O sistema de freios é um dos itens de segurança mais importantes de qualquer veículo. Nas motos, ele ganha uma importância ainda maior e é preciso ter cuidado na hora de trocar as pastilhas de freio, que estão diretamente ligadas à segurança do motociclista.
Já parou para pensar quantos mecanismos são postos para trabalhar quando o motociclista aciona a manete ou o pedal dos freios? Cada vez mais complexos e sofisticados, os sistemas de freio das motos têm evoluído muito nos últimos anos para entregar ainda mais segurança e conforto.
Sistemas como o ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas durante frenagens de emergência, e o CBS (Combined Braking System), que distribui a força da frenagem para as duas rodas mesmo quando apenas um dos manetes é pressionado, estão cada vez mais comuns nas motocicletas no mercado.
No post de hoje, confira alguns cuidados que devem ser tomados na hora de trocar as pastilhas de freio.
A importância das pastilhas de freio
Um dos itens mais essenciais e que faz parte dos sistemas de freio há algum tempo são as pastilhas de freio. São elas, combinadas com os discos, as responsáveis por criar o atrito mecânico necessário para parar a moto em qualquer situação.
Com diferentes tamanhos e materiais, os sistemas de freio a disco caíram no gosto popular e têm substituído os freios a tambor continuamente, inclusive nas rodas traseiras.
Por isso, no post de hoje, vamos mostrar alguns cuidados que você deve ter na hora de trocar as pastilhas. Esses cuidados são essenciais para a segurança do motociclista, mas também para realizar um serviço bem-feito e evitar que a moto volte à oficina tão cedo.
1. Dê um tempo às pastilhas de freio
Um cuidado muito importante, que deve ser informado ao proprietário da moto após a realização do serviço sempre, é que existe um certo tempo para que as pastilhas de freio comecem a funcionar com toda a sua capacidade.
Esse tempo também é conhecido como “tempo de amaciamento” pelos mecânicos e é necessário até que as pastilhas se adaptem aos discos e comecem a funcionar com 100% da área de contato necessária.
No entanto, se a moto demorar muito para voltar a frear normalmente, realize um diagnóstico com o scanner de moto para verificar se não há falta de pressão de óleo no sistema ou algum mau funcionamento do ABS ou CBS.
2. Verifique também o disco
Como dissemos acima, as pastilhas só funcionarão com força total após adaptarem-se aos discos. Isso porque, durante o processo de desgaste das pastilhas antigas, pequenas ranhuras naturais se formam no disco, fazendo com que as pastilhas novas levem algum tempo para adquirirem o mesmo formato e ficarem totalmente em contato com o disco.
Porém, quando esse desgaste natural é muito desigual (rodar muitos quilômetros com as pastilhas “só no ferro”), o que vai acontecer é o desgaste excessivo das pastilhas novas, comprometendo a frenagem e estragando a peça.
Por isso, é preciso, também, verificar se o disco está em boas condições antes de realizar a troca das pastilhas.
3. Ruído na frenagem
Alguns ruídos na frenagem durante o período de amaciamento são normais. Afinal, o material novo é muito mais abrasivo do que as pastilhas gastas que estavam na moto. No entanto, se eles persistirem, é preciso analisar as peças novamente.
E aí, você tem tomado esses cuidados ao trocar as pastilhas de freio na oficina? Comente no post, adoraríamos saber o seu modo de atuação!
bom dia!
meu amigo eu tenho uma honda 160 combi breik fui trocar as pastilhas diateira e o disco ficou meio preso e esquentando porque isso aconteceu? e qual a solucao?