A válvula reguladora de pressão, também conhecida como válvula Mprop, exerce um papel fundamental no funcionamento de um motor diesel. Ela faz parte do sistema de injeção direta de combustível sob alta pressão, o sistema Common-rail.
Como para muitos a injeção eletrônica nos motores diesel ainda parece uma novidade, é comum que existam muitas dúvidas e questionamentos sobre esse sistema. Neste post, vamos entender melhor seu funcionamento e conhecer os procedimentos de testes e limpeza da válvula Mprop. Acompanhe:
Funcionamento da válvula Mprop
Localizada na bomba de alta pressão e comandada pelo Módulo Eletrônico de Controle (ECM, em inglês), a válvula Mprop tem a função de regular a quantidade de combustível enviado para a bomba.
O ECM recebe informações de diversos sensores espalhados pelo sistema, como os de pressão, temperatura, velocidade, etc. Esses dados permitem que o módulo eletrônico calcule a quantidade necessária de combustível a ser injetada nos cilindros do motor para um funcionamento mais eficiente e ecológico.
A válvula Mprop tem sido responsável por diversas falhas no sistema de injeção eletrônica de motores diesel, que têm dificultado a vida dos reparadores mecânicos. Por isso, vamos conhecer agora os procedimentos de teste e limpeza desse componente.
Procedimentos de teste da válvula Mprop
Muitas vezes o diagnóstico sobre problemas na injeção eletrônica de motores diesel não é muito precisa, principalmente quando se refere à válvula Mprop.
Para testar seu funcionamento é importante fazer uma verificação elétrica com a válvula montada na bomba de alta pressão. Um componente em bom estado deve apresentar uma resistência entre os terminais 1 e 2 de 2,6 Ω a 3,1 Ω à uma temperatura de 20 ºC. Entre qualquer dos terminais e a carcaça, a resistência deve ser de 1M Ω.
Para testar a válvula fora da bomba, conecte-a a uma fonte de alimentação regulada com tensão de 12 volts e corrente de 4 amperes. Com o terminal 1 ligado ao polo positivo e o terminal 2 no negativo, um ruído gerado pela indução indicará o funcionamento do componente.
A fadiga da válvula Mprop também pode gerar problemas. Ela é causada pelo desgaste da mola que, quando submetida à pressão necessária, permite que a válvula libere a passagem do combustível. Por isso, é preciso estar atento a esse problema que pode ser mais difícil de ser detectado.
Como fazer a limpeza da válvula Mprop
Em muitos casos, é possível solucionar os problemas fazendo um procedimento de limpeza da válvula Mprop. Ela deve ser feita em equipamentos de limpeza por ultrassom com solução detergente apropriada.
Com o auxílio de uma lupa, verifique a existência de sujeira nos furos da extremidade da válvula, próximo aos conectores elétricos. O ideal é aspirar as partículas para fazer a limpeza.
Nesse procedimento, o ultrassom deve ser aquecido a uma temperatura de 70 ºC. Antes de inserir a válvula Mprop na solução detergente, você deve retirar seu anel vedador. A válvula deve ser imersa com o conector elétrico para cima até a aba de fixação na bomba.
Após uma hora no ultrassom, o componente pode ser retirado. Depois, execute os testes funcionais para verificar se a válvula Mprop sofreu alguma alteração no seu funcionamento. Caso as propriedades necessárias não sejam restabelecidas, o ideal é fazer a troca da peça.
Com as diversas mudanças que ocorreram no mundo dos motores diesel, é importante que o reparador se mantenha informado e atualizado para poder prestar um bom serviço. Aproveite esse momento para ler o nosso post e saber mais sobre a importância da inspeção veicular diesel!
Durante algum tempo a minha viatura hilux 2kd à partida do motor sempre sentia o batimento de um injector.
Varias vezes a lampada da injeção apagava e o motor perdia potencia.
Eu desligava e voltava a logar e o assunto ficava reslvido.
Durou alguns meses nessa rotina mas agora o motor não pega mais, oque será. Preciso uma ajuda
Olá Arménio, tudo bem?
Nós podemos indicar um parceiro para te ajudar. Em qual região que você mora?
Boa noite, minha viatura Hilux com motor 2kd, uma vez ou outra perdia a potência até parar o motor. Eu desligava a ignição e voltava a ligar logo ele pegava e só tornava o mesmo sintoma após alguns km e quase sempre nas subidas.
Sempre que acontecesse primeiro acendia o sinal de Injecção .
Qual será o problema, agora o motor não pega mais.
Bom dia tenho uma Amarok que não aparenta nenhum problema de de funcionamento porém os bicos retina muito
Gostei deste poste,e do anterior,tenho uma frontier XE 2013 e ela ficou fraca perdeu a potência,e fica ruim de pegar quando fria oq devo fazer ,acho q vão falar de levar na oficina na verdade q pode ser?
Boa noite estou com um problema na minha s10 diesel eletrônica diesel pois a luz de injeção não apaga ou seja ela acende apaga e acende isso quando viro a cheve para ligar ela ,então acusa válvula mprop ja colocaram outra e não resolve , então estou pensando que a Central libera e corta o sinal, estou precisando de ajuda pois ja tem 60 dias.na.oficina
Bom Dia amigo, as vezes a valvila é paralela mesmo vindo o bome da Bosco, é uma falsificação que tem no mercado.
Gostei muito ds materia quero deixar uma pergunta .
Tenho uma l200 triton 2009 por momento ela esta boa derepenre qnd reduso a velocidade ela trava a aceleracao emntre 1000 e 3000 rpm perde a forca ai tenho que desligar ela . Ai tudo se normaliza porem logo volta
Boa noite …..a válvula mprop faz o caminhão perder potência
Com certeza, ela regula a pressão ideal para o funcionamento do carro.