No dia a dia de uma oficina mecânica, é comum que apareçam motociclistas relatando que precisam fazer uma limpeza de bico injetor. Geralmente isso acontece quando eles enfrentam problemas como marcha lenta irregular, perda de potência e falhas na aceleração.
Trabalhando em conjunto com os demais componentes da injeção eletrônica, as válvulas injetoras têm a função de fornecer ao motor a quantidade exata de combustível para que ele funcione da maneira correta. Para isso, elas recebem do módulo central informações importantes sobre o funcionamento do veículo, garantindo a injeção ideal nas mais variadas situações.
No entanto, quando elas entopem, os efeitos são logo sentidos pelo motociclista. Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar para você 5 dicas que ajudarão a entender como e quando se deve realizar uma boa limpeza de bico injetor de motos. Acompanhe!
1. Optar por equipamentos que podem facilitar o trabalho
Uma oficina mecânica que pretende passar uma boa imagem aos seus clientes utiliza sempre as ferramentas adequadas para cada tipo de serviço que executa. Procedimentos realizados com equipamentos impróprios ou improvisados, além de se tornarem muito mais complicados, podem não garantir a segurança que o motociclista precisa quando está atrás do guidão.
A máquina de teste e limpeza de bico injetor de motos, por exemplo, é o equipamento mais indicado para essas horas. Isso porque ela torna o serviço mais prático e rápido, facilitando o trabalho do profissional. Outra vantagem é que ela garante resultados mais precisos, o que impacta diretamente na confiança do cliente.
O equipamento simula o funcionamento do sistema de ignição, gerando o cenário ideal para a realização de testes como de capacidade de vazão, de vedação e de pulverização. Ainda, é possível verificar a resistência elétrica dos componentes, fazendo dessa uma ferramenta completa para qualquer oficina de motos.
A máquina é composta por uma cuba ultrassônica, em que as válvulas são imersas em uma substância especial. Quando o procedimento de limpeza se inicia, vibrações e pulsações são produzidas a fim de dissolver as placas de sujeira acumuladas no interior dos bicos.
Dentre os diversos equipamentos disponíveis no mercado, a máquina de teste e limpeza de bico injetor de motos é o mais utilizado. Seu manuseio simples permite a utilização por praticamente qualquer profissional da oficina, dispensando grandes treinamentos para que seja operado. Portanto, contar com essa ferramenta em sua oficina é fundamental para aumentar a agilidade e a qualidade do serviço prestado.
2. Utilizar materiais adequados para limpeza de bico
Como adiantamos na dica anterior, existem compostos próprios que devem ser empregados na limpeza de bicos injetores. Esse é um cuidado que deve sempre ser observado pelo reparador, já que o uso de substâncias impróprias pode danificar tanto o equipamento de testes e limpeza quanto o componente da injeção eletrônica.
Isso acontece porque os resíduos sólidos que se acumulam nos bicos injetores são derivados da carbonização da gasolina. Quando produtos inadequados são utilizados na limpeza, podem ocorrer reações químicas que acabam por avariar esses componentes.
O ideal, portanto, é optar sempre por compostos desenvolvidos especialmente para limpeza de bicos injetores. Eles possuem propriedades especiais que promovem a dissolução da sujeira incrustada e facilita a sua eliminação.
A aplicação do produto é feita na flauta da máquina de limpeza, peça onde há furos para que as válvulas sejam encaixadas, para que o composto percorra o mesmo caminho que a gasolina quando o motor é ligado. Além de remover a sujeira acumulada, o produto de limpeza ainda protege contra novas incrustações. Isso tudo ajuda a melhorar o desempenho do motor, aumentando a vida útil de seus componentes internos.
Existem diversas marcas disponíveis no mercado, por isso, é importante avaliar o custo-benefício de cada uma para optar por aquela que ofereça mais vantagens.
3. Avaliar a necessidade real da limpeza de bico injetor de motos
Nem sempre a solução para os problemas que citamos, como aceleração irregular e perda de potência, se resume à limpeza do bico injetor de combustível. Em alguns casos, esses podem ser sintomas de que outros sistemas e componentes da motocicleta precisam de atenção por parte do reparador.
Portanto, ao verificar problemas envolvendo bicos injetores, o ideal é fazer uma revisão completa do motor e do sistema de ignição antes de qualquer coisa. Com o auxílio do scanner para motos, o profissional poderá realizar um diagnóstico completo dos sensores e atuadores presentes no veículo, o que permite que ele detecte com precisão qual o problema apresentado.
Quando a conclusão for de que o componente está avariado, não adianta fazer limpeza: será preciso fazer a troca. Assim, a limpeza do bico injetor de motos deve ser considerada apenas em último caso — para não precisar sair desmontando o motor sem eliminar a real causa do problema.
Vale lembrar que a maioria dos fabricantes e montadoras não recomenda que seja feita a limpeza de bicos. Isso porque eles consideram que esse é um componente autolimpante, de modo que a troca é a melhor providência a ser tomada quando algum problema for verificado pelo condutor.
No entanto, durante o dia a dia das oficinas essa determinação nem sempre se aplica, pois, devido às grandes quantidades de impurezas presente no combustível, o acúmulo de sujeira nos bicos com o passar do tempo é algo praticamente inevitável. Isso faz com que a válvula injetora não libere a quantidade suficiente para o correto funcionamento do motor, sendo necessária a realização da limpeza ou até mesmo a troca.
4. Inspecionar o filtro de combustível
Não é segredo para quase ninguém que a qualidade da gasolina comercializada no Brasil não é das melhores. Uma de suas características mais conhecidas é o alto índice de etanol em sua composição, que é de 27,5% — quantidade que ainda pode aumentar, de acordo com um projeto do Governo Federal.
Além disso, o elevado teor de enxofre e demais resíduos presentes em algumas amostras de combustível demonstra que a baixa qualidade da nossa gasolina está entre os maiores vilões dos sistemas de injeção eletrônica e dos motores. Diante desse cenário, o filtro de combustível é um componente de grande importância para a conservação dessa importante peça.
Esse componente tem a função de reter as impurezas misturadas ao combustível, impedindo que elas cheguem até os bicos injetores. Quando isso acontece, os resíduos sólidos podem entupir os orifícios da válvula pode onde a gasolina passa.
Por isso, antes mesmo de fazer a limpeza de bicos, o ideal é fazer uma inspeção no filtro de combustível. Se o componente estiver comprometido, é imprescindível que ele seja trocado, pois as impurezas continuarão passando e se acumulando no bico, fazendo com que o trabalho seja perdido ou o veículo apresente problemas novamente em pouco tempo.
5. Trabalhar sempre com peças de qualidade garantida
Optar por peças paralelas é uma prática comum na hora de fazer a manutenção de um veículo. Com diversas marcas de qualidade presentes hoje em dia no mercado de reposição, essa pode ser uma boa alternativa se os cuidados necessários forem tomados na hora da escolha
No entanto, sabemos que também é possível encontrar à venda produtos de procedência duvidosa, que não oferecem garantias da sua eficácia e segurança. Eles devem ser evitados ao fazer a manutenção de qualquer sistema ou veículo, já que podem representar grandes riscos aos motociclistas — além de ser ruim para a imagem do seu negócio.
Bicos injetores de baixa qualidade podem apresentar diversos problemas em seu funcionamento, semelhantes àqueles verificados quando estão entupidos. Geralmente, eles são produzidos com materiais inferiores aos originais, que não apresentam as propriedades necessárias para garantir sua durabilidade.
A decomposição desses materiais, acentuada pelo contato direto com combustível, tornam os problemas de entupimento das válvulas mais frequentes. Além disso, é comum que ocorram problemas de vedação, gotejamento e prejuízos no desempenho do veículo.
6. Atentar aos cuidados para não comprometer as demais peças da moto
Alguns cuidados são essenciais para que a limpeza do bico injetor não se torne uma necessidade corriqueira para o motociclista, prejudicando o restante do motor. Confira agora as principais!
Combustível de boa qualidade
Para conservar a limpeza do bico injetor da moto, utilizar combustível de boa qualidade é fundamental. Por isso, recomende que seus clientes abasteçam sempre em postos de confiança, que garantam a procedência do produto.
Sempre que possível, o ideal é optar pela gasolina aditivada, que leva substâncias especiais em sua composição. Elas ajudam a eliminar os resíduos e a manter limpos todos os locais por onde o combustível passa, desde o tanque de combustível até os componentes da injeção eletrônica. Essa prática certamente reduzirá os problemas envolvendo a limpeza do bico injetor da moto.
Lembre também que válvulas sujas podem ocasionar um aumento no consumo devido à injeção irregular. Tudo isso torna a escolha do combustível muito importante na conservação da motocicleta.
Manutenção preventiva regular
O grande segredo para evitar ser surpreendido por problemas com a motocicleta é realizar sua manutenção preventiva regularmente. É preciso deixar claro aos clientes de sua oficina que essa é a maneira mais simples, segura e barata de manter o veículo sempre em boas condições de circulação.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma limpeza na parte interna do tanque. Isso porque, com o passar do tempo, sedimentos podem começar a se desprender do tanque e se misturar ao combustível, aumentando a incidência de problemas envolvendo todo o sistema de injeção.
Comportamento no trânsito
Motociclistas que têm uma atitude agressiva no trânsito costumam enfrentar mais problemas de manutenção em seus veículos. Isso acontece porque as peças e componentes são submetidas e um esforço maior, reduzindo consideravelmente sua vida útil e tornando as visitas à oficina mecânica mais frequentes.
O mesmo vale para os bicos injetores, que podem ter seu desgaste acentuado em situações de aceleração intensa. Nesses casos, o excesso de combustível na câmara de combustão também pode prejudicar a eficiência da injeção.
Adotando esses procedimentos você poderá fazer a limpeza de bico injetor de motos sem complicações, além de garantir sua eficiência por mais tempo. Assim, é possível melhorar a performance do veículo de seus clientes e conquistar sua confiança para novas manutenções e reparos
E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Então aproveite para conferir o post que preparamos sobre injeção eletrônica para motos e suas diferenças e entenda como oferecer serviços mais completos em sua oficina mecânica!
Bom dia tenho uma maquina de limpeza de bico e ela esta apresentando defeito pode me informar alguem que resolva meu problema
Gostei bastante desse artigo, otimo conteudo!!!
Olá Francisco! Ficamos felizes em ter te ajudado, parceiro.
Fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas. Tamo junto! ✌
Gostei de tudo que li muito útil e sábio todas as coisas!
Olá Ailton, tudo bem? Agradecemos por seu feedback! 😀
Gostei muito do que foi explicado ,tem como receber mais informações e vídeos de mecânica de motos, sou Marcelo Montenegro Borralho, meu Whatsapp 13974025295
Boa tarde. Gostei bastante das dicas de manutenção e prevenção.
Deixo uma pergunta: e a utilização de aditivos que se encontram em postos de combustíveis, não ajudam a resolver alguns probleminhas de falhas? Tenho uma XT660R e ela está falhando. Pensei em um aditivo. O que acha?
Meu zap: 73 9 880525-33.
Desde já, agradeço.
Fabio Borba.