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Home Dicas

Saiba a diferença entre os tipos de óleo para moto

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
11 de agosto de 2021
in Dicas, Motos
40.8k
43
Saiba a diferença entre os tipos de óleo para moto
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Todo motociclista sabe da importância de realizar a troca do óleo da moto, pois essa medida é fundamental para preservar e garantir o bom funcionamento do motor. Mas você sabe quais são as diferenças entre os tipos de óleo para moto?

É importante saber escolher o óleo certo para a sua moto. Isso se deve ao fato de que cada motor foi projetado para funcionar com um tipo de óleo específico. Acompanhe este post e entenda as diferenças entre os tipos de óleo para moto.

Óleo mineral, sintético e semissintético: qual a diferença?

Os óleos minerais são aqueles obtidos a partir de componentes do petróleo. São as opções mais comuns e baratas no mercado. Eles atendem às necessidades da maioria dos motores em condições normais de funcionamento.

Desenvolvido especialmente para otimizar a performance do motor, o óleo sintético é a melhor opção para sua moto. Possui alta capacidade de lubrificação e é indicado para motores de alto desempenho.

Entre o sintético e o mineral, o óleo semissintético une uma base sintética ao óleo mineral. É uma opção mais em conta para quem procura um óleo lubrificante de qualidade superior aos tradicionais.

Conheça as especificações dos óleos para moto

Não é apenas a origem que importa na hora de escolher o tipo de óleo para moto. É indicado entender melhor o que significam suas especificações.

SAE: indicador de viscosidade

Essa informação é muito importante na hora de escolher o óleo certo para sua moto. Ela pode ser encontrada no rótulo da embalagem, em dois números separados pelas letras “w”. Por exemplo: 20w40.

O número que vem antes indica a viscosidade do óleo quando frio. O número seguinte indica sua viscosidade em altas temperaturas. Quanto maior for o número, mais grosso e viscoso é o óleo.

API: indicador de desempenho

Esse indicador refere-se à capacidade do óleo de manter sua viscosidade em temperaturas extremas: muito altas e muito baixas. Essa informação também é informada no rótulo da embalagem, sendo sempre a letras “S” seguida de outra letra. Quanto maior a posição da letra no alfabeto, melhor será o desempenho do óleo.

Vamos dar um exemplo: um óleo que tenha especificado um API no valor SG tem melhor desempenho do que um com API no valor SF.

Como escolher o tipo de óleo para moto

Para escolher o tipo de óleo certo para sua moto, é fundamental consultar essa informação no manual do proprietário. O fabricante indicará o tipo de óleo que deve ser usado para cada modelo de motocicleta, de acordo com as necessidades do motor.

Um óleo com baixa viscosidade — ou seja, mais fino —, é recomendado para motores novos, que possuem menos folga entre seus componentes internos. Já os mais viscosos, ajudam a compensar as folgas mais acentuadas de motores mais antigos.

Você pode optar por óleos com especificação de API superior à recomendada pela fabricante. Contudo, você não deve optar por um óleo para moto com viscosidade que esteja abaixo.

4 dicas essenciais para trocar o óleo da moto

Agora que você aprendeu a identificar o óleo correto para cada motor, também é importante ter alguns cuidados na hora de fazer a troca. Afinal, alguns óleos, como os sintéticos e semissintéticos, têm preços bastante elevados e perder um serviço por conta de um descuido na hora da troca não é algo recomendado para ninguém.

Por isso, abaixo elencamos 4 dicas essenciais para você seguir e não errar nunca mais na troca de óleo. Vamos lá?

1. Troque na hora certa

Toda motocicleta — aliás, todo veículo automotor — foi projetada para rodar determinado tempo ou quantidade de quilômetros com uma troca de óleo. Desrespeitar esse tempo, seja para mais ou para menos, pode acarretar problemas sérios no motor.

Atualmente, a troca recomendada pelos fabricantes varia de 3.000 a 4.000 quilômetros, em média. Porém, nunca confie nesses números: o recomendado é sempre procurar no manual da moto a recomendação da troca.

Se o proprietário não contar mais com esse material, não se desespere. Hoje, a maioria dos fabricantes de moto já disponibiliza essa informação em seus sites. Basta fazer uma pesquisa rápida para encontrá-la.

Portanto, deixar passar a data da troca vai trazer problemas que vão desde o desgastes prematuro e excessivo dos componentes do motor, até o maior problema de todos: o motor pode fundir.

Outro fenômeno muito comum em meio aos motociclistas é realizar a troca antes do tempo recomendado. Por mais que isso não chegue a afetar o motor como deixar de fazer a troca, o motociclista acaba tendo um gasto desnecessário com trocas que não deveriam ser feitas, especialmente com os óleos mais modernos, feitos para durar muito mais tempo que os óleos minerais.

2. Fique de olho no nível

Antes de fazer a troca, mesmo que ela esteja no período e quilometragem adequados, confira sempre o nível. Isso pode revelar problemas ocultos que a moto tem apresentado e que a faz consumir mais óleo do que o esperado.

Se o troca for feita sem que haja essa verificação, esse problema poderá ficar oculto por mais tempo, já que, com o óleo novo, o nível voltará a subir e o problema vai continuar.

3. Busque por vazamentos

Buscar por vazamentos é essencial não apenas para garantir que o motor esteja funcionando em ordem. Essa verificação, especialmente em locais onde eles são raros de acontecer, pode revelar se as trocas de óleo anteriores foram feitas da maneira correta.

Se na última troca o proprietário utilizou um óleo mais fino do que o recomendado, por exemplo, podem existir vazamentos no motor que não deveriam acontecer mesmo se houvesse mau funcionamento. Fazendo essa verificação, o mecânico ou o motociclista fica sempre sabendo como a moto foi tratada no passado.

4. Procure por resíduos no óleo velho

Esse é um passo muito importante, mas que muitos profissionais ainda não dão a devida atenção. Procurar por resíduos no óleo que foi trocado é como fazer um Raio-X do motor da moto. Isso vai revelar se todos os seus componentes internos estão íntegros, mesmo sem precisar abrir o motor.

Se houver resquícios de metais, terra e água no óleo, pode ser um mau sinal. Portanto, sempre faça essa verificação. Muitos mecânicos chegam até a submergir pequenos ímãs no óleo para verificar se nenhuma raspa de mel fica grudada. Às vezes o menor resquício desses materiais pode significar que algo não está certo com o motor.

Esperamos que a após a leitura deste post você tenha entendido as diferenças entre os tipos de óleo para moto. Lembre-se de que fazer a troca de óleo é fundamental para preservar a vida útil do motor. Aproveite agora para ler o nosso post e descobrir porque é tão importante fazer a manutenção preventiva da sua moto!

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Tags: manutenção motoMotosóleo para mototipos de óleo para mototroca de óleo
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Comments 43

  1. Ellef Moto Peças says:
    2 anos ago

    Dicas Fundamentais! é sempre bom escolher o melhor óleo para a moto para ter não problemas futuros com o moto.

    Responder
  2. FABIO HENRIQUE YAMAMOTO says:
    2 anos ago

    Gostaria de saber a diferença entre óleo 10w40 de moto do 10w40 de motores flex, obrigado

    Responder
  3. Davidson A. Carvalho says:
    3 anos ago

    Colegas, bom dia!
    As recomendações do fabricante são para uma média de uso, portanto, cada um deve fazer sua análise.
    Segue uma dica importante pouco conhecida e divulgada que está nos manuais, uso severo. Quer dizer que pra quem utiliza profissionalmente a moto rodando muito diariamente, em trânsito pesado, com várias paradas e partidas a troca do óleo deve ser feita na metade do prazo do manual, assim como outras manutenções preventivas. Pra quem tem uso normal, seguir as recomendações do manual.

    Responder
  4. Patrick says:
    4 anos ago

    Boa tarde, comprei uma moto recentemente (crosser 150 z ano 2020). Fui verificar o óleo conforme o manual e não consegui, ao tirar a vareta o óleo pinga, parecendo estar muito líquido. O que isso pode significar?

    Responder
  5. Guilherme Verardi Procópio says:
    4 anos ago

    Boa tarde. Em breve vou iniciar uma loja de troca de óleos somente para motos. Busquei aqui e encontrei o que eu precisava. Se houver mais informações, gostaria muito de recebê-las.
    Desde já, grato!

    Responder
    • Julia says:
      4 anos ago

      Olá Guilherme! Ficamos felizes pela sua decisão. Mecânico de motocicletas é uma profissão promissora.
      Abaixa deixarei o link da nossa loja online, lá você pode encontrar todos os nossos produtos e cursos profissionalizantes voltados para a linha moto.
      Venha crescer no seu trabalho com a Chiptronic!
      https://www.chiptronicstore.com.br/linha-moto

      Responder
  6. ArcélioBande says:
    4 anos ago

    boa tarde eu estou em Moçambique e a Tenho Toyota Sienta com cerca de 90000Km de rodagem qual e o oleo que estou a usar é SAE40, sera que é ideal e posso continuar a usar?

    Responder
  7. Cláudio says:
    4 anos ago

    Tenho uma FZ6s 2009 estou usando o semi sintético 15w50 motul 5100 gostaria de mudar para o 7100 sintético 20w50, também da motul, será se vai causar algum problema no motor ou na embreagem?

    Responder
  8. Ederson says:
    4 anos ago

    Boa tarde, tenho cb 500f com indicação de uso óleo 10w30, gostaria de colocar 15w50, vc acha sensato essa minha troca ou não aconselha?

    Responder
  9. Jackson Fachinello says:
    5 anos ago

    Possuo uma CG 150 fan 2015 e optei em usar o óleo 10W40 semissintético, devido a ele aguentar mais a temperatura e tornar as trocas de marcha mais fáceis. Gostaria de saber se devido a viscosidade ser um pouco maior pode prejudicar o motor, pois já vi pessoas usando o 20W50 sem problemas.
    Um abraço,
    Jackson.

    Responder
  10. LUCIANO DE DEUS PINTO says:
    5 anos ago

    Bom dia, ótima matéria. Ficaria muito contente em receber seu e-books, email: lucianodedeus@hotmail.com

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Luciano, tudo bem? Agradecemos por seu feedback! Sobre nossos materiais gratuitos, iremos te enviar sim. Um abraço amigo!

      Responder
  11. artur nogueira says:
    5 anos ago

    Excelente postagem. As informações são precisas, o que é muito difícil encontrar até mesmo nos sites oficiais voltado para motos.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Artur, tudo bem? Agradecemos por seu feedback, ficamos muito felizes que tenha gostado de nossa matéria. Um grande abraço de toda a nossa equipe para você! 😀

      Responder
  12. Marlon santos de oliveira says:
    5 anos ago

    Muito bom esse poste sobre os óleos muito das vezes vamos ao mecânico você pede orientação sobre qual óleo colocar na moto uns são sincero outros não então e bom saber as especificações dos óleos pra colocar nela de acordo com o ano.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Marlon, tudo bem? Agradecemos por seu feedback a nossa matéria, ela foi feita para ajudar você e outras pessoas com a mesma dúvida, continue nos acompanhando por aqui. Um grade abraço de toda a equipe Chiptronic!

      Responder
  13. José Carlos Alves says:
    5 anos ago

    Coloquei o óleo elaion 20w50 jaso ma/ma2 na minha fazer 150! Esse óleo e bom?

    Responder
  14. Salvador Antônio says:
    5 anos ago

    Parabéns aprendi muito tirei muitas dúvidas

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Salvador, ficamos muito felizes com seu feedback! Cintinue nos acompanhando por aqui, um grande abraço amigo de toda equipe Chiptronic 😀

      Responder
  15. Aleandson Oliveira Gomes says:
    5 anos ago

    Olá bom dia eu tenho uma Burgman i 2012 125
    E já percebi que a cada troca de óleo ela baixa demais … Trabalho com ela a semana toda ou seja troco o óleo toda semana a cada 1000km rodados estou usando o óleo valvoline 20w50 esse é o mais indicado para minha moto , e oq pode estar acontecendo pra baixa o nivel de óleo assim ?
    Agradeço pelo post e um forte abraço.

    Responder
  16. Aleandson Oliveira Gomes says:
    5 anos ago

    Olá bom dia eu tenho uma Burgman i 2012 125
    E já percebi que a cada troca de óleo ela baixa demais … Trabalho com ela a semana toda ou seja troco o óleo toda semana a cada 1000km rodados estou usando o óleo valvoline 20w50 esse é o mais indicado para minha moto , e oq pode estar acontecendo pra baixa o nivel de óleo assim ?
    Agradeço pelo post e um forte abraço.

    Responder
  17. Marcelo Gomes says:
    5 anos ago

    Olá muito esclarecedor a matéria.
    Tento uma dúvida tenho uma street triple 657r.
    Posso usar uma marca diferente a que o fabricante indica com outro de mesma especificações.?10w30sj

    Responder
    • Jadson says:
      5 anos ago

      use motul 5100 10w50

      Responder
  18. Jason Limeira says:
    5 anos ago

    Amigo minha moto é fazer 2018/19
    No manual é recomendado os óleo 10w 40 e 20w 50, eu tenho alguns óleo sintético 10w 50 posso usar ?

    Responder
  19. Ednaldo Nunes Martins says:
    5 anos ago

    Gostaria de saber se esse óleo mineral Motoplus é recomendo para bicicleta motorizada ou não?

    Responder
  20. michel reis says:
    6 anos ago

    Parabens o site esta bem informado, e tem uma ótima textualidade. Como faco para receber o e-book de vocês?

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      6 anos ago

      Olá Michel, tudo bem? Obrigado por seu feedback! Sobre nossos e-books, iremos enviar diretamente em seu e-mail. 😀

      Responder
  21. Rogerio Antonio says:
    6 anos ago

    Parabéns!! Obrigado pelas dicas gostaria de receber os ebook.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      6 anos ago

      Olá Rogério, tudo bem que bom que gostou de nossos conteúdos! Claro iremos cadastrar seu e-mail, para receber nossos materiais. Um grande abraço amigo!:D

      Responder
  22. Cláudio PERES says:
    6 anos ago

    Prezados bom dia!

    Por gentileza, seria possível tirar uma dúvida que nem mesmo a Honda consegue esclarecer.
    Tenho uma fan 160 2019. No manual diz que a troca do óleo é 6 mil km, a Honda diz que a troca deve ser feita em 3 mil km, e não sabem explicar pq o próprio manual diz 6 mil km.

    Tem algum problema eu não usar o óleo genuíno e usar outro com as mesmas características?

    Obrigado

    Responder
    • CARLOS LACERDA says:
      4 anos ago

      SE VÇ RODA TODO DIA E MELHOR TROCAR A CADA 3 MIL KM. A CAUSA É QUE NA EUROPA A GASOLINA É PREMIUM OU PURA. AQUI NO BRASIL A GASOLINA É BATIZADA COM ÁLCOOL E SEM QUALIDADE SUPERIOR.É POR ISSO QUE NO MANUAL VEM 6 MIL K. MAIS NO BRASIL TEM QUE SER 3MIL K. ENTENDEU?

      Responder
  23. Carlos Silva says:
    6 anos ago

    Tenho uma criança 600 ano 1997 já bem adulta gostaria de por um olho mais grosso , qual o recomendado,pois o yamalub especificada pelo fabricante acho que não atende mais,motor zero nunca aberto e único dono, obrigado desde já

    Responder
    • Alunizio says:
      6 anos ago

      Parabéns à empresa Chiptronic se poderem mandar os e-books para meu e-mail fico muito grato.

      Responder
      • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
        6 anos ago

        Olá Alunizio, tudo bem? Obrigado por seu feedback! Claro podemos sim, em breve vamos entrar em contato com você através de seu e-mail. Um grande abraço de toda equipe Chiptronic! 😀

        Responder
    • Gustavo Borges Andrade says:
      4 anos ago

      Muito boa a explicação… Muitos até mecânicos não tem essa noção… Parabens… Outros não estão nem aí pra nada…

      Responder
      • Julia says:
        4 anos ago

        Olá Gustavo! Muito obrigada pelo feedback, amigo!

        Responder
  24. Ramonilson says:
    7 anos ago

    oi boa noite! vocês poderiam me falar qual seria o melhor oleo para minha Fazer250 cc agraecido desde ja.

    Responder
  25. Mateus Lima says:
    8 anos ago

    Parabéns à empresa Chiptronic se poderem mandar os e-books para meu e-mail fico muito grato.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Mateus, tudo bem?
      Obrigado pelo elogio, será enviado pra você os E-books no e-mail!
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic.

      Responder
      • Mlucio says:
        4 anos ago

        Oi bom dia Chiptronic vlw por essa grande dica eu tava sem saber como fazer a troca do olio da minha motoca corretamente.( os mecanicos por aki so querem ganhar emcima de nos leigos ) mais agora vou seguir essas regras corretamente

        Responder
        • Julia says:
          4 anos ago

          Olá Marcos! Fazer um curso para a área automotiva é um investimento vitalício, então vale a pena pensar, né?
          Abaixo deixarei um link para você se cadastrar e saber mais sobre nossos cursos.
          Vem Ser Chiptronc!
          https://contato.site/53b93ae3a5/cursos/cursos-presenciais

          Responder
    • Fagner says:
      6 anos ago

      Eu usei o óleo recomendado pelo fabricante e por 5 anos após comprar a moto zero km e digo que a melhor coisa que fiz foi trocar a VISCOSIDADE saindo do 10w30 para o 15w50. A moto evoluiu em tempo quentes 100%.

      Responder
      • Paulo Henrique Lima says:
        4 anos ago

        Anos depois e estou indo no mesmo caminho… a recomendação supõe que andamos, troca de marchas, velocidade, todos iguais, num local fictício em temperaturas imaginarias… ou seja, a informação ali é base e deve ser adaptada para a realidade de cada um.
        15W50 é o ideal para a maioria das cidades do sudeste centro norte nordeste do Brasil…

        Responder

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