Você, como chaveiro automotivo, deve saber muito bem que a falta de partida em um carro pode ser causada não apenas por um problema mecânico, mas por conta da parte de ignição, mais especificamente da chave, principalmente em modelos fabricados a partir de 1995.
No post de hoje, entenda melhor como saber se a chave codificada está com defeito e se precisa de reparo. Acompanhe 6 dicas fundamentais para chaveiros profissionais:
1. Como funciona o sistema de uma chave codificada?
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Imperceptível para o motorista comum, as chaves codificadas executam uma série de ações que acabam sendo mais conhecidas pelos profissionais da área.
Do momento em que ela é inserida na ignição até a partida, alguns processos acontecem para permitir o funcionamento do motor. Entender por completo esse processo também permite que o chaveiro levante suspeitas de onde pode estar um defeito e resolver com o máximo de agilidade possível a demanda.
O sistema começa a partir do instante em que a chave é inserida pronta para ser girada na partida. Depois disso, uma pequena antena é eletrificada por pulso enviado pela central de comando do veículo. O transponder que está na chave é alimentado e envia o código secreto para a antena, que o recebe e transmite para a leitura no computador de bordo.
Somente se esse código que saiu do transponder e se comunicou com a central for igual é que os bicos recebem alimentação elétrica para o funcionamento do sistema de injeção. O resultado é ligar o motor. E tudo isso acontece em um fração de segundo.
2. Quais sinais são dados pelo veículo?
Os automóveis com chaves codificadas possuem no painel um sensor luminoso que indica o processo de leitura. Em geral ele é um desenho de uma chave.
Esse indicador é o que comunica o funcionamento do imobilizador eletrônico, que vai permitir ou não a partida. Se ele não se apaga, há um erro no sistema. Pode ser desde uma decodificação da chave até um defeito no módulo de ignição. É preciso utilizar um aparelho específico que o chaveiro profissional deve ter para fazer a verificação.
3. Como garantir a segurança de chaves codificadas?
O transponder representa toda essa segurança e é o dispositivo na forma de um chip que carrega o código de identificação para fazer a chave funcionar. Esse código precisa ser o mesmo que está cadastrado na central code do veículo para que haja a comunicação e o consequente funcionamento do motor.
Quando a chave para de funcionar é preciso fazer a leitura na central com equipamento específico para identificar o código correto. O mesmo pode também ser solicitado via concessionária, que em geral cobra pelo serviço e demanda tempo.
Os transponders são fabricados por empresas diferentes (Sokimat, Texas, Philips, Temic, entre outras) e funcionam com sinal de emissões particulares, que variam a partir do modelo e marca do veículo.
4. O que é a antena de transmissão?
Parte fundamental no processo de ignição, a antena da chave codificada pode ser afetada por conta do calor e para de funcionar corretamente. Ela fica, em geral, logo acima do transponder.
5. Qual a importância do transponder?
O “cérebro” da chave codificada, ou seja, o transponder, fica protegido contra quedas e outros imprevistos, mas não é indestrutível. Se o motorista deixa a chave cair em algum líquido e ocorrer infiltração que danifica o chip, ele simplesmente deixa de funcionar.
Interferência eletromagnética também é possível e ocorre geralmente por conta da proximidade com algum eletrodoméstico.
Alguns modelos de carros possuem sistemas criptografados e com transponders da Philips, em que as senhas de acesso ainda não estão disponíveis em tabelas e aparelhos que não sejam das montadoras.
6. O que acontece quando o fusível queima e o imobilizador é trocado?
Veículos que são recuperados de seguradoras ou passaram em oficinas de reparações podem ser afetados por algum fusível queimado. Esse defeito pode refletir na ignição e atrapalhar a comunicação entre o transponder e a central.
Possíveis problemas com fusível também dificultam o serviço de habilitação das novas chaves porque não ocorre a correta leitura do sistema. Bateria fraca, relé queimado e troca de leitores de imobilizadores também influenciam na produção da nova chave.
Esses procedimentos e dicas mencionados aqui vão ajudá-lo na hora de um cliente pedir socorro. Ter conhecimento sobre como saber se a chave codificada está quebrada garante credibilidade, que pode levar a uma boa propaganda e à comunicação boca a boca.
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Meu carro um Corsa tipo Montana 1.8 ano 208/09 não destrava nem trava as portas não sei onde é o problema.
Estou admirado com tantas informações.
Obrigado Eduardo!