Com certeza alguma motocicleta já chegou em sua oficina apresentando fumaça excessiva no motor, certo? Pois bem, uma fumacinha ou outra de manhã nos dias frios pode até ser normal, mas quando ela passa a ser constante, mesmo com o motor em temperatura normal de funcionamento, é preciso ficar atento e alertar também o cliente a sempre verificar problemas estranhos na motocicleta para que seja solucionado o quanto antes.
Alguns fatores podem levar isso a acontecer, e o Diaguinho vai nos ajudar a esclarecer esse problema. Nas dicas de hoje também falaremos sobre excesso de óleo e combustível de má qualidade.
Abaixo, seguem algumas dicas que irão te auxiliar na hora de encontrar a verdadeira causa para este problema, que muitas vezes é ignorado pelo motociclista. Boa leitura!
Junta do cabeçote do motor danificada, permitindo passagem de óleo para o cilindro
O óleo presente no motor é responsável por lubrificar as peças internas, evitando um possível atrito entre elas, além de ajudar a manter a temperatura do motor correta. No entanto, quando a junta do cabeçote do motor se encontra danificada, este óleo presente nele passa para o interior da câmara de combustão. Quando este óleo é queimado, ocorre a liberação de fumaça em excesso. Caso o problema seja esse, é necessário realizar a troca da junta do cabeçote para reparar a motocicleta.
Em motocicletas com cárter seco, bomba secundária de óleo danificada ou obstruída
Você sabe o que é uma motocicleta com cárter seco? Basicamente, se um motor possui outro reservatório externo a ele para armazenamento de óleo, e apresenta uma quantidade reduzida de óleo na própria carcaça recebe este nome. Se a bomba de óleo se encontra danificada ou impossibilitada de repassar a lubrificação necessária aos componentes, também pode haver fumaça excessiva no motor.
Desgaste excessivo dos anéis do pistão
Os anéis de pistão são peças que, quando instaladas dentro dos cilindros dos motores, proporcionam o bloqueio móvel entre a câmara de combustão e o cárter do motor. Com o passar do tempo, esses anéis podem se desgastar, podendo então acarretar na falha da vedação dos gases da combustão impedindo-os que passem para o cárter. Isso também pode ocasionar uma fumaça incomum na motocicleta, sendo necessário realizar a troca dos componentes.
Nível de óleo acima do especificado
Todo mundo sabe que é necessário verificar o nível de óleo dos veículos periodicamente. Nas motos, a importância de analisar o nível do óleo não é menor. Os óleos tem a função de lubrificar as partes do motor, a fim de diminuir o atrito entre as peças e evitar o desgaste excessivo. Quando o nível de óleo está acima do recomendado, além de um possível vazamento, este óleo pode acabar indo indevidamente para a câmara de combustão, e consequentemente ocasionar a liberação de fumaça.
Riscos e desgaste de cilindro/pistão
O pistão de uma motocicleta é uma peça localizada no centro do cilindro e tem a função de receber a explosão da mistura de ar e combustível, responsável pelo deslocamento do veículo. É natural que, devido ao atrito entre cilindro e pistão, ocorra o desgaste destes componentes. Quando isso acontece, o óleo presente no motor acaba entrando junto com essa mistura, o que ocasiona também a liberação de fumaça excessiva no motor.
Sonda lambda
Para a sonda lambda funcionar de modo correto, é preciso que atinja a temperatura de 300° para que a leitura seja iniciada. Com o acúmulo de óleo na saída do escapamento ao redor da sonda, a identificação dos gases pode ficar um pouco confusa, fazendo com que a sonda mande um valor incorreto para a central, que consequentemente manda uma quantidade incorreta de combustível para o motor, gerando assim um excesso. Quando isso ocorre, a troca não é necessariamente obrigatória, ficando a critério do proprietário realizá-la.
Combustível de má qualidade
Perda repentina de potência, barulhos incomuns no motor e fumaça no escapamento também são sinais que podem indicar a má qualidade do combustível utilizado, fazendo com que o motor do veículo sofra as principais consequências do combustível adulterado.
As impurezas contidas no combustível podem causar danos nas velas, bomba do motor, e filtro do combustível, resultando em um grande prejuízo financeiro para o motociclista. Se combinados os sintomas, o diagnóstico é quase certo, podendo causar novamente a fumaça excessiva na moto.
Lembre-se sempre de orientar seu cliente a fazer a manutenção preventiva na motocicleta. Com isso, ele evitará que problemas, muitas vezes simples de se resolver, se tornem grandes dores de cabeça.
E aí, gostou das dicas desta semana? Tem mais alguma dica que esquecemos de mencionar?
Conte pra gente nos comentários!
Boa noite
Meu carro está saindo uma fumaça branca pelo bico da caixa de ar do motor sempre que vou estacionar o que pode ser isso ?
Meu carro e um Fiesta rocam 1.0 2013
Olá!
Parabéns pela matéria!
Qual é a temperatura da fumaça quando sai do motor, antes de passar pelo silenciador ?
Olá Dell, tudo bem? Obrigado por seu feedback ficamos felizes que tenha gostado de nossa matéria. Grande abraço amigo!
A Sonda Lambda é muito importante, parabéns pelo blog.
Olá Fábio, tudo bem? Obrigado por seu feedback! Grande abraço amigo!