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Home Segmentos Chaveiros

Chaves codificadas: 4 possíveis problemas que você tem que conhecer

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
6 de novembro de 2023
in Chaveiros
19.7k
4
Chaves codificadas: 4 possíveis problemas que você tem que conhecer
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Chaves codificadas representam, sem dúvida alguma, uma revolução no sistema de segurança de veículos. Com o fácil acesso a ferramentas para molde de chaves comuns, o sistema antigo tornou-se obsoleto, apresentando um grau de confiabilidade bem menor. A evolução da tecnologia nos trouxe o chip codificado para tornar o sistema extremamente mais eficiente.

Esse tipo de chave já é amplamente utilizado e um chaveiro de sucesso precisa se adequar para dar suporte às necessidades desse novo perfil de cliente. Pensando nisso, listamos aqui os 4 principais problemas que você tem que conhecer para saber como solucioná-los. Confira!

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1. Perda da codificação

Como você deve saber, no interior da chave há um chip com um código armazenado. Quando ela é inserida na ignição, o receptor faz a leitura desse código e verifica se é o válido para aquele veículo. Caso não seja, a partida não será dada.

Acontece que, assim como qualquer outro equipamento eletrônico, o chip, ou transponder, está sujeito a falhas ou interferências eletromagnéticas. O mais comum é que o motorista tenha deixado a chave por tempo demais próximo a um micro-ondas ou outros eletrodomésticos que produzem esse tipo de onda magnética.

Para resolver esse problema, basta que o motorista informe o código original para ser gravado novamente na chave.

2. Falha de identificação pelo receptor

O motorista pode não perceber, mas parte do processo de verificação é mecânico, mesmo que ele seja bem simples. Trata-se do contato físico entre a chave e a ignição. Eventualmente, uma luz no painel pode acender, apontando um erro de leitura da chave, antes mesmo da partida ser dada.

Remover e inserir novamente a chave costuma resolver essa questão. Entretanto, se o erro persistir ou se tornar muito frequente, pode ser que haja um problema físico no transponder, algo que exigirá uma análise do chaveiro.

Verifique se o chip não está danificado e se o equipamento de gravação consegue ler adequadamente o código. Caso contrário, será preciso trocar a chave por uma nova.

3. Danos físicos

Por mais que o sistema de codificação seja eletrônico, não podemos esquecer que a chave possui também a parte metálica com ranhuras. Com o passar do tempo, ela acaba se desgastando, principalmente se o motorista for descuidado.

Chaves muito gastas ou deformadas costumam apresentar problemas no encaixe da ignição, podendo não acionar corretamente a parte mecânica ou mesmo apresentar os problemas de mau contato citados no item anterior.

Em geral, não vale a pena fazer um reparo na chave. Se o problema for nas ranhuras, não há como recompô-las, assim como chaves tortas costumam quebrar se corrigidas. O melhor a se fazer, nesses casos, é substituí-la.

4. Falha na antena do imobilizador

É claro que o sistema de codificação não se resume à chave. É preciso dar atenção, também, ao receptor instalado na ignição. Um possível problema ligado a esse sistema é o defeito na antena do imobilizador da injeção de combustível, que recebe o sinal de positivo da codificação e permite a partida do veículo.

Quando isso ocorre, o carro simplesmente não liga. É fundamental conscientizar os clientes quanto à importância de chamar um profissional capacitado se identificar essa falha. A persistência desse problema pode acabar fazendo com que o motorista fique na mão em um momento de necessidade.

A troca da antena ou da fiação é muito simples e pode ser feita em pouco tempo por um eletricista.

Siga essas dicas e ofereça todo o suporte relacionado a chaves codificadas para conquistar cada vez mais clientes!

Agora, para se tornar um especialista no assunto, baixe nosso e-book sobre chaves codificadas!

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Comments 4

  1. Fernando Alvarenga says:
    2 anos ago

    Meu carro (Sandero)por duas vezes levei no lava-jato e quando fui buscar o carro não funcionou. Esperei um tempo e ele funcionou normalmente. Agora esses dias aconteceu em período de chuva umas três vezes já. Durante a noite chuveu muito e no outro dia o carro não quis funcionar, fica só piscando uma luz no painel( anti arranque). Depois de um tempo funciona novamente. Pode ser que esteja molhando algum sensor?

    Responder
  2. Vitor says:
    3 anos ago

    Boa tarde, tenho um peugeot 208 e por vezes ao dar a ignição o motor faz um barulho estranho e não pega, eu desligo a chave e volto a dar ignição e ele pega normalmente. A Peugeot não consegue detectar a falha. O que poderá ser!

    Responder
  3. Tíago souza de oliveira says:
    4 anos ago

    Boa tarde a minha atena do imobilizador só funcionam fora da ignição. No local acede3a luz e nao funciona mais não troquei a atena do imobilizador e contínuo do mesmo jeito alguém poderia me dizer algo ficárei miito grato

    Responder
  4. Carlos Alberto do nascimento Ferreira says:
    5 anos ago

    Olá, boa explicação! Por gentileza podem me informar se a antena ou a chave estiverem com defeito, faz com que o carro apague ? Ou só não dá partida? Desde Já agradeço!

    Responder

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