Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books
Chiptronic
  • Login
No Result
View All Result
Chiptronic
No Result
View All Result
Home Dicas

O motor da motocicleta está fraco ou sem compressão. O que eu faço?

Ana Julia Alves by Ana Julia Alves
6 de dezembro de 2023
in Dicas, Motos
149.2k
105
o motor da motocicleta está fraco

Motor de moto

184.9k
SHARES
486.1k
VIEWS
CompartilheCompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe por E-mail

Certamente, você já recebeu algum cliente na sua oficina se queixando de que o motor da motocicleta está fraco e falhando. A verdade é que esse tipo de reclamação é bastante comum em oficinas. Porém, muitas podem ser as causas dessa situação, o que requer do mecânico uma análise mais detalhada para dar uma posição ao cliente e partir para a correção.

Por isso, pensando em ajudar você nessa avaliação e a atender melhor os seus clientes, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre o que pode deixar uma moto sem força.

Você confere, em detalhes, os principais problemas que podem deixar o motor fraco ou sem potência, como cada um deles pode impactar sua moto e como o uso de scanner para moto pode auxiliar no diagnóstico de problemas. Acelere até o conteúdo abaixo e ótima leitura!

Principais problemas que deixam o motor fraco nas motos

Como já falamos acima, existem diversos problemas que podem deixar o motor fraco em motocicletas e gerar reclamações dos clientes. Sejam eles problemas físicos, de regulagem, ajuste ou até mesmo desgaste de peças, sendo que podem causar insatisfação e colocar em risco os motociclistas.

Por isso, é interessante conhecer quais são os principais problemas que podem deixar o motor fraco e os sinais de que o problema está acontecendo. Com isso, fica mais fácil diagnosticar qual o defeito e oferecer a melhor solução para o cliente.

Listamos abaixo alguns dos principais problemas, causas e alguns dos sinais  que você deve prestar atenção na hora do diagnóstico. Confira!

Junta de cabeçote ruim ou má vedação

A junta do cabeçote é o componente localizado entre o cabeçote e o bloco do motor. Ele é responsável por vedar a passagem de gases durante o processo de combustão, além de evitar que o óleo se misture ao fluido de resfriamento.

Esse tipo de problema está em grande parte associado ao tempo de uso da motocicleta. É muito raro que motos mais novas que passam por manutenções periódicas apresentem esse tipo de falha, que é mais complexa e exige mais gastos para ser solucionada.

Na prática, quando a junta do cabeçote está amassada ou má vedada, pode haver folgas, fazendo com que os gases vazem e consequentemente, a pressão exercida pelo motor seja diminuída, assim como a compressão. Isso ocasiona um desajuste na solução ar/combustível que alimentaria o motor na hora da queima.

Em razão disso, pode haver também a queima de óleo, consequentemente expelindo fumaça negra — o que é um grande indicativo desse problema. A solução nesse caso, é realizar o reparo na junta quando possível, ou substituir os componentes defeituosos refazendo o cabeçote do motor.

Você deve orientar o cliente a respeito da importância de realizar o reparo na junta do cabeçote do motor, já que isso pode gerar tanto problemas de desempenho quanto causar multas de trânsito, caso a moto esteja emitindo poluentes acima do permitido por lei.

Volume desregulado do óleo no motor

Outro problema bastante comum e que pode gerar perda de potência em motocicletas, deixando o motor fraco, é o volume desregulado do óleo no motor. Esse problema pode ser causado tanto por um volume baixo quanto excessivo de óleo no motor.

No caso da operação do motor com volume de óleo abaixo do recomendado, é possível que as partes móveis não estejam sendo lubrificadas de forma eficiente. Isso dificulta sua movimentação e torna o desempenho do motor mais baixo.

Já em situações em que o motor está operando com volume excessivo de óleo, nos casos em que o óleo queimado está chegando à câmara de combustão através das válvulas, pode ser necessário realizar reparo no cabeçote.

Também é possível que o óleo do motor esteja regulado por chegar na câmara de combustão pelos pistões ou por pressão excessiva no cárter. Nesse caso, pode ser necessário desmontar o motor para seu reparo, realizando a retífica dos cilindros.

Anéis de vedação rompidos ou desgastados

Conforme já citado, os anéis de vedação são os componentes responsáveis por impossibilitar a passagem de gases e líquidos entre a câmara de combustão e o cárter do motor — local em que o óleo lubrificante se deposita.

Quando os anéis estão rompidos ou desgastados, o pistão (peça que se move dentro do cilindro do motor) não consegue exercer toda a pressão necessária, já que os gases internos acabam escapando inadequadamente por fendas.

Nesse sentido, essa perda de pressão é suficiente para alterar as condições de funcionamento do motor, gerando uma perda de potência e força que dependendo do caso, pode ser bastante considerável.

Para solucionar esse tipo de falha, é preciso fazer uma checagem visual nos anéis e, se for realmente o caso, realizar a substituição por peças novas para que danos maiores não ocorram no motor.

É importante orientar o cliente a respeito da importância de realizar o reparo dos anéis de vedação caso seja necessário, já que o vazamento dos gases internos pode causar problemas consideráveis na atuação do motor, prejudicando sua operação e danificando as peças do mesmo.

Cabeçote trincado ou empenado

O cabeçote do motor, como dito, é a parte em que se acopla o motor e todos os seus componentes, sendo o responsável por conduzir a mistura ar/combustível que passa pelo bloco. Assim, qualquer trinca ou deformação nesse componente pode acarretar alterações nas condições de pressão do motor, interferindo no funcionamento ideal da moto.

Em certos casos, esse tipo de problema pode ser facilmente solucionado com reparos manuais. No entanto, como se trata de uma peça rígida e com características bem específicas, exigindo um nível de precisão bastante alto, pode ser melhor realizar a substituição completa. Afinal, em alguns casos, o reparo manual pode ser arriscado e não solucionar completamente o defeito.

Nesse tipo de problema, a avaliação profissional é fundamental para garantir a melhor abordagem a ser adotada. É interessante orientar o cliente se existe possibilidade de reparo manual ou se é necessário realizar a substituição da peça. Isso visa a garantir a segurança e a viabilidade do reparo, solucionando o baixo desempenho e a percepção de motor fraco causada pelos problemas no cabeçote.

Bomba de combustível com pressão baixa

A bomba de combustível é o atuador responsável por bombear o combustível para o eletroinjetor. Quando a pressão da bomba está baixa — a maioria das motos funcionam normalmente com a pressão de 3bar —, a alimentação do sistema de combustão fica deficiente, deixando a moto sem força.

Nesse tipo de situação, o mais indicado é avaliar as causas da baixa pressão da bomba, que podem ser desde problemas elétricos até falhas na regulagem do atuador, desgaste do componente e entupimento dos canais em que circula o combustível.

A depender do caso, diferentes soluções podem ser encontradas, como a limpeza, o reparo no sistema elétrico, a regulagem ideal do atuador e, em casos mais graves, a própria substituição da bomba.

Para indicar qual a melhor solução para o cliente, é interessante avaliar as condições da bomba de combustível, o tipo de problema e a existência de desgaste físico ou entupimento.

Nos casos em que existem problemas elétricos ou falhas de regulagem, é possível solucionar o problema de motor fraco realizando a correção deles e regulando corretamente o atuador. Mas, em situações de desgaste e entupimento, a substituição da bomba pode ser o melhor caminho a adotar.

Bico injetor sujo ou com defeito

O eletroinjetor tem a função de injetar o combustível, ou seja, liberar na pressão e em quantidade exata para o funcionamento do motor no momento.

Quando o bico injetor ou eletroinjetor apresenta alguma sujeira ou defeito, ele não libera a quantidade ideal para que o motor da motocicleta funcione adequadamente ou não pulveriza adequadamente o combustível na câmara de combustão, prejudicando a eficiência da queima.

Se esse é o caso, a solução pode estar na limpeza do bico, o que pode ser feito de maneira relativamente simples e barata na sua oficina. Por outro lado, caso o bico já tenha um tempo de uso considerável, pode ser melhor efetuar a troca, garantindo assim a durabilidade dos serviços e a satisfação do seu cliente.

Nesse ponto, destacamos a importância de que você, como profissional, sempre oriente os seus clientes quanto à importância de não abastecer a moto com combustíveis de qualidade duvidosa, como em postos sem bandeira, e que não se sabe se realizam os testes necessários.

Esse tipo de conduta é uma das principais causas de problemas no bico e no sistema de injeção, visto que o combustível acaba contendo mais impurezas e, com o passar do tempo, obstrui o bico.

Além de prejudicar o desempenho da motocicleta e acarretar obstruções no bico injetor de combustível da moto, o uso de combustível de baixa qualidade prejudica outras partes do motor, já que pode conter produtos que desgastam as peças internamente.

Embreagem avariada ou desregulada

Outro problema que pode deixar a moto sem força é o desajuste ou avarias no sistema de embreagem. O que acontece é que ela, por qualquer motivo, pode não funcionar corretamente, mantendo-se parcialmente acionada quando a moto está em movimento, mesmo que o piloto não tenha puxado o manete.

Por exemplo, uma falha simples e que pode ser rapidamente corrigida é o ajuste do cabo que liga o manete até a alavanca que aciona a embreagem. Se esse cabo estiver excessivamente tencionado, pode acontecer de a embreagem ficar acionada parcialmente. Isso faz com que o motor perca sua força e o piloto sinta que, mesmo com o giro mais alto, o desempenho está ruim.

Por outro lado, podem ocorrer falhas mais graves na embreagem, seja por desgaste, seja por mau uso. Cada caso precisa ser cuidadosamente avaliado por você, mecânico, para que a solução mais adequada e econômica seja apresentada ao cliente.

Avarias no sistema de embreagem impedem que a motocicleta tenha desempenho adequado, mas também podem trazer riscos ao motociclista, já que elas podem acarretar dificuldade na operação e até mesmo impedir a aceleração correta.

Sujeira no filtro de ar

O filtro de ar também é uma das causas mais comuns de perda de força do motor. A obstrução desse componente, comumente ocasionada pelo excesso de pó e detritos do próprio ar que é aspirado para dentro da moto, pode alterar significativamente a qualidade da solução ar/combustível que será utilizada na hora da queima.

O que acontece é que, devido a essa sujeita depositada nos poros do filtro, a quantidade necessária de ar não consegue passar pela filtragem e chegar até a câmara de combustão. Como reflexo, se tem o que na linguagem mecânica é conhecido como mistura rica — muito combustível e pouco ar.

Isso causa alterações na qualidade da queima, acarretando uma taxa de compressão baixa e que não gera a potência ideal para o funcionamento do motor.

Dito isso, o que se pode fazer é uma limpeza no filtro de ar da moto, especialmente quando o cliente relata que passou por estradas sem pavimentação e outros locais onde havia terra, pois nessas condições é natural que o filtro fique sujo.

Além disso, como qualquer outra peça, o filtro de ar tem uma vida útil. Logo, é preciso substituí-lo quando se atinge um determinado tempo ou quando pela avaliação visual se constata que ele já está bastante comprometido.

Para garantir que seu cliente entenda a importância da troca do filtro de ar após o fim de sua vida útil, é interessante explicar os prejuízos e riscos da operação do motor com o filtro danificado ou avariado.

Sons estranhos também podem indicar problemas

Ao receber um cliente reclamando de perda de força na sua moto, uma das primeiras avaliações que se deve fazer é quanto ao som emitido pelo motor. Como se trata de uma parte mecânica, ele tem um som característico quando está funcionando corretamente. Assim, caso algo errado seja notado, é hora de partir para uma avaliação mais profunda.

Nesses casos, os problemas mais corriqueiros quanto ao som diferente estão relacionados à embreagem ou ao sistema de transmissão, mais especificamente na correia dentada. Essa correia é a peça responsável por transferir a potência do motor para as rodas. Por isso, caso ela esteja frouxa ou seca, além de gerar um ruído a mais ao motor, também prejudica a transmissão, gerando perda de performance.

No mesmo sentido, a embreagem também pode originar sons estranhos. Como vimos, ela está associada à perda de potência. Então, é importante checar o que está causando o ruído. Pode ser que os discos estejam gastos ou a lubrificação esteja deficiente. Por fim, a peça pode ter se rompido devido ao desgaste.

Como o uso de scanner para moto auxilia no diagnóstico de problemas

Oferecer um serviço rápido, eficiente e de qualidade é um dos maiores desejos de quem trabalha no ramo da mecânica. Nos casos em que o cliente se queixa de um motor fraco ou com desempenho abaixo do esperado, oferecer uma solução ágil e eficiente é fundamental para sua satisfação.

Por isso, é interessante contar com um scanner para moto, que permite analisar e detectar defeitos e sugerir soluções possíveis. Esse tipo de equipamento pode ser utilizado em toda a parte eletrônica da moto, servindo para detectar falhas no sistema de forma ágil e eficiente.

Listamos e explicamos, abaixo, alguns dos problemas em que o scanner para motos auxilia no diagnóstico. Veja mais detalhes!

Injeção eletrônica

[the_ad id=”17047″]

A injeção eletrônica é um dos sistemas mais importantes das motocicletas e o scanner para moto permite coletar dados de seu desempenho. Ele detecta se existem problemas em seu funcionamento, como atrasos de resposta.

Como um defeito na injeção eletrônica pode causar diversos problemas, por exemplo deixar o motor fraco, é interessante poder verificar esse tipo de situação com mais facilidade. Então, sugerir a melhor abordagem para correção.

Sistemas ABS

Outro ponto importante na revisão de uma motocicleta e que pode ser agilizada com o uso do scanner para moto é a análise dos sistemas de freios ABS. A derrapagem de veículos durante a tentativa de frear e desviar de uma colisão é uma das causas mais comuns de acidentes de trânsito, sendo que os freios ABS podem evitar esse tipo de situação.

Por isso, o uso do scanner é interessante também na análise dos freios ABS, já que ele permite realizar o teste do sistema de forma precisa e rápida, auxiliando na detecção do defeito e ajudando a evitar acidentes de trânsito com seus clientes.

Calibração do painel

Ter informações corretas do nível de combustível e da velocidade atual é fundamental para quem está pilotando e elas estão inseridas no painel da moto. No entanto, caso o painel não esteja calibrado, é possível que seu cliente fique sem combustível durante uma viagem ou mesmo ultrapasse o limite de velocidade de uma via sem saber, sendo multado no processo.

Com o scanner, é possível detectar diferenças entre os dados obtidos por meio do aparelho com os exibidos no painel da motocicleta. Assim, permite realizar os ajustes necessários para a exibição correta dos dados.

Por fim, como vimos, muitas podem ser as causas de um motor fraco e falhando. Desde problemas simples, facilmente resolvidos na oficina até falhas mais complexas e que demandam uma checagem mais detalhada podem causar esse tipo de situação.

Assim sendo, como bom profissional mecânico, é fundamental que esteja apto a solucionar qualquer queixa do cliente, oferecendo um serviço completo e adaptado para os mais diferentes modelos de moto.

O que você achou de saber mais a respeito dos principais problemas que deixam o motor fraco e entender as vantagens do uso de um scanner para motos? Se você gostou e deseja se manter informado, se inscreva gratuitamente na nossa newsletter!

Follow us on Social Media
x facebook instagram youtube
Tags: Injeção EletrônicaInjeção eletrônica de MotocicletasMecânico de motosmotor da moto com compressãomotor da moto fracooficina de motocicletasoficina mecânicaReparo de motos
Previous Post

Vídeo instruções de uso do Scanner Motodiag – Aula 5: Atualização do Motodiag

Next Post

Video instruções de uso do Scanner Motodiag – Aula 6: Como ver o Serial do Motodiag

Ana Julia Alves

Ana Julia Alves

Social Media and Content Developer

Next Post
Scanner Motodiag

Video instruções de uso do Scanner Motodiag – Aula 6: Como ver o Serial do Motodiag

Comments 105

  1. Fernando Antônio Machado says:
    1 ano ago

    Bom dia eu tenho uma Titan 125 ks ano 2000 a velocidade final dela é 100 km mas acontece que agora ela não ultrapassa 80 km com o acelerador no final e depois a velocidade vai caindo até ela parar de vez eu já troquei a embreagem, CDI, bobina , carburador,vela eu fiz a limpeza no tanque de combustível já troquei o registro de combustível troquei o óleo foi feita a regulagem dos balançis e o problema continua por favor podem me ajudar em um diagnóstico bom dia obrigado.

    Responder
    • Gabriel Oliveira says:
      1 ano ago

      Olá Fernando, tudo bem? Parece que você tentou várias soluções para resolver o problema de velocidade da sua Titan 125 KS, mas ainda enfrenta dificuldades. Possíveis causas incluem problemas no filtro de ar, sistema de escape, combustível, vazamentos de vácuo, ajuste das válvulas, sistema de ignição e compressão do motor. Verifique cada uma dessas áreas para identificar a causa raiz. Se o problema persistir, consulte um mecânico especializado.

      Responder
  2. MARCIA MASSAKO NONAKA says:
    3 anos ago

    Boa tarde,

    Minha moto – uma crypton 2013 está morrendo em 1º marcha, às vezes noto um som “oco” tipo “ploc” como se falhasse buscando combustível. Seria a qualidade do combustível? poderiam me ajudar?

    Responder
  3. Geovana says:
    3 anos ago

    Boa noite!
    Minha Biz do nada, não está tendo força pra andar!
    Na subida, pede 1° e mesmo assim esmorece e não vai.
    E fica cm um cheiro forte de queimado.
    Ela só está cm 4 anos, e 13mil km!!!.

    Responder
    • aeiou says:
      1 ano ago

      Isso é problema de junta

      Responder
    • JASON DA SILVA ARAUJO says:
      12 meses ago

      Você consegue lembrar qual foi o problema da sua biz ?

      Responder
  4. Alfredo Miguel says:
    3 anos ago

    ola boa tarde, a minha moto trabalha normalmente mas esta sem força, quando ando com ela parece que vai abaixo para que nao acontece tenho que tenho que acelerar so assim que volta ao normal, o que deve ser.

    Responder
  5. Mark jhon says:
    4 anos ago

    Eu tenho uma 150 sport e ele tá muito ruim pra anda chega 90 na Marra e a quinta tá meio morta e o rpm dela não passa de 9200 oq e já troquei vela filtro de ar embreagem inguiniçao carburador e nada de resolver

    Responder
    • Diego Ricardo de Oliveira Campos says:
      2 anos ago

      Descompressão, as válvulas não estão vedando corretamente!!
      Ou descompressão nós anéis do pistão
      Folga na biela ,entre outros!!

      Responder
  6. Pingback: Customização de motos: afinal, o que é permitido por lei? | Liberdade Moto Clube
  7. Gil says:
    4 anos ago

    Eletroinjetor de 2005/pra frente, são auto limpantes, não necessita de limpeza, quem faz essa função é gasolina aditivada

    Responder
  8. João Paulo Ferreira Dos Santos says:
    4 anos ago

    Boa noite!

    Tenho uma Titan 150 2004 já troquei tudo o que tinha que troca e está falhando em baixa, alguém poderia me dar alguma dica.

    Responder
  9. Alehander says:
    4 anos ago

    Boa tarde.. tenho uma ybr
    Nao tem nada que faça acertar a marcha lenta dela.. no caso tenho que deixar ela meio acelerada pq quando ponho ou peso a mão no acelerador de leve ela baixa a rotaçao..
    Em esquinas se nao ficar cutucando o acelerador ela apaga .
    O que pode ser?

    Responder
    • Alehander says:
      4 anos ago

      Em alta rotação a motinha ta filé.. é mais em baixa que ta ruim.
      Obs. Foi trocado comando original por um wgk 310° media alta.
      Acho que o mecanico usou a regulagem de valvula original.

      Responder
  10. Francisco Severiano says:
    5 anos ago

    Minha titan mix 2010 perde força ao passar uma lombada. Quando eu acelero ela perde potência, depois ela desenvolve

    Responder
  11. Francisco Severiano says:
    5 anos ago

    Tenho uma 150 injectada 2010 ela perde força quando eu passo a lombada, que acelero pra moto desenvolver ela perde força, depois ela desenvolve

    Responder
  12. Francisco Severiano says:
    5 anos ago

    Tenho uma 150 injectada 2010 ela perde força quando eu passo a lombada, que acelero pra moto desenvolve ela fica sem força, depois ela desenvolve

    Responder
  13. daniel pereira da silva says:
    5 anos ago

    bom dia, tenho uma pop 110, ela esta sem força e óleo dela não da nem 3 semanas, vai baixando e fumaçando quando sob alguma ladeira
    o que pode ser ?

    Responder
  14. mauricio says:
    5 anos ago

    bom dia, tenho uma hornet 2006 carburada e o RPM nao passa de 7000 giros, ja foi desmotado e limpo os carburadoes, equalizados mas continuam, vela, bobina tudo ok, alguma dica, poderia ser valvula de admissa e escape desrreguladas?

    Responder
    • samuel says:
      4 anos ago

      ola amigo estou com essa mesmo problema , minha hornet nao passa dos 7 mil giros. Vc consegui resolver amigo ?

      Responder
  15. Werbert says:
    5 anos ago

    Olá boa tarde a todos! Então minha moto é uma start 160 Honda ela funciona perfeitamente, só que de uns dias pra cá sinto que está da uma pequena engasgada e a força vai fluindo degrafamente mas isso só acontece quando eu acelero até o último aí a força vai fluindo, é não era assim o sintoma é que ela fica fraca e Depois a a potência lamenta é volta ao normal Oque pode ser alguém tá com o mesmo problema ou sabe oque pode ser ?

    Responder
  16. ricardo monteiro says:
    5 anos ago

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Ricardo tudo bem e você? Ficamos muito felizes com seu feedback! Continue acompanhando nossas atualizações por aqui, um abraço amigo! 😀

      Responder
  17. Thiago says:
    5 anos ago

    Bom dia ,tenho uma Suzuki GS 500 e estou com problema ,ela até 5.000rpm embola ,depois desenvolve normal …e nas retomadas de aceleração tbm embola e depois vai embora….já fiz vários testes limpei carburador ,troquei velas ,e nada …por último fiz um teste retirando uma vela de cada vez dos cilindros (ela tem dois ) tirei da esquerda e ela mantevi funcionando em macha lenta com apenas uma ….então voltei o cachimbo e retirei o outro lado da moto apago ….alguém pode me ajudar ?
    41 seconds ago

    Responder
  18. Francisco Laércio says:
    5 anos ago

    Moto está na última marcha, porém tem momentos em que a velocidade baixa degradativamente, mesmo estando em descida, oq pode ser o problema

    Responder
  19. Marcos Souza says:
    5 anos ago

    Minha titan 160 2019 não passa dos 135km, vejo alguns videos no yt de 160 chegando aos 140km com uma certa facilidade. Percebo também que em alta rotação, escuto um barulho como se fosse de chaves batendo uma na outra.

    Responder
  20. Hugo napoliao Tavares Barbosa says:
    5 anos ago

    Boa noite estou com um probleminha moto tornado 250 está perdendo força oque pode estar acontecendo vc pode mim ajudar

    Responder
  21. Laerte C.F. says:
    5 anos ago

    Boa tarde,
    Passei por uma situação e gostaria de se possível, me dar algum possível diagnóstico.
    Tenho uma cbx250, eis que em trânsito ela apagou não retornando a ligar, fiz pegar com o nada aconselhado tranco, eis que pegou e consegui terminar meu trajeto com cerca de 6 km, porém ao chegar em meu destino, a mesma tornou a apagar e não ligou mais, e depois de desligada e parada, emitiu significativa fumaça na surdina. (Ps. Fazia cerca de 10° no dia do ocorrido.) Teria como me apontar algum possível defeito?
    Grato desde já.

    Responder
  22. eric saggiorato says:
    5 anos ago

    tenho uma bros 150 2011 que ta me incomodando ela não ligava dai levei pra oficina e foi trocado a bomba de combustível dai voltou a funcionar so que sem forca e hoje ela parou de ligar de novo alguem sabe o que pode ser ?

    Responder
  23. eric saggiorato says:
    5 anos ago

    boa tarde tenho uma bros 150 2011 que ta me incomodando ela não ligava dai levei pra oficina e foi trocado a bomba de combustível dai voltou a funcionar so que sem forca e hoje ela parou de ligar de novo alguem sabe o que pode ser ?

    Responder
  24. Rodrigo says:
    5 anos ago

    Ola. Estou com um problema na minha moto tenho uma honda titan 150 ano 2007 na reta ela anda normal mas quando sobe ladeira ela perde força e fica engasgando o que pode ser?

    Responder
  25. Gustavo says:
    5 anos ago

    Ótima matéria !!! A questão do óleo também é importante, vejo que o pessoal passa da troca e deixa o nível baixo… a médio prazo isso vai cobrar seu preço.

    Responder
    • CHIPTRONIC - TECNOLOGIA AUTOMOTIVA says:
      5 anos ago

      Olá Gustavo, que bom que gostou de nossa matéria, ela foi feita para ajudar você!

      Responder
  26. Chrystian says:
    5 anos ago

    Me ajudem por favor, tenho uma fan 2007
    Ela tá sem força, quando tá na pista na 5° marcha perde força e vai morrendo, quando paro mais de acelerar ela vai voltando e tenho que abafar as vezes pra ela n desligar, para ligar passo o pé no pedal mas sinto ele mole, tentou 100 vezes até conseguir, e as vezes quando troco óleo ela dá uma fumada !

    Me ajudem aí !!!

    Responder
  27. Walis says:
    5 anos ago

    Eu tenho uma lander 250 2014
    Já foi trocado a cilindro ,pistão anéis ,retentores de válvula ,troquei o platô,cubo ,discos de embreagem,molas da embreagem ,filtro de ar ,troquei a corrente de comando ,foi feita a limpeza da injeção,mas a moto não desenvolve ,ao meu ver parece que ela está com o motor fraco ,só não sei se o motivo.
    Dizem que a vela de irídiun da uma melhoria na moto ,eu vou trocar pra ver .
    Eu já possui 2 lander e a outra era bem mais ágil que essa.
    Será que ela está fundindo ?

    Ela não baixa óleo ,só esta fraca!

    Responder
  28. Wanderlei says:
    5 anos ago

    Olá minha moto 150 mix 2009 perdeu a força ela não tem saída como antes o que pode ser?

    Responder
  29. Eris says:
    5 anos ago

    Olá boa noite,tenho uma pop 110 e ela está fraca e falhando o que pode ser? já fiz limpeza dos bicos da injeção já toquei filtro de ar não sei o que fazer.ta fraca demais me ajuda

    Responder
  30. Humberto says:
    5 anos ago

    Bom dia! Tenho uma Fazer 250 13/14 fiu sair da garagem com ela , andou uns 20 metros e morreu. Não quis funcionar mais, Tem centelha na vela e ao dar partida sem a vela, ela joga combustivel pelo furo onde enrrosca a vela a mais ou menos 3 metros de distancia. esta enchendo a camara de gasolina, testei o bico e o mesmo não esta gotejando e esta pulverizando direto, alguem pode me dar uma dica?

    Responder
    • Guilhermr says:
      5 anos ago

      Ola tenho uma Titan sport 2005 apresenta pouca força quando coloca 5 marcha fica fraca não passa dos 100 me ajudem pfv

      Responder
    • Leo says:
      2 anos ago

      Vela com fuga de corrente pelo corpo, tenha sempre uma vela adicional para troca e teste.

      Responder
  31. João says:
    6 anos ago

    Hoje descobri oque minha fan 125i tinha, depois de olhar em tudo da na net,levei ate comoto e nada, so descobri tem cara muito burro la.Ela nao passava dos 80km , soltei parafuso do cano e pronto era cano entupido.

    Responder
  32. Fabiane says:
    6 anos ago

    Minha moto esta com o mesmo problema, ja nao sei mais o que fazer, ja troquei um monte de coisa, vela, filtro, bomba de gasolina, kit embreagem, ja troquei escapamento pra teste, tudo que imaginar e continua a msm coisa. Chega chorando em 100km na 4°marcha, na 5 so perde força. Pior que passei ela pra frente sem saber o problema, dai o novo dono ta me apertando. A moto tem 15 dias na oficina e nada.

    Responder
  33. Antonio Martins says:
    6 anos ago

    Bom dia eu precisava da vossa ajuda se possível o motor da minha mota cbf125 2010 comecou a fazer ums barulhos estranhos no motor foi durante uma aceleração numa autoestrada perdeu potência mas continuou a andar  e faser esses barulhos posso mandar um video para verem se me podem ajudar!

    Obrigado 

     

    Responder
  34. Andre says:
    6 anos ago

    Tenho uma moto de motor 100.. ele não desenvolve. Já passou por muitos mestres já trocamos pistões, corentinha. Já tentar ver o comando. E nada até agora oque faço.. agora alguém di diz que pode ser o Centro..

    Responder
  35. Matheus Spereta says:
    6 anos ago

    bom Dia.
    Tenho uma ybr factor 125 2012, e notei que de alguns meses pra cá ela tem perdido força muito rápido na subida quando estou na pista.
    Antes ela subia A 90/80 KM/H, agora cai rapidamente para 70 km/h, o que pode ser?

    Responder
  36. Ramiro Miguel says:
    6 anos ago

    Estou com este mesmo problema na minha CG 98/98, perdendo forca quando esforço a aceleração, esse problema ocorre principalmente na quinta marcha e depois de apresentar esse problema na quinta começa a apresentar nas outras também! mas ao retornar a aceleração o problema sessa e depois ao acelerar volta, oscilando constantemente.

    Responder
    • Laerte C.F. says:
      5 anos ago

      Boa tarde,
      Passei por uma situação e gostaria de se possível, me dar algum possível diagnóstico.
      Tenho uma cbx250, eis que em trânsito ela apagou não retornando a ligar, fiz pegar com o nada aconselhado tranco, eis que pegou e consegui terminar meu trajeto com cerca de 6 km, porém ao chegar em meu destino, a mesma tornou a apagar e não ligou mais, e depois de desligada e parada, emitiu significativa fumaça na surdina. (Ps. Fazia cerca de 10° no dia do ocorrido.) Teria como me apontar algum possível defeito?
      Grato desde já.

      Responder
  37. JEAN MONTEIRO CAVALCANTE says:
    6 anos ago

    Ola sou Jean minha moto esta com barulho estranho no motor semelhante a um martelo batendo teco teco teco seria os tuchos

    Responder
  38. J. Matos says:
    6 anos ago

    Possuo uma Xtz Lander 250 2013.
    Percebo oscilações na marcha lenta e perda de velocidade final. Em baixas rotações ela costuma apagar.
    Como solucionar o problema?

    Responder
  39. felipe says:
    6 anos ago

    eu tenho uma bis 100 cc motor deitado entoa eu peguei ela e ela nao tem compressão no motor e nao passa de 30 rpm que ja ta berrando e ta ruim ja levei para regular valvula e mesmo assim ta ruim e ja mandei linpa e regular o carburador oque pode ser?

    Responder
  40. dbran says:
    6 anos ago

    Ola bom dia…Tenho um cb twister 2005 e ja tem algum tempo q ela esta perdendo pontencia na saida e nas subidas.Ja foi trocado o kit embreagem,foi feito o pastilhamento,a troca da vela e tambem a manuntencao do carburador….a moto continua sem potencia!!! O q ainda falta para resolver este problema? vcs poderiam me ajudar? obrigado.

    Responder
  41. Marta says:
    6 anos ago

    Olá, tenho uma bros 150 mix 2010 e estou tendo problemas, ao ligar fica embolando e se acelera sai fumaca e um cheiro de gasolina, isso tambem so acontece durante uns dois minutos, esquentou pronto ta boa. Alguem pode me ajudar?
    A sim ja mandei olhar a bomba os bicos a vela e nada.

    Responder
  42. Rodrigo Santos da Mota says:
    6 anos ago

    Olá…minha moto está sem força… já troquei os discos e continua sem força!!! Minha moto e uma Titan 150 2015

    Responder
  43. Ronan Silva Oliveira says:
    6 anos ago

    Tenho uma cbx200 strada e já fiz de tudo e ela não passa de 110km/h na reta. Atualmente está com gigles original 38 na baixa e 120 de alta. Já coloquei até o gigle 125 e não adiantou. Se alguém tiver alguma ideal do que possa ser ficarei grato.

    Responder
  44. Pabllo says:
    6 anos ago

    Minha moto não tá andando como antes e pra empinar custa vim de primeira a embreagem tá boa na arrancada de primeira ela e até boa mais ai depois ela não tem forca e nem anda como antes, ela nao desenvolve no final

    Responder
  45. Janio Gomes says:
    6 anos ago

    Tenho uma Crypton Yamaha e tá vazando óleo no suspiro do filtro de ar.
    O q poderia está provocando isso ? Alguém sabe?

    Responder
  46. Matheus says:
    6 anos ago

    Oi tenho uma titan 150 ano 2005,minha de marcha 3 e 4 ele correr, mais na hora que chega a 5 que passa do cem ela tipo corta fica dando tipo soco tipo falhando aI perde força..responde aí pramim ficarei muito grato obrigado.

    Responder
  47. José Anastácio says:
    6 anos ago

    Tanho uma casal de 4 andava bem num momento para outro perdeu a força veio a pouco do mecânico que será pega bem falta e a força nem em 1

    Responder
  48. Alex says:
    6 anos ago

    A minha moto XRE 300 ela não está como ela era antes ela está fraca não tem muinta preção e nem arrancada eu queria saber como eu Fasso para ela voltar o normal me ajude a descobrir oque ela tem que ela não fica como as outras

    Responder
  49. José Carlos says:
    7 anos ago

    Bom dia minha moto esta apanhando em alta ja mandei fazer a parte de cima do motor mais o problema continua. Gostaria de saber se pode ser algo com a parte eletrica?

    Responder
  50. Bento Antonildo Pereira Iwata says:
    7 anos ago

    Após verificar o sistema de carburação/injeção: filtro de ar, bico/carburador, vela, cabo de embreagem, e o problema persistir? É o jeito checar a embreagem, analisar o platô e discos que geralmente estão desgastado e queimados, principalmente se sua moto tem mais de cinco anos e nunca foi aberto o motor. Os anéis, cilindro e pistão assim como algumas rachaduras no cabeçote podem contribuir mas não a ponto de deixar a moto sem potência e trafegar numa dada rotação.

    Responder
  51. João Rito says:
    7 anos ago

    Tenho uma kawasaki kmx 125 dei ao kick e trabalhou daí a uns segundos deixou de querer acelerar, depois dei ao kick outra vez e nao tinha compressao o que poderá ser?

    Responder
    • J. Matos says:
      6 anos ago

      Possuo Xtz Lander 250 2013.
      Percebo oscilações na marcha lenta e também a falta de velocidade final. Quando em baixas rotações ela costuma apagar.
      Como solucionar o problema?

      Responder
  52. joao paulo castro oliveira says:
    7 anos ago

    tenho uma biz ks 2008 e ta um pouco com aquela fumaça branca, troco os os aneis de seguimento ou o troco o kit cilindro logo?

    Responder
  53. Guarazinho says:
    7 anos ago

    Alguém pode me ajudar ? Tenho uma cg 150 2006 e fiz um kit 190cc com comando 65 e minha moto não tem final , já coloquei relação 38×16 , 38×15 , 38×14 e nada resolve já troquei os giclê de alta coloquei do 115 até o 160 e nada resolve já olhei válvula troquei de combustível mais nada resolve ela não passa dos 120km/h

    Responder
  54. Rudson salgado says:
    7 anos ago

    Olá amigos da chiptronyc, tenho uma Crypton 115 k, gostaria de saber, que todas as vezes que troco o oleo da moto ela fica fraca, só depois de vários km é que ela fica normal e ela ainda apresenta um defeito na embreagem, que depois de segurar ela para baixo, não entra!

    Responder
  55. gamaliel says:
    7 anos ago

    o site é legal mais as respostas não fica visivel pra nos entendermos direito uma pena porque seria de muita ajuda para nos que usamos motos e não temos muitos mecanicos honestos pense nisso valeu galera

    Responder
  56. Cal says:
    7 anos ago

    Boa noite tenho uma Titan Mix 2010 reparei que de um dia para o outro ela ficou mto fraca tenho q acelerar mais do q o de costume para sair ou em subidas
    Abasteco em um posto d confiança mais só fui abastecer senti d imediato q estava mais fraca
    Será q e o combustível ou alguma parte elétrica ou mecânica ?

    Responder
  57. Jonathans santos says:
    7 anos ago

    B. Noite! Então, minha moto ta saindo uma fumaça Branca, os anéis estão fritos preciso trocar, mais ela ta fraca, eu ligo e acelero normal, quando vou andar ela meio q afoga e morre.. oque pode ser?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Jonathans, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
  58. Paulo Roberto says:
    7 anos ago

    Tenho uma Phoenix 50cc, e ultimamente a moto está muito fraca e o motor tá fazendo um barulho estranho, o que poderia ser?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Paulo, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
  59. Jair Ricardo says:
    7 anos ago

    Olá,tenho uma twister e Troquei o kit embreagem e o pistonete do carburador e a moto continua fraca,da uma dfica do que pode ser.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Jair, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
  60. Genar says:
    8 anos ago

    Boa noite
    No manual da XTZ Crosser 150,diz para fazer a sangria do oléo do motor na hora da troca.porém observo que nas oficinas não é feito. Vcs sabem me dizer quais as vantagens dessa sangria?
    obrigado

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Genar, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
  61. Wylcilene says:
    8 anos ago

    Boa noite.Alguém poderia me dar uma dica minha moto factor ybr ed 125 não passa de 80km o que poderia ser .

    Responder
    • HANSY MILLER LEITE says:
      7 anos ago

      Estou com o mesmo problema na minha Biz 125.

      Responder
  62. Rodrigo Gaddini says:
    8 anos ago

    Beleza? Quando ligo a minha moto ela fica normal, com rotação perto dos 2000, mas depois de andar um pouco quando eu paro, a rotação da moto cai pra uns 500 rpm, ai acaba morrendo quando eu acelero pra sair de primeira marcha. troquei a bateria uns tempos atras? se eu resetar a injeção será que volta a funcionar normalmente?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Rodrigo, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
  63. Alex says:
    8 anos ago

    Olá…
    Gostaria de contribuir com o Site com algumas informação sobre falta ou baixa compressão em motocicletas.
    Um dos itens que deve ser avaliado:
    * Anéis alinhados.
    *Carbonização nas válvulas (geralmente causado por combustíveis ruins);
    *Válvulas enforcadas;

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      8 anos ago

      Oi Alex, será um prazer! 😀 Você pode enviar um e-mail para marketing@vps13205.publiccloud.com.br ? Conversamos melhor sobre a parceria por lá, um grande abraço!

      Responder
  64. Marcelo says:
    8 anos ago

    Quanto a pressão da bomba passa de 4 bar, por que da acontece isso?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Marcelo, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
    • Givaldo says:
      6 anos ago

      Minha moto 125 fan motor liga mas ela não anda tá sem força q pode ser tá fraca

      Responder
      • Jailton says:
        6 anos ago

        Minha moto troquei a bomba de combustível,relê de partida,motor de partida,vela filtro de ar,filtro de combustível ,limpeza de bico , botão de ignição , bateria e ela demora muinto pra funcionar o que fazer agora fam 150

        Responder
        • Wemerson Soares da Silva says:
          5 anos ago

          Minha mota não ta querendo pegar e quando pegar fica dando tiro e perda de força já troquei o carburador mais o problema continuar

          Responder
        • Cassio Moreira says:
          5 anos ago

          Ajuste de válvula!

          Responder
  65. fabio araujo says:
    8 anos ago

    Minha moto NXR Bros gasta muito combustível na 5 macha dela não tem forca o que poder ser alguém pode me ajuda?

    Responder
  66. Felipe says:
    8 anos ago

    Minha moto tá encharcando a vela de gasolina as vezes quando dou no pedal as quando fria mas na maioria quando esquenta.
    Me ajudem por favor
    Desde já agradeço

    Responder
  67. Cleyton machado says:
    8 anos ago

    Minha moto não tá andando como antes e pra empinar custa vim de primeira a embreagem tá boa na arrancada de primeira ela e até boa mais ai depois ela não tem forca e nem anda como antes ela tá sem filtro isso atrapalha?

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Cleyton, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
      • Jussara says:
        5 anos ago

        Minha moto titan ks 2009 perdeu a compreensão no motor e no pedal de partida o que pode ser?

        Responder
    • Eliel says:
      5 anos ago

      A minha está com msm problema

      Responder
  68. tiago says:
    9 anos ago

    ola boa tarde, minha moto ta com pouca pressão não esta se desenvolvendo e isso aconteceu dum dia pro outro to achando muito estranho ate pensei que pude se ser o oleo do motor mas depois do que li acho que o problema é outro gostaria de esclarecer algumas duvidas tipo um motivo pra isso acontecer do nada.

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      7 anos ago

      Olá Tiago, tudo certo?
      Poderia me passar seu contato para um de nossos consultores entrar em contato?
      Atenciosamente, Equipe Chiptronic!

      Responder
    • Cassio Moreira says:
      5 anos ago

      Ajuste de válvula!

      Responder
  69. José says:
    9 anos ago

    Olá, boa noite ,gostaria de saber se o problema a bomba de combustível, pois já fiz a parte de cima do motor, já troquei o filtro de ar e o filtro de combustível ,vela já troquei platô e disco de embreagem, troquei a sonda lambda só falta trocar o refil da bomba de combustível.
    Se poder me dá alguma dica fico muito grato. Sem mais obrigado. Assim José

    Responder
    • Chiptronic - Tecnologia Automotiva says:
      9 anos ago

      Bom dia José!
      Bem de acordo com sua descrição te indico verificar a pressão da bomba, depois do regulador tem que estar em torno de 3 bar, antes de 6 bar. Se estiver tudo certo, pode ser também anéis, a parte de baixo do motor que estaria com algum problema.
      Espero que isso lhe ajude com seu problema.

      Responder
      • Fabiane says:
        6 anos ago

        Minha moto esta com o mesmo problema, ja nao sei mais o que fazer, ja troquei um monte de coisa, vela, filtro, bomba de gasolina, kit embreagem, ja troquei escapamento pra teste, tudo que imaginar e continua a msm coisa. Chega chorando em 100km na 4°marcha, na 5 so perde força. Pior que passei ela pra frente sem saber o problema, dai o novo dono ta me apertando. A moto tem 15 dias na oficina e nada.

        Responder
        • Lucas says:
          5 anos ago

          Você conseguiu resolver? tenho uma com o mesmo problema.

          Responder
        • Jhones Aragão says:
          5 anos ago

          Ola queria saber se conseguiu resolver seu problema com a moto pois a mi há está do mesmo jeito

          Responder
    • Leandro machado says:
      5 anos ago

      Tenho uma ybr 125e ano 2003quando estamos andando nela ela começa a diminuir a velocidade sozinha fica bem devagar as vezes da trabalho pra subir uma ladeira cheguei em casa ela apagou sozinha ai tentei ligar de novo na partida e nada tentei dar um tranco pois a bateria descarregou de tanto dar partida ai fui verificar vi que o motor está sem compressão o que pode ser?

      Responder
    • Cassio Moreira says:
      5 anos ago

      Ajuste de válvula!

      Responder
    • Robison says:
      4 anos ago

      A minha moto tá totalmente sem pressão sem força o que pode ser ??

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Pesquisar

No Result
View All Result

Páginas

  • Blog – Página inicial – Teste
  • Circuito Chiptronic – Goiânia
  • Curso Avançado de Injeção Eletrônica de Motocicletas
  • Curso de gerenciamento eletrônico de motos de alta cilindrada
  • Curso Injeção Eletrônica Diesel – Presencial
  • Dieseldiag
  • Light Repairing Course
  • Motodiag Live
  • Motodiag Live – Assinatura
  • Motodiag Live – Comex Espanhol
  • Motodiag Live – Comex Inglês
  • obdmap
  • Resolve

Categorias

  • Dicas
  • E-books
  • Geral
  • Pós-tratamento Diesel
  • Segmentos
    • Autos
    • Chaveiros
    • Diesel
    • Motos
    • Reparo de Módulos
  • Sobre a Chiptronic

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Chaveiros
  • Dicas
  • Autos
  • Diesel
  • Motos
  • Gratuitos
    • Linha Auto
    • Linha Moto
    • Linha Diesel
    • Cursos
    • Workbook
  • E-books

© 2023 Chiptronic Tecnologia Automotiva - A Tecnologia que Transforma. Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gabriella
Ajuda Gabriella
×