Regular a emissão de poluentes gerados por motores diesel sempre foi uma grande preocupação das autoridades ambientais em todo o mundo.
No Brasil, esse papel é desempenhado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que, desde 1986, desenvolve programas de controle de poluição. O conjunto de normas em vigência atualmente é o sistema EURO 5.
Neste post, vamos ajudá-lo a entender melhor o sistema EURO 5. Acompanhe:
O que é o sistema EURO 5
O sistema EURO 5 é um conjunto de normas regulamentadoras que visa a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Oficialmente, no Brasil, ele é chamado de Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o PROCONVE P-7. O nome EURO 5 é uma alusão à legislação europeia que tem essa mesma finalidade.
Sua principal meta é diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) em até 60%. Desse modo, é esperado uma redução de 80% na emissão de partículas poluentes em relação ao sistema anterior, o EURO 3.
Quais as mudanças promovidas pelo sistema EURO 5
As principais mudanças nos caminhões dizem respeito ao funcionamento dos motores. Desde 2012, quando a norma entrou em vigor, só saem das montadoras brasileiras os veículos com motores diesel que contam com um sistema de tratamento de gases poluentes: EGR ou SCR.
Redução Catalítica Seletiva (SCR)
Os motores com tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction) são mais utilizados em veículos com maior capacidade de carga. Eles fazem uma conversão química dos gases poluentes, transformando-os em nitrogênio e vapor de água, inofensivos ao meio ambiente.
Para que essa reação ocorra, é necessário o uso do ARLA 32, um reagente composto de água e ureia. Ele deve ser colocado no compartimento específico dos sistemas SCR e nunca deve ser misturado ao diesel. A proporção adequada de ARLA 32 é de 5% do volume de diesel.
Além de avisar sobre a necessidade de reabastecer o reagente, o sistema SCR também monitora a qualidade dos gases emitidos. Utilizado de maneira correta, o ARLA 32 também melhora a eficiência do motor, reduzindo o consumo de combustível.
Recirculação de Gases da Exaustão (EGR)
As montadoras também podem optar pelo motor com tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation) para se adequarem às normas da EURO 5. Ele dispensa o uso do reagente ARLA 32 e é mais empregado em veículos menores, como caminhonetes e pick-ups.
Esse sistema busca reduzir a temperatura interna de câmara de combustão, a fim de diminuir as emissões de Óxido de Nitrogênio. Para que isso aconteça, ele promove a recirculação de parte dos gases de escape, fazendo com que o calor diminua e a formação do poluente atinja níveis aceitáveis.
É necessário o uso de diesel de alta qualidade
Outra exigência importante pelas normas da EURO 5 é o uso de combustíveis que contam com um teor reduzido de enxofre — atualmente, temos no Brasil o diesel S50 e o S10.
Apesar de a norma reguladora aceitar o uso do diesel S50, é altamente recomendado que seja feita a escolha pelo diesel S10. Presente no mercado brasileiro desde 2013, ele é a opção mais limpa de combustível para veículos pesados.
Além de reduzir a fumaça branca e a emissão de enxofre em até 90%, esse combustível ajuda a reduzir a formação de depósitos no motor e melhora sua partida a frio.
O sistema EURO 5 é o resultado de anos de pesquisas e programas de redução de poluentes por motores diesel. Por isso, é fundamental seguir suas normas para deixar o meio ambiente mais limpo e atender às exigências legais.
Aproveite agora para conferir nosso post sobre o Filtro ARLA e aprenda a utilizá-lo corretamente!
Excelente o nivel e clareza da informação. Obrigado
Olá Itavor! Ficamos felizes pelo feedback, amigo! 😀
Excelente informação sobre o Euro 5, gostei muito dessas informações.
Olá Sebastião, tudo bem? Muitoo obrigado pelo feedback amigo! Um grande abraço e muito sucesso para você. 😀
Tudo em prol do meio ambiente, isso é muito importante.
Porém temos um problema, trabalho em terminal para carregamento e transporte de produtos químicos de navios e caminhões.
É necessário instalar o bafa-chamas no escapamento para evitar que possa sair fagulhas, ou seja, possibilidade de ignição e consequentemente acidentes em áreas inflamáveis.
Ainda existe a dúvida se os veículos Euro 5, são dotados de bafa-chamas.
Marcelo Cruz
qual o combustivel menos ofencivo ao meio ambiente
quero saber porque tantos elementos quimincos para diminuir a poluiçao do meio ambiente?
Bom dia!! Muito sugestivo as informações, gostaria de aprender mais sobre os Euro 5.
Boa tarde. .. Gostaria de participar desse curso como faço?
Olá José! Vou deixar um link para você se cadastrar e saber mais sobre nossos cursos, ok?
Aqui na Chiptronic, nossa grade de curso conta com os sistemas mais avançados na área, te garanto que isso vai abrir caminhos pra você. Abraços! 😀 ✅
https://contato.site/53b93ae3a5/blog/cursos