Chaves codificadas representam, sem dúvida alguma, uma revolução no sistema de segurança de veículos. Com o fácil acesso a ferramentas para molde de chaves comuns, o sistema antigo tornou-se obsoleto, apresentando um grau de confiabilidade bem menor. A evolução da tecnologia nos trouxe o chip codificado para tornar o sistema extremamente mais eficiente.
Esse tipo de chave já é amplamente utilizado e um chaveiro de sucesso precisa se adequar para dar suporte às necessidades desse novo perfil de cliente. Pensando nisso, listamos aqui os 4 principais problemas que você tem que conhecer para saber como solucioná-los. Confira!
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1. Perda da codificação
Como você deve saber, no interior da chave há um chip com um código armazenado. Quando ela é inserida na ignição, o receptor faz a leitura desse código e verifica se é o válido para aquele veículo. Caso não seja, a partida não será dada.
Acontece que, assim como qualquer outro equipamento eletrônico, o chip, ou transponder, está sujeito a falhas ou interferências eletromagnéticas. O mais comum é que o motorista tenha deixado a chave por tempo demais próximo a um micro-ondas ou outros eletrodomésticos que produzem esse tipo de onda magnética.
Para resolver esse problema, basta que o motorista informe o código original para ser gravado novamente na chave.
2. Falha de identificação pelo receptor
O motorista pode não perceber, mas parte do processo de verificação é mecânico, mesmo que ele seja bem simples. Trata-se do contato físico entre a chave e a ignição. Eventualmente, uma luz no painel pode acender, apontando um erro de leitura da chave, antes mesmo da partida ser dada.
Remover e inserir novamente a chave costuma resolver essa questão. Entretanto, se o erro persistir ou se tornar muito frequente, pode ser que haja um problema físico no transponder, algo que exigirá uma análise do chaveiro.
Verifique se o chip não está danificado e se o equipamento de gravação consegue ler adequadamente o código. Caso contrário, será preciso trocar a chave por uma nova.
3. Danos físicos
Por mais que o sistema de codificação seja eletrônico, não podemos esquecer que a chave possui também a parte metálica com ranhuras. Com o passar do tempo, ela acaba se desgastando, principalmente se o motorista for descuidado.
Chaves muito gastas ou deformadas costumam apresentar problemas no encaixe da ignição, podendo não acionar corretamente a parte mecânica ou mesmo apresentar os problemas de mau contato citados no item anterior.
Em geral, não vale a pena fazer um reparo na chave. Se o problema for nas ranhuras, não há como recompô-las, assim como chaves tortas costumam quebrar se corrigidas. O melhor a se fazer, nesses casos, é substituí-la.
4. Falha na antena do imobilizador
É claro que o sistema de codificação não se resume à chave. É preciso dar atenção, também, ao receptor instalado na ignição. Um possível problema ligado a esse sistema é o defeito na antena do imobilizador da injeção de combustível, que recebe o sinal de positivo da codificação e permite a partida do veículo.
Quando isso ocorre, o carro simplesmente não liga. É fundamental conscientizar os clientes quanto à importância de chamar um profissional capacitado se identificar essa falha. A persistência desse problema pode acabar fazendo com que o motorista fique na mão em um momento de necessidade.
A troca da antena ou da fiação é muito simples e pode ser feita em pouco tempo por um eletricista.
Siga essas dicas e ofereça todo o suporte relacionado a chaves codificadas para conquistar cada vez mais clientes!
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Meu carro (Sandero)por duas vezes levei no lava-jato e quando fui buscar o carro não funcionou. Esperei um tempo e ele funcionou normalmente. Agora esses dias aconteceu em período de chuva umas três vezes já. Durante a noite chuveu muito e no outro dia o carro não quis funcionar, fica só piscando uma luz no painel( anti arranque). Depois de um tempo funciona novamente. Pode ser que esteja molhando algum sensor?
Boa tarde, tenho um peugeot 208 e por vezes ao dar a ignição o motor faz um barulho estranho e não pega, eu desligo a chave e volto a dar ignição e ele pega normalmente. A Peugeot não consegue detectar a falha. O que poderá ser!
Boa tarde a minha atena do imobilizador só funcionam fora da ignição. No local acede3a luz e nao funciona mais não troquei a atena do imobilizador e contínuo do mesmo jeito alguém poderia me dizer algo ficárei miito grato
Olá, boa explicação! Por gentileza podem me informar se a antena ou a chave estiverem com defeito, faz com que o carro apague ? Ou só não dá partida? Desde Já agradeço!