Os altos índices de criminalidade em nosso país são uma grande preocupação para todo dono de motocicleta. Muitas vezes, elas podem se tornar um alvo fácil para os ladrões, principalmente quando não possuem nenhum sistema de segurança. É por essa razão que, cada vez mais, cresce a procura pelo sistema imobilizador de motocicleta.
No post de hoje, vamos mostrar como funciona essa tecnologia e explicar a importância de que o profissional se mantenha capacitado para lidar com esse tipo de serviço. Confira!
O que é o sistema imobilizador de motocicletas?
Basicamente, o sistema imobilizador de motocicletas é um recurso de segurança contra furtos. Ele impede o funcionamento da motocicleta, a menos que seja utilizada a chave correta.
Dessa forma, os artifícios mais comuns empregados nesse tipo de crime, como chave micha ou jumper na ignição, não são suficientes para dar a partida em um veículo que possui um sistema imobilizador.
Essa tecnologia, inclusive, é muito superior ao tradicional alarme, que costuma cortar o funcionamento apenas após alguns metros rodados. Outra vantagem é sua maior discrição, já que não é preciso carregar nenhum dispositivo adicional, apenas a própria chave da motocicleta.
Como o sistema funciona na prática?
As chaves de veículos que possuem sistema imobilizador possuem um transponder interno, responsável por armazenar um código único. Ao inseri-la na ignição, o módulo do imobilizador, componente formado por um microprocessador e uma memória EPROM programável, transmite esse código para a unidade de controle da injeção eletrônica.
Caso o código transmitido seja reconhecido pela central, a ignição é liberada e a motocicleta entra em funcionamento. Mas se a tentativa de acionamento for feita com outra chave, ou mesmo a partir de métodos não convencionais, o sistema impede a partida do motor.
Havendo persistência nessa tentativa, a central entra em modo de emergência, travando todo o sistema, que só poderá ser habilitado novamente via scanner.
Quais motos podem ser equipadas com esse sistema?
Como o sistema imobilizador de motocicletas funciona interligado à injeção eletrônica, apenas os veículos que possuem essa tecnologia de alimentação de combustível são compatíveis com sua instalação.
No entanto, como esse sistema já é adotado por aqui desde a década de 90, grande parte das motocicletas já saem de fábrica contando com esse mecanismo nos dias de hoje.
Apesar de não ser efetivo contra casos de roubo, quando o criminoso leva consigo a chave do veículo, essa tecnologia tem ajudado a reduzir significativamente o número de furtos desde que passou a ser adotada pelos motociclistas.
Qual a importância de se preparar para atender a essa demanda?
Em um cenário em que as pessoas se preocupam cada vez mais com a segurança de seus bens, dispositivos como o sistema imobilizador de motocicletas tornam-se itens praticamente obrigatórios para quem possui esse tipo de veículo.
Consequentemente, a procura por assistência especializadas nesse tipo de serviço também é grande, seja para reparos ou instalação.
A capacitação para esse tipo de atendimento envolve a aquisição conhecimentos específicos sobre as diferentes tecnologias empregadas por cada montadora, sistema de injeção eletrônica e leitura e gravação de memória EPROM. Dessa forma, a especialização é o melhor caminho para se manter competitivo em um mercado tão concorrido.
Portanto, entre em contato com algum especialista da equipe da Chiptronic para conhecer nossas ferramentas com funções para imobilizador de motocicletas. Essa é a sua grande chance de complementar sua formação profissional e se destacar da concorrência!