Com a constante evolução da tecnologia no setor automotivo, é cada vez mais comum encontrar equipamentos eletrônicos em diversos mecanismos de um veículo. E um dos itens que, já há algum tempo, passou por uma revolução em seu funcionamento é a chave do carro. Entretanto, nem todo mundo conhece bem o processo de conserto de chave codificada.
Neste texto, você entenderá como fornecer um bom serviço de conserto de chave codificada e quais os principais defeitos que esse item pode ter durante a sua utilização. Além disso, você entenderá se vale ou não a pena investir em uma chave codificada para veículos, conferindo alguns dos pós e contras da sua compra.
[the_ad id=”17074″]
Como oferecer um bom serviço de conserto de chave codificada?
Apesar do grande número de veículos populares em circulação no trânsito brasileiro, a tecnologia está mais acessível e se mostra presente no dia a dia do motorista. Isso gera uma demanda por manutenção específica para essas chaves, pois se torna mais barato (em alguns casos) consertá-las do que comprar um novo exemplar.
Pensando nisso, explicaremos aqui as 4 coisas que você precisa saber para oferecer esse serviço. Confira!
1. Saiba mais sobre as chaves codificadas
Antes de começar a investir no conserto de chaves tecnológicas, é preciso conhecer o funcionamento da chave codificada. As chaves do modelo antigo contam com um simples segredo no metal, fazendo com que elas sejam muito fáceis de serem falsificadas ou violadas. Os modelos atuais apresentam um chip, também conhecido como transponder, isso faz com que a chance de roubo seja menor, além da possibilidade de saber a localização do veículo caso ele seja levado, por meio de um GPS.
Um código é inserido no sistema da chave e configurado de acordo com o veículo do proprietário. Essa configuração é diferente de qualquer outra chave e, por isso, torna essa chave um item insubstituível, a não ser por meio de uma nova definição do código digital utilizado. Por isso, mesmo que seja inserida uma chave do mesmo modelo na ignição, o carro não ligará.
O transponder realiza comunicação com a central de segurança que fica no veículo. Qualquer problema com a identificação faz com que uma luz vermelha se acenda no painel e o automóvel não possa ser ligado.
2. Entenda a diferença
Qualquer chave comum, por mais complexa e segura que seja, pode ser copiada com ferramentas simples. Essa vulnerabilidade torna o veículo mais suscetível a tentativas de furto e roubo.
A chave codificada lança informações para o sistema de injeção de combustível para que assim seja permitida a sua queima e o carro possa funcionar normalmente. Em caso de uma chave sem a tecnologia, ou com um código diferente, ser inserida no contato, o carro não dará a partida. É como se cada automóvel tivesse uma senha única para ser utilizado.
É importante não forçar demais a ignição do veículo, pois a codificação poderá ser quebrada e o motor não será capaz de ligar. Esse sistema garante um nível de segurança extremamente maior se comparado ao mais antigo.
3. Invista em equipamentos de conserto de chave codificada
O item mais importante, sem dúvidas, é um bom equipamento de codificação de chaves. Vale a pena ter atenção na hora da compra. Essa tecnologia apresenta diversas funções e pode aumentar significativamente os seus lucros se usada de forma inteligente.
Investir em uma máquina de codificação de chaves é uma maneira de ter alta rentabilidade, pois ela realiza o conserto de forma quase automática, isso permite que você atenda mais clientes, assim é melhor que arrumar manualmente.
Além disso, você poderá ter um diferencial no mercado, já que poucos chaveiros oferecem esse serviço ou o fazem de forma mais arcaica. A tendência é que as chaves codificadas se tornem padrão para os motoristas brasileiros, e investir nesse ramo agora é o primeiro passo para ser uma referência futuramente.
Entretanto, será preciso esclarecer aos clientes a diferença entre cada tipo de serviço. Afinal, em caso de perda da chave original, não basta apenas inspecionar o veículo para configurar uma nova, como explicaremos a seguir.
4. Ofereça um serviço de qualidade
Um cliente satisfeito é aquele que sabe que pode confiar em você para realizar consertos. Por isso, não deixe de conscientizar os motoristas sobre as diferenças entre a codificação de chaves e por que uma pode ser mais barata que a outra.
Para realizar a cópia de uma chave já existente, basta que o cliente leve-a até você, de preferência com o código relacionado. Já no caso de ter havido a perda do item, será preciso verificar se o cliente tem o código guardado. Geralmente ele não tem e precisa solicitá-lo na concessionária.
Normalmente, essas empresas cobram para fornecer o código ou tentam convencer o cliente a fazer o serviço na própria loja, o que sai bem mais caro. Por isso, vale a pena manter os clientes informados sobre a importância de manter o código registrado em um local seguro e em casa.
Na hora da necessidade, basta que eles levem-no até você, e o serviço de configuração de uma nova chave será bem mais simples.
Oferecendo um bom conserto de chave codificada, seu negócio poderá crescer ainda mais e conquistar novos clientes nesse mercado movimentado. Não perca essa oportunidade.
Além disso, procure atender bem a sua clientela, seja educado, explique sobre todo o processo e tire as dúvidas caso elas apareçam. Ainda, é interessante ligar para verificar se a chave voltou a funcionar e o que o cliente achou do serviço prestado por você.
Por quais motivos o conserto de chave codificada é necessário?
[the_ad id=”17074″]
Além dos tópicos citados anteriormente, entender as principais causas de defeitos em uma chave codificada fará com que você consiga identificar o problema mais rapidamente, tornando o seu conserto mais ágil. Confira a seguir alguns dos motivos mais comuns para o conserto de chave codificada:
Fechadura danificada
Como está a fechadura do seu carro? Se a chave está em perfeito estado, pode ser que tenha algum problema com a tranca do veículo. Se ela está emperrando ou não virando, com certeza precisará dar uma maior atenção a esse equipamento.
Os motivos mais comuns para uma fechadura estar danificada são poeiras, sujeiras ou outros tipos de detritos que se alojaram no buraco da fechadura, consequências de batidas ou até mesmo tentativas de forçar a fechadura com outros objetos, a fim de conseguir entrar no carro.
Perda de codificação
Dentro da chave, existe um chip no qual está armazenado um código, e é justamente a leitura desse padrão pelo carro que permitirá com que ele dê a partida. Caso esse não seja o código certo ou não seja possível fazer sua leitura, o veículo não andará.
Ações como deixar a chave muito tempo perto de um micro-ondas ou outros equipamentos que transmitem frequências magnéticas fará com que a chave sofra interferência. Para consertá-la, é preciso pedir ao dono do carro que informe o padrão original para que ele seja novamente inserido na chave.
Falha na identificação pelo receptor
Além da parte tecnológica nas chaves codificadas, o processo de verificação também é feito de forma mecânica, com o contato dela na ignição. Se ao inserir a chave, acende uma luz vermelha, é um sinal de que algo está errado e houve uma falha de leitura.
Em alguns casos, apenas recolocar a chave já resolve, porém quando se trata de um problema mais sério ou acontece com muita frequência, será necessária a ajuda especializada para resolver o problema.
As causas comuns para esse defeito pode ser uma falha no transponder, no chip ou no equipamento de gravação. Caso não seja descoberto o motivo, será necessária a troca da chave por uma nova.
Problema na antena do imobilizador
Nem sempre o problema está na chave codificada. O receptor que está instalado na ignição também precisa de análise, pois pode apresentar problemas que impedirão de dar partida no carro.
A antena do imobilizador da injeção de combustível é o que faz o carro começar a queimar combustível, permitindo que ele inicie a partida (caso o código tenha sido lido corretamente).
Entretanto, é possível que esse componente tenha algum defeito, isso impede o funcionamento do carro mesmo com a chave inserida corretamente. É preciso, então, realizar a troca da antena ou da fiação, o que deve ser feito por um profissional capacitado.
Danos físicos
A parte física da chave também está sujeita a lidar com danos. O próprio desgaste natural do metal ou descuidos do motorista podem fazer com que ela perca a sua forma e não consiga se encaixar corretamente na ignição.
Um outro problema que danos físicos na chave podem acarretar é o mal contato. Por ser um problema que não tem um bom custo-benefício ou até mesmo impossibilidade de conserto, é recomendável que ela seja substituída.
Má instalação
Também é comum se deparar com problemas na fiação, circuitos eletrônicos e acessórios que foram mal instalados e apresentam problemas tanto de mal contato quanto falha de funcionamento. Por isso, é preciso sempre indicar que o motorista faça qualquer tipo de serviço com profissionais de qualidade e capacitados.
É sempre importante orientar os motoristas que não tentem consertar uma chave codificada (ou de qualquer outro tipo) sozinhos. Em vez de resolver o problema, poderão danificar ainda mais o objeto, assim terão de pagar mais pelo reparo ou até mesmo comprar uma chave nova.
Não é aconselhado ainda mexer nos circuitos presentes no carro ou fazer uma ligação direta para usar o veículo. Além da possibilidade de essa técnica não funcionar, ela poderá colocar em risco a vida do motorista e causar danos no automóvel.
Com tais dicas, você conseguirá fidelizar clientes, que sempre lhe procurarão caso tenha algum problema com chaves, além de indicar o seu ótimo serviço para amigos, parentes e pessoas que estejam procurando por um chaveiro de qualidade.
Confira mais conteúdos com informações e notícias sobre a área de chaves assinando a nossa Newsletter. Você receberá nossos artigos e informações em primeira mão!
Gostei muito do conteúdo de vcs! O site é uma re referência em tecnologia e inovação, oferecendo conteúdo valioso e atualizado. Parabéns pela qualidade!
Olá Carlos, agradecemos o feedback e ficamos felizes em poder ajudar! Um abraço.
minha chave nçao trava e destrava o carro, parou de funcionar e não é a bateria, pq ja troquei. me falaram que preciso configurar o codificador da chave. A trava interna do carro funciona normalmente, o problema esta na chave.
Como posso resolver?
Márcia
Bom dia Caros Senhores, li e gostei ” 4 coisas que você precisa saber sobre consertos de chaves codificadas “, tendo uma loja de copias de chaves mecânica, e na area das chaves codificadas, estou imensamente atrasado, porque os agentes de maquinas, não estão interessados em dar formação, mas sim em vender maquina após maquina… No entanto se for possível alvitrar maquinas e funções, desde já reconhecidamente agradeço.
Pois a minha sede é: Ilha da Madeira – Portugal
Os meus melhores agradecimentos, Luciano
Olá Luciano, tudo bem? Que bom que gostou amigo, seu feedback é muito importante para nós. Iremos enviar mais informações para você, um abraço de toda nossa equipe! 😀
Tenho um Nissan march 2012 que quebrou o código e não tenho a senha, o chaveiro não conseguiu resolver o problema a 12 dias , me ajudem por favor!