Aquela imagem da oficina mecânica suja, bagunçada e com profissionais descuidados é coisa do passado, e todos nós sabemos disso. Mas ela ainda se mantém viva no imaginário popular, seja em uma cena da novela ou na mente de muitos clientes. Portanto, desconstruir a ideia de um serviço desorganizado, sujo e pouco transparente é uma missão que você precisa enfrentar e a maior arma para isso é o bom atendimento ao cliente.
Para te ajudar a alcançar esse objetivo, listamos algumas dicas preciosas de como oferecer uma experiência mais eficiente e completa ao cliente da sua oficina. Confira!
Mantenha sua oficina limpa
A natureza do serviço mecânico envolve graxas, óleos e restos de materiais. Portanto, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado! É importante fazer uma limpeza mais pesada regularmente e dar uma manutenção mais leve no dia a dia. O asseio e a organização são os elementos que vão compôr a primeira imagem que o cliente terá de sua oficina e isso é muito importante para que ele confie e dê mais crédito aos seus serviços.
E seus funcionários também
Oficina e profissionais limpos formam uma dupla perfeita! Esteja atento às roupas e ao cuidado pessoal dos mecânicos. Claro que estarão sujos a maior parte do tempo, mas o excesso de descuido pode ser evitado e ajuda a construir uma imagem de credibilidade.
Garanta a qualidade do serviço
Cuide para que os veículos sejam entregues limpos. Nunca finalize o serviço de um veículo sem que ele passe por uma vistoria e volte ao cliente sem marcas da sua passagem pela oficina.
Cumpra prazos
Quantas vezes já escutamos que mecânicos são “enrolados”? Que não entregam o veículo na data combinada? Pois bem, é hora de mudar essa visão! Organize-se e cumpra todos os combinados com seus clientes, sem iludi-los com prazos irreais. O mais importante nesse sentido é ser realista e fazer de tudo para atender o que foi acordado. Uma ferramenta importante nessa missão é ter uma agenda organizada e bem atualizada com todos os compromissos.
Faça orçamentos transparentes
Seja o mais claro possível em suas cotações, detalhe item por item e explique ao cliente o que significa cada serviço contratado ou produto comprado. Essa atitude passa confiança e segurança.
Seja claro com o cliente
Algo fora de seu controle te impedirá de cumprir um prazo acordado? Será necessária a compra de um produto não orçado ou de um serviço não contratado? Informe ao cliente com antecedência. Esse cuidado fará com que ele confie em você e, por muitas vezes, o surpreenderá positivamente. Não permita que seu cliente saiba de alguma “novidade” somente quando for retirar o veículo.
Estude seu público
Entender quem são seus clientes é fundamental. Possivelmente, seus serviços serão contratados por homens e mulheres de distintas idades e perfis, mas, ainda assim, haverá algumas características em comum. Por exemplo, se a oficina está localizada em uma zona bastante comercial é possível que seu cliente não seja residente da área, mas trabalhe aí. Ou se está em um bairro classe média alta, ele será um cliente com maior poder aquisitivo e até mais exigente em alguns itens.
Esses são alguns exemplos que podem te ajudar a estruturar sua oficina de acordo com seu público-alvo, criando modos de atendimento voltados a suas particularidades. Para isso, é bastante importante manter um cadastro atualizado de clientes com informações básicas como endereço residencial, endereço comercial, idade, sexo, data de nascimento e como conheceu a oficina.
Aposte na fidelização
Crie formas de premiar os clientes mais fiéis da oficina. Envio de presentes e descontos são muito bem vistos e ajudam na fidelização. Com o cadastro atualizado, a oficina poderá oferecer algum tipo de mimo ao cliente em seu aniversário, por exemplo. Além de prestar um serviço de qualidade, claro, as ideias são inúmeras para agradá-lo e mantê-lo por perto.
Trate bem a todos
Mulheres e idosos em geral se sentem inseguros ao buscar uma oficina mecânica. Isso provavelmente se deve à imagem antiga do mecânico que comentamos mais acima. Empenhe-se em tratar todos de maneira igual. Sabemos que cada dia mais esses públicos buscam os serviços mecânicos e temos que estar abertos a recebê-los da melhor maneira possível sem criar nenhum tipo de barreira.
Comunique-se bem
Com os dados dos seus clientes em mãos, você terá informações básicas de como atingir melhor o seu público-alvo. Divulgar na região através de flyers, oferecer descontos a quem apresentar folhetos promocionais, manter convênios com empresas próximas, melhorar a fachada dando destaque ao nome da oficina. Essas são apenas algumas ideias de como comunicar-se melhor com seu público.
Conhece alguma outra dica importante? Ainda tem dúvidas sobre como proporcionar um atendimento melhor ao seu público? Deixe um comentário e conte para nós!
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Era o que precisava saber.
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GOSTEI DESTE ASSUNTO, ATENDER BEM O CLIENTE É FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGOCIO IR BEM,
AS PALAVRAS MAGICAS, BOM DIA; BOA TARDE E BOA NOITE. VOLTE SEMPRE, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O NOSSO DIA A DIA.
UM SORRISO NO ROSTO DA PESSOA QUE ESTÁ ATENDENDO É FUNDAMENTAL NO ATENDIMENTO.
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Olá Norberto, tudo bem?
Concordamos plenamente com cada palavra dita pelo Senhor, agradecemos o comentário! 😀
Um abraço da Equipe Chiptronic.