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4 problemas comuns de partida em veículos diesel

23 de junho de 2021
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Os veículos com motores diesel são reconhecidos principalmente por sua grande potência, robustez e economia. Seu funcionamento é diferente dos motores mais comuns, que funcionam com gasolina, álcool ou gás natural (Ciclo Otto). Por isso, é comum que eles apresentem alguns problemas de partida que não ocorrem nos motores tradicionais.

Neste post, vamos explicar melhor algumas particularidades dos motores diesel, conhecer alguns problemas de partida e aprender a resolvê-los. Acompanhe!

Saiba como os motores diesel funcionam

Em um motor diesel o combustível é inflamado por meio do calor causado pela compressão. Isso quer dizer que o ar e o combustível devem atingir a temperatura necessária para que o motor ligue. É por essa razão que, muitas vezes, esses motores precisam esquentar antes de se dar partida, o que pode dificultar o seu funcionamento em dias mais frios.

Nos motores a gasolina, álcool e flex, são as velas de ignição que fornecem a faísca para gerar a combustão. Isso faz com que esses motores não encontrem a mesma dificuldade na hora de dar a partida.

O que permite a geração de calor e a combustão espontânea do diesel é a alta taxa de compressão desse tipo de motor. Enquanto nos motores do ciclo Otto essa taxa é de, em média, 9:1, os motores diesel podem alcançar a taxa de 20:1.

É importante lembrar também que a taxa de compressão é a razão que indica quantas vezes a mistura entre ar e combustível é comprimida durante a fase de compressão.

Conheça problemas de partida comuns em motores diesel

1. Partida mais demorada em dias frios

Como vimos, o motor diesel precisa de calor interno para inflamar o combustível. Por isso, é normal que em dias mais frios seja preciso esperar um pouco mais até que a temperatura necessária seja atingida.

Não se preocupe, pois essa situação é muito comum. Quando isso ocorrer, gire a chave para a posição inicial sem ligar o motor. Uma luz no painel indicará quando o motor estiver pronto para dar a partida.

2. Problemas com as velas de incandescência

As velas de incandescência são dispositivos que ajudam a aquecer os motores diesel, auxiliando no seu funcionamento. Quando apresentam defeitos, tanto a partida quanto a aceleração do motor pode ser prejudicada.

Sons estranhos ao dar partida, funcionamento irregular do motor e dificuldade para engatar podem ser sintomas de problemas com as velas de incandescência.

Fique atento também à luz das velas no painel do veículo, que geralmente se apresenta como uma linha ondulada. Se ela começar a piscar ou se acender de maneira intermitente, procure ajuda especializada para verificar o funcionamento desses componentes.

3. Problemas elétricos podem comprometer a partida

Alguns veículos a diesel possuem uma bateria adicional para auxiliar o funcionamento do motor. Caso esteja enfrentando problemas de partida, verifique se elas estão em boas condições. Nesses casos, a substituição da bateria descarregada pode resolver o problema.

4. Problemas no motor de partida

Apesar de ter alta durabilidade e não necessitar de muita manutenção, o motor de partida também pode ser o responsável por alguns problemas de partida em motores diesel.

Esse componente é fundamental para que o motor comece a funcionar, por isso, verifique a necessidade de manutenção caso não consiga dar a partida no veículo ou se sentir falta de potência e torque ao dirigir.

Esses são alguns problemas comuns de partida que podem acontecer em motores diesel. Aproveite agora para conhecer a tecnologia para verificação do sistema de injeção eletrônica diesel!

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Tags: capacitaçãoDiesel S-10equipamento para manutenção dieselinjeção eletrônica Dieselmanutenção em veículos dieselmecânica DieselMomento dieselmotores dieselNotíciasOficina Dieselproblemas de partidareparação em motores dieselserviçossoluções dieseltecnologia dieselTreinamentoveículos diesel
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Comments 56

  1. Marcos Paulo says:
    4 anos ago

    Bom dia,tenho um titan 18310,e so pega no wd,isso pode ser bomba injetora? Ja troquei tudo,motor é novo fiz tudo ano passado

    Responder
  2. Rosa maria says:
    4 anos ago

    Eu tenho uma f1000 94,faltou o diesel agora eu coloquei o diesel, só que não quer pegar , como tirar o ar? E se posso botar pra pegar no tranco ?

    Responder
    • Mafuila Sebastião says:
      1 ano ago

      Tenho Kia Sorento acende o painel mas não dá arranque quando a frio.

      Responder
    • Souza e souza says:
      5 dias ago

      Abra abra os bicos injetores e dê a partida até começar a sair diesel pelos 4 bicos ou 6 depend nado do motor, feche-os e dê novamente a partida.

      Responder
  3. mike dasan says:
    3 anos ago

    Estou com um poblema na van ducato nao pega na partida de manhã só pega se clocar wd

    Responder
    • MARCIA says:
      3 meses ago

      Você conseguiu identificar o problema?

      Responder
  4. santina says:
    3 anos ago

    MINHA S10 2011, MOTOR MWM. DEU CURTO CIRCUITO NO POSITIVO DO MOTOR DE ARRANQUE JA REPAREI E TROQUEI O SENSOR DE ROTACAO, TODOS OS FIOS DERRETIDO, MAS O CARRO NAO PEGA NA PARTIDA, SO FORCADO , O MECANICO JA TESTOU O MODULO E NA BANCADA FUNCIONA NORMAL. ALGUEM TEM ALGUMA DICA???????????

    Responder
    • AMADEUS DO AMPARO BORGES says:
      3 meses ago

      Tenho uma 710 mb ano 1998 quando ela paga forçada depois pra.ligar só pega no tranco porque

      Responder
  5. Adivaldo says:
    3 anos ago

    Tenho uma l200 ano 2005 Hpe a mesma só pega pela manhã depois da 4 partida .e já troquei a vela de aquecimento e continua com a mesma dificuldade

    Responder
    • Marcelo says:
      11 meses ago

      Se trocou a correia dentada é isso, fora de ponto. A minha estava assim trocou

      Responder
  6. Maria Aparecida da Silva says:
    3 anos ago

    Estou com uma Silverado 97 ela só funciona se eu tirar os bico ela só funciona se colar de novo o que pode ser

    Responder
  7. Jose lucas says:
    3 anos ago

    Meu valmet 118 demora para pegar em dias frio sera que é a bonba q ta ruim?

    Responder
  8. Nágilo Vieira de Andrade says:
    3 anos ago

    vai ter um ônibus na minha empresa com uma 2000 já fez o motor novo já colocou a bateria mas só que a partida fica pesado às vezes pega às vezes não pega o que fazer e o motor de partida foi revisado botado bateria nova mas a partida fica arrastando pesado

    Responder
    • romeubarriento@gmail.com says:
      7 meses ago

      Falta de negativo, fazer revisão dos cabos negativos da carcaça r motor.

      Responder
  9. Francisco Chingala Guilherme says:
    3 anos ago

    Meu camião NISSAN, está demorando muito ao pegar dá-mos muito trabalho para pegar , á dias que não pega até as baterias ficam descarregadas. O sinal das velas de aquecimento sinaliza no painel e não apaga! Será que devo trocar as velas ou outra coisa está interferindo na partida ajudam-me por favor.

    Responder
    • Paulo souza says:
      2 anos ago

      Teste as velas aquecedoras o problema pode esta nelas 1 ou 2 queimadas

      Responder
  10. wanderley souza says:
    3 anos ago

    minha d 20 motor max quando chega em uma subida ela se não acelerar ela morre ai ela não pega tenho que colocar ela no plaino ai sim pega

    Responder
    • romeubarriento@gmail.com says:
      7 meses ago

      bomba injetora, fazer revisão, conjuntos de alavanca da bomba sem pressão.

      Responder
  11. Eugénio Garces says:
    2 anos ago

    O meu jeep Cherokee 2,8 crd, não pega, o técnico diz que os injectores não recebem corrente…qual poderá ser a causa?

    Responder
    • Tatenda dinis says:
      1 ano ago

      Ai pode ser o fio que esta na bomba injetor ..pod vir a não transportar corrente tudo bem

      Responder
  12. Afonso Miguel Lula says:
    2 anos ago

    Tenho uma Saveiro diesel motor AP 1.9 , se manter a aceleração em alta funciona beleza, se aliviar o pé o motor começa dar salavanco soqueando, se acelerar volta ao normal já troquei a bomba revisei os bicos e o problema continua.
    Um detalhe ela não possui bomba de combustível, o combustível é sugado pela própria injetora será isso o problema gostaria que alguém me ajudasse resolver o problema

    Responder
    • romeubarriento@gmail.com says:
      7 meses ago

      Pode ser tanque sujo, filtro do pescador obstruido. A bomba fica com dificuladade de puxar o diesel e pode danificar a bomba.

      Responder
  13. oelito janotti says:
    2 anos ago

    Tenho uma Topic 97 so anda com diesel em um galão, se colocar no tanque ela não anda, nem mecanico conseguiu descobrir, podem me ajudar.

    Responder
    • Danilo mazzi says:
      1 ano ago

      Pode ser os canos que levam o comb ate a bomba, talvez um pequeno furo ou na bomba dentro do tanque. Boa sorte

      Responder
  14. Jaciro says:
    2 anos ago

    Teho uma f1000 ano 97 motor hsd 2.5 quando deicho numa dívida não pega coloco no plano aí sim pega mesmo com o tanque cheio troquei bomba auxiliadora verifiquei a bóia do tanque nada resouveu

    Responder
  15. Eugenio Garces says:
    2 anos ago

    o meu jeep cherokee 2,8 CRD, não pega, diz o técnico que os injectores não recebem sinal, e a causa seria o computador. Já troquei o computador, mas o carro continuo com o mesmo problema, alguém tem ideia da causa?

    Responder
  16. FRANCISCO PAULO says:
    2 anos ago

    tenho uma D10 e custa a pegar na botoeira será que o problema e´do motor de partida ou do botão.

    Responder
    • Robson gomes da silva says:
      2 anos ago

      Tenho uma f4000 2002,só pegada dando chupeta,depois tem hora que pega e tem hora que não pega.Pode ser o que?

      Responder
  17. JONAS VIEIRA PIRES FILHO says:
    2 anos ago

    Tenho uma escavadeira dossan 180dx eletrônico desliguei o motor e outro dia não pegou que pote ter acontecido joga dissel nos bicos normal mas não pega

    Responder
  18. Antonio Gayoso says:
    2 anos ago

    Tenho uma Nissan X-Terra 2008, porém todas as manhãs de dias frios, o motor custa a funcionar e por mais vezes não pega até descarregar a bateria. Tento por três vezes e quando olho o cano de descarga vejo que sai uma fumaça branca e leve. Já fiz diversas revisões de bicos, bomba, filtro de combustível, motor de arranque e bateria, mas, mesmo assim continua o mesmo problema. qual a sua opinião ou solução?

    Responder
  19. ANTONIO JOÃO FREITAS DE AQUINO says:
    2 anos ago

    Tenho uma Frontier Nissan 2.8, e estou com um um problema no painel, a luz da injeção eletrônica ela acende quando forço o motor princip, oque pode seralmente na 3º marcha, e senti o motor mais lento, pesado

    Responder
  20. José Braz says:
    2 anos ago

    O motor Perkins e preciso de duas baterias para fonciona ? no caso uso 2 de 70 amp

    Responder
    • Xuxu says:
      2 anos ago

      01 sp de 80 ou 90 amp da conta…se o motor tiver bom…uma de 60 da contaBombauma injetuma so de 80 amumapora…bicos…filtros

      Responder
    • Souza e souza says:
      5 dias ago

      Coloca de 100 ampere.

      Responder
  21. Ivan de sousa matos says:
    2 anos ago

    A minha pajero full ano 203 3.2 pega de primeira mas quando fica muito tempo funcionando desliga não funciona mais. Tive que trazer ela no guincho quando foi a tardinha ela funcionou! A tempo estou com este problema, já verifiquei filtro, não tem nenhum vazamento descarrega a bateria e não funciona ! Só depois de o motor frio ela pega

    Responder
    • Sergio says:
      2 anos ago

      Amigo, acabei de resolver um problema parecido na minha 2007. Troquei a válvula solenoide da bomba injetora. R$ 315,00 a peça na TWdieses de Campinas. Pesquise no youtube. tem video sobre isso.

      Responder
    • Romeu Barriento says:
      7 meses ago

      Se for semi eletronica ou eletronica, pode ser ateramento da carcaça e motor. Se MECANICA pode ser tanque sujo.

      Responder
  22. Luiz Eduardo says:
    2 anos ago

    Tenho um caminhão bongo 2011 k2500, todo dia de manhã é uma dificuldade colocar para funcionar, assim também quando ele para por. Um tempo relativamente longo a partida fica dificil. Já troquei as velas, ja troquei a bomba do filtro, verifiquei se a corrente chega nas velas e ainda nao consegui resolver , alguém sabe o que pode ser?

    Responder
  23. Alfonso miranda says:
    2 anos ago

    Los motores diesel lá combustion se realiza por alta compresion, Los dias frios sim mortales para ela encendido y si sim de Inyección indireta por, tá que ele de Inyección indireta necessita que esten buenas lá mayoria de Los precalentadores saludos

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      2 anos ago

      Hola Alfonso, saludos! 😀

      Responder
  24. Cristiano Siqueira de Souza says:
    2 anos ago

    Bom dia tenho um hr ano 2009 de manhã cedo demorar a pegar quando pega sai muita fumaca preta e também esta Fragar ja levei em vários mecânicos não acha o problema viu

    Responder
    • Anderson says:
      1 ano ago

      Regulagem das valvulas

      Responder
  25. Severo says:
    2 anos ago

    Temos um costela 25.370 que liga sozinho ao engatar a marcha sem precisar dar partida(a chave precisa estar em posição de ligar)… alguém já viu isso acontecer? E o que poderia ser?

    Responder
    • Anderson says:
      1 ano ago

      Embreagem enforcada, (deve ter óleo entre o disco e o volante do motor), Ela dá salto ao ligar?

      Responder
  26. Kélison Alves de Brito says:
    1 ano ago

    Boa noite. Tenho um ford cargo 4331 ano 2004 com bomba injetora, foi feito motor que agora está com uns 40.000km, e ele está apresentando o seguinte problema: quando se dá partida com o motor frio, ele rapidamente liga, mas quando se dá partida com o motor quente, ele não pega, e praticamente não vira o motor, como se o motor tivesse pesado pra virar, ou parecendo que a bateria está fraca. Só observando que: a bateria de 180ah é nova, alternador novo , cabeamento da bateria todos novos, motor de arranque feito a pouco tempo.Alguma dica de qual pode ser o problema?

    Responder
  27. Josias says:
    1 ano ago

    Boa noite! Tenho um caminhão VW ano 2001 que só pega de manhã dando chupeta.Ja levei em dois eletricistas e três mecânicos diferentes que não identificam o problema. Coloquei uma bateria Moura nova e nada. O que pode ser? Obs: Depois que ele pega de manhã ele funciona normalmente o dia inteiro. É só de manhã que está este sofrimento.. Me ajudem por favor, ninguém descobre o problema..

    Responder
    • Julia says:
      1 ano ago

      Olá Josias! Nossos mecânicos podem te ajudar!
      Abaixo deixarei o WhatsApp da nossa oficina mecânica. Você será bem atendido e eles irão tirar suas dúvidas.
      Abraços!
      https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997430692

      Responder
  28. Andre Richelly says:
    12 meses ago

    S10 modelo Pitbull não acende a luz do alternador e depois disso não pegou mais na partida gira e não pega ….pode ser por causa da lâmpada do alternador que não acende?

    Responder
  29. Roberto says:
    11 meses ago

    Caminhão MB 710 quando frio não pega e depois de quente pega pesado,já fiz parte elétrica, pode ser o cabeçote?

    Responder
  30. Dagoberto says:
    7 meses ago

    Tenho uma bongo2011 ao gira a chave fica fazendo um barulho TEC tec TEC tec … assim que dou a partida e saiu com a bongo ele para o que será ?

    Responder
  31. Fabio says:
    7 meses ago

    Bom DiaTenho uma s10 2.8 2008 mwm Há alguns dias ela tá injetando muito diesel e não pega Só no cheirinho Será que já tiveram algum problema parecido aí Acompanho o canal de vcs Por isso resolvi entrar em contato Já testamos a ecu em bancada e está rodando normal alguém teria uma ideia do que poderia ser?

    Responder
    • Julia says:
      7 meses ago

      Olá Fabio! Ficamos felizes por você ser um de nossos seguidores no Youtube. 🙂
      Abaixo deixarei o WhatsApp da nossa oficina onde você pode mandar suas dúvidas para nossos mecânicos e certamente elas serão esclarecidas, ok?
      Abraços! 😀
      https://api.whatsapp.com/send?phone=5514997585782

      Responder
  32. Paulo Roberto Rodrigues says:
    5 meses ago

    Tenho uma D20 ano 93 motor maxiom só funciona com WD, tanto com motor frio ou quente e depois de aquecer fica morrendo. O que devo fazer?

    Responder
  33. joseph kusena says:
    4 meses ago

    Tenho um camião layland daf demora pegar, so pega quando uso gasolina ou baygom, qual pode ser o problema?

    Responder
  34. Aldair aparecido Ferreira says:
    4 meses ago

    Tenho uma Pajero Gls Sport ano 2000 de manhã ela pega normal mas saí muita fumaça branca depois que ela esquenta aí ela para de sai fumaça e sai pouquíssima fumaça preta tem alguém que pode me ajudar dez de já agradeço.

    Responder
  35. Marcos says:
    3 semanas ago

    Tenho uma sangyong korando 2013 ela morre na lenta e partida um pouco pesada oq pode ser .

    Responder

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