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Home Segmentos Diesel

Tiramos 7 dúvidas frequentes sobre a norma Euro 6

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
16 de novembro de 2021
in Diesel
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Tiramos 7 dúvidas frequentes sobre a norma Euro 6
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Com a necessidade cada vez maior de controle sobre as emissões de poluentes, os governos ao redor do mundo todo têm se esforçado para desenvolver parâmetros para torná-las mais sustentáveis. Nesse sentido, a Europa aparece na dianteira com a moderna norma Euro 6.

A Euro 6 é um aperfeiçoamento da regulamentação europeia para as emissões de veículos do ciclo diesel. Essa nova norma veio para tornar as metas mais rígidas e corrigir problemas nos testes de avaliação da fase anterior. No Brasil, desde 2012 vigora o Proconve P-7, equivalente brasileiro da Euro 5, considerada defasada.

Assim, o mercado automotivo e os setores da sociedade civil já esperam por uma atualização do Proconve para o padrão Euro 6. No entanto, dúvidas sobre a nova regulamentação ainda são comuns. Por isso, separamos 7 das mais frequentes perguntas para te ajudar a compreender melhor o assunto. Confira!

1. Por que foi necessária a norma Euro 6?

As normas Euro, além de regulamentarem os veículos, também preveem parâmetros para a realização dos testes de emissão. Porém, após diversas pesquisas mostrarem que os testes no padrão Euro 5 resultavam em valores menores de poluentes do que os do uso real dos veículos, a Europa decidiu torná-los mais rígidos e complexos.

Além disso, foi constatado que os níveis tolerados na fase 5 não eram suficientes para causarem um impacto significativo nos índices de poluição, especialmente os urbanos. Assim, decidiu-se por reduzi-los ainda mais.

2. Quais veículos serão afetados?

Na Europa, a norma Euro 6 contempla todos os veículos rodoviários pesados equipados com motores a diesel, como caminhões e ônibus, produzidos após sua implementação, em setembro de 2014, e todos os comercializados a partir de 2015.

No Brasil, o Proconve P-7 prevê, ainda, padrões para veículos pesados movidos a gás veicular natural (GNV). Portanto, sua próxima fase pode continuar a regulamentá-los também.

3. Qual a diferença entre os veículos Euro 5 e Euro 6?

Para a Euro 6, não há grandes avanços na tecnologia automotiva. Diferentemente da fase passada, na qual foi necessário o desenvolvimento de novos equipamentos e sistemas, na atual é o uso conjugado dessas tecnologias, antes utilizadas isoladamente, que traz os resultados esperados.

4. Como funciona um motor Euro 6?

Como vimos acima, os motores Euro 6 utilizam tecnologias conjugadas para melhorar seus índices de emissão de poluentes. Assim, contam com sistemas de Redução Catalítica Seletiva (SCR) e Recirculação de Gases da Exaustão (EGR) integrados, além de outras tecnologias como o filtro Arla 32, o Filtro de Partículas Diesel (DPF) e o Catalisador por Oxidação Diesel (DOC).

5. Quais são os benefícios da nova regulamentação?

Além da redução da poluição atmosférica e ambiental, com a consequente melhora na saúde da população, trazendo impactos positivos para a economia, a nova regulamentação também é benéfica aos veículos.

Com tecnologias mais eficientes de tratamento dos gases e aproveitamento da queima do diesel, o desempenho dos motores se torna melhor, assim como a vida útil de seus componentes, diminuindo a necessidade de manutenções.

6. Quando será implementada no Brasil?

A implantação da nova fase do Proconve com padrões da Euro 6 tem sido atrapalhada por questões econômicas, que adiaram os planos das montadoras para adaptação de suas fábricas.

No entanto, a melhora nos índices de produtividade do país fizeram com que um novo cronograma fosse aprovado, prevendo a regulamentação para o ano de 2022. Além disso, já há veículos compatíveis com a norma Euro 6 sendo produzidos no Brasil para exportação.

7. Como se preparar para a Euro 6?

Para se preparar para lidar com os novos modelos Euro 6, é importante se capacitar para trabalhar com sistemas SCR e EGR e com filtros Arla 32. Também são necessários conhecimentos sobre sistemas de diagnóstico de bordo (OBD) e central de controle do motor (ECU), pois são veículos que funcionam com base nas tecnologias de monitoramento e controle eletrônicos.

Como vimos, a norma Euro 6 é uma atualização importante na regulamentação das emissões dos veículos a diesel. Com exigências maiores de redução dos poluentes e melhora nas avaliações, seus benefícios são enormes para o meio ambiente, para a população e para a durabilidade e o desempenho dos veículos.

Aproveite para entender o sistema Euro 5 vigente no Brasil!

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