Motos são veículos que necessitam de atenção especial para que a parte mecânica seja mantida em boas condições. É fundamental que o motociclista saiba quais os cuidados básicos que deve ter no dia a dia, mas também quando é a melhor hora de contar com o suporte de um mecânico profissional.
O uso pode causar desgaste natural em algumas peças ou sistemas, sendo eles mais sensíveis a essa condição. A embreagem é uma delas e existem algumas dicas para facilitar o diagnóstico e como mantê-la em bom estado.
Por isso, mostraremos aqui como evitar o desgaste da embreagem da moto e como corrigir alguns problemas. Confira!
Verificar folga
Um dos segredos pouco conhecidos por muitos diz respeito à folga do cabo da embreagem da moto.
Existe uma necessidade de certa margem de espaço para o trabalho adequado do sistema. Deixar a embreagem muito rígida pode expor as peças a condições muito extremas, desgastando-as ou prejudicando seu funcionamento.
Por isso, como é mostrado no próprio manual do fabricante, o ideal é manter uma folga que pode variar de 1 a 2 centímetros. Essa medida pode ser observada na própria alavanca da embreagem, além de ser facilmente ajustável.
Com esse cuidado, evita-se a sobrecarga da embreagem e prolonga a vida útil.
Preservar os discos da embreagem
O hábito de aumentar o giro do motor, acelerando a moto com a mão na embreagem, é péssimo para a preservação dos discos da embreagem. Além do desgaste causado, os resíduos dos discos acabam sujando o óleo, desencadeando diversos outros problemas, como um possível superaquecimento.
É importante conscientizar os motociclistas quanto a evitar essa prática. Além disso, cheque se a moto está com excesso de ruídos durante o acionamento da embreagem. Isso pode ser um sinal de que é hora de substituir os discos ou até o conjunto todo.
Controlar o nível do fluído da embreagem
Assim como outros sistemas mecânicos, a embreagem necessita de uma lubrificação específica para apresentar o funcionamento correto. O próprio motociclista deve estar sempre atento ao nível do fluído da embreagem, porém é fundamental que o mecânico faça essa checagem.
Para realizar a troca, é preciso pressionar a manete algumas vezes e mantê-la acionada. Em seguida, abrir o sangrador e esperar todo o fluido escorrer, ainda com a manete pressionada, até esvaziar completamente o reservatório. Com o reservatório vazio e fechado, é só completar novamente com fluido novo.
Seguir os prazos para troca de óleo
O sistema da embreagem funciona basicamente banhado em óleo. A fricção entre os discos, como citamos, pode causar desgaste e superaquecimento. Se isso acontece sem a devida lubrificação, o conjunto pode se quebrar rapidamente.
Oriente o seu cliente a ficar atento aos prazos para troca de óleo e lembrar de substituí-lo completamente, até a última gota. Os resíduos deixados por um óleo sujo podem causar danos maiores com o passar do tempo, comprometendo o funcionamento do sistema.
Vale lembrar que o tempo de vida útil de um sistema de embreagem depende diretamente do estilo de pilotagem do motociclista. Por isso, não deixe de conscientizá-los quanto aos problemas em manter o cabo muito rígido, atrasar as trocas de óleo e cuidados para não queimar a embreagem.
Com essas dicas, você poderá identificar os principais problemas e agir para aumentar a durabilidade da embreagem da moto do seu cliente.
Quer saber mais informações sobre esse assunto? Então, veja aqui 3 sinais de que é hora de trocar o kit de embreagem!
sou ex aluno da Chiptronic fiz um curso de injeçao eletronica de motocicletas
Olá William, tudo bem?
Que legal, foi um prazer para nós te ajudar com sua formação! Um abraço da Equipe Chiptronic!
Sou proprietario de uma APACHE 200 ,em novembro vou fazer uma viagem de aproximadamente 1700 km,ela ta com quase 2000 km atualmente, rodo pouco e provavelmente ate novembro nao vai ta com 3000 km,estou pensando em trocar o óleo pra viajar,mas a revisão dela com troca segundo manual é só com 6000km,o que vocês recomendam que eu faça?
Aguardo ,e obrigado desde já…