Já faz alguns anos que a injeção eletrônica surgiu para substituir o antigo carburador. Por ser mais eficiente e causar um impacto ambiental bem menor, ela já é utilizada em quase todos os veículos que rodam pelo Brasil.
Apesar do seu uso não ser obrigatório em motos, muitas montadoras vêm optando pela injeção eletrônica em seus novos modelos. Ainda assim, é comum encontrar quem não saiba as diferenças entre esses dois sistemas de alimentação do motor.
Continue lendo este post e descubra as diferenças entre carburador e injeção eletrônica!
[the_ad id=”17047″]
Saiba como funciona o carburador
Os carburadores foram os primeiros dispositivos de alimentação de combustível da história automotiva, sendo empregados no desenvolvimento de veículos até meados dos anos 90.
Para que ocorra a queima de combustível e um motor passe a funcionar, é preciso que ele se misture com o ar na dosagem correta. Nos motores com carburador, essa mistura é realizada de maneira mecânica.
O carburador é composto, basicamente, de um tubo por onde flui o ar que é admitido pelo coletor. Nele, há um estreitamento em que forma-se vácuo e o combustível é injetado de maneira contínua. Ao acionar o acelerador, o sistema envia a mistura de ar e combustível ao motor.
Conheças as características do carburador
O funcionamento do carburador é bem mais simples do que da injeção eletrônica. Por isso, sua manutenção também costuma ser mais barata. Por também ser mais compacto, hoje em dia ele costuma ser utilizado em equipamentos como cortadores de grama, motosserra, karts e pequenos barcos.
Por operar de maneira totalmente mecânica, o carburador não tem a capacidade de se adaptar às diferentes condições de uso, o que faz com que ele consuma uma quantidade maior de combustível e emita mais poluentes do que o sistema mais moderno.
Por essa razão, ele também não permite que o motor desenvolva o máximo da sua potência, já que a relação entre ar e combustível dificilmente será a ideal.
Saiba como funciona a injeção eletrônica
O sistema de injeção eletrônica alimenta o motor de maneira otimizada. Para isso, ele é composto de diversos sensores que coletam informações sobre o funcionamento do veículo. Essas informações chegam até uma central de informações, um chip eletrônico que funciona como o cérebro do sistema.
Esse componente analisa os dados recebidos e transmite comandos de alimentação para os atuadores — bomba de combustível, bicos injetores, bobina de faísca, motor de passo e ventoinha de resfriamento.
Conheça as vantagens da injeção eletrônica
Por fazer com que o motor trabalhe sempre em condições ideais, o sistema de injeção eletrônica permite um uso muito mais eficiente do combustível, o que resulta em sua economia. A emissão de poluentes também é drasticamente reduzida com essa tecnologia.
Diferentemente dos motores carburados, os motores alimentados por injeção eletrônica não encontram problemas na hora da partida em dias frios.
Quando comparamos carburador e injeção eletrônica, é fácil perceber porque esse novo sistema ganhou o mercado automobilístico nos últimos anos. Agora que você já aprendeu um pouco sobre o assunto, que tal se aprofundar conhecendo nosso e-book sobre Sistema de Injeção Eletrônica de Motocicletas?
[the_ad id=”17047″]
E possível trocar o mesmo motor para injeção
Boa tarde tenho uma veraneio 79 motor 261 em linha a como colocar injeção eletrônica,e qual seria o consumo,hoje o consumo está em 5 por um
Tenho uma kombi 2005, injeção eletronica, parei a mesma para trocar o tanque, o mecânico me orientou a trocar por carburador, deixei que o fizesse, fiz o certo? estou em dúvida.
Conteúdo bastante explicativo!
Olá Jackson, tudo bem? Obrigado amigo por seu feedback, ficamos muito feçlizes que tenha gostado de nosso conteúdo. Qualquer coisa estamos aqui para ajudá-lo au abraço, Chiptronic!
Boa noite!
Tenho uma Scooter carburada e quando esquenta muito a água do reservatório expele pelo respiro da tampa já a água do radiador não baixa,por isso estou optando por uma injeção eletrônica…sabem me dizer a causa do problema?? Obrigado!!
Muito legal as informações. Me ajudaram a esclarecer uma dúvidas. Gostei do site!
Oi Alberk, tudo bem?
Obrigado pelo carinho, e ficamos felizes que podemos te ajudar, um abraço!
Atenciosamente, Equipe Chiptronic.