As motos esportivas são veículos que merecem atenção especial do profissional reparador. Isso porque elas atuam sob condições muito diferentes daqueles modelos que são projetados para rodar na cidade.
O grande número de recalls realizados pelas montadoras nos últimos anos comprova que problemas com motos esportivas são recorrentes. E mesmo após esses procedimentos, é comum encontrar casos em que os mesmos defeitos voltam a acontecer.
Portanto, a manutenção desses modelos deve visar situações previamente observadas. Pensando nisso, vamos falar no post de hoje sobre os 5 principais problemas encontrados em motos esportivas. Acompanhe!
1. Sistema de transmissão
O sistema de transmissão da motocicleta leva a energia gerada pelo motor até as rodas, produzindo força de tração e o movimento consequente. Nas motos esportivas, é mais comum encontrar o sistema a corrente, mas também existem transmissões baseadas em correia dentada e cardã.
Os principais problemas relacionados à transmissão têm a ver com a limpeza e a lubrificação do sistema. A oxidação compromete seriamente a atuação e a resistência dos componentes, o que pode ocasionar falhas na troca de marchas e até mesmo a quebra da corrente ou dos discos de engrenagem.
É importante avaliar o funcionamento do câmbio, que é o que permite ao condutor da motocicleta interagir com o sistema de transmissão, realizando a troca de marchas. É fácil identificar sinais de problemas, pois eles se revelam quando se pressiona a manete da embreagem.
Nesses casos, verifique as condições dos cabos de embreagem, pois seu desgaste pode ser a causa da dificuldade no acionamento. Se esses cabos romperem, não apenas tornará a troca de marchas uma tarefa praticamente impossível, mas também pode afetar seriamente a estabilidade do veículo, colocando os ocupantes em risco.
A pilotagem esportiva exige um uso mais intenso do conjunto de transmissão. Por isso, é fundamental que seus componentes estejam devidamente regulados e em boas condições, a fim de garantir a segurança dos ocupantes.
2. Punho de partida
A implementação da partida elétrica representou uma grande mudança na maneira como lidamos com as motocicletas. Ela torna muito mais prática a tarefa de colocar o motor em funcionamento, que costumava ser uma das mais difíceis nessa relação.
No entanto, o principal componente desse sistema também é um daqueles que apresenta problemas com certa frequência: o punho de partida. O reparador deve observar atentamente essa situação, uma vez que ela envolve diversas conexões elétricas que devem estar em boas condições.
Corrosões internas podem causar até mesmo uma partida inesperada do motor, o que pode representar um grande risco à segurança dos ocupantes de uma moto. Quando você suspeita de defeitos no punho de partida dos veículos com partida elétrica, é importante ficar em alerta, pois defeitos desse tipo já foram observados até em modelos esportivos saídos de fábrica.
3. Bomba de óleo
Todo mecânico sabe que um motor trabalhando sem a lubrificação adequada representa grandes riscos a uma motocicleta. Portanto, é importante analisar o funcionamento da bomba de óleo durante a manutenção, a fim de prevenir esse tipo de problema.
Os motores das motos esportivas costumam atingir altos níveis de giro, exigindo uma lubrificação sempre atuante para não danificar os seus componentes internos. Falhas na bomba de combustível podem resultar no superaquecimento do motor e, nos casos mais graves, acabar fundindo o coração da moto.
Se o problema for apenas o baixo nível do óleo lubrificante, basta completar com o produto de especificações adequadas para o modelo da motocicleta, conforme indicado pelo manual do fabricante. Fazer a troca na hora certa evita o desgaste dos componentes do motor e aumenta significativamente sua vida útil.
4. Sistema de freios
Uma motocicleta de alta potência exige um sistema de freios sempre ajustado e em boas condições. Como seu uso é mais intenso nesses modelos, é natural que seu desgaste ocorra mais cedo em comparação com as motos de baixa cilindrada.
Atualmente, a maioria das motos esportivas possui um sistema de freios a disco, embora seja possível encontrar modelos que utilizem os tradicionais freios a tambor. A opção a disco é mais eficiente em situações em que o freio é constantemente exigido, devido à sua capacidade de dissipar o calor com mais facilidade.
Acúmulo de pó preto próximo às pastilhas e ruídos metálicos durante a frenagem são sinais de que os componentes podem estar com um desgaste acentuado. Se a manutenção for prorrogada, a situação pode se agravar, tornando necessária a troca completa do sistema — substituindo pastilhas e disco de freio.
Problemas com o sistema de freio expõem o condutor a um grande risco, em especial quando se pilota uma moto esportiva. Por isso, o ideal é realizar a checagem do sistema de freios pelo menos uma vez por mês, garantindo uma frenagem eficiente e segura em qualquer situação.
5. Estado dos pneus
Os pneus de uma moto não influenciam apenas na performance, mas também são vitais para a segurança do veículo. Quando estão em mau estado, eles perdem a capacidade de aderência e comprometem a estabilidade da motocicleta, em especial quando falamos de um uso esportivo.
Ao inspecionar os pneus, verifique a profundidade dos sulcos, a qual deve ser suficiente para expelir a água em situações de pista molhada. Para tornar essa tarefa mais fácil, procure pelo indicador TWI, que sinaliza o momento da troca quando é atingido.
Rachaduras e deformidades na estrutura do pneu também indicam a necessidade de substituição do componente. Isso porque essas imperfeições tornam os pneus mais frágeis, podendo até estourar durante o uso, mesmo nas situações mais cotidianas.
Manter os pneus na calibragem correta, além de reforçar a segurança, ajuda a melhorar o desempenho e a reduzir o consumo de combustível. Esse é um cuidado simples que você deve realizar periodicamente, uma vez que a pressão interna de um pneu diminui gradualmente com o uso do veículo.
O ideal é orientar os motociclistas para que eles mesmos possam tomar esses cuidados preventivos com os pneus de suas motos. Assim, as chances de imprevistos serão menores, e a manutenção poderá ocorrer no momento certo.
Ao lidar com problemas com motos esportivas na oficina, é importante levar em conta suas especificidades e o histórico de problemas que o modelo já apresentou. Dessa forma, a equipe realizará o reparo com maior efetividade, proporcionando garantias aos seus clientes.
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