Ferramentas para motos indispensáveis dentro de uma oficina.
Conquistar e fidelizar clientes é um objetivo que todo proprietário de oficina se esforça para atingir. Em meio a um mercado altamente concorrido, além de oferecer bons serviços, é fundamental equipar o ambiente de trabalho com os instrumentos adequados para se tornar a opção preferida dos motociclistas.
Por isso, investir em tecnologia na oficina de motos é uma excelente maneira de colocar o seu negócio em evidência. Equipamentos e ferramentas modernas ampliam a produtividade dos profissionais e a confiança dos clientes, que terão certeza de que a oficina está capacitada para realizar um bom trabalho.
Mas você saberia dizer quais são as ferramentas para motos indispensáveis para aumentar a sua produtividade?
Para ajudar você no processo de implementação de tecnologia na oficina de motos, vamos mostrar neste post os equipamentos que devem ter prioridade na hora de fazer esse investimento. Confira!
1. Scanner de motos
Não é apenas o design das motos que recebe constantes atualizações por parte das montadoras. A modernização dos componentes mecânicos e eletrônicos também está envolvida nos projetos de melhoria, o que exige que o profissional se mantenha atento às mudanças que surgem.
A seguir, veja como o scanner de motos é fundamental para realizar a manutenção dos principais sistemas presentes nas motos hoje em dia.
Injeção eletrônica
A injeção eletrônica já deixou de ser novidade nas motocicletas há algum tempo e, hoje, domina o mercado de veículos novos. Isso faz com que a demanda pela manutenção desse sistema seja grande, tornando o scanner uma ferramenta simplesmente indispensável em qualquer oficina de motos.
Afinal, ele é o único equipamento que permite ao mecânico identificar os problemas de funcionamento do sistema de injeção eletrônica, fornecendo um diagnóstico preciso para que o reparo de eventuais falhas possa ser realizado rapidamente. Tudo isso só é possível graças ao software que acompanha o equipamento, o qual efetua a leitura dos comandos do módulo de controle e analisa de maneira detalhada o seu comportamento.
Uma das suas funções é analisar o funcionamento dos sensores, que ficam distribuídos por todo o sistema de injeção. Eles são responsáveis por detectar as condições de funcionamento do motor e enviar essas informações ao módulo de controle.
A análise também é feita nos autuadores, isto é, os componentes que recebem os comandos da central, como a bomba de combustível, os bicos injetores e a ventoinha. Assim, qualquer alteração no funcionamento do sistema é logo identificada com a aplicação do scanner.
Freios ABS
Outra importante aplicação do scanner é na verificação do sistema de freios ABS, tecnologia que evita derrapagens ao frear e que também é muito importante para a segurança do motociclista.
O teste do sistema, que deve ser realizado a cada revisão, pode ser feito com muito mais rapidez e precisão com a ajuda do scanner.
Luzes do painel
Quando as luzes do painel parecem estar fora de controle, o melhor a fazer é submeter o sistema elétrico da moto a uma análise por meio do scanner.
Como as informações do painel são de grande importância ao pilotar, esse reparo deve ser feito com precisão para que seus clientes não tenham surpresas no trânsito.
Mesmo sendo um equipamento tão importante, nem todas as oficinas estão aptas a oferecer esse serviço, seja pela falta do equipamento ou mesmo de mão de obra especializada. Por isso, o investimento em um scanner — aliado à capacitação necessária — certamente trará retornos rápidos e recompensadores à sua oficina.
2. Rampa pneumática para motos
Trabalhar o tempo todo com a moto no chão pode ser bem difícil para o mecânico. Afinal, as partes do veículo que precisam ser acessadas geralmente ficam em um plano mais baixo do que o próprio corpo, exigindo um esforço que pode ser evitado.
A rampa pneumática é capaz de manter a moto elevada na altura necessária para a realização de qualquer reparo. Além de facilitar a vida do mecânico, que pode trabalhar de forma confortável, esse equipamento reduz os riscos de problemas ergonômicos decorrentes de atividades em posições inadequadas.
Para escolher o modelo ideal de rampa para as demandas da sua oficina, um dos principais fatores que devem ser levados em conta é a capacidade máxima de peso suportado. É importante optar por aquelas que podem sustentar um peso maior do que o das motos que serão elevadas, evitando problemas funcionais durante a sua operação.
Outro cuidado essencial na escolha é verificar se as medidas do equipamento são adequadas para os serviços que serão realizados. Lembre-se que quanto maior a largura da rampa de elevação, maior também será a estabilidade da moto durante o serviço. Rampas com grandes dimensões também permitirão que você atenda motos de diferentes modelos sem dificuldades.
A presença de uma rampa pneumática para motos demonstra um maior profissionalismo por parte da oficina e agiliza a entrega do veículo para o cliente.
3. Calibrador e medidor eletrônico de pressão
Verificar e calibrar a pressão dos pneus é uma das tarefas mais básicas de uma oficina de motos. Ainda assim, nem todos os locais contam com um equipamento de qualidade e precisão.
Para evitar contratempos com essa tarefa, uma boa oficina deve ter à sua disposição equipamentos modernos e confiáveis, como calibradores e medidores de pressão eletrônicos. Essas ferramentas são de fácil utilização, já que as informações são exibidas em um visor e as definições necessárias podem ser configuradas pressionando poucos botões.
No caso do calibrador, basta selecionar no painel a quantidade de libras que será aplicada e encaixar o bico da mangueira na válvula do pneu. Assim que a pressão interna do pneu se igualar à pressão gerada pelo equipamento, a passagem de ar será interrompida automaticamente.
Já nas situações em que é preciso conferir a pressão de um pneu com maior exatidão, o ideal é utilizar um medidor eletrônico. Essa ferramenta é projetada especialmente para essa função, por isso é compacta, dispensando a presença de longas mangueiras que influenciam na medição.
Além de seu baixo custo, facilita o processo e evita pequenos desvios na pressão. Sua vida útil, inclusive, é bem maior do que a dos antigos modelos analógicos.
Manter os pneus de uma moto corretamente calibrados aumenta a estabilidade do veículo e a segurança do motociclista. Portanto, esse é um cuidado indispensável e que deve ser realizado com as ferramentas adequadas.
4. Chave de impacto pneumática
A chave de fenda é uma das ferramentas mais comuns em uma oficina de motos e costuma estar sempre à mão dos mecânicos. Apesar disso, sabemos bem que existem situações em que o processo de parafusar manualmente acaba sendo demorado, o que aumenta os prazos para execução dos serviços.
Para agilizar as tarefas do dia a dia, a chave de impacto pneumática é uma ferramenta indispensável em uma oficina mecânica. Seu princípio de funcionamento é o mesmo da tradicional parafusadeira, mas com as vantagens de uma ferramenta especialmente desenvolvida para uso profissional.
Ela é projetada para transferir energia de impacto a porcas e parafusos, fornecendo agilidade, precisão e segurança na hora de montar ou desmontar alguma parte da moto. Os parafusos e porcas de difícil acesso também não representam problemas, pois o equipamento é pensado para se adaptar a pequenos espaços.
Além disso, essa ferramenta é de grande ajuda quando é preciso substituir um componente oxidado, que dificilmente seria removido com as ferramentas tradicionais. O torque gerado é aplicado diretamente no local desejado, tornando simples uma tarefa que poderia dar muito trabalho.
São diversos os tipos de chave de impacto pneumática disponíveis no mercado, que variam de acordo com a aplicação pretendida. Por isso, é necessário conhecer bem as necessidades da sua oficina para escolher o modelo ideal.
As propriedades da chave pneumática são essenciais quando realizamos a manutenção de um veículo, pois a segurança do motociclista depende diretamente de um trabalho bem realizado no momento da manutenção.
5. Extrator de pinos da corrente
A manutenção da corrente é um dos serviços mais solicitados pelos motociclistas. Apesar de comum, ele deve ser realizado com muito cuidado, principalmente no momento da retirada do componente.
A ferramenta que a oficina deve ter nessa hora é o extrator de pinos, que facilita o trabalho do mecânico e evita danos na corrente. Outra grande vantagem é que ele oferece mais segurança às mãos dos profissionais, prevenindo acidentes que são prejudiciais para todos em uma oficina mecânica.
Sua utilização é simples, prática e também assegura que o reparo será bem-feito. Afinal, uma corrente danificada representa um grande risco à segurança do motociclista, podendo até mesmo causar sérios acidentes de trânsito!
O extrator de pinos da corrente é uma ferramenta acessível, e sua presença é obrigatória em uma oficina de motos que busca oferecer o melhor serviço aos seus clientes.
Como você pode ver, são várias as vantagens em implementar tecnologia na oficina de motos. Os benefícios vão desde a conquista da confiança dos consumidores até a maior praticidade do serviço realizado pelos profissionais.
É preciso ter em mente que a atualização das ferramentas e equipamentos de uma oficina mecânica é fundamental para manter o negócio competitivo. Atuar com instrumentos não adequados torna o serviço mais complicado e demorado, o que pode afetar a segurança do veículo.
Faça uma análise das ferramentas para motos que você tem hoje e descubra como um pequeno investimento pode proporcionar mais competitividade frente aos seus concorrentes.
Além dessas ferramentas que são indispensáveis para quem deseja ampliar a tecnologia na oficina de motos, um bom profissional deve conhecer bem aquelas que são tradicionalmente usadas nas manutenções. Então, confira também o material que preparamos sobre as ferramentas essenciais em uma oficina!
Eu montei uma pequena oficina e queria saber o valor das ferramentas pra identificar defeitos e limpar bicos da injeçao eletronica em motos
Olá Crsitiano, tudo bem? Que bacana amigo, lhe desejamos muito sucesso e o que precisar estamos à disposição! Um grande abraço 😀
Gostaria de montar uma oficina na minha cidade, gostaria de uma lita no que é necessário para o inicio.
amigo, a quinta marcha da minha moto não quer entra,o que pode ser tem olgo com a enbreagem.Amoto e uma kansas 150cc (dafra)