Chiptronic
Loja online
  • Início
  • Encontre seu segmento
    • Autos
    • Chaveiros
    • Dicas
    • Diesel
    • Motos
    • E-books
  • Loja online
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Workbook
  • Cursos & Treinamentos
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result

Chave codificada não funciona: e agora? O que fazer?

3 de dezembro de 2018
49.7k
32
chave codificada não funciona

chave codificada não funciona

58.4k
SHARES
153.7k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Aquelas cenas de filmes em que o mocinho está fugindo, precisa roubar um carro e, para isso, quebra o vidro, puxa e descasca alguns fios que estão debaixo do painel para fazer uma ligação direta já não são mais tão verossímeis. E a grande responsável por isso é a chave codificada.

No Brasil, ela chegou por volta do ano 2000. O sistema é conhecido como imobilizador automotivo e é composto, além da chave, por uma antena e uma central de comando. Na chave é embutido um transponder — também conhecido como chip — que guarda o código que permite ligar o carro.

E quando a chave codificada não funciona? O que deve ser feito? Continue a leitura deste post, pois vamos tirar algumas das suas dúvidas sobre o assunto!

Como funciona esse modelo de chave?

Quando o motorista entra no veículo e insere a chave na ignição, a antena é eletrificada por um pulso enviado pela central de comando. Assim, o transponder é alimentado e envia o código secreto para a antena.

Se o código estiver correto, um sinal é enviado ao computador de bordo do carro. O computador, então, libera o pulso dos bicos injetores e a alimentação elétrica do sistema de injeção eletrônica. Todo esse processo ocorre em frações de segundos e é o que permite que o motor entre em funcionamento.

Quando o código armazenado na chave não está correto — ou seja, quando é usada uma chave errada, falsa ou algo do tipo — o sistema, após três tentativas, é bloqueado temporariamente e não permite que seja dada partida no automóvel.

Por que a chave não funciona?

Ocorre, porém, que os sistemas eletrônicos podem falhar com o passar do tempo. No caso dos carros, que ficam constantemente expostos à ação do tempo, calor, radiação solar, chuvas, infiltrações, enchentes e, ainda, o desgaste natural, é normal que depois de alguns anos o sistema imobilizador apresente defeito e que a chave codificada não funcione.

No painel do automóvel, um indicador (em forma de chave, cadeado ou das palavras CODE ou LOCK) permite fazer diagnósticos rápidos. Normalmente, ele acende ao virar a chave e deve apagar após a partida.

Se o motor do carro não entrar em funcionamento quando o motorista der a partida e o indicador ficar piscando repetida ou intermitentemente, é provável que haja uma falha no sistema.

Essa falha pode estar em diferentes componentes. Conheça as principais:

Transponder

Pode ser causada por quedas bruscas da chave do carro (que podem danificar o chip), infiltrações de líquidos ou interferência eletromagnética (muita gente coloca a chave sobre algum eletrodoméstico quando chega em casa).

Antena

Pode ser afetada pela ação do calor do sol, que altera as propriedades condutoras da antena e acaba provocando um defeito intermitente que faz que o carro funcione umas vezes, outras não.

Circuitos eletrônicos, fiação ou acessórios mal instalados

Esses itens podem causar falhas difíceis de serem detectadas.

O que fazer quando a chave codificada não funciona?

Quando a chave codificada não funciona e esse tipo de problema acontece, é preciso que um profissional especializado, como você, faça o diagnóstico. Apesar de haver casos mais graves, é comum que a falha esteja relacionada apenas a uma pilha gasta ou à perda da programação original.

Você já teve que lidar com alguma situação na qual a chave codificada não funciona? Quer aprimorar os seus conhecimentos no tema? Então, baixe agora o nosso e-book sobre chaves codificadas!

Powered by Rock Convert
Tags: Automotivocapacitaçãochave codificada não funcionachave não funcionaChaveiroschaves codificadasCircuitos eletrônicosDicasInjeção Eletrônicaoficina mecânicaSegurança veicularsistema imobilizadortransponder automotivo
Share23363Tweet14602SendPin5257Send
Previous Post

4 coisas que você precisa saber sobre conserto de chave codificada

Next Post

Chaveiro é uma boa profissão? Conheça os 5 maiores desafios

Next Post
Chaveiro é uma boa profissão

Chaveiro é uma boa profissão? Conheça os 5 maiores desafios

5 aplicativos de gestão financeira para chaveiros

Comments 32

  1. rafael says:
    2 anos ago

    bom dia, tenho citroen xsara 2001, porem perdi a chave, e o modulo, quero funciona lo , porem nao tem como pegar o cold da chave na citroen, como proceder 011 980159285 Rafael

    Responder
  2. Marcos Lopes Martins says:
    2 anos ago

    Tou com um carro palio 2011 & 2012 do nada ele parou e quando vou liga ele ele pede o code me de uma sugestão para eu funciona esse carro

    Responder
    • SILVIO says:
      2 anos ago

      DEIXE A PORTA DO MOTORISTA ABERTA, A CHAVE LIGADA, ESPERE 15 MINUTOS E DE A PARTIDA

      Responder
  3. Cristiano says:
    2 anos ago

    Estou com meu carro com problema na ingnição quando ligua acende code não ligua o que devo faser

    Responder
  4. Emil Chede Netto says:
    2 anos ago

    Boa noite, tenho um Nissan Livina 2010, porem perdi a chave e ja era a reserva . Nem na propria Nissan conseguiram rresolver meu problema é fzr o moduloo funcionar , nao consigo pegar o codigo da chave, como proceder

    Responder
    • Luciano says:
      3 meses ago

      O código da chave você pode obtê-lo desmontando com uma torx T7 a maçaneta do motorista. O código de 4 digitos estará gravado em cima do miolo…

      Responder
    • Luciano says:
      3 meses ago

      O código da chave você pode obtê-lo desmontando com uma torx T7 a maçaneta do motorista. O código de 4 digitos estará gravado em cima do miolo..

      Responder
  5. rosangela dragao says:
    2 anos ago

    ola minha amiga esta desesperada ela perdeu o chip que fica dentro da chave do palio dela o carro e do ano 2010 o carro nao da partida o que ela pode fazer

    Responder
    • Leonardo barbosa mandelli says:
      1 ano ago

      Olá sou leonardo tenho um idea adventure.ele parou de ligar esses dias.se eu pater umas dez vez na chave asvezes pega..que eu fasso.

      Responder
  6. Nivaldo Muniz says:
    1 ano ago

    Bom dia, tenho um sonic 2013 a chave trava a porta mas não destrava, tenho que usar a chave manual mas ai dispara o alarme.

    Responder
  7. Matheus says:
    1 ano ago

    Tem algum vídeo explicativo de como configurar a chave do granlivina 1.8 2014?
    Meu contato 21-97269-2030
    msousa@arcanjoblindados.com.br

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      1 ano ago

      Olá Matheus, tudo bem? Em breve um de nossos consultores irá entrar em contato com você,para tirar todas as suas dúvidas. Grande abraço!

      Responder
  8. Peterson says:
    1 ano ago

    Boa noite,
    Tenho um X60 e parece que temos um problema na codificação da chave. Consegue me ajudar?
    Obrigado!

    Responder
  9. Peterson says:
    1 ano ago

    Boa noite,
    Tenho um Lifan X60 e parece que temos um problema na codificação da chave. Consegue me ajudar?
    Obrigado!

    Responder
  10. Virgínia says:
    1 ano ago

    Boa noite,
    A chave principal do meu carro entortou e estou com medo de tentar ligar o carro e quebra-la na ignição. Fui tentar ligar com a chave reserva, e mesma liga, porém não dá a partida. O que fazer? Meu carro é uma Paulo Edx 97.

    Responder
  11. marcelo reges says:
    1 ano ago

    o chip da minha chave quebrou comprei uma chave canivete levei no chaveiro e fez a copia da lamina e codificou o chip novo mais agora quando ligo o carro a luz do transponder fica piscando e o carro ta andando normal mais nao é normal fica piscando meu carro gol bola g2 1999 1.0 16v

    Responder
  12. marcio da cruz amaral says:
    11 meses ago

    tenho xsara 2002 1,6 16v quando ligo o carro aparesse o desenho de uma chave o carro vira mas nao liga obs o chip esta preso no miolo da chave porq pedi o chaveiro para tirar da chave ja uso assim a2 anos agora esta com esse pro blema tenho como eliminar esse cod de vez do carro

    Responder
  13. Marcelo says:
    10 meses ago

    Tenho uma caminhonete S10 ano 207 a chave é codificada nesta semana ela nao deu partida.nao pegar oque fazer.

    Responder
  14. Douglas says:
    9 meses ago

    Tenho um Fiat Palio 2000, ontem o meu cunhado tentou ligar o carro com a chave de outro carro É após não consegui, ligar mais l meu carro, oque posso fazer, para conseguir ligar meu carro, será que descodificou minha chave?

    Responder
  15. Ana Cristina Almeida Dias says:
    9 meses ago

    O carro é um Sonic da GM,deixei molhar agora não liga o carro….

    Responder
  16. ALTIERES says:
    9 meses ago

    Olá meu nome e altieres tem um polo 99/2000 ele tem centelha velas novas cabos e tampa do distribuidor e bomba de combustível tudo novo quando do na partida ele ameaça de pegar ai quando espirro gsolina ele pega mas não afirma sera q pode ser o code da chave

    Responder
  17. Danilo says:
    8 meses ago

    Comprei um Nissan Livina 1.6 SL 16v 2009/2010 de leilão, veio sem chave, pedi pra fazer uma chave porém o chaveiro não conseguiu codificar, chamei outro chaveiro com referências dele ser o melhor aqui da cidade, porém ele também não conseguiu codificar, após ele colocar o aparelho e tentar fazer a programação, quando chega na última etapa, fala que “foi realizado com sucesso”, porém não memoriza. Ao ligar pra autorizada Nissan, eles me falaram que não existe codificar chave paralela, que só uma chave original de fábrica pode ser codificada, acontece que a referida chave na autorizada Nissan custa muito caro. Isto que a Nissan falou é verdade? Não é possível codificar uma chave paralela dessas que vendem no mercado livre?
    Retirei o kit de chave (módulo de comando, ignição com a nova chave paralela que não conseguiram codificar, mais a Centralina/antena da ignição e o BCM) e levei num programador de módulos para verificar, segundo ele está tudo ok com os componentes. Estou aqui na Bahia, precisamente em Feira de Santana, vocês podem me orientar comi faço? Existe alguma chave paralela compatível com o meu carro que possa ser codificada? Aguardo um retorno. Grato!

    Responder
  18. Lutiano says:
    8 meses ago

    Parei para abastecer e para minha surpresa o carro não ligava mais e deu o erro code.E acreditem foi o Bluetooth do smartphone que dava interferência na chave.Desliguei ;o carro pegou na hora. INTERFERÊNCIA no chip da chave.

    Responder
  19. Carlos says:
    6 meses ago

    Por que meu carro ele tem chave codificada e qualquer chave que você coloca liga porque alguém sabe mim informar o problema?

    Responder
  20. Sandra says:
    5 meses ago

    Eu tenho um Peugeot 207 e a minha chave partiu da capa, como tenho uma chave suplente (sem electrónica usava apenas para abrir portas) decidi abri-la e colocar o chip!
    Peguei no carro ele funcionou normalmente, quando fui pegar de novo simplesmente não ligou mais, além disso travei o volante sem querer e a minha janela ficou completamente aberta! Não sei o que fazer, deixei no parque do supermercado, a Peugeot só me pode atender para a semana e os mecânicos da zona já estavam fechados! Um deles disse que eu poderia pedir o código original da chave á Peugeot e eles reprogramariam de novo a chave como o carro já teve mais donos nunca tive este código. Alguém me sabe dizer se o sistema bloqueou devido às tentativas que fiz, e quanto tempo pode permanecer bloqueado? Agradeço desde já. Obrigada

    Responder
  21. Maria Alice da Silva Andrade says:
    4 meses ago

    A chave do meu carro Ford Ka (2000) não quer mais virar,como se estivesse travado tdo .oq poderia ser.

    Responder
  22. Sergio costa says:
    4 meses ago

    Tenho uma journey 2009 ela não acende as luzes do painel e não da partida já verifiquei bateria nova e nada alguém pode me ajudar

    Responder
  23. Alana Noli says:
    4 meses ago

    Tenho um polo 2007 coloquei na ingnição uma chave de outro carro por engano, agora minha chave n funciona mais oq eu faço?

    Responder
  24. Evaldo Leite says:
    3 meses ago

    Tenho um Passat tsi, sempre que fica exposto ao sol o veículo acusa imobilizador activado e não da partida, o que posso fazer? Qual profissional procuro?

    Responder
  25. Patrícia says:
    2 meses ago

    Olá tenho um uno vivace parou de repente e agora aparece um cadeado travando o carro no painel o motor não da nem sinal oque pode ser e como faço para resolver

    Responder
  26. ERON DE MELLO MATTOS says:
    2 meses ago

    Ao inserir à chave na ignição o carro nao pega pois o code ascende no painel é nao apaga o quê fazer meu carro é um palio weekend 2003

    Responder
    • Marcos Carpenter says:
      6 dias ago

      Boa tarde!!! Amigo no manual do proprietário ensina como dar a partida de emergência ou em vídeos no Youtube, faça esse processo e leve seu automóvel na concessionária FIAT mais próxima, pois lá eles podem diagnosticar qualquer defeito no sistema CODE, que pode ser o modulo CODE queimado, antena do CODE danificada ou Transpônder da chave queimado, tendo a solução e o reparo do seu problema.

      Abraços

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog
  • E-books Chiptronic

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Materiais Educativos
  • Momento Diesel
  • Moto Connect
  • noticias
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
  • Sobre a Chiptronic
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!
Powered by Rock Convert

© 2019 Todos os direitos reservados

No Result
View All Result

© 2019 Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In