As vendas pela internet tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionadas pelo maior acesso dos consumidores à internet e também pelas facilidades que a modalidade possibilita. O comércio eletrônico no Brasil teve um acréscimo de 24% no último ano, além de um importante aumento nas visitas aos sites através dos smartphones, o chamado “mobile commerce”.
A receita das vendas pela internet no país chegou aos R$ 35,8 bilhões no último ano, com mais de 100 milhões de pedidos feitos, número impressionante e que representa um crescimento de 17% em relação ao ano de 2013. No total, o Brasil soma 61,6 milhões de e-consumidores únicos, que são aqueles que já fizeram pelo menos uma compra online. Já os que tiveram a primeira experiência com o comércio na rede chegaram à 10,2 milhões.
Para chegar ao valor movimentado os brasileiros gastaram em média R$ 347 reais nas compras, um valor 6% acima do alcançado em 2013. Até o fim deste ano estima-se que o faturamento do setor chegue aos R$ 43 milhões, 20% maior que o de 2014. O crescimento desse mercado se dá também pela melhora que as lojas promoveram em seus canais de venda, com a experiência de navegação mais prática e simples, além de uma maior confiança dos consumidores no serviço.
Vantagens e preferências dos internautas
Descontos, variedade de produtos e a praticidade da entrega em casa são algumas das vantagens que a compra pela internet oferece. Já entre os itens preferidos dos clientes online estão os de Moda e Acessórios, com 17% de participação no volume de pedidos. Logo em seguida aparecem os Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde com 15%, Eletrodomésticos (12%) e ainda Telefonia e Celulares, com 8% das vendas. Já os Livros/Assinatura de Revistas ficam com a fatia de 8% do total.
Crescem as compras feitas pelo celular
Os meios pelos quais as compras são feitas indicam um avanço do “mobile commerce”, ou seja, as vendas realizadas através dos aparelhos móveis. Foram 9,7% delas feitas com smartphones ou tablets. O perfil desses consumidores mostrou que as classes A e B representam um número maior dos que acabaram fazendo suas compras pelo celular. As mulheres são as que mais consumiram via smartphones ou tablets, com 56% sobre os homens. Já a faixa etária que mais realizou as compras foram das pessoas entre 35 e 49 anos.
Sites estrangeiros também faturam com brasileiros
E os brasileiros não estão comprando apenas nas lojas do país. As vendas em sites internacionais também cresceram, e um dos motivos deste aumento são os preços mais baixos praticados por essas empresas, além da falta de disponibilidade dos produtos desejados pelos clientes brasileiros nas lojas nacionais. Isso se deve pelo fato de que não serão lançados no país ou que o inícios das vendas ainda não foi iniciado. Em números, 4 em cada 10 brasileiros fez alguma compra nestas lojas virtuais, sendo que os sites chineses foram responsáveis por 55% das vendas realizadas.
E você, já fez alguma compra online para sua oficina?
Conheça nossa loja online e veja a praticidade em adquirir nossos equipamentos sem sair de sua casa.