Já reparou na quantidade de carros que transitam todo dia na sua cidade? Quem nasceu há 20 ou 30 anos percebe como os tempos atuais são diferentes, com ruas cada vez mais cheias e modelos de automóveis cada vez mais modernos. Com uma frota tão grande (de acordo com dados do Detran, a frota de carros no Brasil passa dos 55 milhões de unidades), o que não falta é oferta de trabalho para oficinas e outros reparadores automotivos. A crescente demanda faz com que muitas oficinas mecânicas se sacrifiquem para dar conta dos trabalhos e não perder espaço para a concorrência, caindo assim em armadilhas administrativas que podem transtornar a rotina dos empregados e gestores da oficina.
Confira algumas dicas com as melhores práticas para administrar a sua oficina!
Atenção ao caixa
As movimentações financeiras são constantes em qualquer negócio. Dinheiro entra e sai das mais diversas maneiras e em proporções distintas, e, por isso, é preciso ficar de olho para não deixar essa balança pesar mais do lado das dívidas. O gestor da oficina deve se manter atento ao fluxo de caixa e controlar todos os gastos, desde o cafezinho oferecido aos clientes até o vale-transporte dos funcionários. Separe os gastos constantes dos pontuais e opte por tabular essa movimentação, assim, é possível traçar os resultados e despesas ao longo do tempo.
Aposte na relação com o cliente
A manutenção do carro é algo que exige muita dedicação e, por isso, clientes costumam fidelizar-se a oficinas que sabem tratar bem o seu carro — e seu dono. Aposte no relacionamento com a clientela, use um sistema de armazenamento de dados (conhecido como CRM) e detalhe o máximo de informações possíveis, assim você torna-se ainda mais atencioso ao mandar um cartão nos dias importantes para o cliente ou um lembrete sobre a revisão do carro.
Não mistures finanças
Por mais que você seja o dono da oficina, deixe bem separadas as finanças da oficina e das suas contas pessoais. Misturar esses dois universos pode causar problemas sérios, como diferenças de caixa e descontrole da verba de pagamentos.
Atualize-se
Existem diversos softwares de gestão empresarial que podem facilitar a vida de quem não tem muita prática com a gerência de um empreendimento. Uma oficina não precisa se restringir a ferramentas e mecânicos, aposte nesse tipo de modernidade para facilitar a parte administrativa do seu negócio.
Esteja presente
Se o número de carros aumentou, a quantidade de oficinas também tende a aumentar, e com mais concorrência é preciso estar em destaque. Aposte em ferramentas de marketing (seja ele tradicional ou digital) para alavancar sua visibilidade perante os demais. Um bom plano de divulgação que leve em consideração o público-alvo e o meio de divulgação pode se transformar em retorno financeiro.
Relacionamento com fornecedores
Não são apenas os clientes que merecem atenção, os fornecedores de mercadoria também precisam ser tratados com cordialidade e simpatia. Manter um networking com fornecedores é uma boa maneira de conseguir descontos e exclusividades, além de facilitar pedidos de última hora.
Administrar a oficina automotiva pode ser um desafio, mas adotando algumas boas práticas, a dificuldade de gestão diminui e as chances de sucesso do seu negócio certamente aumentam. Já teve que administrar uma oficina e tem alguma outra dica para compartilhar? Conte suas experiências nos comentários!
Boa dica
um gestor tem que fiscalizar o serviço de cada veiculo, ter aquela atenção mesmo que rápida ,para ver o andamento e poder estar sempre informado do serviço.
Gostei muito nota 10
Olá Arão, tuod bem? Obrigado por seu feedback, ele é muito importante para nós. Um grande abraço de toda nossa equipe!
Muito bom!
Muito interessante!
Ótimas dicas para quem ter um bom negócio no ramo.
Olá Leandro, tudo bem? Obrigado por seu feedback, nossas matérias são pensadas para facilitar seu dia a dia e te instruir ainda mais. Um abraço de toda nossa equipe! 😀
Bem interessante isso!