As inovações tecnológicas estão cada dia mais presentes no setor automotivo. E se engana quem pensa que os modernos sistemas eletrônicos são exclusividade apenas dos carros. As motos também estão equipadas com tecnologias que melhoram a performance, conforto e, principalmente, a segurança.
Se você também é fã das máquinas de duas rodas, continue lendo este post e conheça 10 sistemas eletrônicos das motos!
1. Freios ABS
O freio ABS (Anti-lock Braking System) foi um dos primeiros sistemas eletrônicos incorporado às motocicletas. Assim como nos carros, ele proporciona uma frenagem muito mais segura, principalmente nas manobras mais bruscas, impedindo o travamento das rodas e a consequente derrapagem.
Apesar de muitos motociclistas ainda torcerem o nariz para essa tecnologia, a maior estabilidade e segurança que ela fornece são comprovadas. Tanto que em 2014 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que, até 2019, todas as motos deverão sair de fábrica com o sistema.
2. Controle de tração
Outro sistema eletrônico que aumenta a segurança sobre duas rodas, o controle de tração regula a aceleração da motocicleta. Também conhecido como DTC (Dynamic Traction Control) essa tecnologia controla a transferência de potência do motor para as rodas, aproveitando a tração ao máximo em qualquer tipo de terreno.
O controle de tração é composto por sensores de velocidade e uma central eletrônica. Quando necessário, a central pode cortar a potência do motor, atuando diretamente nas bobinas de faísca, eliminando o risco de giro em falso da roda responsável pela tração.
Como o sistema de controle de tração traz um significativo aumento na segurança, a tendência é que ele se popularize, tornando-se item de série em motocicletas de diversas cilindradas.
3. Ride by Wire ou Acelerador eletrônico
Esse moderno sistema eletrônico foi desenvolvido para substituir o cabo mecânico que liga a manopla de aceleração às borboletas do acelerador. Com a possibilidade de escolher entre definições para diferentes modos de pilotagem — esportivo, urbano e para pistas —, o sistema ride by wire possibilita um melhor desempenho e conforto para os motociclistas.
Nas motos equipadas com essa tecnologia existem dois potenciômetros que medem a aceleração, de acordo com o movimento aplicado na manopla. Além de eliminar o cabo mecânico que costuma dar problemas, esse sistema permite acelerações e retomadas mais suaves, aumenta a eficiência do motor e promove a economia de combustível.
4. Controle eletrônico de estabilidade
Apesar de ser difícil evitar quedas quando algo dá errado em uma motocicleta, o sistema de controle de estabilidade pode ser muito útil para evitar acidentes. Ele atua de maneira praticamente imperceptível e contínua, mantendo a estabilidade durante a aceleração, frenagem, em linha reta ou em curvas.
É como se fosse um aperfeiçoamento dos sistemas de freio ABS e do controle de tração, com a vantagem de aumentar a segurança em outras situações. Isso é possível porque ele comanda a força do motor de acordo com a inclinação da moto, evitando a perda de controle. Também funciona de maneira totalmente eletrônica, utilizando sensores, atuadores e uma central de controle.
5. Injeção eletrônica
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Sistema muito superior ao antigo carburador, a injeção eletrônica aumentou consideravelmente a eficiência dos motores. Além de mais silenciosas e estáveis, as motocicletas com injeção eletrônica também são mais econômicas, pois consomem menos combustível.
Ao contrário dos outros sistemas eletrônicos das motos, a injeção eletrônica já está presente na maioria das motocicletas hoje em dia. Por isso, é muito importante que o reparador esteja atualizado e por dentro dos principais problemas observados em motos.
6. Unidade de Medição Inercial (IMU)
Sabe quando você assiste ao Moto GP e, no canto da tela, aparece a medição da força G (Força Gravitacional) que a moto e o piloto estão sofrendo nas curvas? Então, algumas motocicletas de rua já contam com esse tipo de tecnologia.
O sistema de medição inercial, Inertial Measurement Unit, em inglês, utiliza acelerômetros e giroscópios para verificar a cada milissegundo a movimentação da moto e vários ângulos e direções: aceleração, guinada e inclinação.
Essas informações, além de serem disponibilizadas no painel de instrumentos da moto para deixar o piloto mais engajado com o passeio, também são transmitidas diretamente para o ECU (Engine Unit Control, ou “Unidade de Controle do Motor) e são utilizadas para melhorar a performance da moto.
7. Suspensão Ativa
Bastante utilizado nos carros atualmente, a suspensão ativa também chegou às motocicletas. O sistema permite que o piloto faça o ajuste da suspensão de acordo com seu modo de pilotagem ou das condições do terreno.
Geralmente integrado com os outros sistemas da moto, esse tipo de controle é possível por conta de atuadores eletrônicos nos amortecedores, capazes de deixá-los mais duros, macios ou até mesmo mais responsivo à absorção de choques do terreno.
Isso, além de segurança, também traz flexibilidade para o piloto que quer rodar com conforto durante longas viagens, sem perder a chance de pilotar com uma pegada mais esportiva de vez em quando.
8. Acerto eletrônico do motor (Modo de Potência)
Seguindo a mesma linha da suspensão ativa, o acerto dinâmico do motor (mais conhecido como “Modos de Potência”) oferece a possibilidade de configurar o comportamento do motor da moto de acordo com a pilotagem.
Na maioria das vezes, são 3 os modos disponíveis: urbano, estrada e sport. Esse sistema foi pensado para melhorar a dirigibilidade, o consumo e também a emissão de poluentes. Afinal, não é sempre que o piloto precisa da potência máxima da moto.
9. Sistema antielevação da roda traseira (RLM)
O Rear Wheel Lift Mitigation (RLM) é um sistema de segurança que já está sendo incorporado na maioria das motocicletas que contam com freios ABS. Esse sistema evita que a roda traseira seja levantada durante uma frenagem de emergência, que pode levar à queda.
Esse comportamento é bastante conhecido pelos motociclistas e é popularmente chamado de RL. Porém, quando ele acontece sem a intenção do piloto, as chances de quedas são altas. Por isso, esse sistema eletrônico está se tornando padrão nas motos mais modernas.
10. Riding Assist (Assistência de Pilotagem)
Essa tecnologia ainda está em fase de testes, mas pode chegar ao mercado nos próximos anos para ajudar no equilíbrio da moto e evitar quedas. A Honda apresentou essa tecnologia em 2017, e a moto é capaz de equilibrar-se sozinha, mesmo sem o piloto.
A ideia é incorporar uma versão mais simples desse recurso, que possa ajudar o piloto a equilibrar a moto, especialmente no tráfego das cidades, onde é preciso equilibrar-se em espaços pequenos e ficar parado por muito tempo.
Com tanta tecnologia embarcada, fica claro que o mecânico também terá que se atualizar constantemente. Afinal, para continuar competitivo no mercado de motocicletas, é preciso saber como operar e atuar com as novas tecnologias! Agora que você já tirou algumas dúvidas sobre este tema, leia este nosso artigo e se informe melhor sobre injeção eletrônica!