Hoje em dia, a maioria das pessoas busca nas oficinas mecânicas um atendimento que os faça se sentir seguro com relação ao serviço e confiante nos profissionais que o atende. Foi-se o tempo em que as pessoas pensavam nas oficinas como um lugar com visual precário, cheio de ferramentas e bagunçado. Cada vez mais os proprietários de veículos buscam ser bem servidos, entrar em locais apresentáveis e organizados. Isso faz com o que o cliente seja melhor acolhido e, portanto, sinta-se mais disposto a pagar o preço do que está sendo oferecido — e a voltar naquela oficina quando precisar.
Algumas empresas já conseguiram entender que oferecer atendimento de qualidade em um local apropriado e com profissionais honestos e competentes pode ser um grande diferencial com relação aos concorrentes e, portanto, ajudar na fidelização dos clientes. Por outro lado, implementar esse hábito nas oficinas automotivas não é uma tarefa muito fácil, visto que precisa do envolvimento de toda a equipe. Neste artigo nós vamos te dar as dicas certas para conseguir adotar iniciativas que vão te ajudar com a fidelização de clientes na sua oficina. Confira!
Oferecer serviços extras
Quem não conhece uma história de alguém que foi enganado na oficina mecânica e pagou bem mais do que deveria por uma peça barata e fácil de ser trocada? É essa a desconfiança que ainda existe para muitas pessoas. Agora imagine que na sua oficina você oferecerá aos seus clientes o contrário: se ele pagar por um serviço, além de você oferecê-lo de maneira honesta, ainda vai dar um “mimo”, como entregar o carro lavado ou fazer serviços de leva e traz gratuitamente se o veículo se encontrar nas redondezas.
Além de surpreender o cliente de maneira positiva, vai conseguir mostrar que a sua oficina está disposta a solucionar o problema da maneira mais eficiente possível e garantir o melhor atendimento. Além de ajudar na fidelização, ainda aumenta as chances de ele indicar o seu negócio para amigos e conhecidos — e o boca a boca é valioso nesse mercado!
Ofereça atendimento diferenciado
Por muito tempo, as oficinas mecânicas foram lugares cheios de calendários de mulheres nuas e uma recepção nada acolhedora. Embora hoje em dia a maioria desses lugares já reconheça que isso não é bem-visto nem por homens e, muito menos, por mulheres, ainda existe muito chão a ser percorrido para que as oficinas ofereçam um atendimento respeitoso e acolhedor para os clientes.
Por exemplo, estima-se que o percentual de proprietárias de veículos seja de aproximadamente 43%. É um nicho que está cada vez mais rigoroso e que precisa de atendimento coerente com suas necessidades. Oferecer um tratamento diferenciado para o público feminino, que inclua maior receptividade, ambiente propício e confiabilidade pode garantir a fidelização de clientes mulheres, que representam uma fatia considerável do público. Oferecer uma recepção com cadeiras, água, café, televisão, revistas ou até mesmo internet Wi-Fi pode ajudar as pessoas a sentirem-se mais confortáveis e menos impacientes ao aguardar por algum orçamento ou serviço.
E não se esqueça de que muita gente precisa resolver problemas mecânicos com seus filhos a tiracolo. Por isso, não custa reservar um cantinho com alguns brinquedos e entretenimento para garantir que esse momento não seja estressante para toda a família. Isso certamente vai deixar uma boa impressão e fazer com que o cliente volte mais vezes.
Investir em programas de fidelização de clientes
Uma das maneiras eficientes de fidelizar um cliente é oferecendo recompensas pela preferência pelo seu negócio. Por exemplo, dê a quarta revisão de graça, ou uma lavagem completa a cada duas trocas de óleo. Outra alternativa é oferecer algumas vantagens e descontos para os clientes que indicarem amigos que comprem com você.
Além de fidelizar o cliente antigo, isso ainda estimula o surgimento de novos. Esses pequenos investimentos podem oferecer um retorno financeiro interessante e fazer com que as pessoas façam questão de voltar à sua oficina quando precisarem de um serviço reparo ou manutenção.
Ser claro e transparente
Como foi dito anteriormente, muita gente ainda tem receio de ser enganado e pagar por mais serviços do que realmente precisa em oficinas mecânicas. Por isso, ser claro e transparente com relação ao que precisa ser consertado ou incluído na manutenção já é um ponto positivo para a sua oficina. Aumenta a confiança do cliente no serviço, que ficará mais tranquilo e satisfeito com o seu estabelecimento. Se for necessário, explique com mais detalhes e mostre onde está o defeito ou o desgaste e se prontifique a tirar todas as dúvidas.
Investir em qualidade
É possível (e desejável) investir em qualidade em uma oficina mecânica para aumentar as chances de fidelização de clientes. Com pessoas cada vez mais exigentes com relação aos cuidados com seus veículos, é preciso que o seu negócio se mantenha atualizado e oferecendo produtos e serviços de qualidade. Algumas dicas para que isso seja sempre a prioridade do seu negócio são:
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Investir em treinamentos e capacitação dos funcionários, tanto na parte técnica quando na área de vendas, negociação e atendimento ao cliente.
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Escolha peças de qualidade, não as mais baratas. Acredite: os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos mais duradouros e confiáveis.
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Contrate os melhores profissionais. Encontrar bons funcionários também é um investimento que garante o melhor serviço para os clientes.
Fornecer a solução completa
Seu cliente precisa trocar o vidro do carro quebrado, mas sua oficina não trabalha com isso? Tenha em mãos o contato de um fornecedor ou parceiro que pode oferecer um serviço de qualidade para ele! Servir como um intermediário entre seu cliente e outros profissionais para oferecer a solução completa é uma ótima maneira de se tornar referência no mercado e ganhar a confiança do consumidor. Assim, você garante que o dono do carro saia satisfeito por não precisar perder tempo em busca dos lugares certos para cada um dos seus problemas.
Investir em algumas mudanças para melhorar a qualidade do atendimento e do serviço pode ser bastante eficiente para garantir a satisfação do público da sua oficina automotiva. Você já implantou alguma estratégia para fidelizar os seus clientes? Conte para nós como foi essa experiência e não deixe de escrever suas dúvidas e sugestões!
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Um abraço da Equipe Chiptronic!