Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Segmentos Autos

Atendimento ao cliente: confira dicas de como tratar bem o público

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Autos, Dicas
16.5k
6
Atendimento ao cliente: confira dicas de como tratar bem o público
19.8k
SHARES
52.1k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Aquela imagem da oficina mecânica suja, bagunçada e com profissionais descuidados é coisa do passado, e todos nós sabemos disso. Mas ela ainda se mantém viva no imaginário popular, seja em uma cena da novela ou na mente de muitos clientes. Portanto, desconstruir a ideia de um serviço desorganizado, sujo e pouco transparente é uma missão que você precisa enfrentar e a maior arma para isso é o bom atendimento ao cliente.

Para te ajudar a alcançar esse objetivo, listamos algumas dicas preciosas de como oferecer uma experiência mais eficiente e completa ao cliente da sua oficina. Confira!

Mantenha sua oficina limpa

A natureza do serviço mecânico envolve graxas, óleos e restos de materiais. Portanto, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado! É importante fazer uma limpeza mais pesada regularmente e dar uma manutenção mais leve no dia a dia. O asseio e a organização são os elementos que vão compôr a primeira imagem que o cliente terá de sua oficina e isso é muito importante para que ele confie e dê mais crédito aos seus serviços.

E seus funcionários também

Oficina e profissionais limpos formam uma dupla perfeita! Esteja atento às roupas e ao cuidado pessoal dos mecânicos. Claro que estarão sujos a maior parte do tempo, mas o excesso de descuido pode ser evitado e ajuda a construir uma imagem de credibilidade.

Garanta a qualidade do serviço

Cuide para que os veículos sejam entregues limpos. Nunca finalize o serviço de um veículo sem que ele passe por uma vistoria e volte ao cliente sem marcas da sua passagem pela oficina.

Cumpra prazos

Quantas vezes já escutamos que mecânicos são “enrolados”? Que não entregam o veículo na data combinada? Pois bem, é hora de mudar essa visão! Organize-se e cumpra todos os combinados com seus clientes, sem iludi-los com prazos irreais. O mais importante nesse sentido é ser realista e fazer de tudo para atender o que foi acordado. Uma ferramenta importante nessa missão é ter uma agenda organizada e bem atualizada com todos os compromissos.

Faça orçamentos transparentes

Seja o mais claro possível em suas cotações, detalhe item por item e explique ao cliente o que significa cada serviço contratado ou produto comprado. Essa atitude passa confiança e segurança.

Seja claro com o cliente

Algo fora de seu controle te impedirá de cumprir um prazo acordado? Será necessária a compra de um produto não orçado ou de um serviço não contratado? Informe ao cliente com antecedência. Esse cuidado fará com que ele confie em você e, por muitas vezes, o surpreenderá positivamente. Não permita que seu cliente saiba de alguma “novidade” somente quando for retirar o veículo.

Estude seu público

Entender quem são seus clientes é fundamental. Possivelmente, seus serviços serão contratados por homens e mulheres de distintas idades e perfis, mas, ainda assim, haverá algumas características em comum. Por exemplo, se a oficina está localizada em uma zona bastante comercial é possível que seu cliente não seja residente da área, mas trabalhe aí. Ou se está em um bairro classe média alta, ele será um cliente com maior poder aquisitivo e até mais exigente em alguns itens.

Esses são alguns exemplos que podem te ajudar a estruturar sua oficina de acordo com seu público-alvo, criando modos de atendimento voltados a suas particularidades. Para isso, é bastante importante manter um cadastro atualizado de clientes com informações básicas como endereço residencial, endereço comercial, idade, sexo, data de nascimento e como conheceu a oficina.

Aposte na fidelização

Crie formas de premiar os clientes mais fiéis da oficina. Envio de presentes e descontos são muito bem vistos e ajudam na fidelização. Com o cadastro atualizado, a oficina poderá oferecer algum tipo de mimo ao cliente em seu aniversário, por exemplo. Além de prestar um serviço de qualidade, claro, as ideias são inúmeras para agradá-lo e mantê-lo por perto.

Trate bem a todos

Mulheres e idosos em geral se sentem inseguros ao buscar uma oficina mecânica. Isso provavelmente se deve à imagem antiga do mecânico que comentamos mais acima. Empenhe-se em tratar todos de maneira igual. Sabemos que cada dia mais esses públicos buscam os serviços mecânicos e temos que estar abertos a recebê-los da melhor maneira possível sem criar nenhum tipo de barreira.

Comunique-se bem

Com os dados dos seus clientes em mãos, você terá informações básicas de como atingir melhor o seu público-alvo. Divulgar na região através de flyers, oferecer descontos a quem apresentar folhetos promocionais, manter convênios com empresas próximas, melhorar a fachada dando destaque ao nome da oficina. Essas são apenas algumas ideias de como comunicar-se melhor com seu público.

Conhece alguma outra dica importante? Ainda tem dúvidas sobre como proporcionar um atendimento melhor ao seu público? Deixe um comentário e conte para nós!

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: atendimento ao clientecapacitaçãoclientesfidelizaçãomecânicosoficina mecânicaorganização
Previous Post

A História da empresa Chiptronic

Next Post

Conheça os diferenciais para sua oficina atrair mais clientes

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
Conheça os diferenciais para sua oficina atrair mais clientes

Conheça os diferenciais para sua oficina atrair mais clientes

Comments 6

  1. Rogerio Freitas says:
    9 anos ago

    Como faco para adquirir os cursos com vocês?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      9 anos ago

      Bom dia Rogerio! Por gentileza, deixe seu número e seu e-mail que
      entraremos em contato com você, ou se preferir
      o nosso número é: (14) 3352-6060 ou pelo
      whatsapp (14) 98120-7806, para lhe passar mais informações. Obrigado!

      Responder
  2. Rinaldi says:
    9 anos ago

    Era o que precisava saber.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      9 anos ago

      Que bom, ficamos felizes em poder te ajudar 🙂

      Responder
  3. Norberto Ramos says:
    10 anos ago

    GOSTEI DESTE ASSUNTO, ATENDER BEM O CLIENTE É FUNDAMENTAL PARA O SEU NEGOCIO IR BEM,
    AS PALAVRAS MAGICAS, BOM DIA; BOA TARDE E BOA NOITE. VOLTE SEMPRE, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O NOSSO DIA A DIA.
    UM SORRISO NO ROSTO DA PESSOA QUE ESTÁ ATENDENDO É FUNDAMENTAL NO ATENDIMENTO.
    NÃO JOGUE OS SEUS PROBLEMAS NOS SEUS CLIENTES, ELE ESTÁ QUERENDO A SUA AJUDA.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Norberto, tudo bem?
      Concordamos plenamente com cada palavra dita pelo Senhor, agradecemos o comentário! 😀
      Um abraço da Equipe Chiptronic.

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×