Os veículos com motores diesel são reconhecidos principalmente por sua grande potência, robustez e economia. Seu funcionamento é diferente dos motores mais comuns, que funcionam com gasolina, álcool ou gás natural (Ciclo Otto). Por isso, é comum que eles apresentem alguns problemas de partida que não ocorrem nos motores tradicionais.
Neste post, vamos explicar melhor algumas particularidades dos motores diesel, conhecer alguns problemas de partida e aprender a resolvê-los. Acompanhe!
Saiba como os motores diesel funcionam
Em um motor diesel o combustível é inflamado por meio do calor causado pela compressão. Isso quer dizer que o ar e o combustível devem atingir a temperatura necessária para que o motor ligue. É por essa razão que, muitas vezes, esses motores precisam esquentar antes de se dar partida, o que pode dificultar o seu funcionamento em dias mais frios.
Nos motores a gasolina, álcool e flex, são as velas de ignição que fornecem a faísca para gerar a combustão. Isso faz com que esses motores não encontrem a mesma dificuldade na hora de dar a partida.
O que permite a geração de calor e a combustão espontânea do diesel é a alta taxa de compressão desse tipo de motor. Enquanto nos motores do ciclo Otto essa taxa é de, em média, 9:1, os motores diesel podem alcançar a taxa de 20:1.
É importante lembrar também que a taxa de compressão é a razão que indica quantas vezes a mistura entre ar e combustível é comprimida durante a fase de compressão.
Conheça problemas de partida comuns em motores diesel
1. Partida mais demorada em dias frios
Como vimos, o motor diesel precisa de calor interno para inflamar o combustível. Por isso, é normal que em dias mais frios seja preciso esperar um pouco mais até que a temperatura necessária seja atingida.
Não se preocupe, pois essa situação é muito comum. Quando isso ocorrer, gire a chave para a posição inicial sem ligar o motor. Uma luz no painel indicará quando o motor estiver pronto para dar a partida.
2. Problemas com as velas de incandescência
As velas de incandescência são dispositivos que ajudam a aquecer os motores diesel, auxiliando no seu funcionamento. Quando apresentam defeitos, tanto a partida quanto a aceleração do motor pode ser prejudicada.
Sons estranhos ao dar partida, funcionamento irregular do motor e dificuldade para engatar podem ser sintomas de problemas com as velas de incandescência.
Fique atento também à luz das velas no painel do veículo, que geralmente se apresenta como uma linha ondulada. Se ela começar a piscar ou se acender de maneira intermitente, procure ajuda especializada para verificar o funcionamento desses componentes.
3. Problemas elétricos podem comprometer a partida
Alguns veículos a diesel possuem uma bateria adicional para auxiliar o funcionamento do motor. Caso esteja enfrentando problemas de partida, verifique se elas estão em boas condições. Nesses casos, a substituição da bateria descarregada pode resolver o problema.
4. Problemas no motor de partida
Apesar de ter alta durabilidade e não necessitar de muita manutenção, o motor de partida também pode ser o responsável por alguns problemas de partida em motores diesel.
Esse componente é fundamental para que o motor comece a funcionar, por isso, verifique a necessidade de manutenção caso não consiga dar a partida no veículo ou se sentir falta de potência e torque ao dirigir.
Esses são alguns problemas comuns de partida que podem acontecer em motores diesel. Aproveite agora para conhecer a tecnologia para verificação do sistema de injeção eletrônica diesel!
Bom dia,tenho um titan 18310,e so pega no wd,isso pode ser bomba injetora? Ja troquei tudo,motor é novo fiz tudo ano passado
Eu tenho uma f1000 94,faltou o diesel agora eu coloquei o diesel, só que não quer pegar , como tirar o ar? E se posso botar pra pegar no tranco ?
Estou com um poblema na van ducato nao pega na partida de manhã só pega se clocar wd
MINHA S10 2011, MOTOR MWM. DEU CURTO CIRCUITO NO POSITIVO DO MOTOR DE ARRANQUE JA REPAREI E TROQUEI O SENSOR DE ROTACAO, TODOS OS FIOS DERRETIDO, MAS O CARRO NAO PEGA NA PARTIDA, SO FORCADO , O MECANICO JA TESTOU O MODULO E NA BANCADA FUNCIONA NORMAL. ALGUEM TEM ALGUMA DICA???????????
Tenho uma l200 ano 2005 Hpe a mesma só pega pela manhã depois da 4 partida .e já troquei a vela de aquecimento e continua com a mesma dificuldade
Estou com uma Silverado 97 ela só funciona se eu tirar os bico ela só funciona se colar de novo o que pode ser
Meu valmet 118 demora para pegar em dias frio sera que é a bonba q ta ruim?
vai ter um ônibus na minha empresa com uma 2000 já fez o motor novo já colocou a bateria mas só que a partida fica pesado às vezes pega às vezes não pega o que fazer e o motor de partida foi revisado botado bateria nova mas a partida fica arrastando pesado
Meu camião NISSAN, está demorando muito ao pegar dá-mos muito trabalho para pegar , á dias que não pega até as baterias ficam descarregadas. O sinal das velas de aquecimento sinaliza no painel e não apaga! Será que devo trocar as velas ou outra coisa está interferindo na partida ajudam-me por favor.
Teste as velas aquecedoras o problema pode esta nelas 1 ou 2 queimadas
minha d 20 motor max quando chega em uma subida ela se não acelerar ela morre ai ela não pega tenho que colocar ela no plaino ai sim pega
O meu jeep Cherokee 2,8 crd, não pega, o técnico diz que os injectores não recebem corrente…qual poderá ser a causa?
Tenho uma Saveiro diesel motor AP 1.9 , se manter a aceleração em alta funciona beleza, se aliviar o pé o motor começa dar salavanco soqueando, se acelerar volta ao normal já troquei a bomba revisei os bicos e o problema continua.
Um detalhe ela não possui bomba de combustível, o combustível é sugado pela própria injetora será isso o problema gostaria que alguém me ajudasse resolver o problema
Tenho uma Topic 97 so anda com diesel em um galão, se colocar no tanque ela não anda, nem mecanico conseguiu descobrir, podem me ajudar.
Pode ser os canos que levam o comb ate a bomba, talvez um pequeno furo ou na bomba dentro do tanque. Boa sorte
Teho uma f1000 ano 97 motor hsd 2.5 quando deicho numa dívida não pega coloco no plano aí sim pega mesmo com o tanque cheio troquei bomba auxiliadora verifiquei a bóia do tanque nada resouveu
o meu jeep cherokee 2,8 CRD, não pega, diz o técnico que os injectores não recebem sinal, e a causa seria o computador. Já troquei o computador, mas o carro continuo com o mesmo problema, alguém tem ideia da causa?
tenho uma D10 e custa a pegar na botoeira será que o problema e´do motor de partida ou do botão.
Tenho uma f4000 2002,só pegada dando chupeta,depois tem hora que pega e tem hora que não pega.Pode ser o que?
Tenho uma escavadeira dossan 180dx eletrônico desliguei o motor e outro dia não pegou que pote ter acontecido joga dissel nos bicos normal mas não pega
Tenho uma Nissan X-Terra 2008, porém todas as manhãs de dias frios, o motor custa a funcionar e por mais vezes não pega até descarregar a bateria. Tento por três vezes e quando olho o cano de descarga vejo que sai uma fumaça branca e leve. Já fiz diversas revisões de bicos, bomba, filtro de combustível, motor de arranque e bateria, mas, mesmo assim continua o mesmo problema. qual a sua opinião ou solução?
Tenho uma Frontier Nissan 2.8, e estou com um um problema no painel, a luz da injeção eletrônica ela acende quando forço o motor princip, oque pode seralmente na 3º marcha, e senti o motor mais lento, pesado
O motor Perkins e preciso de duas baterias para fonciona ? no caso uso 2 de 70 amp
01 sp de 80 ou 90 amp da conta…se o motor tiver bom…uma de 60 da contaBombauma injetuma so de 80 amumapora…bicos…filtros
A minha pajero full ano 203 3.2 pega de primeira mas quando fica muito tempo funcionando desliga não funciona mais. Tive que trazer ela no guincho quando foi a tardinha ela funcionou! A tempo estou com este problema, já verifiquei filtro, não tem nenhum vazamento descarrega a bateria e não funciona ! Só depois de o motor frio ela pega
Amigo, acabei de resolver um problema parecido na minha 2007. Troquei a válvula solenoide da bomba injetora. R$ 315,00 a peça na TWdieses de Campinas. Pesquise no youtube. tem video sobre isso.
Tenho um caminhão bongo 2011 k2500, todo dia de manhã é uma dificuldade colocar para funcionar, assim também quando ele para por. Um tempo relativamente longo a partida fica dificil. Já troquei as velas, ja troquei a bomba do filtro, verifiquei se a corrente chega nas velas e ainda nao consegui resolver , alguém sabe o que pode ser?
Los motores diesel lá combustion se realiza por alta compresion, Los dias frios sim mortales para ela encendido y si sim de Inyección indireta por, tá que ele de Inyección indireta necessita que esten buenas lá mayoria de Los precalentadores saludos
Hola Alfonso, saludos! 😀
Bom dia tenho um hr ano 2009 de manhã cedo demorar a pegar quando pega sai muita fumaca preta e também esta Fragar ja levei em vários mecânicos não acha o problema viu
Regulagem das valvulas
Temos um costela 25.370 que liga sozinho ao engatar a marcha sem precisar dar partida(a chave precisa estar em posição de ligar)… alguém já viu isso acontecer? E o que poderia ser?
Embreagem enforcada, (deve ter óleo entre o disco e o volante do motor), Ela dá salto ao ligar?