de combustível e se sedimentando no fundo. Isso significa que, quando a bomba começar a puxar o líquido que está lá no final, ele também vai levar todos esses resíduos.
O melhor é não esperar o tanque atingir a reserva, pois é exatamente lá que a maioria das impurezas estão localizadas.
Abastecer com regularidade, usando combustível de boa qualidade, é sempre melhor para o automóvel. E uma boa dica é limpar o tanque durante a manutenção, o que nos leva para nossa última dica.
Limpe o tanque com regularidade
Como já mencionamos, o fundo do tanque de combustível é onde costuma ficar a maior parte da sujeira acumulada, que eventualmente vai ficar presa no filtro e depois ser transferida para o motor. Sendo assim, antes ou depois de fazer a troca, limpe essa parte do veículo.
Imagine a seguinte situação: o motorista acabou de comprar e instalar um filtro novo no veículo. Tudo está ocorrendo normalmente, até que um mês depois a peça já está entupida novamente. Isso pode acontecer se ainda houver muita sujeira acumulada no tanque de combustível.
Por isso, é importante orientar o cliente a fazer o procedimento com um profissional, pois, além de verificar a peça, ele fará a limpeza do tanque.
Depois de tudo o que você viu até aqui, já deu para perceber que a troca do filtro de combustível é um procedimento bastante simples e capaz de evitar muitas dores de cabeça, não é mesmo? Não se esqueça de dizer aos seus clientes que a manutenção preventiva é o melhor caminho para fugir de gastos extras e garantir a segurança no trânsito.
Com todas essas informações em mãos, você já pode identificar os sintomas de um filtro de combustível sujo e orientar adequadamente a sua clientela. Quer conferir mais posts úteis para o seu trabalho? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas novidades em seu e-mail!
Informações muito importantes
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Agradecemos pelo feedback Luizinho! 😉
Meu carro tá um horror.
20 anos que não troco o filtro
meu carro ta falhando muito, ja troquei velas cabos, e fiz teste nos bicos mais ainda ta falhando, lembrei que ja ta com tres anos que nao troco esse filtro de combustivel.
Muito bom parabéns. Eu ensino pra quem quiser trocar o filtro em casa pra economizar.
Esta lá no meu canal.
Aí trocar o filtro tenho que trocar a bomba junto ou não tem nessecidade de fazer a remoção da mesma
Sao distintos. O filtro deve ser trocado a cada X km rodados – eu troco a cada 10 ml – a bomba apenas em caso de falhas ou defeito.
. Outra dica é sempre usar gasolina sem chumbo e com baixo índice de octanas, o que minimiza o acúmulo de sujeira na câmara de combustão.
Porque usar uma gasolina com baixo indíce de octanas se os carros mais potente, carros turbo exige uma gasolina com octanagem maior, para ter o maior aproveitamento da potência que o carro te entrega ?
para situações de emergências, posso utilizar um filtro para motor diesel em motor a gasolina?
Dicas muito boas. Só agora fui me atentar para a importância do filtro de combustível.
Olá Geraldo, tudo bem? Que bacana amigo!Ficamos muito felizes com seu feedback, nos ajuda a criar conteúdos ainda mais informativos para você. Um grande abraço de toda nossa equipe! 😀
Bons conselhos. Gostaria que publicassem matérias sobre “o que tu próprio podes fazer em vez de levar o carro ao mecânico”.
Há pequenas coisas que podemos fazer ou não ? Substituir uma lâmpada, por exemplo, é difícil? Trocar o filtro de gasolina é difícil? Posso ou não aprender?