O público-alvo de micro e pequenas empresas é composto, principalmente, por pessoas de uma mesma vizinhança, a uma distância relativamente curta do seu espaço. É o caso, por exemplo, de oficinas mecânicas, que atendem a um determinado bairro.
Para esse grupo, meios tradicionais de divulgação em massa não apresentam uma boa reação entre custo e benefício. Se você é dono de uma pequena ou microempresa, então a melhor opção é o Google Meu Negócio.
Essa plataforma é cada vez mais usada pelas pequenas empresas, que necessitam de recursos específicos para alcançar seu público-alvo, com um orçamento mais limitado. Com esse recurso, é bem mais fácil alcançar o público certo.
Quer entender melhor como essa ferramenta funciona e como usá-la? Então, acompanhe!
O que é o Google Meu Negócio?
Trata-se de uma plataforma da Google em que ficam registrados diversos negócios, contendo informações importantes sobre suas atividades e funcionamento. Por meio dela, a empresa pode inserir sua localização no Google Maps, fornecendo ao pesquisador os dados de que ele precisa para encontrar o negócio.
Quando alguém faz uma pesquisa sobre restaurantes, por exemplo, o Google leva em conta também a localização do usuário, pois caso ele não especifique o local onde quer fazer a busca. Dessa forma, estabelecimentos mais próximos são priorizados. Ótimo para empresas que buscam atingir clientes locais.
Quais as vantagens dessa plataforma?
O Google Meu Negócio traz vários benefícios para todos os empreendimentos. Veja quais são os que se destacam.
Ser encontrado por clientes próximos
Como já mencionamos, a localidade é o fator mais forte dessa plataforma. Por ela, é bem mais fácil para clientes que apresentam uma demanda imediata encontrarem sua empresa. Para uma oficina mecânica, esse tipo de busca aumenta consideravelmente o número de clientes ao longo do tempo.
Mais detalhes sobre seu negócio em cada pesquisa
Ao realizar uma busca, o usuário espera encontrar informações suficientes sobre determinada empresa para saber se vale a pena ir até ela. Horário de funcionamento, contatos, tipos de produto, melhor rota de acesso, entre outras coisas.
Quando um resultado apresenta esses dados, ele é melhor classificado na pesquisa e o cliente se sente mais seguro para buscar o seu serviço.
Facilidade para atualizar seus dados
Uma das dificuldades para empresas que usam panfletos, cartazes e outros métodos tradicionais de divulgação é que, pois assim que uma de suas informações for alterada, todo o material antigo é imediatamente inutilizado. No entanto, por meio do Google Meu Negócio, isso não é um problema tão grande, pois qualquer mudança é transmitida diretamente para a plataforma e replicada em todas as pesquisas.
Possibilidade de interação com o público
Além de ser um ponto de contato para novos clientes, essa plataforma tem a função de adicionar comentários e avaliações. Ao fazer uma pesquisa, você também pode conferir o que outras pessoas pensam daquele estabelecimento. Isso dá oportunidades para interagir com seu público e ver como as pessoas estão reagindo ao serviço que você presta.
Como se cadastrar?
Para poder começar a usar essa plataforma, você precisa, primeiro, cadastrar sua empresa nela. Veja o passo a passo para colocar seu negócio no mapa do Google.
Pesquise a disponibilidade do nome
Naturalmente, você não pode registrar sua empresa com um nome que já existe. Para evitar confusões, o melhor a fazer é pesquisar o seu nome e ver quais são os resultados. Dependendo da disponibilidade e do tipo de resultado, você pode decidir se é melhor mudá-lo. Por exemplo, se existem outras duas “Oficinas do João” no mesmo bairro, é melhor encontrar outro título.
Cadastre-se e entre na plataforma
É possível fazer o cadastro por meio do site do Google Meu Negócio. Basta preencher as informações solicitadas, clicar no link de confirmação enviado por e-mail e começar a usar.
Preencha os dados da aba “adicionar seu negócio”
Depois de fazer o login, você verá o mapa do Google e uma aba contendo uma série de campos para preencher as informações da sua empresa. Isso inclui o endereço, nome, contatos etc. Preencha todos os campos que puder, pois esses dados serão úteis para os clientes que fizerem a pesquisa sobre sua empresa.
Verifique as informações
Antes de registrar tudo, o Google vai exibir algumas das informações inseridas na aba do passo anterior. Verifique se o conteúdo está correto e, se necessário, faça as alterações antes de prosseguir.
Complemente os dados
Depois de confirmar as informações principais, você poderá inserir dados complementares para deixar sua empresa mais fácil de encontrar. Isso inclui fotos, um texto curto descrevendo sua empresa e seus serviços, entre outras coisas que seriam úteis para quem está procurando o seu negócio. Esses complementos ajudam a destacar ainda mais sua empresa dos concorrentes.
Como aproveitar mais o Google Meu Negócio?
Agora que você sabe como usar a plataforma, o que pode fazer para que ela gere mais resultados? Veja aqui algumas dicas.
Mantenha os dados da empresa sempre atualizados
Naturalmente, você quer que seus clientes liguem para o número de telefone certo e que caminhem em direção ao endereço certo quando procuram pela sua empresa. Para isso, você precisa estar atento aos dados do seu negócio e atualizá-los imediatamente no seu perfil do Google, assim que for necessário. Quanto mais você esperar, maiores são as chances de perder oportunidades.
Peça avaliações e comentários para seus clientes
As notas de avaliações e os comentários são um bom termômetro da sua qualidade, além de ser um parâmetro para novos clientes em busca dos seus serviços. Cultivar comentários mais positivos e responder às criticas de forma adequada é sempre útil para seu empreendimento.
Acompanhe seus indicadores de desempenho
Por último, a plataforma apresenta diversas estatísticas que ajudam a avaliar seu desempenho. Número de visualizações em resultados, média das avaliações etc. Isso é ótimo para acompanhar seu desempenho e garantir que ele está aumentando.
Agora que você entende melhor o Google Meu Negócio, é hora de usá-lo para alavancar sua empresa. Com um pouco de tempo investido aqui, você vai captar bem mais clientes.
E se quiser mais caminhos para ampliar a rentabilidade da sua oficina, veja nosso artigo sobre os cursos de mecânica de motos mais importantes para profissionais da área.
Uso direto para captação de clientes, muito bom!!