Oficinas que oferecem serviços especializados e produtos diferenciados, além da excelência no atendimento e pontualidade na entrega dos veículos, são aquelas que se destacam no mercado. Mas como precificar os serviços de sua oficina automotiva oferecendo diferenciais como bom preço e qualidade?
A precificação é um processo muito importante, uma vez que a sua oficina deve oferecer um preço justo, mas que deverá cobrir todos os seus gastos e ainda gerar lucro, claro. Afinal de contas, esse é o maior objetivo de uma empresa. Veja como fazer isso!
Como definir o valor do seu serviço
A definição do valor de um serviço nem sempre é uma tarefa simples, uma vez que é bastante difícil mensurar o benefício trazido por esse serviço. E diante da concorrência acirrada do mercado das oficinas mecânicas, o que fazer?
Nesse caso, uma boa aposta é a diferenciação: ofereça serviços de maior qualidade, com atrativos (como leva e traz) ou ainda especialize-se em um determinado segmento, seja por tipo de veículo ou por tipo de serviço. Além disso, invista em um bom atendimento e uma área de espera agradável para fazer a diferença em sua oficina.
Esses detalhes fazem com que você possa oferecer um serviço de maior valor agregado e permitem que seu cliente veja sua oficina como superior, permitindo que você possa cobrar um pouco mais.
Pesquisa de mercado
Uma forma muito importante de precificar melhor os serviços do seu negócio é conhecer os preços da concorrência. Aqui, vale a pena visitar outras oficinas e verificar se oferecem coisas similares, como são as condições de pagamento e os prazos de entrega dos veículos.
Essa pesquisa de mercado pode ser feita junto aos seus concorrentes diretos ou ainda a concessionárias que também prestam o mesmo tipo de serviço. Assim, você pode contemplar uma fatia maior do mercado e entender como anda funcionando.
Conheça os seus números
É preciso conhecer muito bem os números da sua oficina — e estes não se limitam aos seus estoques de pneus, materiais ou peças para veículos. Faça um levantamento da vida financeira do negócio e mapeie tudo, desde gastos com salários, contas de energia elétrica e água até qualquer despesa do dia a dia feita de forma direta ou indireta.
É importante conhecer bem a situação do caixa, por menores que sejam os gastos, pois você só poderá calcular o preço dos seus serviços quando souber exatamente o valor mensal que precisará cobrir para manter a viabilidade do negócio (e quanto deve sobrar para bater a sua meta de lucro).
Nessa hora, a utilização de um software ou planilha de controle é muito importante, pois vai permitir uma visão abrangente de tudo o que ocorre na oficina.
Invista em treinamento e qualidade
Você deve também investir em treinamentos, especializações e controle de qualidade dos seus funcionários, pois isso diminui os retrabalhos, aumenta a satisfação dos clientes e otimiza os processos — o que, consequentemente, diminui seus custos e te permite cobrar preços mais competitivos.
Os custos desempenham um papel muito importante na precificação, porém, é preciso controlá-los e buscar continuamente maneiras de diminuí-los sem afetar a qualidade do serviço, uma vez que você precisa se manter à frente em um mercado tão competitivo.
Você já utiliza alguma estratégia de precificação em sua oficina? Deixe um comentário aqui no blog e compartilhe conosco as suas dicas também!
Todos os comentários ajudam.
Eu trabalho com mecânico terceirizado mais ta cobrando muito caro, queria uma relação de preço por serviço prestado ou quantas hora gasta para cada serviço mais ou menos para ter uma noção de veículos pequenos se puder me fornecer uma tabela de preço ficaria muito agradecido meu e-mail……tatarochaluislandia@hotmail.com
Boa tarde a todos.Aqui na Oficina adotamos o seguinte forma de dar um orçamento.O cliente conta toda a história do carro eu só falo duas coisas para ele.Para ligar o aparelho de injeção e apagar a luz da injeção ou airbag ou do câmbio o que seje é $120,00 se não apagar terá que deixar o carro para diagnósticar porque não ta dando certo de apagar e será cobrado $120,00+130,00=250,00 para achar o defeito. Aí será montado o orçamento das peças mão de obra e não tiro o valor do diagnóstico mesmo executando o serviço. Trocar peças é fácil o difícil é VC ter a capacidade de ser bom no que faz e ter ótimo equipamentos que te ajude. VC pensa que o serviço caiu ou que perdi clientes dessa forma mesmo eles argumentando sobre os $250,00 será cobrado mesmo fazendo serviço. Aqueles carros velhos ou abandonados ou clientes pescossando o defeito só para saber o que é. Não tenho mais esses problemas. Agora consigo atualizar meus equipamentos sobra dinheiro trabalho mais sucesso já ganhando. Mas para tudo isso dar certo depende de ser bom no que faz.
Somos especializados em consertos de módulo de injeção programação online com as montadoras e AKS e imotion.
Trabalhamos a 40anos nessa área de Oficina mesmo assim tem os clientes se achar espertos e que esconde os fatos reais sempre estaremos aprendendo.
Aldo proprietário da Auto center automotivo Kalyto.
Obrigado Aldo pelo seu comentário.
Obrigado Aldo , valeu mesmo pelas palavras
Sempre é bom termos mais conhecimentos. gostei das dicas, pois estou fazendo um curso de injeção eletrônica on-line para conhecer mais o funcionamento de certos motores e estou gostando e pretendo fazer outros.
aqui em joão pessoa-PB , a moda é a seguinte : ” venham todos que aqui o cliente só paga as peças “, tem uma raça de gente ruim desunida tipo , vai há um médico e durante a consulta tenta falar mau de outro médico pra você ver , os auto center’s colocam essa propaganda na tv ,dai chegam os clientes com problemas de eletrônica embarcada e eles mexem , trocam várias , até scaneiam , mais ao final quando não tiram o defeito e vem o profissional capacitado , preparado e com estrutura para resolver o problema , eles metem o pau e te colocam como careiro , é imoral . Luciano Guedes – luciano injeção eletrônica – joão pessoa-PB