Para quem possui uma oficina mecânica, é natural conquistar novos consumidores por meio de indicações ou cartões de visitas, por exemplo. Mas tão comum quanto essa prática, é a desconfiança em relação ao uso das mídias sociais para divulgar o seu trabalho e trazer mais clientes. Contudo, é preciso estar atento às práticas do marketing digital e acompanhar o comportamento do seu público, que agora vive conectado.
Vamos te mostrar neste artigo que é possível usar as redes sociais para oficinas e impulsionar o seu negócio. Confira!
Crie perfis para sua oficina
Como as redes sociais se popularizaram bastante nos últimos anos, é preciso que seu negócio esteja presente ao menos nas principais. Faça você mesmo ou peça a alguém para criar uma conta no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. É o básico, porém, necessário para alcançar uma boa quantidade de pessoas e tornar sua empresa mais conhecida.
Coloque o nome e o logo da sua oficina para identificar seus perfis e mantenha um padrão na URL — os endereços eletrônicos das suas contas nessas plataformas, ex.: facebook.com.br/oficinadozeca ou twitter.com/oficinadozeca. O objetivo é facilitar a lembrança das pessoas ao associar a rede social com seu negócio, além de simplificar quando você for divulgar para clientes e outras pessoas.
Defina seu público
Essa etapa é primordial para saber como sua empresa se portará nas redes sociais. Qual é o perfil dos seus clientes? São mais homens? Eles estão nas redes sociais? Quais são seus problemas e objetivos? Como costumam utilizar seus veículos? Quais são suas maiores dúvidas sobre manutenção? Qual carro ou moto pretendem ter no futuro?
Enfim, são alguns exemplos de questões que devem ser dirigidas aos seus clientes. Você saberá com quem estará se comunicando nas redes e como os perfis da sua oficina poderão ajudar essas pessoas.
Ajude seus seguidores
O objetivo do seu conteúdo nas redes sociais deverá ser o de auxiliar as pessoas a solucionarem dúvidas, aprenderem mais coisas, distribuir informações relevantes e, de vez em quando, promover diretamente sua oficina.
Se as pessoas se sentirem satisfeitas com a experiência que sua postagem proporcionou, elas naturalmente voltarão a acessar seu perfil. É como se elas depositassem créditos de confiança sobre sua empresa. Com o tempo, isso aumenta sua reputação e gera mais credibilidade para sua oficina.
Não poste somente anúncios
É preciso ter muito cuidado com esse detalhe, pois as redes sociais não foram feitas exclusivamente para fazer propaganda. As pessoas não te seguirão apenas para ver ofertas, mas sim para saber como sua empresa poderá oferecer conteúdos úteis e interessantes.
Tente achar um equilíbrio entre os dois tipos de postagens. Muitos blogs especializados defendem o uso do método 80-20, uma espécie de adaptação da Lei de Pareto: 80% do seu conteúdo deve ser para entreter e educar o público e 20% para vender.
Por exemplo: imagine o quanto seria chato para um usuário que acessa o Facebook, onde ele acompanha as postagens de amigos, pessoas próximas e do nada aparece um anúncio da sua empresa sem ao menos ter um bom conteúdo junto. Na melhor das hipóteses, ele vai ignorar sua oferta, outros deixarão de te seguir. Portanto, não atrapalhe a experiência de uso comum das pessoas.
Faça um bom conteúdo
O que pode diferenciar o perfil da sua oficina das demais é a qualidade das suas postagens. Ofereça ao público algo que eles sentirão vontade de aprender, opinar e compartilhar com os amigos. Esse conteúdo poderá ser escrito por você, seus funcionários, um especialista conhecido, por agências ou redatores terceirizados. Considere promover conteúdos de terceiros também, desde que você acredite que aquelas informações serão úteis aos seus seguidores.
Ex.: se o portal Auto Esporte publicou um vídeo com um comparativo entre os novos Fiat Palio e Chevrolet Onix, você pode compartilhar esse conteúdo em seus perfis dando uma opinião e pedindo os comentários dos seus seguidores para saber se concordam ou não com você. Crie engajamento!
Estimule a interatividade
Procure pedir a participação dos seus seguidores, especialmente comentários, pois é uma forma de ter um feedback, um retorno direto das pessoas interessadas em seu conteúdo — e fazê-lo alcançar outros públicos.
Faça enquetes, promova concursos, promoções, peça opiniões aos usuários sobre alguma foto, vídeo, pesquisa ou artigo, enfim, crie maneiras do público interagir com sua oficina. Não se esqueça de responder os comentários, sejam eles positivos, negativos ou com dúvidas a respeito de algum assunto.
Todas as táticas listadas acima valem para qualquer rede social e auxiliarão você a criar um bom relacionamento com o público, aproximando ele da sua oficina. Essa confiabilidade naturalmente será revertida em clientes, especialmente aqueles que residem próximos ao seu negócio.
Redes sociais para oficinas: as melhores dicas para cada plataforma
Poste diariamente, se possível até algumas vezes durante o dia. É importante mostrar para as pessoas que sua marca está ativa e que elas poderão contar com você sempre que for necessário. Privilegie conteúdos que engajem as pessoas a comentarem, isso aumentará o alcance das suas postagens, fazendo elas chegarem para mais usuários organicamente.
O segredo dessa rede é publicar conteúdos informativos. Fique atento ao limite de 140 caracteres para cada postagem. Portanto, cada mensagem deverá ser breve. Se quiser aproveitar o espaço para publicar mais coisas, você pode usar imagens para acompanhar cada post.
Não se esqueça das hashtags e utilize ao menos uma em cada publicação. Elas são termos destacados precedidos de um # (ex.: #oficinadozeca ou #manutençãoHB20) e que ajudam a canalizar seu conteúdo quando outros usuários estiverem pesquisando no Twitter por temas relacionados.
Como é uma rede estruturada para a veiculação de fotos, imagens e vídeos curtos (até 15s), você pode até pensar que quem só comercializa produtos visualmente bonitos podem se dar bem com essa plataforma. Mas saiba que sua oficina também pode tirar proveito disso.
Poste fotos da rotina de trabalho, da manutenção dos carros e motos, de clientes satisfeitos indo buscar seus veículos, enfim, coisas que representem os valores da sua empresa, como o profissionalismo e a entrega de um bom serviço, por exemplo.
YouTube
O princípio de uso é parecido com o do Instagram, só que aqui você pode fazer e divulgar vídeos um pouco mais longos. Pense em conteúdos educativos, como dicas de cuidado com o veículo, dicas de manutenção, ou quem sabe um tutorial voltado para as mulheres que têm dificuldades em reconhecer problemas em seus carros.
O uso das redes sociais para oficinas é muito mais um exercício de criatividade, planejamento e esforço do que aplicações financeiras comprometedoras. Veja o caso da Santa Oficina, de São Caetano do Sul-SP, que passou a utilizar as mídias sociais como estratégia de marketing. Uma história para você se inspirar e começar a agir o quanto antes!
Então, gostou do nosso artigo? Está mais motivado a usar as redes sociais para divulgar sua oficina? Conte para nós e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
Muito bom seu conteúdo, minha dúvida é se ainda vale a pena usar essas estratégias, se puder avaliar meu site https://mecanicaportoalegre.com.br/mecanica-em-porto-alegre/oficina
Olá Jeder! Essas dicas são recentes então vale muito a pena usar ainda!
Seu site está bem bacana amigo, abraços! 😉
Bom dia, meu nome é Francisco Binza, eu sou mecânico já há muito tempo, mas gostaria de aperfeiçoar as minhas habilidades profissionais.
Olá Francisco! Tudo bem? Vou encaminhar no seu e-mail mais informações sobre nossos cursos profissionalizantes. Qualquer dúvida estamos à disposição!