Você tem vontade de abrir sua própria oficina mecânica, mas não sabe por onde começar? Saiba que essa dificuldade é comum a muitas pessoas que têm curiosidade, capacidade, disposição para o trabalho e interesse de atuar no ramo automotivo.
Se você já possui algum conhecimento automotivo, ou é um aficionado pelo tema, já terá uma pequena vantagem. Por isso, neste post, você terá a oportunidade de conferir algumas dicas de como montar uma oficina mecânica:
1. Ofereça um serviço especializado de qualidade
O tempo das oficinas pequenas, com paredes inteiramente cobertas por sujeira, ficou no passado com os carburadores. As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje.
Ao montar uma oficina mecânica, considere não só a praticidade e preço da instalação, mas também a impressão que ela passa. Um local organizado e limpo tende a mostrar mais credibilidade. Alguns clientes aceitam cobrir preços um pouco maiores se acreditarem que seus veículos estão em boas mãos.
2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento
Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para montar uma oficina mecânica.
Eles possuem taxas mais competitivas do que diversos bancos comerciais tradicionais e podem dar conselhos sobre a implantação da sua oficina.
3. Foque em um ramo de atuação
Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela terá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos.
Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades.
Claro que, ao montar uma oficina mecânica, você quer diversificar o seu público. Mas também vale a pena ter algum serviço que você presta com maior qualidade. Esse pode ser o diferencial que destaca sua empresa da concorrência.
4. Defina um plano de ação
Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina mecânica. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer, por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo, para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes.
Pense numa estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir.
5. Aposte nas oportunidades
O Brasil é um dos países com o maior número de veículos nas ruas — ou seja, é um ambiente propício para montar uma oficina mecânica. Por isso, um mecânico tem encontrado diversas oportunidades para atuar no reparo e manutenção veicular.
Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos, mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo uma maior qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos.
Com essa tendência de mudança se formando, o melhor é se preparar para atender à nova demanda.
6. Tenha uma equipe capacitada
Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes.
Tanto pessoas que conhecem de mecânica quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade.
Montar uma oficina mecânica com profissionais devidamente treinados é fundamental para estar à frente da concorrência. E isso não envolve só a capacidade de executar a manutenção adequadamente, mas também a habilidade de se comunicar com os clientes.
7. Invista em tecnologia automotiva
Considere também o fato de sua oficina mecânica precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica.
Há um grande mercado em tecnologia para quem deseja montar uma oficina mecânica. Os novos veículos que têm saído de fábrica possuem cada vez mais recursos digitais, sendo uma boa ideia se adiantar antes que esta mudança seja total.
8. Não deixe de estudar
Falando em mudanças, os sistemas mecânicos mais básicos também estão se atualizando, assim como os métodos de manutenção. Para se manter competitivo nesse ramo, você vai precisar acompanhar essa evolução, especialmente por meio dos estudos.
Uma boa forma de continuar atualizado é ler sobre o tema, acompanhando blogs e revistas especializados e os canais de comunicação das fabricantes. Mas você também pode buscar novos cursos na sua área, caso ache que vai precisar de um auxílio mais aprofundado. Logo você poderá passar esses mesmos treinamentos para o resto da sua equipe.
9. Informe-se também sobre gestão de negócios
Montar uma oficina mecânica não é a mesma coisa que consertar um carro na sua garagem. Estamos falando de uma empresa, com todas as obrigações legais e necessidade de administração. E, como empreendedor, você terá que tratar de todos esses pontos de perto se quiser ter sucesso com a sua oficina.
Por isso, antes de abrir seu negócio, pesquise e estude um pouco mais sobre administração de empresas. Não entender como administrar seus recursos ou sua equipe pode provocar um grande prejuízo em médio e longo prazo.
Então, valerá sempre a pena buscar conhecimento sobre gestão de pessoas, liderança, controle financeiro e outros temas dessa área. Além disso, estar por dentro desses assuntos e também participar de eventos, cursos, workshops e palestras poderá melhorar o networking, aumentando as chances de bons negócios!
Por fim, é necessário sempre ficar atento ao mercado, pois saber o que ocorre especificamente em sua área é essencial. Busque estar presente em feiras, por exemplo, a fim de reforçar ainda mais sua autoridade dentro de seu ramo. Com isso, o sucesso é certo!
Agora você está bem mais preparado com nossas dicas para começar seu próprio negócio. E não se esqueça de que o público está sempre mudando. Acompanhe os novos hábitos dos consumidores, as alterações no mercado e se adapte de antemão, tornando-se uma liderança e ficando à frente da concorrência.
Agora é só colocar em prática e montar uma oficina mecânica! Opine, deixe suas dúvidas e conte sua história com o seu comentário neste post!
Olá, meu nome é Cristiano.
Possuo uma oficina mecânica em Curitiba.
A verdade é que o artigo está muito interessante.
Nunca tinha pensado por esse lado, obrigado!
Olá Cristiano, tudo bem? Ficamos felizes com seu feedback, Grande abraço amigo!
boa note ,aqui e o Andre Luiz do rio de janeiro blz ,,,,sou taxista ha trinta anos tenho 55 mais com toda esta concorrência estou pensando em montar uma oficina .. desde pequeno sempre mexi com mecânica no carros de amigos ou mesmo no meu próprio já conserto alguns carros na minha garagem estou pensando em mudar de profissão conto com a ideia de vcs