Consagrados pela força e robustez, os motores a diesel são conhecidos ainda em razão da cilindrada alta, baixa rotação e alto torque, oferecendo uma excelente força motriz. Entretanto, fazer os devidos reparos nos principais componentes que atuam na redução de emissão de poluentes não é tarefa fácil.
Além de muita capacitação, conhecimento teórico e prático, é preciso buscar sempre novas informações sobre a reparação de motores diesel, principalmente para reduzir os impactos ambientais, já que este tipo de combustível polui mais que os outros.
Por isso, vamos explicar, neste post, alguns itens que não podem ficar de fora da sua checklist quando um caminhão, ônibus, van ou caminhonete estacionar em sua oficina. Além disso, você descobrirá como é possível que sua empresa se torne referência na manutenção de motores.
Preparado para ficar ainda mais por dentro do assunto? Então, embarque nessa com a gente!
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Fatores que farão da sua oficina uma referência
Atendimento personalizado
Além de ser um empreendedor você também é um cliente. E você sabe bem que a qualidade do atendimento geralmente determina se o consumidor vai se tornar um cliente fiel ou não.
Às vezes, o seu serviço não sai como o cliente esperava e, neste caso, a sua reação será muito importante. Tentar se esquivar dos erros não resolverá nada. É melhor ouvir o feedback, agradecer e tentar melhorar.
Entender o que o cliente realmente quer também é importante. Mas, em alguns casos, não é fácil descobrir. Por quê? Acontece que, na maioria das vezes, o consumidor chegará em sua oficina preocupado ou até mesmo estressado pelo defeito do carro e com quanto vai gastar. Saber “ler” o estado emocional e tranquilizar a pessoa vai transmitir confiança e profissionalismo.
Gestão otimizada
Você há de concordar que as dificuldades que as empresas atuais enfrentam, são um pouco diferentes das que eram enfrentadas quando você abriu sua oficina. Várias coisas mudaram, por exemplo: a rotina de trabalho, a complexidade dos serviços, maiores exigências do cliente por agilidade, padrões internacionais de qualidade etc.
Tenha em mente que a cada dia as exigências vão aumentar. Mas com apenas duas dicas você vai poder lidar melhor com essas situações.
Invista em softwares
Obtenha um programa de computador que permita cadastrar seus clientes e detalhar o perfil de compra deles. Alguns prezam pela agilidade, já outros querem um atendimento personalizado. Ter informações específicas vai ajudar a fidelizar até os clientes mais minuciosos.
Estabeleça rotinas de trabalho padronizadas
A padronização será útil tanto nas tarefas administrativas como na execução do próprio serviço. Criar métodos e listar as tarefas fará com que o serviço seja realizado de forma mais rápida e eficiente. Além disso, será mais fácil identificar erros e corrigi-los.
Tenha boas parcerias
Encontrar bons fornecedores pode ser difícil, mas é indispensável. O seu cliente não ficará nem um pouco feliz se você atrasar a entrega do veículo, independentemente do motivo. Talvez o atraso tenha ocorrido pela falta de algum componente. Tentar explicar ao cliente o motivo da demora pode fazer pouca diferença. Ter bons parceiros, por outro lado, fará toda diferença.
Bons parceiros não se resumem a fornecedores de peças. Ter uma empresa envolvida no processo de capacitação e treinamento de seus funcionários com certeza será de grande ajuda.
Investimento em capacitação
Basicamente, esses investimentos vão ajudar em duas questões importantíssimas:
- ampliação da área de atuação: em vez de ficar restrito a poucos serviços, capacitar seus funcionários pode abrir as portas para mais clientes e seu negócio terá uma visibilidade muito maior;
- aumentar o valor agregado: empregados capacitados e eficientes farão da sua oficina uma referência no ramo e isso é uma excelente oportunidade de ampliar o preço dos seus serviços.
Vale a pena investir em qualificação para sua oficina. O que mencionamos acima são apenas duas dentre as inúmeras vantagens desse investimento.
Componentes em um motor diesel que merecem muita atenção
Válvula EGR
Com o objetivo de controlar as temperaturas na câmara de combustão, a válvula EGR reduz os índices de nitrogênio no escapamento.
A manutenção é fundamental, pois a peça pode ser prejudicada quando acontece o contato com combustíveis adulterados, principalmente pelo fato de ser bem sensível. Neste caso, é possível acontecer a carbonização e o travamento da válvula.
A dica é fazer a desmontagem e limpeza dos componentes internos, assim como a descarbonização, com o objetivo de melhorar ou restabelecer o funcionamento.
Filtro DPF
Sendo produzido para trabalhar conjuntamente no sistema de injeção eletrônica, o filtro DPF (partículas) retêm a fuligem e elimina a parte excedente. Geralmente, esse filtro precisa ser trocado quando o veículo roda de 80.000 km a 200.000 km.
A troca deve acontecer quando o sistema de auto regeneração estiver com problemas, sofrendo para capturar resíduos, ou seja, no momento em que não provoca uma combustão controlada, podendo afetar o rendimento do veículo, sem falar na emissão de muitos poluentes no ar.
Por isso, manter o filtro em pleno funcionamento é um compromisso com o meio ambiente e com a qualidade do trânsito.
Bicos injetores
Responsáveis por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor, os bicos injetores têm ligação direta com o rendimento do propulsor. Quanto mais limpos estiverem, maior será a contribuição na economia de óleo diesel, sem falar na redução da emissão dos poluentes que causam o efeito estufa no planeta.
Quando é necessária a troca, você pode optar pelos bicos recondicionados ou reaproveitados. Entretanto, a vida útil da peça pode ser reduzida e ainda existe a possibilidade de você colocar em risco o pistão, aumentando o prejuízo financeiro. O ideal é optar por uma peça original.
Redução catalítica seletiva
Trata-se de um catalisador que fica no escapamento, recebendo um reagente a base de ureia denominado Arla 32, transformando gases poluentes em nitrogênio e vapor de água.
Na reparação de motores a diesel, muitos mecânicos percebem que alterações aconteceram por conta da escolha inadequada do líquido Arla 32 ou pela falta dele. É preciso sempre manter esse reservatório em níveis seguros.
Se isso não acontecer, o motor pode entrar no modo de segurança, reduzindo a potência até que ocorra o restabelecimento da quantidade adequada.
Desafios que você enfrenta na reparação de motores diesel
Complexos por natureza, os motores a diesel necessitam de muito conhecimento por parte dos mecânicos na hora de realizar as manutenções preventivas. Além disso, problemas mais sérios frequentemente exigem soluções nada baratas.
Por isso, é importante orientar o seu cliente para que mantenha sempre todos os itens do motor sob constante vigilância. Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar! Analise sempre os desafios que você tem que superar para deixar o seu cliente com aquele sorriso de satisfação no rosto.
Implementação da Norma Euro 6
Um desafio considerável na reparação de motores diesel é a implementação da norma Euro 6. O Brasil ainda adota como padrão a norma Euro 5, que prevê a redução catalítica seletiva e a recirculação dos gases de exaustão.
Trata-se de algo de conhecimento importantíssimo para quem trabalha com os motores a diesel, tendo em vista que em 2020 a nova normatização já deverá estar em vigência em nosso país.
O motivo da nova norma é a necessidade de baixar ainda mais os níveis de emissão de hidrocarbonetos. A meta é a diminuição em 72% do limite da diretriz anterior.
Manutenção de caminhões automáticos
Algo que está cada vez mais comum entre os caminhões que trafegam em nossas estradas é a utilização do câmbio automático.
Os centros de manutenção que quiserem se manter competitivos em um mercado tão agressivo, como o da mecânica de veículos pesados, devem estar muito bem preparados para lidar cada vez mais com os complexos e modernos sistemas de trocas de marcha.
O ideal, nesse caso, é estar atento aos treinamentos ministrados pelas montadoras, tendo em vista que cada uma delas adota diferentes tipos de sistemas para substituir as trocas manuais.
Utilização de scanners automatizados
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Como o conhecimento é algo que está cada vez mais difundido, o que o cliente passa a desejar é a comodidade de poder realizar seus serviços de forma rápida e eficiente. Isso é possível por meio da modernização dos meios de diagnóstico, e uma solução eficaz para isso é a adoção dos scanners automatizados.
A reparação de motores diesel é algo realmente mais complexo em comparação com os outros tipos, por isso, é necessário cada vez mais conhecer e colocar em prática as soluções mais modernas do mercado, com o objetivo de conseguir se destacar diante da concorrência.
Reparação de máquinas agrícolas
O Brasil tem apresentado um aumento considerável na produção de alimentos de origem agrícola. Para suportar a demanda, algumas oficinas de manutenção diesel precisarão se adequar para atender a esse novo tipo de demanda.
Apesar de se tratarem de projetos geralmente mais simples, a reparação de motores diesel de tratores e outras máquinas de produção é algo que requer treinamento específico para o trabalho.
Tecnologia embarcada nos motores diesel
Os componentes eletrônicos, especialmente os sensores, estão cada vez mais presentes nos motores diesel, principalmente os que compõem os ônibus e caminhões. É extremamente relevante, de forma a conquistar uma parcela maior de mercado, a capacitação técnica dos profissionais envolvidos na reparação dos motores a diesel.
Assim, estarão aptos para identificar e solucionar questões relacionadas aos componentes eletrônicos que a cada dia aparecem com mais frequência nas diversas peças que compõem a força motriz dos grandes veículos.
Depois de ler este texto sobre reparação de motores diesel e tirar as suas dúvidas sobre o assunto, que tal aprender mais sobre como fazer sua oficina se tornar a preferida dos seus clientes? Ficou curioso para descobrir qual o segredo para conseguir isso? Neste outro post você vai descobrir!
Muito bom conteúdo, está bem atualizado.
Agradecemos pelo feedback, amigo! 😀
Conteúdo de ultima geração muito bom gostei muito e indico vale a pena mesmo !