Para evitar surpresas desagradáveis, separamos 5 sinais que apontam o momento de trocar o kit de embreagem da moto.
A embreagem é um componente vital para o funcionamento de qualquer moto. Ela é responsável por fazer a ligação entre o motor e a caixa de marchas, que por sua vez é conectada às rodas da motocicleta.
Explicando em outras palavras, a embreagem conecta o motor à caixa de marchas, permitindo alterar sua relação, fornecendo para as rodas mais ou menos potência.
Desta forma, é fundamental que a embreagem esteja em pleno funcionamento, caso contrário, não será possível trocar as marchas — se a troca for realizada de maneira forçada, pode danificar seriamente a moto.
Veja as dicas e realize a troca do o kit de embreagem!
1. Endurecimento do manete da embreagem
O primeiro sinal de que algum elemento do kit de embreagem está com os dias contados é o endurecimento do acionamento do manete, ou seja, ter dificuldade em apertar a embreagem. Quando a força necessária para acionar a embreagem é muito grande, é um sinal de que ela já está bem desgastada, necessitando de maior atenção.
Isso pode acontecer tanto nos sistemas de embreagem acionados via cabo quanto nas embreagens hidráulicas. No primeiro caso, o endurecimento pode indicar que o cabo está desgastado e prestes a romper-se, fazendo com que não haja curso suficiente no manete e na embreagem para que ela se desacople totalmente.
Já no segundo caso, a embreagem é naturalmente muito pesada (motos mais potentes) e precisa de assistência hidráulica para seu acionamento. Quando ocorre uma falha nesse sistema, o manete fica extremamente duro e, em alguns casos, pode até parecer travado tamanha a força necessária para poder acioná-lo.
Ao notar que o manete está muito duro, é ideal agendar a substituição da embreagem. Além de o componente estar bastante desgastado, o maior esforço do piloto para acioná-lo pode prejudicar a direção, podendo até mesmo causar acidentes.
2. Maior dificuldade para arrancar
Na hora de arrancar com a moto, começa-se a soltar o manete e acionar o acelerador, se ela não responder ao comando ou tiver dificuldade de arrancar, é um sinal de que vai ser necessário trocar o kit de embreagem.
Isso pode acontecer de várias maneiras, mas as mais comuns são, na hora de soltar o manete para arrancar, o curso da embreagem estar muito longo e a moto não arrancar aos poucos. Na verdade, ela sai quase de supetão, como se o disco de embreagem tivesse sido solto de uma vez, mesmo que o motociclista tenha aliviado a pressão do manete suavemente.
Já o outro caso é quando a embreagem começa a patinar. Isso acontece por conta da falta de aderência do disco de embreagem e a sensação, para o motociclista, é parecida com aquela de dirigir uma mobilete, em que é preciso apenas acelerar que a moto começa a se mover apenas com o giro alto. O forte cheiro de queimado também é um indício, no caso.
Esta degradação do componente é um pouco preocupante, principalmente quando o estiver trafegando em subidas. A dificuldade para arrancar com a moto pode fazer com que ela volte ladeira abaixo, podendo, inclusive, causar a queda do motociclista.
3. Trepidações durante a arrancada
Este é o sintoma mais característico de que a embreagem deve ser substituída. Quando o componente está muito desgastado, ao arrancar, sente-se a moto trepidando bastante e também demorando para que as marchas sejam acionadas.
Este sinal é facilmente notado, pois as trepidações são muito características e incomodam bastante na condução. Em alguns casos, a moto pode inclusive “patinar” um pouco no momento da arrancada ou da troca de marchas.
Ao notar qualquer um destes sinais, o piloto deve observar melhor o funcionamento da moto para detectar outros sintomas. Geralmente, todos eles aparecem simultaneamente, sendo fácil a percepção.
É aconselhado não esperar muito tempo para trocar a embreagem, pois rodar demais com ela desgastada pode acabar forçando a parte mecânica da moto, causando o aparecimento de novos danos ou deteriorando outros componentes.
É muito importante que o proprietário tenha o hábito de ficar atento ao funcionamento da moto, sempre conectado com a máquina, buscando novas tecnologias e serviços.
Além disso é imprescindível ter o costume de solicitar manutenções preventivas e o diagnóstico da moto por meio de ferramentas específicas. Este hábito permite a detecção dos problemas antes que eles apresentem seus sintomas característicos, possibilitando a programação da troca do kit de embreagem.
4. Dificuldade para engatar as marchas
Outro sintoma que indica que já passou da hora de trocar a embreagem da moto é a dificuldade de engatar as marchas. O problema costuma começar apenas com aqueles engates rápidos, com pequenas engasgadas na troca, mas depois vai ficando mais grave e difícil de engatar qualquer marcha, mesmo parado.
Isso acontece porque, especialmente quando a moto está em movimento, quando a embreagem está ruim o câmbio não consegue fazer a transição entre as marchas justamente por não estão completamente desengatado. Quando ainda há tração entre motor e câmbio, fica muito difícil trocar de marchas.
Além de dificultar a pilotagem, esse sintoma também pode acarretar problemas muito sérios para o câmbio e as relações, que passam a ser exigidas demais e da maneira incorreta. O problema, se não solucionado a tempo, pode virar uma bola de neve, afetando outras áreas da motocicleta.
5. Observe seus maus hábitos
Os maus hábitos ao pilotar e cuidar de uma moto devem sempre ser evitados, mas, algumas vezes, alguns acabam passando batido. Esses hábitos podem prejudicar diversos componentes da moto, inclusive a embreagem.
Para quem tem o costume de ficar acelerando a moto com a embreagem apertada, pode ter certeza de que algum problema pode ter surgido por conta disso. A embreagem serve para fazer engates e desengates rápidos, como as trocas de marcha, e ficar com ela apertada por muito tempo só aumenta o desgaste da peça. Se quiser fazer barulho com a moto e dar aquelas aceleradas, prefira fazer isso desengatado.
Já quem tem uma moto com embreagem hidráulica e não costuma ou nem sabe que é preciso verificar o nível e trocar o óleo regularmente, esse hábito pode estar condenando a embreagem da sua moto.
Essa manutenção é muito simples de ser feita e não precisa nem colocar a mão na sujeira utilizando um scanner de diagnóstico com tecnologia mobile para verificar o nível e a qualidade do fluído.
Portanto, é importante controlar hábitos e seguir os cuidados recomendados para esse componente tão importante da moto e também para a segurança da pilotagem.
Você sabe reconhecer a hora de trocar o kit de embreagem da moto? Conhece outras formas de detectar o desgaste deste componente? Então, não deixe de comentar e compartilhar conosco a sua experiência!
Boa noite, pessoal!
Eu tenho uma Twister 2016 que está com pouco mais de 90 mil km.
Venho percebendo uma situação estranha que acontece às vezes na 5ª marcha e também na 6ª.
Pouco depois de engatar essas marchas e acelerar, A MOTO DEBREA SOZINHA.
Ou seja, eu estou em aceleração, subindo o giro e a moto faz aquele barulhão de como seu estivesse acelerando com a embreagem acionada.
Um mecânico me falou que o cabo estava pesado de sujeira, então fiz uma limpeza nele com óleo diesel e depois lubrifiquei, mas não adiantou. A única coisa que aconteceu foi que embreagem ficou mais leve.
Estava com o mesmo problema na minha cg 125 2011, em subidas ela nao tinha força e quando eu acelerava demais parecia que eu estava segurando a embreagem e a moto gritava, troquei o KIT EMBREAGEM todo e tudo mudou, ficou até melhor pra arrancar, subir morro, velocidade… você precisa trocar o kit de embreagem. abraços
Boa tarde, tenho uma Fazer 250 2015, qdo estou pilotando a mesma, verifico que de primeira a quarta marcha, tudo vai bem, colocando quinta marcha, o motor começa com um barulho parecendo cantar de rolamento, a medida que a velocidade aumenta vai desaparecendo. É algum problema da marca, ou problema mecânico?
Eu tô na minha primeira moto
Bros 150
Acho ja sim saber q é realmente a embreagem,ainda mais com essas dicas ,manete do pé bem dura as vezes,e reparei q em quinta marcha na aceleração máxima parece q tem alguma coisa segurando a embreagem,TA Gasta msm ,e já encomendei um kit,e vou ficar olhando pra mim aprender a trocar! Brigadão pela dica e Feliz páscoa rsrs
Tenho uma Suzuki Gsxr 750 1996 a embreagem está muito pesada troquei o cabo da embreagem mas continuo a mesma coisa é muita força para puxar o manete me ajuda aí pessoal obrigado
TENHO UMA MOTO YAMAHA FAZER 250, 18 MIL K RODADOS, SEM FORÇA ESTIVE EM UMA CONCESIONÁRIA E O PROFICIONAL DISSE QUE A EMBREAGEM QUEIMOU, ACREDITO SER DEFEITO DE FABRICA, POIS PRA TROCAR CUSTA QUASE 1300 REAIS
ALGUEM JA PASSOU POR ESSE PROBLEMA
Estou com o mesmo problema com a minha lander 2022, 17mil km. tambem levei na concessionaria e me passaram o mesmo valor.
TENHO UMA MOTO YAMAHA FAZER 250, 18 MIL K RODADOS, SEM FORÇA ESTIVE EM UMA CONCESIONÁRIA E O PROFICIONAL DISSE QUE A EMBREAGEM QUEIMOU, ACREDITO SER DEFEITO DE FABRICA, POIS PRA TROCAR CUSTA QUASE 1300 REAIS
NORMALMENTE DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DURA UMA ENBREAGEM DE UMA MOTO 160 EM USO NORMAL ??
A minha tá com mais de 120. Roeu tudo da embreagem menoa os discos. Nem se gastaram.1
As vezes a minha segura a alavanca de embreagem, na troca eu aperto e ela não volta, o que pode ser?
O pproblema da minha moto é qua2eu vou reduzir a marcha ela faz um barulho estranho ,isso pode ser o kit de embreagem?
A pior embreagem que existe e a da fazer 250 2020 Yamaha, vc pode proceder corretamente no manuseio da embreagem dela, mas a cada 3 mil km terá que trocar o kit de embreagem…a minha está com 15 mil km e já estou trocando pela quarta vez, como a Yamaha não dá garantia, visto eu não ter feito a tal das revisões, fiz as duas primeiras e já havia o problema, mas a Yamaha não quer saber. Então o que posso fazer e divulgar para que outros consumidores não caiam na solada de comprar moto Yamaha, compre Honda essa eu garanto.
Tenho uma fazer 250, a embreagem durou 90 mil km, troquei o kit e está com 40 mil até agora.
Olá, tenho uma Triumph 765 e ela não está patinando, mas está super difícil trocar as marchas e quando a moto está quente ela começa a arrancar em primeira mesmo com a embreagem totalmente puxada. Sabem me dizer o que é isso?
Bom Dia ao passar a marcha, a marcha fica presa, Fazendo com que a moto fique por segundos fazendo um barulho enorme ao acerelar quando não percebo. Qual o problema? Me ajude pfvr
Ótimas descrições parabéns….
olá Rodrigo! Ficamos felizes pelo comentário, parceiro!
Fique ligado em nosso blog para mais dicas. Abraços.
Qual dano pode causar no motor quando a embreagem pega fogo?
Tenho uma yz 125 comesou dando tranco na 3 marcha agora tá dando em quase todas nem vou mas andando até parado faz barulho dentro que pode ser?
Boa noite! Minha biz 125, na ladeira fica batendo tipo um martelo dentro dela, ( tá tá tá tá…) Perde força e morre. Oq pode ser?
Ola , coloquei na minha Bros o kit de embreagem original! só que na hora de afasta ela de ré trava como se não tivesse apertando a embreagem, o que pode ser?
Olá Boa tarde minha cbx strada 200 cc com 27000 km está tipo patinando ela dispara o giro mas não arranca principalmente nas retomadas!! De saída está até normal pode ser hora da troca de embreagem?? A dúvida é porque está com 27000 km rodados
Depois que o motor esquenta some a embreagem. Câmbio funciona normalmente. 750 CBX 88.
Desmontei minha cg 99 na hora de colocar as peças desmonte é montei o kit embreagem e de novo quando fui andar percebir q ta ruim para engatar as marchas pode ser a embreagem?descobrir antes q ja nao estava muito boa a embreagem.
bom dia ….
quando vc troca a embreagem da xj6
troca os disco e os separadores ….
e obrigado a trocar os separadores , ou posso so trocar os discos…
Boa noite eu tenho uma biz 125 ex ela tá fazendo um barulho quando passa a marcha tipo um toc tipo um barulho de plástico oq pode ser ? Fora o barulho ela tá perfeita passa marcha normal não tá dura nem nada é somente o barulho que incomoda obrigado um abraço
boa a resposta de voces…valeu
Olá Lourenzo, tudo bem? Nós que agradecemos, ficamos felizes em ajudá-lo. 😀
Tenho uma g 650 gs. Troco a marcha e faz aquele som “clac”. Não sei se é devido à força da moto ou se é problema na embreagem.
isto e normal tive moto assim também e devido e potencia da moto e o tamanho dela também
Minha pop 110 na rancada ela não ta muito legal ja troquei o disco de embreagem mas ainda não ta legal , o mecânico mim falou q tem q trocar a molas da embreagem , pode ser esse o problema?
oie estou cm uma pequena duvida, minha moto esta fraca e pedindo 5 marcha na casa dos 90-100 km i ela nao estava assim antes, eu viajei cm ela certa de 120 kms e na volta percebi que ela estava fraca e o pedindo 5 marcha a 90-100 kms i isso noa e normal a 4 dela ia quase aos 120-125, quando passava a 5 mantia na reta, nas decidas dava 130, queria saber si isso pode ser disco de embreagem ou algo do tipo, (ja olhei pra ver si nao e meu painel cm defeito)
o que ja foi olhado:
vela
limpeza e regulagem docarburador
motor tem 3k de quilometros rodados
Minha esta assim tambem fraca
Ola. A minha moto ta dando umas trepidadas quando eu engato a terceira marcha. Troquei o kit de relaçao mas continua do mesmo jeito
E o problema continua mas so na terceira o que poderia ser?
Obrigado.
Olá Thiago, já tive uma moto que dava umas trepitadas na 3 marcha também, com o tempo a engrenagem da 3 marcha quebrou, tive que fazer a caixa de marcha dela, oriento que leve em uma oficina de confiança o quanto antes.
Espetacular comentário. Parabéns.
Olá Benjamim, tudo bem? Ficamos muito felizes que nosso artigo tenha lhe ajudado. Grande abraço da equipe Chiptronic!
Eu tenho uma apache e ela travou na segunda macha de um jeito que parecia que tava tudo soldo dentro do motor o que poderá ter acontecido
acho que está tudo solto dentro do motor
Tenho uma r três yamaha a moto não patina não trepida porém o cabo da embreagem perdeu a pressão como se estivesse maior que o normal. Por que isso acontece? E o que eu devo fazer para arrumar?
Troca o cabo que fica zero
Tenho uma r três yamaha a moto não patina não trepida porém o cabo da embreagem perdeu a presão como se estivesse maior o que é isso ?o que eu devo fazer para arrumar
Em caso de trepidações na largada, trocar os discos resolve, ou tem que trocar o kit?
Olá Luiz, tudo bem?
Poderia por gentileza deixar seu telefone, para um de nossos consultores entrar em contato?
Atenciosamente, Equipe Chiptronic!
Excelente esta reportagem, retratou muito bem os problemas apresentados na minha moto!
Olá Marcelo!
Obrigado pelo seu comentário. 😉
Adorei e achei de muita ultilidade essas informações. Parabéns
Olá Ritiele, tudo bem? Que bom! Ficamos muito felizes com seu feedback, continue acompanhando nossas matérias, desejamos muito sucesso a você. Um abraço! 😀
Achei válido o comentário.
Minha motocicleta (CB 300), quando acelera principalmente nas ladeiras, está patinando, na passagem de marcha ela fica acelerada sem desenvolver por alguns segundos e também está tendo dificuldade quando funcionando, de colocar no ponto morto. Comprei está motocicleta recentemente e provavelmente o antigo propietário não conduzia a mesma adequadamente como aguardar no semáforo com a embreagem apertada, se fosse minha desde zero kilometro, com certeza este sistema estaria perfeito.
Muito bom, só informações relevantes. Parabéns !
Olá Genilson! Ficamos felizes pelo seu reconhecimento!
Fique sempre ligado em nosso blog para mais dicas. Abraços.