Com a expansão da internet e a popularização das redes sociais, não apenas os padrões de consumo como as vendas online mudaram na web 2.0. Com clientes cada vez mais conectados, ganha força a necessidade de um atendimento igualmente conectado, dando origem, portanto, ao SAC 2.0 — que nada mais é do que utilizar as mídias sociais para o atendimento ao consumidor. Graças às suas vantagens e facilidade, ele pode ser utilizado em uma variedade de negócios, até mesmo na gestão da sua oficina mecânica.
Confira um pouco mais sobre como esse modelo de atendimento pode ajudar o seu negócio:
Cria um relacionamento mais próximo com o cliente
Como o cliente pode se comunicar a qualquer hora e de qualquer lugar, utilizar um SAC 2.0 na sua oficina ajuda a criar um relacionamento muito mais próximo com ele. Mais do que isso, o cliente passa a sentir mais confiança porque sente que se tiver um problema, terá um atendimento rápido onde quer que esteja.
O relacionamento também fica mais próximo porque há mais transparência, já que com as redes sociais é possível ver o que os outros clientes também estão falando. Ao responder algumas dúvidas principais publicamente e prestar esclarecimentos quando necessário, sua oficina ganha uma operação mais transparente.
Permite atualização sobre condições e serviços
Ter um SAC 2.0 em sua oficina também permite manter o cliente sempre atualizado sobre o estado atual do seu carro e os serviços prestados. Inclusive, caso exista a necessidade de realizar um serviço não previsto em orçamento, por exemplo, é possível notificar o cliente de maneira mais eficiente, garantindo a sua satisfação.
Além disso, esse tipo de atualização permite que o cliente se programe de maneira mais efetiva para ter o veículo novamente, além de compreender melhor o prazo para o conserto.
Ajuda no monitoramento
Outra grande vantagem para a gestão de uma oficina ao utilizar o SAC 2.0 é o fato de que é possível acompanhar o que os usuários estão falando sobre sua oficina. Seja nas avaliações dadas no Facebook, em tweets publicados ou comentários em geral, isso permite identificar problemas de maneira mais rapidamente e, consequentemente, agiliza a solução.
Assim, se um cliente saiu insatisfeito da sua oficina porque o motor ainda faz barulho ou deu problema novamente na injeção eletrônica do veículo, por exemplo, com o monitoramento sua oficina poderá tomar ciência desse fato o mais rápido possível e oferecer suporte. Dessa forma, evita-se uma postura de crítica constante e dá mais atenção ao cliente para deixá-lo mais satisfeito ao final.
Diminui os custos com atendimento
Quando o SAC 2.0 é implantando, os custos com atendimento tendem a ser menores já que é mais fácil e mais barato usar a internet do que um complexo sistema telefônico, por exemplo. Com isso, a sua oficina ganha em economia de recursos e eficiência, pois gastando menos no atendimento é possível investir na melhoria do serviço em geral, como ferramentas específicas e automatizadas, qualificação da equipe, etc.
Fideliza clientes
Atendimento mais facilitado, mais ágil, mais eficiente e que oferece um suporte completo é sinônimo de clientes fidelizados. Por isso, o SAC 2.0 é uma poderosa ferramenta para fazer com que seu consumidor se sinta realmente ouvido e atendido da maneira que espera e necessita.
O SAC 2.0 é uma ótima possibilidade para oficinas e auxilia na gestão, tornando o atendimento mais fácil, eficiente e de maior qualidade. Com esse SAC 2.0, inclusive, é possível fazer monitoramentos constantes sobre possíveis reclamações para solucionar casos o mais rápido possível.
Ainda tem dúvidas sobre o SAC 2.0 em oficinas? Deixe nos comentários!