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Home Dicas

Os 5 mitos da mecânica de caminhões

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
7 de novembro de 2023
in Dicas, Diesel
17.9k
2
Os 5 mitos da mecânica de caminhões
20.8k
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Assim como em toda profissão, existem alguns mitos que fazem parte da rotina de todo motorista de caminhão. No entanto, alguns deles, principalmente os relacionados à mecânica de caminhões, podem não só prejudicar o desempenho do veículo, como colocar a vida do motorista em ricos.

Portanto, para ajudá-lo a lidar com essas situações, no post de hoje, listamos 5 dos principais mitos sobre a mecânica de caminhões. Confira:

1. É necessário aquecer o motor do caminhão por 15 minutos

Costume herdado da época em que os caminhões não possuíam injeção eletrônica e óleos lubrificantes mais viscosos, o mito do aquecimento dos motores por 15 minutos passou de necessidade a costume sem justificativa.

Os tempos são outros e o motor do caminhão aquece rodando, pois diversos componentes não recebem calor para serem aquecidos: eixo traseiro, caixa de transmissão, embreagem, freios e rolamentos.

2. A válvula termostática não tem utilidade

A válvula termostática é uma peça que compõe o motor do caminhão. Ela é a responsável por regular a divisão de fluxo do líquido de arrefecimento entre o sistema do radiador e o motor.

Quando o motor está frio, a válvula termostática mantém o líquido de arrefecimento circulando apenas no motor, com o objetivo de aquecê-lo mais rapidamente. Se o motor estiver superaquecido, o líquido é transferido para o sistema do radiador.

No passado, as funções da válvula termostática não funcionavam muito bem, apresentando problemas frequentes aos caminhoneiros. Atualmente, esses defeitos são menos frequentes, porém, a má fama dessa peça ainda faz com que muitos motoristas optem por retirá-la.

Essa retirada provoca a redução da capacidade de arrefecimento do motor, pois o líquido deixa de circular entre ele e o sistema do radiador.

3. Descer no ponto morto economiza combustível

Quem desce no ponto morto faz com que a injeção libere mais combustível para fazer com que o motor possa continuar girando. Além de consumir mais combustível, descer no ponto morto sobrecarrega os freios.

A injeção eletrônica permite que, durante uma descida e usando o freio motor, o caminhão identifique que você não está acelerando. Isso faz com que ele corte a injeção de diesel.

Ao descer uma ladeira com uma marcha menor engatada, sem o acionamento do acelerador, o consumo de combustível será zero. A própria inércia do caminhão vai manter o motor girando sem a necessidade de injeção de mais combustível.

4. Óleo de mamona no chassi evita corrosão

Alguns motoristas têm o hábito de, após lavar o caminhão, borrifar óleo de mamona no chassi. A justificativa é que esse óleo ajuda a preservar o veículo de corrosões. Essa é uma prática condenável, pois o óleo de mamona funciona como se fosse uma cola. Ele ajuda na adesão de poeira, minérios e sujeiras.

Outra desvantagem da utilização de óleo de mamona no chassi do caminhão é o fato dele ressecar materiais emborrachados, como as vedações do veículo. Em vez de óleo de mamona, o correto é a utilização de produtos neutros e adequados para a manutenção do caminhão.

5. O radiador não precisa de aditivo

O aditivo no radiador tem a capacidade de transformar a água que está nele. Seu objetivo é ampliar os intervalos entre fervura e congelamento do líquido, evitando assim que ele superaqueça nas temperaturas mais altas ou congele nos invernos mais rigorosos.

O aditivo também possui propriedades anticorrosivas, protegendo as partes internas do motor contra corrosão e ferrugem.

Informe-se mais sobre a mecânica de caminhões e os motores a diesel para conseguir cuidar melhor de sua frota. Aproveite e leia também o nosso post sobre reparo de módulos de motores diesel!

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Tags: capacitaçãoinjeção eletrônia dieselinjeção eletrônica Dieselmanutenção em veículos dieselmecânica de caminhõesmecânico dieselmotores dieselNotíciasreparação em motores dieselTecnologia
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Comments 2

  1. Dario says:
    5 anos ago

    Não entendi a parte que você falou que ao tirar a válvula a água deixa de circular , sem a válvula a bomba d’água não faz ela girar constantemente?

    Responder
  2. levi alencar says:
    7 anos ago

    ola sou tec eletronica estou pensando de montar uma central de reparador de Ecu de caminhão
    o que vcs me pode fala sobre esta ideia espero resposta obrigado
    Att

    Responder

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