A alta no preço do petróleo afeta uma série de pessoas, desde os donos de grandes empresas até o motorista comum que entra em sua oficina. Mas como nem todos estão dispostos a abandonar a gasolina por completo, muitos preferem investir em motores flex, que rodam com qualquer tipo de combustível. Dessa forma, é possível comprar sempre aquele que está com o melhor custo-benefício no dia.
Dito isso, boa parte do funcionamento de um modelo flex é bem diferente de um carro mono combustível. Como mecânico, você deve entender pelo menos as principais diferenças e como lidar com elas no momento da manutenção. Quanto mais você souber, melhor será o serviço prestado ao seu cliente.
Pensando nisso, separamos aqui alguns pontos que podem ajudar você a lidar melhor com esse tipo de motor e aconselhar de forma adequada o seu público. Acompanhe!
Alguns mitos sobre os motores flex
É preciso esperar o combustível acabar para abastecer
Esse modelo de carro foi feito para funcionar com vários tipos de combustível em qualquer proporção. Sendo assim, você não precisa esvaziar o tanque antes de fazer o reabastecimento.
Misturar etanol e gasolina não causa nenhum dano ao sistema, nem imediato nem prolongado. Se o seu cliente tiver alguma dúvida, você pode recomendar que ele use o combustível com melhor oferta naquele dia, sem medo.
O modelo flex dura mais
Essa é uma qualidade que atrai muitos novos motoristas, mas a verdade é que ela não passa de um mito. Esse tipo de motor não tem nenhum componente especialmente durável. Ou seja, tem tanta vida útil quanto qualquer modelo mono combustível.
Se alguém pedir uma recomendação com base nesse quesito, você já saberá o que responder.
O motor pode viciar em um combustível
Outro erro comum é pensar que o motor de um carro funciona como a bateria de um celular, ficando viciado em uma fonte de energia.
Como o nome já diz, os motores flex não apresentam restrição a nenhum tipo de combustível. Eles podem funcionar de forma adequada independentemente da combinação.
Se há problemas de performance com a gasolina e não com álcool, então o problema está em outro lugar.
O rodízio de combustível é necessário
Como o motor não vicia e não perde potencial, independentemente do tipo de combustível usado, não há motivo algum para fazer rodízio de combustível. A única razão plausível para isso é se você circular por diferentes locais onde gasolina e álcool têm preços muito diferentes.
Se algum cliente chegar para você com esse tipo de questão, apenas esclareça que não há restrição.
Cuidados que devem ser tomados
Dê preferência para a gasolina aditivada
A limpeza regular do motor é um ponto muito importante para prolongar sua vida útil. Porém, como não é uma boa opção abrir a caixa e fazer a limpeza manual de todas as peças, o melhor é deixar essa tarefa para o próprio combustível.
Para isso serve a gasolina aditivada, que apresenta componentes extras para retirar impurezas do motor.
É verdade que a ideia de ter um carro flex é poder usar qualquer combustível que for mais conveniente em determinado momento. Porém, ainda é importante utilizar gasolina aditivada ao menos em parte de seus abastecimentos. É um investimento relativamente pequeno se você considerar como ele auxilia no prolongamento da vida útil do motor.
Sempre faça a troca de óleo
A lubrificação interna das peças é ainda mais importante para os motores flex. Isso ajuda a evitar o desgaste da estrutura, melhora a sua eficiência e, claro, poupa muito trabalho em futuras manutenções. E como é um processo rápido e fácil, não há motivo para não realizá-lo em uma revisão de rotina.
Como esse tipo de carro precisa funcionar perfeitamente com diferentes proporções de combustíveis, é essencial que todas as peças estejam em dia. Trocar o óleo e escolher uma marca de qualidade são atitudes simples que podem melhorar muito seu serviço.
Cheque os filtros do carro
Os filtros de óleo, ar e combustível devem ser alguns dos seus primeiros focos durante qualquer revisão. Mais uma vez, filtros com problemas podem deixar que impurezas cheguem até o motor, diminuindo sua eficiência.
Cada um tem a própria validade, determinada pelo fabricante do modelo. Se ela estiver para expirar, então é melhor recomendar a troca imediatamente. Atrasar essa manutenção pode, no mínimo, dificultar a limpeza do motor.
Lembre-se de não deixar o tanque de partida vazio
Para facilitar a partida do carro, motores flex contam com um tanque de gasolina extra. Na primeira injeção, o motor puxa o combustível desse tanque, facilitando o aquecimento do motor e otimizando seu desempenho de partida. Melhor do que ficar parado esperando as engrenagens engatarem.
Dito isso, se não houver gasolina nesse tanque, é preciso esperar um pouco mais até que o motor esquente o suficiente para funcionar com a combinação de combustíveis utilizada. É melhor sempre colocar um pouco de gasolina nova nesse tanque do que deixar todo o trabalho para o etanol.
Essa é uma recomendação bem simples que você pode fazer ao seu cliente em qualquer visita.
Avise ao cliente que pequenas perdas de performance são normais
Muitos de seus clientes que utilizam motores flex podem chegar até você receosos por que o carro começou a perder eficiência quando eles tentaram trocar o álcool pela gasolina ou vice-versa. Daí vem o mito do motor viciado. Porém, isso é parte do funcionamento normal desse tipo de sistema.
Como o processo de queima é um pouco diferente dependendo do material, o sistema flex precisa de um tempo para reconhecer e se adaptar a essa mudança. Se algum cliente chegar desesperado reclamando do motor, apenas pergunte se o tipo de combustível usado foi alterado recentemente. Isso pode poupar horas de trabalho desnecessário e ainda deixá-lo muito satisfeito.
Agora que você sabe um pouco mais sobre os motores flex, pode melhorar seu trabalho de manutenção. E se quiser continuar informando para prestar um ótimo serviço e fazer com que o seu negócio cresça ainda mais, veja nosso artigo sobre as vantagens da injeção eletrônica.
ZE TUIA, ISSO E PARA OS CARROS ANTERIORES A 2019.
Este poster está desatualizado os carros flex não tem mais o tanque de gasolina pra dar a partida , tenho um Ford Ka 2019 e não existe mais esse tanque.
porque no álcool demora mas tempo pega na partida