Em um mercado cada vez mais competitivo, atrair e fidelizar consumidores exige ir além do bom atendimento antes e durante a compra: é essencial pensar no depois. Muitas vezes relegado a segundo plano, o pós-venda é um momento importantíssimo na construção dessa relação! Isso porque aumentar as vendas não depende apenas de conquistar novos clientes, mas também de encantar e cativar aqueles que já tiveram contato com o seu negócio.
Quer aprender algumas técnicas para garantir um pós-venda arrebatador na sua oficina? Então fique atento às nossas dicas de hoje!
1 – Entregue o prometido
Esta primeira orientação é básica: sempre entregue ao seu cliente aquilo que prometeu, como sinal de competência e compromisso. Isso inclui executar serviços dentro dos prazos. O fato de você estar com muito trabalho pode ser um problema para você, nunca para quem o contratou!
Uma boa forma de lidar com isso é administrar bem o tempo e não oferecer o que não consegue fazer. Caso ocorra algum imprevisto, encontre maneiras de compensar a falha, evitando que o consumidor saia frustrado do seu estabelecimento.
2 – Seja educado e deixe uma boa impressão
Nunca perca as estribeiras, ainda que em situações extremas sempre trate bem . Aquele que sustenta seu negócio — como qualquer pessoa — deve ser tratado com respeito, mesmo que ele próprio não aja assim. Ao dirigir-se ao cliente, olhe nos olhos e seja agradável. A regra vale inclusive para ambientes informais: é possível falar de maneira coloquial sem deixar a educação de lado.
Tenha em mente que as boas maneiras passam por não expor o cliente a problemas internos da oficina. Conflitos entre funcionários, dificuldades com fornecedores, complicações em um serviço a ser executado, nada disso interessa ao seu freguês! Seja cordial e transmita tranquilidade acima de tudo.
3 – Antecipe-se: faça follow-up
Uma ótima maneira de surpreender positivamente seu consumidor é antecipar-se às dificuldades que ele possa enfrentar. Dê um pequeno intervalo após a compra e entre em contato para saber se está tudo certo com o produto ou serviço que ele adquiriu. A atitude é conhecida como follow-up e reforça a segurança do cliente sobre a seriedade do seu trabalho.
Importante: certifique-se de que o follow-up faça parte da sua rotina de vendas sem que isso represente um incômodo para o cliente. O contato deve ser relevante para ele, mais do que para você.
4 – Solucione problemas com agilidade
Ao detectar que o comprador está com algum problema, priorize a resolução. Lembre-se: não é porque a conta já está paga que você pode enrolar o cliente enquanto atende a novos fregueses. Ao deparar-se com um contratempo inesperado, é importante que ele se sinta amparado. Por isso, assegure-o de que a reclamação será atendida de maneira rápida. Se a solução for complexa ou demorada, explique ao cliente, acrescentando que você fará o possível para acelerar o processo.
5 – Comunique-se
Mantenha um cadastro de clientes e utilize as redes sociais e/ou uma lista de e-mails para comunicar novidades e promoções. A estratégia ajuda a mantê-los próximos e conectados a você. Use os dados armazenados para enviar mensagens e oferecer serviços personalizados, fazendo com que o cliente se sinta realmente especial.
Seguindo essas orientações, você criará um vínculo duradouro com sua freguesia, atraindo um movimento cada vez mais sólido para o seu negócio!
E então, como é o pós-venda na sua oficina? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!