Quem tem um carro costuma tomar todo o cuidado do mundo para que ele esteja sempre em ordem. Verificar pneus, freios, bateria e combustível logo se tornam hábitos para o motorista.
Porém, uma peça que nem sempre recebe a mesma atenção é a chave do carro. Geralmente, ela é apenas colocada no mesmo molho das chaves de casa e carregada para todo canto. No entanto, essa não é a melhor atitude.
Como chaveiro, você provavelmente receberá vários clientes pedindo ajuda com suas chaves codificadas. Essa é uma demanda crescente e, portanto, você deve se adaptar como profissional para atendê-la da melhor forma possível.
Para o caso de algum cliente chegar com problemas na chave do carro, aqui estão algumas atitudes que você pode tomar:
1. Verifique a bateria do controle
Se o carro usa um controle remoto de alarme como chave e ela não está respondendo, é provável que seja um problema bem pequeno. Na maioria dos casos, a chave apenas está sem bateria, o que pode ser resolvido em poucos segundos com uma troca rápida. Basta seguir as instruções do manual do modelo ao realizar a troca.
Se o cliente recebeu o controle de travas e alarme direto de fábrica, então é muito provável que o controle possua uma chave embutida. Caso seja uma peça separada, diga ao cliente para continuar carregando a chave para esses casos de emergência.
2. Desgaste na codificação
Se o modelo for recente, certamente a chave do carro usa uma codificação específica. Esse tipo de mecanismo serve para diminuir as chances de roubo, já que não é apenas o formato da chave que importa, mas também a programação do seu chip interno.
Caso a chave já seja um pouco antiga ou tenha sido deixada muito tempo perto de um campo magnético, como em cima de uma TV de tubo, é possível que ela tenha sido afetada.
O chip não é danificado fisicamente, mas pode ser que tenha perdido sua programação original. Basta indicar ao cliente uma casa especializada em codificação para resolver o problema, que pode facilmente ser uma empresa parceira. Ou você mesmo pode agregar esse serviço ao seu negócio.
3. Checagem de danos
Claro que, em alguns casos, o problema pode ser mais sério. Se a chave caiu diversas vezes no chão, foi amassada ou mal guardada, pode ser que a parte elétrica tenha sido danificada, cortando a conexão entre a ponta da chave e o chip, por exemplo.
Se o dano for mínimo, talvez seja possível consertar a chave do carro com algumas ferramentas específicas. Basta reconectar as partes. Porém, se o dano for maior, o cliente terá que solicitar uma nova.
4. Verificar as fechaduras
Nem sempre o problema é a chave. Se a sua avaliação não mostrar nenhum problema com o controle ou a codificação, pode ser que algo tenha acontecido com a porta do seu carro.
Alguma peça pode ter emperrado no interior, ou a parte eletrônica está desgastada. Nessas horas, você pode precisar levar seu cliente a um mecânico, que abrirá a porta para ver o que há de errado. Mais uma vez, uma parceria aqui é bem útil.
Agora que você já sabe o que fazer quando um cliente tiver problemas com a chave do carro, pode atender muito mais fregueses. Ainda tem alguma dúvida? Então deixe um comentário com sua pergunta e logo responderemos!
Tenho um focus 2011 com partida no start, após fazer a troca da bateria do controle, ela não funcionou mas.
Com certeza terá que fazer uma configuração, mas não sei como fazer.
Podem me ajudar?
Perdi a chave do carro e troquei a bateria na chave reserva para usá-la e ao ligar o carro, ele não pegou mais. O que fazer? Sendo que acionei o alarme antes pra abrir o carro e não pegou. E abri normalmente com a chave e ao ligar o carro, não pega mais..
Boa tarde, tenho um sandero stepway e não estou conseguindo abrir o carro pelo controle. Vocês recomendam algum profissional em Salvador-Ba
Tenho 1 IX35 2011 e a chave desprogramou para abrir e fecher o carro.
alhuém tem uma dica?