Quem trabalha ou administra uma oficina mecânica sabe que, assim como outros tipos de negócio, o fluxo de caixa é algo que carece de muita atenção, ainda mais em um momento de instabilidade econômica como o vivido no Brasil atual. É preciso muito cuidado para trabalhar os lucros e organizar as despesas para que não exista nenhuma surpresa no final do mês.
Apesar de parecer algo simples, não se trata apenas de acompanhar o que entra e o que sai de dinheiro, afinal, um bom administrador precisa ter um olho crítico sobre esse aspecto. Confira 5 dicas para você ter mais controle do fluxo de caixa da sua oficina!
Registre tudo
Para controlar as finanças é preciso se comprometer a anotar toda e qualquer movimentação financeira que envolva o dinheiro do caixa. Seja para comprar o café da manhã dos funcionários ou para pagar o seu principal fornecedor. Essa é a melhor maneira de conseguir evitar aqueles desencontros de valores no livro caixa.
Calcule o fluxo diário
A matemática é a melhor amiga do administrador, e não estamos falando de complexas fórmulas, mas sim de operações de soma, subtração e divisão, que permitem encontrar números interessantes, como o fluxo diário do caixa. É importante ficar de olho na movimentação de cada dia para entender como andam os gastos. Muitos dias fechados no vermelho ou com movimentação financeira abaixo do esperado vão resultar em prejuízos. Ter uma noção prévia (ou uma projeção) do fechamento do mês é uma boa maneira de repensar as despesas para os meses seguintes.
Não misture finanças pessoais com o fluxo de caixa
Ok, você é o proprietário da oficina e, por isso, todo o dinheiro fica com você até o dia dos pagamentos, mas evite misturar o seu dinheiro com o da oficina. Algumas práticas, como tirar o dinheiro do caixa para pagar a conta de água da sua casa (ou vice-versa, tirar dinheiro da sua conta pessoal para as despesas do negócio) ou pegar alguns trocados para fazer um lanche rápido no posto são prejudiciais para o controle do caixa.
Planeje o estoque
Um estoque bem organizado, limpo e controlado é a melhor maneira de evitar que peças fiquem entulhadas em prateleiras enquanto outras fiquem em falta. Organizar o estoque é uma maneira de controlar bem os gastos com material, e esse planejamento tem grande impacto no controle da movimentação financeira.
Menos é mais
Quanto menor for o número de pessoas que têm acesso ao caixa, melhor será o controle da movimentação financeira. Opte por reservar essa tarefa para um funcionário capaz de controlar e analisar os gastos. Um colaborador que não tenha a disciplina necessária para movimentar o dinheiro da empresa não deve ficar incumbido dessa tarefa, pois isso pode resultar em falta de registro, perda de notas fiscais ou outras coisas que dificultam a gestão diária da oficina.
Administrar uma oficina pode ser uma tarefa mais simples, basta lembrar-se de que o controle do caixa é o primeiro passo rumo à tranquilidade na hora de fechar o mês. Conte suas experiências com o caixa da sua oficina nos comentários e fique à vontade para deixar mais dicas!
chiptronic e de ++++++++
Obrigado!