Os smartphones estão em alta no Brasil. A grande maioria dos brasileiros já acessa a internet via dispositivos móveis, como os tablets e smartphones, impulsionando o surgimento de novos apps. A novidade agora, no entanto, são os aplicativos de mecânica.
Até o final de 2017, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil terá um smartphone por habitante. Isso mesmo, cerca de 200 milhões de aparelhos no país. Mais do que uma revolução tecnológica, isso significa uma guinada no uso da tecnologia também nas oficinas.
Atualmente, já existem diversos aplicativos de mecânica desenvolvidos para ajudar — por meio da realidade aumentada — os proprietários de motos e carros a desenvolverem o gosto pelo assunto e também auxiliar aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento de mecânica.
Porém, muito além do mero entretenimento, é preciso aproveitar o crescimento desses aplicativos para agregar mais valor à sua oficina e aos serviços que ela pode oferecer.
Como aproveitar os aplicativos de mecânica na oficina de moto
Visando ajudar sua oficina, abaixo vamos apresentar algumas das principais vantagens de aliar a tecnologia dos aplicativos à sua oficina. Confira!
Aplicativo da oficina
Não é só de diversão e realidade aumentada que vivem os motociclistas. Por isso, é preciso disponibilizar um aplicativo que agregue mais valor ao proprietário e à motocicleta.
O primeiro passo nessa direção é criar um aplicativo da sua oficina, usando-o para centralizar suas operações, como envio de promoções e central de contatos, além de ser a base de outros serviços agregados que abordaremos abaixo.
A vantagem aqui é permitir que o motociclista tenha um canal de contato rápido e prático com a oficina, proporcionando a comodidade dos aplicativos e da internet, otimizando também os processos da oficina como o recebimento de chamados e contato de clientes.
Forneça ajuda ao motociclista
Em seu aplicativo, aposte em um serviço de apoio ao motociclista. Crie uma sessão no app com dicas e diagnósticos rápidos para serem realizados na moto em caso de problemas. A vantagem desse tipo de iniciativa é criar um canal para tirar as dúvidas do potencial cliente sem precisar deslocar um profissional da oficina para isso.
Além dessa sessão, caso o motociclista realmente detecte algum problema ou deseje chamar um mecânico por precaução, ofereça a opção de fazê-lo por meio do aplicativo, com apenas alguns cliques. Muitas seguradoras já adotaram esse sistema, em que o usuário pode acionar o guincho ou o socorro via aplicativo, em menos de 1 minuto.
Para melhorar ainda mais, já existem scanners com tecnologia mobile para realizar o diagnóstico do problema no local onde a moto está. Dessa forma, sua oficina economiza recursos, sem precisar enviar sempre um guincho quando o problema poderia ser resolvido no local.
Facilite o pagamento
Outra grande vantagem, tanto para a oficina quanto para o cliente, é a oportunidade de oferecer o pagamento online. Além da maior segurança de não ter que manusear o dinheiro, o cliente pode disponibilizar diferentes formas de pagamento, que muitas vezes não estariam disponíveis direto na oficina.
Para a oficina, a principal vantagem é a garantia de receber sempre o dinheiro, não importa o que aconteça, já que o valor é pago pelas administradoras do serviço de pagamentos online, evitando dores de cabeça com cheques sem fundo e possíveis fraudes.
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