Selecionamos neste post 4 cuidados essenciais na manutenção de caminhões agrícolas. Confira!
O agronegócio é o setor mais importante da economia brasileira. Além de representar cerca de 20% do Produto Interno Bruto nacional e empregar mais de um terço da mão de obra do país, os resultados obtidos no campo têm sido fundamentais para o movimento atual de recuperação da nossa economia.
Para que essa cadeia produtiva continue a todo vapor, os caminhões agrícolas são equipamentos de extrema importância. Esses veículos contam com características que os diferenciam dos veículos pesados tradicionais, fazendo com que o reparador automotivo precise estar preparado, a fim de atender a essa demanda que tende a ser cada vez maior.
Veja as dicas:
1. Analise a forma de uso do veículo
Seja por desconhecimento ou necessidade dos proprietários, muitos veículos agrícolas acabam sendo empregados para fins diferentes dos quais eles foram projetados.
Portanto, é importante na manutenção desses veículos apurar a forma como ele é utilizado no dia a dia. Essa informação poderá ajudar no diagnóstico e no serviço de manutenção em si, visto que ela pode indicar a causa do problema apresentado.
Nesses casos, é dever do profissional reparador orientar o proprietário do veículo sobre os riscos e prejuízos de se utilizar um caminhão agrícola de maneira incompatível com sua finalidade, indicando o modelo mais adequado para o serviço a ser realizado.
2. Verifique problemas causados pela sobrecarga
Os problemas envolvendo excesso de carga também são comumente verificados entre veículos agrícolas. Esse tipo de situação sobrecarrega todos os componentes do veículo, aumentando consideravelmente o seu desgaste natural.
Os eixos costumam ser os componentes que mais sofrem com essa prática. Por isso, é preciso se certificar de que eles não estão danificados no momento da manutenção.
3. Use peças de reposição de qualidade
Muitas das peças utilizadas em caminhões agrícolas são desenvolvidas especialmente para a função que precisam desempenhar, obedecendo a rígidos padrões de qualidade e conformidade.
Utilizar peças de procedência duvidosa na hora da manutenção pode representar grandes riscos à segurança do veículo, isso porque elas podem ter durabilidade reduzida ou mesmo não funcionar corretamente, afetando outros componentes e sistemas.
4. Atente-se à manutenção preventiva
Depois de dar a devida atenção às suas particularidades, é importante se lembrar de que, assim como em qualquer outro caminhão, existem alguns cuidados preventivos que devem ser tomados na manutenção de caminhões agrícolas. Veja quais são os principais:
Motor
Verifique a regulagem do motor, o sistema de arrefecimento, a carburação do combustível, o nível da água e a emissão de poluentes. O óleo lubrificante e o filtro devem ser trocados ao atingir o limite de quilometragem.
Pneus
Faça buscas por sinais de danos e desgastes que podem comprometer a segurança dos pneus. Verifique se os pneus utilizados são adequados para o tipo de serviço, mantendo-os sempre na calibragem indicada pelo fabricante.
Freios
Certifique-se de que lonas e pastilhas estão em boas condições para garantir uma boa frenagem. A regulagem do pedal e a verificação do manômetro também são ações imprescindíveis.
Sistema elétrico
Confira o funcionamento da bateria, do alternador, da caixa de fusíveis e da bobina de ignição, bem como as condições dos cabos e das ligações elétricas.
Lembre-se de seguir sempre as recomendações de cada fabricante quando for fazer a manutenção de caminhões agrícolas. Assim, você garante qualidade do seu serviço e a segurança dos seus clientes.
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a todos como esses cuidados são importantes!