A corrente de moto é a responsável pela transmissão da energia do motor para a roda de tração. Ela é o único elo entre a caixa de câmbio e o cubo da roda traseira, por meio do conjunto de transmissão secundária. Assim, mantê-la em perfeito estado de conservação é essencial para que a moto funcione.
Como fica exposta, areia, terra, maresia e outros detritos acabam por grudar na corrente. Essa sujeira contribui para acelerar sua corrosão, retirando sua lubrificação e mantendo-a úmida.
Água em excesso, de chuvas muito fortes, alagamentos etc., também acabam tirando a proteção da corrente e deixando a peça suja.
Assim, é importante fazer uma manutenção preventiva periódica nela, pois uma quebra ou travamento pode causar um acidente e danificar o conjunto de transmissão secundária, a chamada “relação”, pois estão interligados. Continue lendo e saiba mais!
Importância da corrente de moto para o conjunto de transmissão secundária
Como a corrente liga a caixa de câmbio à roda traseira, transferindo a energia do motor e transformando-a em tração, ela precisa aguentar o impacto de toda essa força, além da energia cinética provocada pelo movimento da roda.
Assim, se a corrente estiver mal conectada às engrenagens, transferirá a energia de modo equivocado, causando esforço excessivo nos componentes e uma consequente perda de potência ou quebra da coroa e do pinhão.
Ainda, um travamento de um elo, seu rompimento ou se a corrente escapar de uma das engrenagens, pode acarretar um acidente pela perda da tração ou pelo travamento repentino da roda.
Por isso, separamos algumas dicas que ajudam a manter uma corrente de moto em dia. Confira!
Dicas de manutenção para corrente de moto
A manutenção preventiva e periódica da corrente é essencial para uma pilotagem segura e para a conservação de todo o conjunto de transmissão secundária. Portanto, para cuidar da corrente da moto é preciso:
1. Verificação
Toda a manutenção da corrente depende de uma boa verificação visual e manual. É preciso observar se a corrente apresenta aparência úmida e lustrosa, o que indica que a lubrificação está em dia, e se não há borras, girando a roda para ver toda sua extensão.
Ainda, é por meio da verificação manual que se confere a tensão da corrente. Recomende ao seu cliente realizar ele mesmo uma revisão assim uma vez por semana, pelo menos.
2. Limpeza
Antes de realizar a lubrificação da corrente, é preciso limpá-la para tirar os restos de óleo antigo, detritos e sujeiras que podem estar presos nos elos.
Recomenda-se utilizar um produto específico para o fim. Com a ajuda de uma escovinha, esfregue suavemente entre os elos, girando a roda para fazer com que a corrente ande.
3. Lubrificação
A lubrificação deve ser feita semanalmente ou a cada 400 ou 500 km. Dependendo do tipo de uso, se for em estradas ou vias não pavimentadas, praia etc., esse tempo pode ser reduzido.
É preciso usar produtos lubrificantes específicos para correntes de moto, ou usar óleo lubrificante de motor com alta viscosidade, evitando graxas ou óleo de lubrificação de uso geral.
4. Regulagem de tensão
A tensão da corrente deve ser ajustada sempre que for verificada folga ou tensionamento excessivo. No manual do proprietário da motocicleta está o indicativo da folga ideal para o bom funcionamento da corrente. Geralmente, ela fica entre 1,5 a 2,0 cm.
5. Alinhamento
Uma corrente desalinhada pode causar uma torção nos elos e o consequente desgaste excessivo da coroa e do pinhão. O desalinhamento pode ocorrer na troca do pneu traseiro ou na regulagem da tensão. É preciso corrigir os esticadores laterais para resolver o problema.
Como vimos, fazer a manutenção da corrente de moto é essencial para a conservação de todo o conjunto de transmissão secundária. Além disso, é um componente vital para o bom funcionamento da moto e sua manutenção correta pode evitar acidentes.
Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre manutenção de motocicletas? Então aproveite para saber o que deve ser feito para evitar o desgaste da embreagem da moto!
Bom dia,vocês poderiam explicar o porquê as carenagens do tanque da Yamaha 250 lander se abrem na parte de cima na ponta q é conectada ao tanque,gera um espaço q com passar do tempo só lamenta.qual a causa é solução?
Parabéns pelo site e conteúdo. Muito interessante!
Abraços 😉
Olá Felipe, tudo bem?
Muito obrigado pelo carinho, ficamos felizes que goste do nosso blog. Um abraço!
Atenciosamente, Equipe Chiptronic.