No Brasil, existem hoje mais de 100 mil oficinas, em sua maioria negócios de pequeno porte, espalhadas por diversas cidades do país. Assim como em vários outros segmentos, a concorrência cresce a cada dia, fazendo com que os mecânicos e donos de oficinas tenham que buscar não só novos conhecimentos e aprimoramento das normas técnicas, mas também formas de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.
Um estudo desenvolvido pelo Sindirepa-SP estimou em R$ 128 bilhões os gastos anuais com a manutenção de veículos no Brasil. Existe mercado para todos, porém, os que não estiverem preparados ficarão estagnados ou correrão o risco de terem uma diminuição de seu faturamento nos próximos anos.
Isso porque a cada dia que passa o marketing, que até alguns anos atrás era visto como um “gasto para grandes empresas”, hoje é acessível para todas as empresas.
Abaixo apresentamos algumas dicas simples de como fidelizar seus clientes e fazer com que sua base cresça constantemente.
Recompense sempre seus clientes leais
Embora seus clientes sejam bombardeados todos os dias com anúncios, folhetos e propagandas de outras oficinas, eles continuam buscando pelos seus serviços. É muito importante recompensa-los.
Você pode fazer isso oferecendo-lhes cupons de desconto para as próximas visitas, disponibilizando alguns serviços básicos gratuitos, ou dando-lhes brindes dos mais diversos tipos.
Esses clientes são os mais propensos a indicarem seu negócio para os amigos e familiares. Por isso, cada pequena ação de sua parte pode fazer com que você ganhe pelo menos mais um ou dois novos clientes fiéis.
Seja 100% Transparente e Honesto
Pense sempre em ganhar a longo prazo. Esse é o segredo das grandes empresas na nova economia em que vivemos. Caso algum cliente procure por um de seus serviços e você considere algo tão simples que nem vale a pena cobrar, faça o serviço gratuito! Algumas vezes devemos abrir mão de ganhar 20 ou 30 reais, para então garantir um cliente fiel por muitos anos.
Isso também vale para a transparência e a ética. Seja sempre franco com seu cliente e ele perceberá que pode confiar em você. A confiança é o melhor marketing que você pode fazer para o seu empreendimento.
Dê garantias e turbine sua confiança
Certifique-se de que seus clientes saibam que você confia em seu próprio trabalho e faça com que eles notem um maior profissionalismo de sua parte. Dê uma garantia em seus reparos para determinada quantidade de quilômetros ou tempo. Caso ocorra algum problema, eles não voltarão com pedras na mão, pois saberão que podem contar com você.
Você pode gerar ainda mais confiança dando-lhes o seu cartão e dizendo “Caso ocorra algum problema ou você não fique satisfeito pelo serviço, procure-nos”.
Busque proximidade com seus clientes
Seus clientes só procuram você quando eles estão com problemas. Isso pode fazer com que o inconsciente deles faça uma ligação de sua empresa de forma negativa na vida deles.
Você pode diminuir essa percepção adicionando eles a algum grupo do Facebook em no qual você poderá compartilhar dicas de manutenção do veículo, por exemplo; ou disponibilizar um contato de Whatsapp para que possam tirar dúvidas rápidas ou até fazer orçamentos básicos (troca de óleo) diretamente com você.
Uma dica é jamais passar seu Whatsapp ou Facebook pessoal, pois isso pode causar interpretações erradas, sobretudo quando você passar para pessoas compromissadas. Opte por perfis nas redes sociais com sua marca e jamais comente assuntos pessoais ou demonstre uma intimidade que não possui para com eles.
Conclusão
O mercado muda a todo instante. Novos aparelhos e tecnologias surgem a cada dia e é preciso estar sempre antenado. Busque novos conhecimentos fazendo os melhores cursos da área.
Além disso, fique antenado nas publicações da ABNT de seu segmento, para poder trabalhar sempre dentro das normas e da legalidade.
Paralelamente, busque fidelizar seus clientes atuais mostrando-lhes o seu valor especial. Dê garantias de seu trabalho, busque proximidade com ele, seja transparente e foque nos resultados a longo prazo.