O motorista que possui carro, caminhão, ônibus ou outro tipo de veículo que funciona a diesel precisa realizar uma vistoria anualmente, chamada inspeção veicular diesel, de modo que seja medida a emissão de gases poluentes emitidos pelo escapamento.
Essa inspeção faz parte do Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), uma estratégia integrante da Política Nacional do Meio Ambiente visando o controle da qualidade do ar e a redução da poluição atmosférica veicular.
Todavia, existem casos em que há a suspensão da obrigatoriedade da inspeção veicular conforme determinações da justiça ou do governo. É preciso acompanhar a legislação e procurar se informar no Detran da sua região.
Confirmando a necessidade de inspeção, o condutor deverá levar seu veículo ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou a uma empresa contratada pelo governo para que os testes sejam feitos.
Como é feita a inspeção veicular diesel?
A inspeção veicular diesel ocorre num pátio no Detran ou na empresa responsável pela vistoria, para que sejam realizados testes em diferentes etapas. Essas etapas geralmente incluem pré-inspeção, inspeção visual, medição de gases e inspeção de ruídos.
Pré-inspeção
Na pré-inspeção, o veículo será avaliado para identificar:
- Vazamento de água, combustível e outros líquidos/fluídos;
- Funcionamento inadequado do motor do veículo;
- Deterioração ou alterações no sistema de escapamento de gases do veículo;
- Emissão de fumaça excessiva, preta ou branco-azulada;
- Modificações no sistema de aceleração, etc.
Qualquer dos pontos acima pode causar a reprovação do veículo. Para encontrar a lista completa de avaliações, é importante se informar junto à entidade responsável pela vistoria.
Inspeção visual
Nessa etapa, costuma-se avaliar o estado dos itens de controle de emissões de forma visual, o que pode incluir a observação de:
- Inconformidades em conexões, fixação e mangueiras do sistema EGR;
- Adulterações do veículo que prejudicam o controle de emissões;
- Ausência de sistema PCV (recirculação de gases de escapamento) ou problemas em sua integridade;
- Conexão elétrica de sensores feita de forma irregular, bem como sua presença ou fixação inadequada;
- Ausência de tampa de algum dos reservatórios de fluídos e líquidos do veículo;
Medição de gases e opacidade da fumaça
A medição de gases é feita com o uso de um instrumento chamado opacímetro, que avalia o índice k (quantidade de fumaça emitida por metro). Ele faz a avaliação da tonalidade da fumaça que sai do escapamento, a qual é calculada conforme a porcentagem de enegrecimento. Os níveis são os seguintes:
- Padrão 1 – Tom branco para o cinza claro – até 20% de enegrecimento;
- Padrão 2 – Tom cinza claro para o cinza mediano – até 40% de enegrecimento;
- Padrão 3 – Tom cinza mediano para o cinza escuro – até 60% de enegrecimento;
- Padrão 4 – Tom cinza escuro para o preto – até 80% de enegrecimento;
- Padrão 5 – Tom preto – até 100% de enegrecimento;
No momento, o máximo tolerado pela legislação é de até 40% de enegrecimento.
O opacímetro possui uma sonda que é colocada no escapamento com o motor em marcha lenta. É por meio dela que ele coletará a fumaça para medir seu grau de opacidade. Depois, o motor é acelerado até sua rotação máxima, ficando assim por alguns segundos, e desacelerado novamente. Esse processo é feito repetidas vezes e os valores referentes aos níveis de opacidade e à rotação máxima são anotados para avaliação do veículo.
Inspeção de ruídos
O nível de ruídos do veículo a diesel também é avaliado. Para isso, ele é acelerado até sua máxima rotação e desacelerado para a condição de marcha lenta. Nessa etapa, analisa-se a existência de níveis de barulho anormais para o seu modelo.
Para ser aprovado na inspeção veicular diesel, é importante realizar manutenções preventivas em oficinas organizadas e de confiança, além de cuidar do sistema de emissão de gases.
Vale ressaltar que a vistoria é realizada para identificar se o veículo não atende às normas de emissões de poluentes. Nesse caso, o motorista precisará adequá-lo ou retirá-lo de circulação para não sofrer as penalidades previstas na legislação de trânsito.
A inspeção também ajuda na melhora da qualidade do ar das cidades e, assim, favorece o meio ambiente.
Agora que você já sabe como funciona a inspeção veicular, que tal ler o nosso post e aprender a fazer o reparo de módulos de motores diesel?
Quero o certificado para fumaça.alfimas empresas estao pedindo.
São dois ou mais Caminhães pra ter esse certificado
Qual o valor desse servico